Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

natália rocha 09/11/2020

Grandes Esperanças foi meu primeiro contato com a obra de Charles Dickens e confesso que foi uma experiência bem diferente da que eu esperava.⁣

A história de Pip, um órfão que cresceu num lar muito pobre sob o peso da mão da irmã, é contada de um jeito tão envolvente de modo que cem páginas passam pelas nossas mãos e nem percebemos. A escrita é bem acessível - apesar de ser um livro de meados de 1800 - e agradável de ler. ⁣

‘’Sempre fui tratado como se houvesse insistido em nascer, em oposição aos ditames da razão, da fé e da moral.’’⁣

Acompanhamos o desenrolar da vida de Pip, um garoto cujo destino era se tornar ferreiro, tal qual seu cunhado Joe, em um pequeno vilarejo no interior da Inglaterra. Um dia, sem aviso prévio, Pip recebe uma fortuna, de um benfeitor desconhecido, para que se torne um cavalheiro e adentre na alta sociedade de Londres sem nenhum esforço. ⁣

Nesse momento é perceptível uma grande mudança no caráter do personagem: antes um menino doce e prestativo, agora passa a renegar seu passado e aqueles que sempre nutriram carinho por ele por sentir vergonha da ignorância e pobreza que os rodeiam. ⁣

Ao longo das três partes do livro, vemos Pip crescer e aprender a viver. Em meio a muitas ilusões e decepções, vemos seu caráter ser moldado – e posso dizer que aprendemos muito sobre nós por meio dos acontecimentos da vida dele. ⁣

‘’Leva-se tempo para catar os pedaços do juízo; e muitas vezes, antes de eu conseguir juntá-los outra vez, eram espalhados para todos os lados por um único pensamento errante’’. ⁣

Também não posso deixar de comentar sobre o amor incondicional que Pip sente por Estella desde que era um menino e que permanece por toda sua vida. São várias as passagens do livro em que vemos o protagonista choramingando por uma garota fria que foi ensinada a desprezar o amor. ⁣

Apesar de ter algumas atitudes egoístas, Pip não se tornou uma pessoa ruim. A vontade de ajudar aqueles próximos a ele permaneceu, e ele não mede esforços para tal, colocando até mesmo sua estabilidade e sua vida em risco.⁣

Esse livro é um pequeno calhamaço extremamente prazeroso de ler. Leva teu tempo e aprecia cada trechinho desse romance :)⁣

Edméia 29/10/2020

*A vida como ela de fato se apresenta !
Neste livro Dickens narra a história de Pip, um garoto que ficou órfão de pai e mãe aos sete anos de idade e foi educado pela irmã e pelo cunhado. Joe era o nome deste último ! Pessoa bondosa, humilde, simples e que fez o papel de pai dele ! Na verdade, Joe foi o melhor amigo de Pip. A irmã dele , a senhora Joe Gargery, era uma pessoa violenta, brava, nervosa e costumava castigar ele e o marido dela com uma bengala que ela apelidou de código ! Pip vivia tranquilamente numa aldeiazinha, no interior da Inglaterra ! Joe, era ferreiro e estava nos planos dele, futuramente, iniciar Pip nesse ofício. Normal.

A história se inicia com Pip passeando ao redor da sua casa, nos pântanos, perto de um rio e

conhecendo um homem que era condenado e que estava fugindo da embarcação da qual fazia parte dos condenados e eram esses quem remavam sem parar ! De início, Dickens não nos informa sobre o nome desse fugitivo que ameaçou matar cruelmente Pip se ele, ao amanhecer do dia seguinte, não trouxesse comida para ele que se encontrava extremamente faminto !

Quando Pip se encontrava já na pré-adolescência e iniciando o seu aprendizado diante da forja de Joe, ele é indicado pelo senhor Pumblechook , tio da sua irmã, para trabalhar uma ou duas vezes por semana na casa da senhorita Havisham , uma solteirona excêntrica, antissocial , que se enclaururara na sua casa velha, caindo aos pedaços devido a uma tremenda desilusão amorosa !

A senhorita Havisham era uma dama rica e tinha uma filha adotiva que se chamava Estella a qual viria ser o eterno amor de Pip.

Pip era um pobre com muita vontade de ser rico, de ascender socialmente ! Ele se envergonhavada casa simples , da vida humilde da sua irmã e de Joe ! Ele se envergonhava de Joe porque ele era simplesmente um ferreiro, não sabia ler nem escrever e não tinha nenhum conhecimento de nenhum tipo de etiqueta, de comportamento de pessoas que têm estudo e dinheiro.

Um dia, Joe está no "Três Barqueiros Alegres" bebendo uns tragos e conversando com os colegas quando um cavalheiro desconhecido o abordou e o indagou se se tratava do responsável por um menino, um aprendiz que se chamava Pip; (Capítulo 18 - Página 167 ) ! Foi aí que Joe, Pip, a senhora Gargery e toda a aldeia ficou logo sabendo que um cavalheiro desconhecido havia destinado uma grande fortuna para Pip !

Pip deveria ir morar em Londres e estudar ! Ele só colocaria as mãos na fortuna dele depois de ele completar a sua maioridade, ou seja, seus 21 anos de idade ! Enquanto isso não se dava, ele teria como tutor um advogado denominado Jagger, receberia um dinheiro mensal para as suas despesas e iria se preparar para ser um gentleman , um homem com estudo e dinheiro ! Era o que Pip realmente queria ! Ele desejava ser um gentleman, pertencer á uma classe nobre da sociedade, principalmente, para se casar com Estella a qual estava sendo criada pela senhorita Havisham para encantar e maltratar os homens, desprezá-los, iludí-los, fazê-los de bobos !!!

Bom, são muitos os acontecimentos ! Pip conhece Hebert, o senhor Pocket , que será o teu professor em Londres, Wemmick e outras pessoas mais !!!

Este livro fala da vida como ela é e eu cheguei à triste conclusão que entra ano, sai ano; entra década, sai década; entra século, sai século; entra milênio, sai milênio e nós, seres ditos humanos, continuamos com as mesmas qualidades, defeitos; com as mesmas ilusões e fraquezas e cometendo as já costumeiras, rotineiras, conhecidas injustiças !!!

Foi este o primeiro livro que eu li da autoria de Charles Dickens e adorei ! Considero-o realista e muito conhecedor da alma do ser classificado de humano !!!

De zero a dez , dou nota nove para este clássico ! Não dou dez porque considerei-o um pouco lento e, também, porque tive dificuldades com a linguagem que é erudita !

*Observações : o Senhor Pocket foi o professor de Pip em Londres e ... já naquela época , (por volta do ano de 1853 ), a profissão de professor já era desvalorizada pela sociedade em termos financeiros e ,segunda observação , só a nobreza frequentava os teatros, tinha acesso ao mesmo !!!

* * *

*Guaratinguetá - Outubro de 2020.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Ingrid 29/10/2020

Quer começar com os clássicos, comece por aqui
Para mim, essa é uma obra muito boa para quem ainda não é acostumado com os clássicos e talvez se sinta intimidado pela linguagem.
Eu acredito que Dickens em geral tenha uma linguagem muito envolvente, que desenvolve a leitura de forma bem ligeira.
É uma linguagem simples e fluida, com uma trama envolvente que conquista do mais crítico dos leitores ao mais liso.
Se você quer começar pelo clássicos esse é um bom livro para se aventurar.
Com certeza Pip irá te conquistar! Principalmente quando ele era pequeno, acho os raciocínios dele muito cômicos!
Um dos meus preferidos de Dickens!

25/10/2020

Um suspense e tanto
Embora Dickens não seja um dos meus escritores favoritos, "Grandes esperanças" se tornou um dos meus romamces prediletos. O suspense gerado no leitor ao longo da narrativa pode ser comparado ao de "Crime e Castigo", haja em vista que o próprio Dostoievski era um grande admirador de Charles Dickens.

O romance conta a história de Pip, um rapaz órfão de aldeia, criado por sua irmã e pelo marido desta, o ferreiro Joe, o melhor amigo dele. A história começa com o rapaz, enquanto visitava o túmulo de seus pais, sendo surpreendido por um prisioneiro acorrentado, que lhe força a conseguir uma lima e alguma comida. Aterrorizado, Pip obedece, roubando esses itens de sua casa, e entrega-os ao bandido, que se mostra agradecido. Porém, sente-se mal por ter prejudicado seu amigo Joe. Apesar dos seus esforços, o prisioneiro é recapturado e enviado as galés.

Os anos se passam e Pip, sob a indicação do senhor Pumblechoock, o tio de Joe, arruma uma nova ocupação, que é fazer companhia, semanalmente, a senhora Havisham, uma mulher de meia-idade que sempre anda vestida de noiva, cujos aposentos lembram um cenário terrivelmente gótico, o que assusta o rapaz. Apesar da estranheza de sua patroa e do grotesco do cenário que a cerca, a mesma possui uma bela filha adotiva chamada Estela. A moça encanta Pip, mas o trata com desprezo e indiferença. As ocupações de Pip por lá terminam e ele torna-se um aprendiz de ferreiro sob a tutela de Joe. Contudo, sente-se insatisfeito e deseja ascender socialmente para impressionar a Estela algum dia.

Seu sonho aparenta se concretizar quando ele descobre, por meio do Senhor Jaggers, um advogado extremamente inteligente e imponente, que é o herdeiro de uma grande fortuna. Contudo, o nome do seu benfeitor não é revelado e só será dado a conhecer quando o mesmo assim o decidir. Pip aceita as condições. Jaggers torna-se seu tutor e pede ao rapaz que se mude para Londres.

Seu novo status social, entretanto, fará com que se distancie das pessoas com quem antes convivia, principalmente do seu grande amigo ferreiro. A jovem Estela fará jogos de sedução e colocará o rapaz em um triângulo amoroso com outro jovem nobre e rico a quem Pip despreza. Sua nova riqueza não lhe trará a satisfação imaginada. Até que um dia, alguns anos depois, o benfeitor aparece...

Quanto a forma e a estrutura do enredo do romance, o que o torna fascinante é o fato de que cada detalhe, por mais mínimo e insignificante que possa parecer, seja uma pista para os mistérios que vão sendo levantados ao longo da narrativa. Cada acontecimento na vida de Pip será uma chave para cada enigma. O leitor atento terá a maioria de suas hipóteses levantadas confirmadas. O advogado Jaggers, por exemplo, parece-se bastante com o futuro Sherlock Holmes, que surgiria mais de 20 anos depois através da pena de Arthur Conan Doyle.

Grandes Esperanças", em inglês "Great expectations", fez juz ao próprio título. Não é a toa que é considerado como um dos maiores romances, não apenas da literatura inglesa, mas também da literatura ocidental.

Cirne 06/10/2020

Quero mais Dickens!
"Grandes Esperanças" é um novelão dos melhores. Conta a história do jovem Pip, órfão que recebe uma herança, renega o passado e se muda para Londres, a fim de tentar se inserir na alta sociedade e obter equiparidade social para conquistar Estella, um amor à primeira vista despertado na infância.

Familiarizado (e fã) do filme de 1999, uma versão moderna do original, não esperava encontrar tantas subtramas e camadas oferecidas por Dickens. O terceiro ato, por exemplo, pouco aborda o romance entre Pip e Estela, considerada a tônica da narrativa. Há muito mais a ser resolvido em sua entrelaçada trama.

Ao ler as mais de 700 páginas, a primeira impressão é que muitos dos capítulos são despropositados. Parece que há bastante enrolação e desvios do foco principal. Ledo engano. O escritor britânico costura muito bem os arcos de cada personagem, o que tornou uma grata surpresa perceber que o livro é muito mais complexo do que esperava.

Surpreendi-me ao constatar que Magwitch é um dos protagonistas! Vários outros personagens ganham destaque, como o advogado Jaggers, seu ajudante Wemmick, a jovem Biddy, a Mrs. Joe e o amigo Herbert.

Além de um certo desconforto com alguns trechos empolados, o único apontamento é que Dickens poderia ter feito uma crítica mais feroz para a burguesia inútil da época (ou de sempre?). Foi contida, mas a mensagem se faz presente. Ainda assim, não restam dúvidas de que "Grandes Esperanças" é um clássico. Quero mais Dickens!

site: Mais sobre literatura, cinema, seriados e pensamentos diversos em www.cultpopmax.blogspot.com ;)
Gabi 06/10/2020minha estante
Bela resenha. Deu vontade de ler o livro.

Cirne 06/10/2020minha estante
Obrigado, Gabi! Vale a pena mesmo :)

Naty 01/10/2020

A vaidade não compensa.
Esse livro do autor Charles Dickens conta a história do nosso querido Pip. Ele é um menino órfão criado pela irmã a base do tapa. E a história começa assim...Eles descrevendo a si mesmo. A narrativa me lembrou muito a de Braz Cubas, já que parece que é ele mais velho falando e até trazendo possíveis insights do que poderia acontecer.
Ainda na infância de Pip, acontecem vários episódios diferentes, dos quais um encontro com dois forçados marcou bastante sua trajetória por ele ter ajudado um homem necessitado, sujo e violento que ele não conhecia roubando as coisas de sua própria casa.
É difícil até resumir essa história em palavras. São muitos personagens, cada um com suas peculiaridades e nenhum deles é posto só para fazer cena. Tem Pip, que é a marca de alguém que quis crescer na vida e esquecer seu passado pobre e com ele seus amigos e sua verdadeira família. Tem Joe, que é a marca de uma pessoa boa que vive feliz com o que tem e perdoa fácil. Tem Stella, uma das persongens mais levantadas pelo cinema com essa história, mas que, com certeza, não é o centro da trama ou da moral.
A história tem partes de drama, de aventura, de mistério, de assassinato, etc. Aqui o autor traz muitos temas à tona, mas, em especial: a importância do perdão, a vaidade não compensa, o amor desinteressado é um tesouro difícil de encontrar.
Vou focar só em Pip que acho que fica mais fácil. Ele no início de sua adolescência conhece e começa a frequentar a casa de uma senhora rica da cidade. Ela é a mãe adotiva de Stella e muito estranha. O homem que a amou se aproveitou dela, deixou-a no altar e ela nunca se recuperou disso. Apesar de toda riqueza, ela não era feliz e não conseguia usufruir de nada. Apesar disso, muitos queriam se aproveitar dela, mas ela também queria dar umas "lições ao destino" por meio de Stella. Enfim, Pip acaba recebendo anonimamente muito dinheiro para que ele viva na cidade, estude e se torne um cavalheiro. Ele não pode conhecer quem é seu benfeitor até que o próprio benfeitor queira se revelar.
kkkkk O engraçado é quando a gente conhece a identidade do benfeitor dele. A partir dessa mudança de vida (suas grandes esperanças), ele corta relações com Joe, pois, apesar de gostar muito dele, ele era pobre e iletrado. Em suma, ele queria companhias mais nobres, apesar de ainda cultivar gratidão por Joe. Pip se afunda na vaidade e em dívidas. Ele conhece um amigo chamado Herbert e, ao perceber que sua vida estava sendo jogada fora por ele mesmo, investe secretamente em Herbert. Ele ajuda seu amigo como forma de se redimir dos erros passados e ajudar alguém que julga ser uma boa pessoa. Ele ainda "corre atrás" de Stella, mas isso vai se provar mais do que infrutífero...
Stella nem sabe, mas Pip irá descobrir algo que nem ela imaginava sobre seu passado. Essa parte foi bem interessante. Quando tudo fica claro para o leitor, você percebe que o autor quis juntar as pontas da história desde o início.
Pip, devido a ter subido na vida, também cria inimizades. Pessoas que tinham inveja dele apenas pela "sorte" que ele teve. E como isso é comum! Gosto muito disso na leitura do Dickens. Ele sempre trás personagens caricatos da sociedade. É bem interessante de acompanhar. Mas, talvez, esses inimigos não sejam tão maleáveis assim. Alguns deles tem muito ódio e isso culmina em uma das cenas mais angustiantes do livro até.
Eu já contei até demais. Em resumo, eu gostei do livro. Ele nos ensina a ter gratidão ao próximo, a sermos humildes, a nos tornarmos proeminentes pelo nosso trabalho e não às custas dos outros e a ter bons amigos. Como pontos negativos, trago que é um livro bem lento (principalmente no meio). Daria para tirar umas 300 páginas de blá blá blá. Além disso, Dickens costuma trazer personagens que são sempre bons em todas as suas histórias. Personagens que, para ser verdadeira, nem parecem reais mais na sociedade atual, mas eles existêm.
Um bom livro com bons ensinamentos, mas só sente para ler se tiver tempo.

Juliane 11/09/2020

Grandes esperanc?as foi um livro que me surpreendeu muito. Ele me surpreendeu, principalmente, por conta da minha ignora?ncia em relac?a?o ao autor e a? obra, mas isso foi ta?o positivo que eu nem me arrependo de ter pego o livro sem qualquer conhecimento sobre eles, alia?s, no geral, eu prefiro assim. Gosto de entrar na leitura sem ter qualquer tipo de informac?a?o - Sim, eu sou dessas que na?o gosta de ler nem as sinopses.???
???
Se eu soubesse qualquer coisa sobre o autor, ou principalmente, soubesse o qua?o popular ele era enquanto ainda em vida, eu na?o teria entrado na leitura achando que a leitura seria difi?cil, por exemplo, mas enfim, ja? estabelecemos aqui que eu fui positivamente surpreendida por isso e pretendo falar mais sobre o autor em um outro post.???
???
Agora sobre o livro , ele narra a histo?ria de Pip - Phillip Pirrip desde a sua infa?ncia ate? a vida adulta. ???
???
A histo?ria comec?a quando Pip, ainda um menino, pobre e o?rfa?o que mora com a irma? e o marido encontra no cemite?rio, onde seus pais e irma?os esta?o enterrados, um fugitivo de uma prisa?o. Esse prisioneiro o ameac?a e Pip com muito medo , acaba levando comida e uma lima para que ele serre suas amarras no dia seguinte.???
???
Um tempo depois, Pip e? "contratado" por uma dama chamada Miss Havisham como um garoto de companhia e e? la? que ele conhece Estella, a enteada de Miss Havisham, por quem ele acaba se apaixonando. ???
???
A vida de Pip muda radicalmente, pore?m, quando ele descobre que herdou , de um benfeitor desconhecido, uma grande fortuna e muda-se enta?o para Londres para estudar e se tornar um cavalheiro. Durante toda a sua estada em Londres ele renega suas origens, sua fami?lia e seus amigos, mantendo apenas contato com Miss Havisham e Estella , quem nunca esqueceu.???
???
Os dilemas morais, o amor na?o correspondido e a misteriosa fortuna permeiam toda a histo?ria da vida de Pip e o que eu posso dizer sobre a histo?ria sem dar mais detalhes e estraga?-la e? que e? uma histo?ria de redenc?a?o morale a leitura vale muito a pena.

Joana 06/09/2020

Definitivamente um dos melhores livros que já li, Dickens só me fascina mais e mais a cada livro que leio dele, com certeza um favorito e seriam "5 estrelas" se o final original fosse o oficial. Essencial.

Lara 01/09/2020

foi uma delícia seguir a história do Pip. Dickens tem um estilo que só ele consegue fazer e todos os livros que li dele até agora me cativaram bastante. enredo leve, narrador divertido e apaixonante. maravilhoso

Pamella 31/08/2020

Leitura encantadora
Deixei esse livro de lado por tanto tempo, deveria ter lido antes. Foi meu primeiro livro de Charles Dickens e estou absolutamente encantada. Mais que recomendado.

flora 23/08/2020

Impossível não simpatizar com a história de Pip
Pip é um personagem que me ganhou desde o começo do livro.

Foi um livro que demorei a terminar, não por eu não ter gostado da história (eu amei), mas por ter me feito pensar tanto e sentir tantas emoções. Fiquei apreensiva, ansiosa, reflexiva. Precisei parar por diversas vezes para poder entender como eu me sentia diante às situações apresentadas. Pip relata a história de forma muito sincera, muito humana. Nos abre sobre seus erros, assume seus defeitos e todas as vezes em que foi terrivelmente injusto com aqueles que tanto o quiseram bem. Mostra arrependimentos, busca melhorar (mesmo nem sempre tendo sucesso) e isso nos aproxima muito do personagem e faz com que simpatizemos com sua história. Também se orgulha de suas conquistas e as conta admitindo o quanto aquilo importa para si. Criei um carinho enorme por Pip.

Sua busca por entender quem ele é. Seus falecidos pais dos quais ele apenas tem o que sua imaginação lhe oferece. Sua criação pela irmã mais velha (nada simpática) e por Joe. Sua amizade com Joe. Seu segredo que o persegue. Seu amor por Estela. Seu desejo por ser um cavalheiro. Seu destino sendo reajustado por uma herança repentina. Seu orgulho. Sua vergonha. Seus sentimentos. Sua vergonha novamente. Seu amor. Seus arrependimentos. Suas esperanças. Nos vemos mergulhados em tudo isso de uma forma extraordinária.

Vale a pena. Uma história que vai marcar sua vida.

Luiz Gustavo 13/08/2020

Nesse romance acompanhamos a trajetória de Pip, desde sua infância até seus vinte e tantos anos. Antes de comentar a narrativa, quero frisar que a tradução do título deveria ser "Grandes expectativas", pois é disso que realmente se trata. O livro é dividido em três partes, e a terceira é, sem dúvidas, a melhor de todas – e isso não tira o mérito das duas primeiras. Há, ao longo de toda a narrativa, uma crítica muito forte à desigualdade social e às discrepâncias que existem entre a vida pobre e trabalhadora do campo e a vida rica, bem mais indolente, da cidade. Apesar de ter sido escrito entre 1860 e 1861, apresentando algumas características específicas da sociedade inglesa da época, muitas críticas presentes na narrativa ainda são muito atuais, além de diversos "tipos" de personagens que reconhecemos com facilidade, pois também estão próximos de nós. Várias censuras ao funcionamento do sistema jurídico permanecem extremamente válidas, e quando vemos, em um dos momentos mais trágicos de toda a história, quase ao final do livro, um antigo criminoso se perguntando se "não poderia ter sido um homem melhor, dadas circunstâncias melhores", vemos com força a atualidade da crítica social que a narrativa apresenta – pois ainda hoje, em pleno 2020, há quem defenda a imaginária "meritocracia" e acredite que qualquer um "pode fazer o que quiser, basta querer". Não é assim. Não basta querer, não basta ter "esperanças", não basta desejar e ir atrás do que quer que seja; é preciso que existam condições que permitam o sucesso. Para mim, essa é a grande lição do livro e é uma lição que, coletivamente, infelizmente ainda não aprendemos, e precisamos aprendê-la com urgência se quisermos construir uma sociedade melhor para todos.

Ebenézer 11/08/2020

De autoria de Charles Dickens já li:
- David Copperfield,
- A Casa Soturna, e agora
- Grandes Esperanças.
Só obras extensas tipo calhamaço e que demandam do leitor muito tempo com o autor e sua obra, portanto me considero insuspeito do grande afeto que tenho por Dickens e suas narrativas que geralmente prendem e cativam o leitor.
Não foi sem grandes esperanças que li Grandes Esperanças, entretanto, diferentemente de tanta gente que não cessa de enaltecer esse livro com o máximo de estrelas, e até mesmo por considerar a obra da maturidade de Dickens, desta vez não tive muita sintonia com o enredo e no decorrer da leitura fui percebendo diminuídas as minhas grandes esperanças iniciais.
Acho até que essa sensação negativa sentida foi quase premonitória pois bastante coerente com a própria natureza da história de Pip.
A narrativa é ambientada numa época cujos costumes diferem bastante da nossa em múltiplos sentidos, exceto a carência e o sofrimento infantis sob a tutela pouco afetuosa de adultos na ausência permanente dos pais. Em todos os tempos essa situação é sempre dramática e traumática.
Tanto mais nesses ambientes hostis medram nos corações juvenis os grandes sonhos, as grandes esperanças, o desejo da realização de grandes ideais que os redimam de sua marginalidade.
Geralmente os caminhos e os atalhos para alcançar tal fim são permeados de vicissitudes e contradições que muitas vezes aprofundam negativamente aspectos essenciais da natureza humana, e que no decorrer da narrativa de Dickens vão transformando o caráter da personagem principal que, em última análise, reflete muito da nossa natureza humana que busca satisfação pessoal nas dimensões econômica, social, afetiva e relacional, e nas quais muitas vezes nem sempre somos bem sucedidos, e outras tantas vezes bastante iludidos.
É mais ou menos essa a história de Philip, Pip.
Grandes Esperanças é, sim (claro), um bom livro e nele há momentos muito intensos que dialogam muito próximo com o coração do leitor, todavia é inegável (para mim) que há outros tantos instantes que a narrativa é bastante monótona, insossa e sem qualquer brilho...desestimulante.
Assim o livro segue numa gangorra despertando amor e indiferença. Foi assim para mim e como me senti lendo Grandes Esperancas.
Charles Dickens é um querido e dele ainda preciso ler Um Conto de Duas Cidades.