Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

@Estantedelivrosdamylla 28/02/2021

Um bom clássico
"Grandes Esperanças" é um livro narrado em primeira pessoa e conta a história de Pip, um pobre menino que vive atormentado pela irmã, e que o seu único referencial de amor é seu cunhado Joe que lhe protege e ama como a um filho.

Em um certo momento de sua infância, Pip é levado a pensar que sua vida é vulgar, e que isso seria um motivo para se envergonhar de quem ele é, iniciando assim, um conflito interno entre sua realidade e seu desejo de ser um rapaz diferente, um cavalheiro. Até que recebe a visita de um advogado que lhe informa sobre ele receber uma grande quantia em dinheiro de um benfeitor anônimo. Dessa forma, pip inicia uma nova fase em sua vida.

Para não me prolongar mais ou dar spoiler, me detenho ao que achei do livro. Bem, Charles Dickens escreve muito bem, e isso não é novidade para ninguém. Ele consegue envolver o leitor, fazer com que queira saber o final e tudo o mais que irá acontecer, e isso foi o que ele me fez sentir, ele me fez engajar na leitura. Porém, em diversos momentos achei que o autor se prolongou demais, o que tornou a leitura monótona e cansativa, podendo ter sido menos detalhista em vários momentos.

Quanto a história em si, achei bem interessante e carregada de valores morais, além de rica em detalhes sobre a Inglaterra imperialista do século XIX, a maneira como funcionava o sistema penal, a geografia e os costumes da Inglaterra da época. Além disso, houveram momentos prazeroso em que o autor conseguiu criar uma rede de conexões que (apesar de minha sagacidade em perceber os detalhes logo no início) conseguiram me fazer chorar, sorrir e admirar a inteligência do autor.

Por fim, esperava mais, pois me foi muito recomendado, além de ter lido várias resenhas que me fizeram criar grandes expectativas. Admito que ainda estava um pouco relutante em iniciar uma nova história após a leitura de Jane Eyre, mas creio que isso não influenciou tanto pois a parte que mais gostei foi o início da parte I e a parte III. Então é isso, recomendo, mas não acho que foi um dos melhores livros que já li.

Santos 26/02/2021

Um livro de 3 fases incrível
O livro é diferente. Não da muita sequencia nas ações e foca mais no desenvolvimento do Pip com muita qualidade. Nesse livro precisei utilizar um dicionário. Mas essa versão é excelente porque contem muitas explicações e referencias. É um livro no qual os eventos demoram, ele foca todo no mistério afinal o Dickens ganhava escrevendo em fascículos e acredito que seja por isso que o livro seja mais parado, pra manter o leitor ansioso pela próxima publicação. Esse livro veio na melhor fase dele e da pra perceber na leitura. Os questionamentos do personagem em relação ao passado, a culpa que ele sentia pelo
comportamento que ele tinha. É um livro pra guardar pra vida, deixa aquele sentimento de perda quando termina, é um livro lindo.

Tah Gomes 21/02/2021

Clássico sem nenhum defeito
Não é a toa que Charles Dickens é um dos grandes nomes da literatura mundial. Confesso que estava enrolando para ler este livro, por ele ser grande e por achar que talvez fosse uma leitura difícil, mas acabei me surpreendendo positivamente. Grandes Esperanças nos traz a história de Pip, um jovem desafortunado que acompanhamos desde os primeiros anos de vidas. Pip nos faz passar muita raiva em alguns momentos, já em outros temos vontade de colocá-lo dentro de um potinho, e essa complexidade de camadas é apenas mais uma das facetas da genialidade de Dickens. Com uma trama intrigante marcada pelo sarcasmo, um toque gótico e muitas reviravoltas surpreendentes, nem vemos o tempo passar durante a leitura. Mais do que recomendado.

feita.literatura 29/01/2021

Uma obra prima por Charles Dickens. A forma como os personagens se desenvolvem e o enredo se revela aos leitores é brilhante. Cenas e personagens que parecem aleatórios e individuais vão se enredando conforme os fatos vão se apresentando leitor. A humanidade e complexidade das personagens presentes na história permitem identificações e reflexões comuns a todos. Essa edição possue tanto o final oficial como o final como foi primeiro escrito por ele. Posso confessar que os dois são perfeitos e pertineis a narrativa de modos distintos. Ainda não sei qual escolherei como o melhor. Super indico a leitura. Apesar da extensão, a narrativa é fluida e as reviravoltas surpreendentes, mas que se você olhar para trás, perceberá como tudo faz sentindo e que sua construção foi feita desde o começo.

caroline 29/01/2021

A jornada de desventuras em série do pequeno Pip, foi repleta de felicidades passageiras e alguns "valores portáteis". Contudo, sua maior riqueza consistia mesmo em amigos fiéis, que nunca o abandonaram.

Os amores incorrespondidos e rejeitados estão tão atrelados à trama quanto o próprio Handel (Pip). É bem verdade que, pessoas nem sempre deixam marcas positivas e belas lembranças, na vida daqueles que cruzam seu destino...

Os danos que se pode causar no outro - internamente - podem ser severos e irremediáveis. O amor pode ser tão destrutivo quanto riquezas em mãos erradas.

O passado é um quarto escuro empoeirado, com relógios parados. Que nunca nos deixemos aprisionar lá!

Carolina.Gomes 22/01/2021

As desventuras de Pip
Esse livro não estava na minha meta de leitura, por enquanto, mas comecei a ler o primeiro parágrafo e não consegui parar. Fiquei curiosa para saber o que ia acontecer com Pip.
Dickens é o rei do novelão e as reviravoltas rocambolescas da narrativa me agradam muito!
Pip é um menino órfão que, ao herdar uma quantia em dinheiro, de um protetor anônimo, começa a meter os pés pelas mãos, esquecendo os amigos verdadeiros e negando suas origens.
Após algumas bordoadas ele vai aprendendo que lealdade, amizade verdadeira e valores morais são muito mais importantes que ter muito dinheiro ou ascender socialmente.
Foi uma leitura muito agradável e eu recomendo!

Anderson.Lima 19/01/2021

Maravilhoso
Em Grandes Esperanças Philip Pirrip, o Pip, narra a sua história começando pela sua infância como um órfão humilde e posteriormente recebendo uma herança de origem desconhecida. Isso faz com que ele renegue o passado e parta para viver em Londres em busca de inserir-se na alta sociedade.

Confesso que me apaixonei assim que abri o primeiro capítulo, mesmo eu tendo ficado com a impressão que seria outro David Copperfield. Conversando com o @mel ele me fez uma observação que ficou em minha mente: "Dickens extrai poesia da prosa". Foi o comentário mais apropriado que já ouvi sobre Dickens. Acho que é isso o que significa ser um grande autor, não é sobre o que o livro conta, mas como o autor nos dá a informação que faz com que o leitor seja arrebatado para as suas páginas.

Enquanto em David Copperfield os personagens são muito lineares, fato que faz muita gente criticar esse livro (isso não me incomoda, acho que o livro é muito maior do que essa característica dos personagens), em Grandes Esperanças os personagens tem muitas camadas. Pip é tão inconstante e verdadeiro que está além de ser classificado como bom ou mau. Pip é essencialmente humano. A sensação que eu fiquei é que Grandes Esperanças foi escrito quando o autor já estava mais experiente na arte da escrita ou quando ele estava mais inspirado.

Sinceramente Grandes Esperanças ficará guardado juntinho de outro grande amor da minha vida que se chama David Copperfield. Mas acho que a história de Pip ocupará um espaço um pouco maior no meu coração de leitor.

Mayara Beatriz 19/01/2021

Um amor pelos cativantes personagens de Dickens
Grandes Esperanças foi escrito por Charles Dickens e publicado entre os anos de 1860-61. Ele conta a história e desenvolvimento do personagem Philip Pirrip (que é mais conhecido por Pip, e também algumas vezes chamado de Handel) e por isso é considerado um romance de formação.

O livro é todo narrado pelo próprio Pip, desde sua infância até se tornar adulto. Durante todo esse processo diversas pessoas passam por sua vida e cada uma delas deixam marcas inesquecíveis fazendo-o tomar caminhos inimagináveis e surpreendentes.

A ideia central da história é sobre as “Grandes Esperanças” de Pip, onde surgem em meio a uma vida simples e pacata, e a ideia de mudar de vida deixa Pip em êxtase a ponto de fazê-lo esquecer algumas pessoas e coisas importantes em sua vida.

A escrita de Charles Dickens é marcada por bordões de diversos personagens e se estendem ao longo de toda a narrativa, trazendo um certo ar cômico com isso. No entanto, a história nada tem de hilária. Diversas injustiças, sofrimento e pesares tomam conta da história fazendo-a triste e emocionante. Mas não é só isso, alguns personagens trazem uma leveza e simplicidade que você se sente abrigado em seus braços e de coração quentinho.

Para mim, valeu cada lágrima que chorei e sem dúvidas este livro se tornou, antes mesmo de acabar, um dos meus preferidos da vida.

rivanda.santos. 27/12/2020

Alguma vez você já teve a nítida impressão de que o Autor conta aquela história especialmente para você?
Bem, comecei a ler Grandes Esperanças por conta do personagem David Martín, de O Jogo do Anjo, livro de Carlos Ruiz Zafón que eu tinha acabado de concluir. O que eu não poderia imaginar era a revolução que me aguardava. A maneira como Dickens narra a história me cativou desde a primeira página, é verdade. O detalhe que todavia não deixa de me surpreender até agora, meses após ter concluído a leitura (sim, precisei de meses para me resolver a resenhar), é que a história de Pip se parece um pouco com a minha própria história. Quando se vem de origem humilde e se consegue ascender socialmente, muitos são os desafios, muitas são as dúvidas e os questionamentos. Essa crise de identidade, essa fraqueza de espírito e, por que não dizer, essa ingenuidade do Pip são características tão reais e tão humanas e tão próximas de mim mesma que eu cheguei a pensar: "E se Dickens escreveu Grandes Esperanças para mim? E se essa história não é na verdade uma parábola da qual eu preciso extrair uma lição a ser aprendida? E se eu estiver apenas 150 anos atrasada para um encontro que já estava pré-determinado para nós?". Enfim, mais do que entender David Martín, eu entendi a mim mesma com esse livro. E só posso dizer "muito obrigada".

Val | @livre_se_clube 27/12/2020

Uma história de crescimento humano
Nesse maravilhoso romance de formação acompanhamos a história do pequeno Pip de sua infância até a fase adulta marcada por um episódio que mudaria toda a sua vida. A trajetória de Pip é surpreendente e cheia de descobertas e mistérios. Um excelente romance do Dickens, mas em minha opinião não tão emocionante como David Cooperfield.

Giulipédia 21/12/2020

Merece uma bela de uma releitura, isso sim!!
Essa é a história de Pip, cujo nome completo é Philip Pirrip, órfão de pai e mãe, criado pela irmã mais velha e o marido. Sua irmã, claramente uma megera que vive para jogar na cara da criança que esta deve ser muito grata para com sua benfeitora por esta tê-lo "criado com a mão", mas a vida de Pip não é de todo ruim, pois apesar de sua irmã ser, por vezes cruel com ele, em contrapartida o marido desta é bom e simpático para o menino, e através dessa influência boa, o caráter de Pip vai se moldando. Até que um belo dia sua situação de vida muda drasticamente e Pip se descobre sendo um herdeiro de Grandes Esperanças, onde se tornar um poderoso cavalheiro londrino.

Esse livro tem muito conteúdo a ser discutido, é um livro que com certeza pretendo reler, porque sinto que não absorvi completamente a mensagem que ele quis me passar, e ainda sinto que não digerir certos tópicos apresentando, mas farei o meu melhor aqui com as primeiras impressões que tive dessa leitura.

Antes de mais nada a primeira coisa gritante é a distinção feita daqueles que possuem poder, propriedades, dinheiro, influência, daqueles que não têm. O livro retrata bem a distinção de tratamento que as pessoas recebem ao "ganhar a sorte grande" de se tornar "poderoso".

Outra coisa interessante é a perda da própria identidade para fazer jus a essa "nova vida". Um novo comportamento a se ter, em resumo, é como se o indivíduo tivesse que desenvolver um novo caráter, que combine mais com a nova situação em que vive. E aqui é interessante ver como esse é o caminho certo para o fundo do poço, pois nessa buscar de ser o que os outros esperam e desejam de si, a pessoa em questão se esquece e se perde de si mesma.

E acho que o último ponto que posso dizer é sobre se apegar a mágoas do passado, não seguir enfrente, se apegar ao sentimento ruim de uma experiência ruim, pode e com certeza vai arruinar a vida dessa pessoa, mas não apenas dela, mas de outras que tem contato com ela, criando uma cadeia de destruição, um círculo vicioso de auto sabotagem, até que aquele da vez tenha força o suficiente para desejar quebrar esse ciclo de sofrimento.

E aqui quero trazer uma reflexão. Isso meus queridos e queridas, é um alerta para nossas vidas e a vida daqueles que nos cercam, cuidado com o que se guarda, cuidado com os sentimentos amargos que se guardam dentro de si, rancor, ódio, amargura são venenos que não apenas envenenam os portadores dessas emoções, mas também aqueles ao redor destes, muito cuidado com o que guardam dentro de si e com aquele ao seu lado que guardar essas coisas, pois sim, resvala sobre nós também, sem percebermos.

Primeiro clássico de Dickens que tive o prazer de ler, Grandes Esperanças é um livro profundo que levanta várias questões e trás muitas reflexões sobre as pessoas, as emoções e os rumos que a vida pode tomar, com certeza é um livro que merece uma releitura, ansiosa pelos outros romances do autor, recomendo a todos e boa leitura!

VerAnica.Cardoso 18/11/2020

Que história emocionante, tocante, viciante! Me apaixonei pelo autor, pelas personagens, pela sua escrita!!Simplesmente maravilhoso!!

Magasoares 16/11/2020

Dickens não é para mim.
O começo da estória com Joe e Biddy até que foi interessante, e às minhas três estrelas vão só para eles. Uma estória confusa e cansativa.