O pintassilgo

O pintassilgo Donna Tartt

Resenhas - O Pintassilgo

RafaelaAssuncao 03/07/2022

Livro forte
O Pintassilgo me acompanhou por mais de um ano, foi um dos meus primeiros livros e não foi fácil a leitura. É um livro incrível, mas muito "pesado", muitas coisas que lí nele me fizeram entrar em um tipo de "crise", realmente não recomendo pra quem está começando a ler (como eu).
Apesar disso, eu tenho um carinho e um apego muito grande nele, posso dizer que ele me marcou. ?

Theodore/ theo 23/06/2023

Simplesmente melhor livro a escrita dele e perfeita faz vc perde a noção do tempo, faz vc refletir em certos momentos, a autora e simplesmente espetacular a forma que ela descreve tudo faz vc se sentir dentro da história faz vc não percebe os capítulos longos, com toda certeza este foi o melhor livro que já li ( não que eu leia muito )

Wanessajpb 17/03/2021

Um sentimento único
Não tenho palavras para descrever o carinho que estou sentindo pela história, pelo personagem principal, pela pintura retratada na obra, pela valorização artística que é feita, entre várias outras coisas. Esse livro me trouxe uma imensidão de sentimentos e também a sensação de coração preenchido ao terminar a leitura. Uma história emocionante, literária e inteligente.
?Temos a arte para não morrer com a verdade.? -Nietzsche

laisvarizi 25/01/2018

Passatempo
Em termos técnicos, a narrativa é bem construída, e as largas descrições de Donna Tartt são poucas vezes cansativas. Os personagens são bem desenvolvidos, a autora transita bem entre passado/presente, fazendo bom uso da não cronologia das ações (embora o enredo se desenvolva em torno do crescimento de Theo, há vários flashbacks inteligentes).
De resto, achei que se esforça muito pra chegar num objetivo final que não se cumpre. Pra mim, o livro vai perdendo um pouco a força - passa de um texto bem intrigante e que te prende no início, pra um encadeamento de ações por vezes meio perdido, de um personagem vai se tornando bem introspectivo (não que isso seja um defeito), mas que cai em lugares comuns muito chatos: a não adequação ao mundo vem como algo pretensioso, de um Theo niilista que acha que tem a verdade do mundo nas mãos, mostrando que não pode haver beleza na crueldade da vida, sendo essa uma contagem regressiva para um fim de sofrimento, onde somente a arte e o amor nos liberta etc.
Achei um livro ok, mas não recomendaria a leitura pra alguém que está buscando algo surpreendente. É mais um passatempo.

zeppelin - TRICOLOR PAULISTA 18/04/2018

Inesquecível
Adquiri esse livro por indicação de uma jornalista - Vera Magalhães - da rádio Jovem Pan e, como sempre, não sabia nada sobre ele, pois nunca leio resumos, resenhas ou orelhas de livro.
Aconteceu desse livro estar, agora que terminei, entre os 10 livros que eu mais gostei na minha vida.
Um livro denso, `às vezes iluminado, às vezes sombrio, emocionante, rico, completo.
Impossível não se apaixonar pelas personagens, pela narrativa, pelo ritmo, pelo contexto.
Seria um livro de estória, ou um livro filosófico? Eu não consigo definir, mas trata-se, com certeza, de uma saga incrível, de um garoto/homem confuso, perdido na vida pelos fatos que a vida determina, e com um final nada surpreendente, mas incrível, ao mesmo tempo.
Vale muito a pena cada uma de suas intermináveis páginas.

Nic 05/02/2023

Uma pintura imortal
O Pintassilgo, da Donna Tartt, conta, em suas 721 páginas, a vida do complicado Theodore Decker, que perdeu a mãe num ataque terrorista em um museu, de onde também roubou uma pintura do século XVII. Roubar talvez seja uma palavra muito forte, ele, afinal, era apenas uma criança. Mas de fato, é o que aconteceu. Por influência de Welty, um senhor de idade que estava na mesma galeria que ele e que, no momento da interação, já estava com um pé no barco da morte rumo ao submundo, Theo pega a pintura de um curioso pássaro. O velho Welty o entrega um anel e o diz para procurar Hobie, seu grande amigo e parceiro de negócios, e é isso que Theo faz. O anel, no entanto, não é a única coisa que Theo recebe de Welty: junto dele, uma obsessão e reverência profunda pela pintura. A vida de Theo de ali por diante apenas se bagunça, e entre mudança de estado e amizade com um ucraniano 🤬 #$%!& louca chamado Boris, ambos regados a drogas e muita vodca no calor do deserto, Theo lida com o luto e pensamentos suicidas e sua vida de merda de um jeito nem um pouco saudável.

O Pintassilgo é sobre a imortalidade da arte, as decorrências do trauma, a ética na sociedade capitalista e até onde ela realmente acompanha quem precisa de dinheiro para sobreviver. É sobre crianças negligenciadas, adultos viciados, arte roubada e um pouco de relações de afeto com as pessoas que desempenham o papel de família mesmo não sendo sangue do mesmo sangue. O Pintassilgo é longo e com muitas narrativas que não parecem realmente necessárias para uma grande história, a não ser que se perceba que a história é, na verdade, sobre a vida desse menino que não morreu em um museu.

Ju 15/02/2020

Uma lembrança
Que história incrível, apaixonante. Uma incrível viagem pelo mundo da arte, amor e resignação... um amor pra vida todo mas tão distante de viver.

RoSousaAlenc 15/02/2020

Incrível
Bem escrito, possui uma trama e subtrama muito interessantes sobre arte e mercado negro. A agonia do protagonista causam desconforto em alguns momentos, tamanha a destreza na narração. Apenas leiam e se deliciem!

Rebeca_Moledo 20/03/2020

O pintassilgo (o quadro), é formidável. A narrativa do livro me atraiu muito, apesar de se enrolar um pouco, ficando monótona. Me apeguei ao personagem e a sua trágica história, assim como sua angústia por manter escondido por tantos anos um quadro valiosíssimo, sentindo-se culpado e angustiado o tempo todo por algo impulsivo que fez enquanto sua mente fugia do caos da destruição.

vas.cklara 22/06/2023

Tenho agonia de abandonar livro
O filme é muito bom mas o livro me decepcionou.
Mais de 700 páginas só enchendo linguiça, daria para resumir tudo em no máximo 350. A escrita faz parecer que o livro saiu direto do wattpad. Sem contexto em várias partes.
A forma como, em algumas partes, fica clicando na mesma tecla o tempo todo e não dá fluidez a história.
Em alguns momentos a autora elaborou textos com o objetivo de trazer reflexões que acabaram se tornando sem rumo e uma leitura arrastada.

Só li até o final pois detesto abandonar livro.

Mari 31/03/2020

Um bom livro com imensa riqueza de detalhes, porém o final é cansativo e maçante.
Anderson 12/05/2020minha estante
Achei a mesma coisa do final. Aquela parte no quarto do hotel foi a pior pra mim.

Carol 05/04/2020

Esperava mais ....
O livro é muito extenso e cansativo, mas a estória te faz querer ir até o final.

:)) 11/05/2020

Este foi o livro mais longo que li ate então e a história me cativou do início ao fim.
Super recomendo a leitura!

Douglas 19/05/2020

Um só momento é capaz de moldar todo nosso ser. É a partir daí que essa obra nos lança nessa história tão ímpar.

E, numa retrospectiva, ainda é possível ver como foi que tudo se deu pra chegar até ali e o quanto se gastou com tão pouco.

Não conhecia a autora, mas a partir desse livro ela entrou no meu radar. Ela compor as cenas da vida, de acordo com a época e o momento vividos de maneira muito delicada, nos levando a vivenciar cada momento, mas sabendo que é bom torcer com ressalvas.

Essa é uma daquelas obras capazes de nos mostrar de forma bem clara que nada nessa vida é preto no branco.

Stefan 21/05/2020

Toda uma vida presa ao passado
O Pintassilgo é um excelente livro, muito bom mesmo.
O livro é muito bem escrito, uma narrativa extraordinária, a autora é brilhante; e a história do livro, bem, isso é um pouco mais complicado, o livro todo trata de um acontecimento especifico, que muda a vida do jovem Theodore, um evento tão chocante e traumático que o influencia por toda sua vida e que muda de forma permanente sua existência, e o faz sofrer muito e até a se autodestruir de muitas formas.
Penso que a grande metáfora e alegoria que a autora aborda no livro, seja uma ruptura violenta, como um fato tão brusco pode desencadear uma série de comportamentos, medos, frustrações, obsessões, paranoias e tantos outros sentimentos que levam alguém ao desequilíbrio emocional.
Eu recomendo o romance, pois além de muito bem escrito, é muito instigante, leve e tem (utilizando uma linguagem mais comum no cinema) vários "Plot Twist" ótimos.