Bidu: Caminhos

Eduardo Damasceno

Resenhas - Bidu: Caminhos

ramille.marques 19/10/2015

perfeito
A melhor história da graphic msp! não basta o desenho maravilhoso, a história do bidu ficou linda, comovente e bem realista.

Paulo 29/09/2015

Eu estava enrolando bastante para começar a comprar a segunda leva de títulos das Graphic MSP. Porém, encontrei Bidu Caminhos com um desconto bacana no estande da Panini na Bienal do Rio de 2015 e resolvei trazer de uma vez o material pra casa.
Como já é costume nos títulos da linha de graphic novels da MSP, Bidu Caminhos é uma leitura rápida. A arte de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho é linda, cheia de sentimento, principalmente as cenas de chuva, que talvez sejam as mais bem desenhadas que eu já vi até hoje. Adorei também a forma que os quadrinistas inserem onomatopéias de forma que elas acompanhem o que está sendo contado nos quadrinhos.
Quanto a história, ela é bem simples, dado também o limite de páginas das MSP. A historia é bem bonitinha, mas eu esperava mais da trama do menino que passa a infância sonhando em ter um cachorrinho e do cachorrinho abandonado que sofre na rua, e do quanto que a adoção pode fazer a diferença pra eles. Acontece que a história acaba focando mais nas desventuras de Bidu com alguns amigos caninos. O quadrinho fui super elogiado pela crítica, portanto acho que isso foi mais uma questão de expectativa mesmo, já que eu esperava uma coisa mais introspectiva, e não uma aventura mais "clássica".
Mas a edição já valeria só pelos belíssimos desenhos e pelas ótimas referências da trajetória do personagem ao longo das 80 páginas da edição.
Lucas 29/01/2016minha estante
Tb esperava mais da história. Achei monótona. Mas sou fã de toda a turma da Mônica, e adoro o bidu.

Carol 07/09/2015

Como destruir alguém em 80 páginas.
Poucas coisas me deixam tão abaladas quanto o HQ Bidu: Caminhos me deixou. Já esperava ser bem emociante, só observando a capa, mas ler a historia é muito diferente. Por ser de leitura rápida, é muito estranho acabar e ficar com o sentimento de vazio por dentro.
Se Damasceno e Garrocho tinham como objetivo fazer qualquer amante dos personagens do Mauricio derreter, acertaram em cheio. Tudo conspira para o fechamento dessa linda releitura de como os pioneiros do Limoeiro se conheceram. Para começar, o desenho é extremamente delicado, o desenrolar de toda a historia é angustiante e o final... deixa qualquer machão uma manteiga derretida.
E o que falar das onomatopeias e das falas dos cãozinhos, que são nada mais do que a cereja do bolo de toda a HQ? esse doce toque faz com que a historia tenha seu "que" especial e se torne uma das minhas favoritas.
Caminhos não é nada mais nada menos do que uma linda trajetória do cãozinho mais querido da Turma. As cores, os personagens, a sutileza e o carinho deixam o clima perfeito para o fã se apaixonar. Com direito a choro e tudo.

Tatah 03/08/2015

TABEF!
Não sei o que gostar mais dessa história: a fofura do Franjinha criancinha inventor, os balões com formatos geniais, as ilustrações dos balões que mostram "a fala" dos cães ou o Bugu. Conseguiram deixar o Bugu tão bom quanto ele é originalmente XD
Mais uma HQ da MSP 50 anos que aquece o coraçãozinho. Nhom.

Núbia Esther 24/07/2015

Depois de ter me encantado com o trabalho do Vítor e da Lu Cafaggi em Laços, estou mais do que decidida a conferir todos os outros álbuns da coleção Graphic MSP (o do Penadinho acabou de ser publicado!). Sei que com essa meta em mente, seria mais lógico ter pegado Astronauta – Magnetar como próxima leitura, já que ele foi a primeira história publicada pelo selo, mas, não consegui resistir ao cãozinho azul.

Bidu foi o primeiro personagem criado por Maurício (foi o primeiro a ter uma revista própria também) e já nasceu na companhia do seu parceiro Franjinha. Então, o que foi proposto para Damasceno e Garrocho, foi recontar uma parte da história dos dois personagens que não havia sido explorada antes. A trama é simples, a história de como um garotinho encontrou seu melhor amigo, de como um cãozinho de rua encontrou um lar. Mas, ao focá-la no ponto de vista do Bidu, ganhou uma nova faceta.
Com Bidu como protagonista, boa parte dos quadrinhos não contém falas. Mas, Damasceno e Garrocho conseguiram exprimir muito bem os sentimentos e as situações vividas pelos personagens, nas expressões dos desenhos e no uso das onomatopeias. Cachorros não falam, mas com Damasceno e Garrocho eles conseguem transmitir sua mensagem de forma bem clara.

Os caminhos percorridos por Bidu não são fáceis. Há fome, há solidão, há brigas e machucados, mas também há muita amizade canina. E a forma como tudo isso foi traduzido em “sons” e cores é tocante. Uma história de muitos percalços, mas com um final feliz garantido. É impossível não se emocionar com a bela história criada pela dupla. Uma bela homenagem para esse cãozinho há tanto tempo conhecido por nós que crescemos com as histórias da Turma e companhia. Uma boa abertura para esse segundo ciclo de publicações que promete revisitar outros personagens marcantes da nossa infância.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/05/18/bidu-caminhos-eduardo-damasceno-luis-felipe-garrocho/

Day 02/07/2015

Bonito, amável e perfeito!
Caminhos tem uma pegada triste que deixa a história extremamente bela. Com desenhos encantadores, cada quadro é uma injeção de arte para a vista e, enquanto desejamos desesperadamente ir para a próxima página, também precisamos ficar um pouco mais ali, naquele quadro, com aquela arte tão impecável.
Há um pouco de humor aqui e acolá. Há, também, um ponto em que chegamos perto de nos perder da história e então o Franjinha nos puxa para o foco da obra.
E o final? Ah, como é gostoso alcançar o objetivo do final e entender que tudo, quando queremos, pode ter um "feliz" no final.

Obs:
Com Caminhos, aprendemos que a paciência é mais do que uma virtude.

site: http://antedepe.blogspot.com.br/

Alvaro 16/04/2015

Lindo, simplesmente lindo.

A quinta história das graphic novels MSP50 da turma da Mônica e recomendado pelo pessoal do MRG, Bidu - Caminhos, conta, pelo lindo (pqp, é lindo, assim como "Laços" é fofo), traço do primeiro encontro dos dois primeiros personagens de Maurício de Sousa - Bidu e Franjinha.

Possui uma metalinguagem única que torna a história diferenciada para todos os outros quadrinhos/graphic novels/HQ e que funciona com perfeição.
Li em 20 minutos. Uma revista para a hora do almoço ou do transporte público/congestionamento na ida/volta pra casa.

Fiz questão de ouvir "Today" na versão de Willianette Stone (OST - If I stay) e, fiz uma escolha excelente, pois a Graphic novel e a música formam uma combinação precisa e emocionante.

Ernane 04/02/2015

Por um destino
Li recentemente Bidu — Caminhos de Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho. Posso descrever de várias formas o quanto essa estória é tocante, leve e sutil, mas escolhi a forma mais natural na qual consigo contar como Bidu conheceu Franjinha.
Quantas vezes na vida nos encontramos perdidos sem rumo e sem nenhuma esperança? E quantas vezes conseguimos tirar alguma luz de um momento escuro? Sempre existem as dúvidas eternas e no meio delas permanecemos com medo do futuro caindo e errando no mal da dúvida. Quem sabe permanecemos nos encontrando caindo errando e sonhando eternamente. O incrível é que nesse meio existem os que desistem e os que perdemos de vista, os que nem tentam e finalmente os que não sabem que o mundo existe, e que talvez, para eles pode ser bom, mas pode ser cruel também. O que importa é que tentamos e continuamos lutando por dias melhores percorrendo vários caminhos. Há um ditado que diz: “a sorte vem para os despreparados” (acho que era isso) o ditado é relativo, mas a sorte é convicta, não?
Essa Graphic Novel tem leveza nas cores e principalmente na sua forma de dialogar com o leitor é quase como uma pequena gota de chuva dentro de uma enorme poça na rua se confundindo com lágrimas de um transeunte despercebido.
Bidu percorre por seus caminhos e suas escolhas nem sempre muito boas, mas ele sabe que tem que correr seus riscos para encontrar o seu caminho e nada mais.
OBS: Não leia apressadamente repare nos quadros e nos diálogos (principalmente os dos cachorros), pois uma leitura mais rápida pode atrapalha na imersão da estória. Ou se preferir, leia duas vezes.
PS: O maior erro da Graphic MSP é o limite de páginas que é imposto aos artistas. Não fosse isso as estórias não perderiam em ritmo e narrativa, pois no caso dessa e de outras parece que quando você engrena na leitura o livro acaba em um final meio qualquer coisa (p/ não dizer nas pressas).

Luciana.Rodrigues 31/01/2015

Legal, mas nem tanto...
Comprei pensando que seria uma experiência desafiadora para meu filho de 3 anos. Ele adorou, ficou intrigado com as ilustrações que são um pouco complexas e aproveitou o fato de boa parte das falas ser "desenhada". Eu achei o livro bonito, bom enredo mas alguns dos desafios propostos pelos editores aos desenhistas deixou o livro complicado até para adultos. Achei as ilustrações em um tom pastel muito claro e parte do argumento arrastado. Mas é legal!

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre esta incrível HQ no nosso blog!
Lá também você encontrá várias resenhas de livros, bem como outras de HQs.
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2014/09/hq-bidu-caminhos.html

Renan 11/11/2014

Os Caminhos da Amizade
Hq leve, descompromissada com uma forte mensagem de amizade, vai agradas tanto os mais velhos como os mais novos, tem várias coisas escondidas em relação ao universo Turma da Monica que é divertido de encontrar. A arte da revista linda, a pagina dupla do Bidu sozinho na chuva é espetacular.
Recurso de onomatopeias utilizado de forma sensacional, tem sacadas ótimas como o Bidu se esquivando de uma brecada e saltando justamente entre as letras do barulho da brecada

Anny128 21/10/2014

Amizade. A maior lição que podemos tirar de Bidu - Caminhos é resumida por essa pequena palavra. Amizade que se forma entre animais e humanos, entre um e outro animal, entre o universo e todos os seres que nele habitam.
Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho descrevem a versão deles para o encontro entre Bidu e o cientista da Turma da Mônica, Franjinha. Os dois personagens apareceram na primeira tira publicada por Maurício de Sousa em jornal, lá em 1959, antes mesmo dos amigos de maior destaque, Mônica e Cebolinha, serem criados. Tamanho é o peso do personagem canino que ele se tornou o símbolo da empresa criada por Maurício.
Bidu - Caminhos é feito de traços leves, confortadores. As cores usadas pelos dois autores são, em sua maioria, tiradas da cartela dos tons pastéis, o que trouxe à HQ uma sensação de sonho, de mundo idílico.
O conteúdo é incrivelmente poético. É poesia e amor na forma de pequenos quadros. Toca o coração, principalmente daqueles que sabem e já experimentaram o tamanho do sentimento que se forma entre as pessoas e seus amigos de estimação.
Outros personagens que aparecem no mundo do Bidu foram recriados aqui também: Bugu, Duque, e até a dona Pedra. Detalhes que merecem a atenção são a forma como as onomatópeias foram inseridas, interagindo com os personagens, bem como a maneira encontrada pelos autores para que os cachorros conversem. Um show à parte!
Ainda não é minha edição favorita do Graphic MSP - continuo apaixonada por Astronauta Magnetar! -, mas é mais uma mostra de como o projeto tomou força e rumo próprios. Ainda há muito a ser desbravado entre os personagens de Maurício e muitos profissionais brasileiros competentes para reescrevê-los. Nós, leitores, só temos a aguardar ansiosos (e a ganhar também)!

site: http://www.leioeu.com.br/2014/10/bidu-caminhos.html

Debb Cabral 14/10/2014

O Gato leu: Bidu Caminhos
Os leitores dos quadrinhos se acostumaram a ver o Bidu vivendo suas aventuras e tudo mais. Porém, olhar para ele como um cachorro de rua é algo novo. Um animal de rua passa por dificuldades e riscos constantemente.

O traço lindo, delicado e as cores suaves do livro nos levam, como que num sonho, no qual nosso coração se aperta ao ver o mundo pelos olhos do cachorrinho azul.

Vi atitudes dele e dos amigos que ele fizeram recordar a humanidade e o altruísmo esquecidos em nós.

site: Leia mais em: http://gatoqueflutua.wordpress.com/2014/10/08/o-gato-leu-bidu-caminhos/

Dall Agnol 19/09/2014

Vida de cachorro
Talvez porque o Bidu, juntamente com o Horácio, seja o meu "personagem Maurício de Souza" preferido... ou talvez porque eu seja louco por cachorro... ou talvez por causa das duas coisas ao mesmo tempo, o fato é que "Bidu: Caminhos" é algo espetacular. Com uma arte linda e um argumento de uma sensibilidade sem tamanho, este álbum que conta como Bidu e Franjinha vieram a se conhecer está entre as grandes HQs que li nos últimos anos.

Com uma roupagem nova, várias caras conhecidas (além dos protagonistas) aparecem ao longo da história, com destaque para Dona Pedra, Duque, Rufius e Bugu. Este último, diga-se de passagem, com uma participação divertidíssima. Nem deu pra sentir falta do clássico "Alô, mamãe!"

O único "mas" que tenho (se é que dá pra dizer que é um porém) diz respeito à capa. É tão bonita quanto a arte interna, mas a ilustração do teaser que havia sido disponibilizada previamente é ainda melhor. Uma pena não ter sido usada como capa alternativa, mas, obviamente, não interfere em nada.

Difícil vai ser ficar sem mais histórias assim. O jeito vai ser torcer por uma continuação...