Bidu: Caminhos Liper Gomba
Eduardo Damasceno

Resenhas - Bidu: Caminhos

Tatiane Francisco 30/03/2017

Não da para descrever o quanto essa HQ me tocou, poxa, é sobre cachorrinhos fofinhossss :( Uma lição de amizade, luta, valores e mais que isso, mostra que quando temos de estar com algo ou alguém, este algo ou alguém pode rodar o mundo ir parar aonde tiver que ir, que de uma maneira ou de outra inevitavelmente chegamos até ele!! Super ameiii , nostalgia!! MSP arrazando

Luan 14/02/2017

Quando a nostalgia bate à porta você só precisa aproveitar!
A nostalgia bateu forte enquanto eu lia Bidu – Caminhos. Talvez tenha sido esse o maior motivo para que eu lesse a história de como Bidu e Franjinha, os primeiros personagens de Maurício de Souza. Claro, além disso soma-se o fato dos bons comentários sobre esta HQ. E que saudade eu estava de pegar um GIBI nas mãos. Tá certo que se trata de uma material em melhor qualidade, mas não foram poucos os momentos da rápida leitura que me remeti há tempos atrás, quando eu lia as história do quadrinhista na escola.

A sinopse da história, que faz parte de uma série especial entitulada Graphic MSP que tem como objetivo resgatar o início de vários personagens importantes criados por Maurício de Souza, é bem simples. Como foi que Franjinha e Bidu se conheceram? As poucas páginas vão mostrar como foi tortuoso o caminho até que os dois se conhecessem. Em uma história de qualidade na escrita, no desenvolvimento e na arte, vamos nos emocionar com a persistência e com as lições de Bidu até chegar à vida de Franjinha.

Para quem é fã e acompanhou as aventuras da Turma da Mônica e vários outros personagens do Maurício, essa HQ é um prato cheio. Tem muitas qualidades e poucos defeitos. A coragem e ousadia dos mineiros Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, os responsáveis pela obra, são destaque. Conseguiram recriar com maestria uma história tão forte em nossa memória. Os diálogos rápidos mas pontuais e verdadeiros deram um tom especial à HQ. A aventura de Bidu, passando por vários lugares e sofrendo um tanto que deu dó, também foi bastante precisa e deu um ritmo interessante à história.

O que me deixou um pouco frustrado foi a rapidez. Acredito que, por ser uma obra especial, poderiam ter aprofundado um pouco mais e detalhado ainda melhor essa pré-história dos dois personagens. Foi tudo muito corrido, quase parecendo com pressa para acabar. E isso acabou prejudicando um pouco a leitura de quem é realmente fã dos gibis – meu caso. Acho que essa profundidade poderia passar ainda mais um sentimento de ligação emocional do leitor com a nostalgia. Mas, não, não chegou a estragar todo o prazer da leitura.

De uma qualidade inigualável, Bidu – Caminhos chama muito a atenção e deixa sua marca forte pelos traços. Os gráficos dos dois autores é de enorme qualidade. Me impressionei com a capa e me deliciei com as páginas. As cores foram perfeitamente casadas com cada cena. Todo o cuidado necessário para conseguir passar uma história em que tem poucas falas, uma vez que na criação de Maurício os cachorros não falam, foi tomado e era perfeitamente possível entender a mensagem de cada cena. O trabalho gráfico de toda a equipe envolvida merece todos parabéns possíveis. E sem dúvida vou continuar enveredando por essa coleção especial. Por ter faltado um pouco mais de emoção que daria a profundidade que eu esperava, quatro estrelas, caso contrário, mereceria cinco ou até mais.

Gnomot13 15/01/2017

Lindo!
Um história simples e bem construída com um formato de narrativa bem usado e como o próprio Maurício de Sousa falou, fiquem de olho nas onomatopeias que demonstram um carinho especial pela obra. Uma hq que pode ser lida em 30 min, mas que pra ser verdadeiramente apreciada são necessários 2 dias.

Tatah 23/12/2016

Bidu
Adorei poucas falas mais de otima qualidades achei esse quadrinho muito bonito e bem feito adorei tudo desde os desenhos ate a escolha das corres .

Cilmara Lopes 29/11/2016

A grafic msp mais so cute!
Não está as melhores que li dentro da MSP, mas gostei bastante.
O afago, a sutileza dos detalhes e o cuidado expressivo são elementos notórios em todas páginas.
A essência do personagem Franjinha está ali, o garoto engenhoso, Bidu está excelente, suas peripécia me fizeram rir, quanto poder imaginativo tem este cãozinho...rsrs
Ahh..destaco também as cores, são bem propícias.

Ana Roza 28/11/2016

o melhor amigo de alguém
Antes de tudo, você precisa entender que o projeto Graphic MSP foi feito para quem cresceu com os personagens de Maurício de Souza. Não que uma nova geração de leitores que nunca colocaram seus pés no Bairro do Limoeiro não possa se interessar pelo material – pelo contrário, já que ele bate de frente com outras publicações do gênero -, mas o sentimento de voltar para casa é maior se você costumava guardar três “revistinhas” da Mônica na mochila escondido antes de ir para a escola.

É como um presente de amigo. Essa edição de Bidu, então, com certeza foi um dos que são embrulhados e entregues só no Natal.

***

Originalmente postada em Garagem de Luxo, com dicas para compra.

site: http://garagemdeluxo.com/analise-bidu-caminhos-eduardo-damasceno-e-luis-felipe-garrocho/

Viviane 27/11/2016

O livro em quadrinhos não traz muitos textos, a forma com que o outor explora os sentimentos e comunicações entre os cãezinhos são por figuras ou expressões de sons ( onomatopeia), a leitura é bem rápida, acho que demorei uns 15 minutos para acabar, mesmo observando bem os desenhos.
Para quem gosta da turma da mônica e gosta de colecionar é uma boa aquisição.
Comprei para minhas filhas que possuem 6 e 8 anos e farei atividades no qual elas irão traduzir as falas com nossa linguagem e assim além de trabalhar a imaginação, poderão trabalhar com a empatia dos sentimentos, onde ao olhar para alguém diante a alguma situação possam compreender que ali mora um sentimento de dor, carência, alegria ou qualquer outra necessidade, para que futuramente aprendam a ler o mundo com todo respeito e amor.

Marianna 19/11/2016

Uma linda história com poucas palavras.
A ilustração é magnífica, pelas expressões dos personagens você não precisa de diálogos, apenas a imagem diz tudo. Eu realmente amei, eles colocaram tanto sentimentos nessa edição de Bidu que fez com que eu também ficasse cheia de sentimentos bons.
Vale a pena.
É uma gracinha.

site: www.mariollla.com

Nanda 22/09/2016

Bidu: Caminhos
Uma fofura sem fim esse quadrinho!!!

Lih 19/09/2016

UM AMOR NA FORMA DE PEQUENOS QUADROS
Bidu: Caminhos é um trabalho maravilhoso e sensível, que não ficará apenas enfeitando a minha estante, é algo para ser lido, apreciado e absorvido, pois em alguns momentos da vida precisamos que alguém ou uma Graphic Novel dessas esfregue na nossa face que tudo acontece por algum motivo e que tudo que ocorre, ocorre na hora certa, mesmo que seja difícil entender isso.

site: https://desvaneiosliterarios.com.br/2016/07/13/bidu-caminhos-um-amor-na-forma-de-pequenos-quadros/

Wermeson0 02/09/2016

Beleza
Este livro comprova que um olhar vale mais que mil palavras. Bidu é um livro simples, que conta a trajetória do Bidu até encontrar seu querido companheiro Franjinha. É um livro simples, porém muito reflexivo. Um belo livro para se ter na estante.

mouemily 26/08/2016

Bidu: Caminho foi uma das comics mais lindas que eu já li na vida. Chorei, dei risada, chorei mais um pouco e me apaixonei loucamente pelos desenhos, pela disposição dos quadros, pelas cores. É uma daquelas histórias que elevam seu coração e te deixam com lágrimas gostosas nos olhos.

Leitora eclética 31/05/2016

Bidu: Caminhos
O gráfico é bonito, gostei dela, porém não foi uma das minhas favoritas. A história vai mostrar a trajetória que o Bidu passou até encontrar o Franjinha. Ele passou fome, enfrentou cachorros maiores, chuva, foi para a carrocinha, entre outros acontecimentos. Isso nos faz refletir a situação de quantos animais estão vivendo o mesmo diariamente.

Renata 30/03/2016

Impecável
Que quadrinho maravilhoso, com uma estória linda, gráficos bem feitos, muito lindo.

Gláucia 02/03/2016

Bidu: Caminhos - Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
Minha primeira experiência com essa coleção. Fala de como o Franjinha encontrou seu fiel amiguinho Bidu. Temos alguns personagens como Bugu, Dona Pedra, Duque, Rúfius e Manfredo. A história é bonitinha, nada de mais. Porém, as ilustrações são lindas! Amei as cores, predominando o azul em tom pastel.