Bidu: Caminhos

Bidu: Caminhos Liper Gomba
Eduardo Damasceno

Resenhas - Bidu: Caminhos

Maitê 27/12/2018

Um historia linda e delicada, que faz o coração apertar e da uma vontade de segurar o cachorro e não largar mais.

Rosana - @tudoquemotiva 12/05/2018

Bidu é um cachorro de rua que passa vários perrengues ao longo de sua jornada solitária. Ele faz alguns inimigos, mas também encontra amigos que estão igual ele, tentando sobreviver nas ruas. Eventualmente, Bidu é capturado pela carrocinha e vai para um canil, lugar esse que ele tem uma vida até que tranquila, mas que para ajudar um amigo acaba escapando. Nesse percurso ele enfrentará a maior eventura da sua vida e fará amigos que jamais esquecerá.

"O que eu vou contar é uma história comum, dessas em que algumas coisas dão certo e outras dão errado, mas é a melhor que eu tenho. É a história e como conheci meu melhor amigo ou talvez seja a história de como ele me conheceu."

Essa é a primeira HQ do segundo ciclo do projeto MSP e a pressão para um trabalho de qualidade era alta, no entanto, acredito que Luís Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno conseguiram atingir o objetivo com sucesso. A ideia era mostrara o caminho que o Bidu percorreu até encontrar o Franjinha e esse percurso contou com muitos obstáculos, brigas, medos, emoção, humor e ação. Tem de tudo um pouco e tudo para agradar qualquer leitor.

O plot dessa HQ é bem simples, os autores reimaginaram como seria o encontro do Bidu e do Franjinha - dois dos primeiros personagens criados por Maurício de Sousa - e o resultado não poderia ter sido mais fofo. Com esse plot simples e amorzinho, a arte ganha um destaque à parte. Vire as páginas devagar e observe cada detalhe apresentado, preste atenção na delicadeza de cada quadrinho.

A HQ é feita tanto para crianças, quanto para adultos. É claro que cada um terá um olhar diferente, porém os adultos poderão aproveitar mais as nuances e as entrelinhas de cada situação. Os personagens não falam, mas conversam com o público através de onomatopéias e imagens que valem por palavras.

Como toda Graphic MSP as páginas finais contam com extras. É nesse momento que os autores/artistas vão falar sobre os desafios que enfrentaram, sobre as ideias que tiveram, assim como os esboços e os primeiros traços da arte da HQ.

No final de tudo, temos a versão de Bidu por Maurício de Sousa. O que levou à criar o Bidu, suas inspirações, e a importância e impacto que isso teve na sua vida. O Bidu ganhou gibi próprio após fazer muito sucesso nas tirinhas que saiam no jornal lá em meados de 1960. Hoje em dia o Bidu é o símbolo da Maurício de Sousa Produções.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/05/bidu-caminhos-luis-felipe-garrocho-e.html

Rose 02/05/2018

A amizade entre um cão e seu dono é muito forte, e todos conhecemos a lealdade que esta amizade cerca. Neste volume, temos o encontro de Bidu e Franjinha, e como nasceu esta amizade que dura até hoje.
Vamos acompanhar a procura de Franjinha por um cachorro. Desde a ida até o canil para uma adoção, até as desventuras que Bidu passa até finalmente conhecer aquele que será seu dono, temos um graphic não só lindo graficamente falando, como também com uma história de tocar o coração.

Dreh 31/03/2018

Pensa em um livro muito fofo! Sim, é este que conta de forma bem bonitinha e na imaginação dos autores como teria sido o encontro do Bidu, o cachorrinho azul, com seu melhor amigo Franjinha.

Fiquei tão encantada com essa edição que quero comprar os outros livros dessa coleção, mas eu não podia deixar de adquirir primeiro o do meu personagem preferido, que é o Biduzinho. E o segundo é o Horácio, caso queiram saber!

Desde a capa até as ilustrações durante a história, são todas muitos bem feitas e fofas. Os diálogos, mesmo entre cães, dá para entender tudo muito bem. Sentir tudo o que o Bidu sente por todo o trajeto até conhecer o inventor da turma.

Quem é fã de Turma da Mônica, não pode deixar de ter esses livros na coleção.

Ana 15/03/2018

Encantador...
O traço dessa graphic novel é lindo demais, encantador.
A essência da turminha mais amada do Brasil continua, mas com uma releitura diferente e mais profunda, nessas Graphic Novels da Maurício de Souza Produções. Algo mais sofisticado e moderno, eu diria.
A história começa assim: Franjinha quer um cãozinho, vai a um canil para adotar um, mas nenhum dos que lá estão o cativa.
Ele quer um certo cachorrinho de pêlo azul, que o conquistara desde o primeiro olhar, e que vira vagando sem rumo, pelo bairro. Essa é a história de como Franjinha conheceu o Bidu, ou melhor, de como o Bidu conheceu o Franjinha.
Com foco na perspectiva do Bidu, essa singela HQ nos desperta ternura e compaixão por milhares de cãezinhos de rua que ainda não acharam um dono nem um lar.

Daniel.Martins 21/01/2018

Resenha de www.desinformadoss.com.br
Bidú - Caminhos é mais uma das interpretações dadas por artistas modernos à obra concebida pelo genial Maurício de Souza, um ícone da literatura brasileira.
Como de costume a obra homenageia os personagens sem interferir com a essência deles, o que nos deixa aliviados e felizes pelo bom trabalho dedicado a personagens por nós tão queridos
Nessa revista temos recontado o primeiro encontro entre Franjinha e Bidú, mas a história mesmo é praticamente toda voltada a uma aventura anterior a esse encontro onde o cachorrinho azul passa por muitos perrengues.
Nos deparamos com problemas comuns a muitos cachorros abandonados nessa revista. A luta diária por comida e abrigo, os perigos ao encontrar animais maiores, humanos malvados e o sempre presente risco de atropelamento.
É uma revista que coloca à prova a questão liberdade x conforto a que muitos pets são expostos nos dias atuais. Leia e tire suas próprias conclusões.
Apesar de os quadrinhos da turma da Mônica serem, em geral, destinados ao público infantil, as graphics MSP têm uma pegada mais focada no público adulto, em pessoas como eu que passaram a infância lendo gibis e agora compram esse material para exercitar a nostalgia.
É claro que o material também pode ser lido por crianças, mas adultos aproveitarão muito melhor as nuances. A arte é um show a parte, por isso, vire as páginas bem devagar para perceber a riqueza de detalhes e a delicadeza de cada quadrinho. É possível ver que foi feita com amor.
Outra visão comum em gibis e histórias infantis em geral é a antropomorfização de personagens animais. Mas nessa revista, eles não falam usando palavras. Ao invés disso os balões contém imagens semelhantes a emojis. O leitor precisa interpretar as falas através dos sentimentos passados, bem parecido com os animais verdadeiros.
É uma técnica que causa um certo desconforto, mas que funciona muito bem quando nos acostumamos a ela. E os balões tem uma arte a parte também.
ONOMATOPEIAS: Foi necessário recorrer ao uso dessa figura de linguagem para deixar a história ainda mais interessante, por isso você encontrará onomatopeias (barulhos descritos por palavras) por toda a revista, desenhados de forma brilhante.
A técnica ajuda a preencher os espaços que a falta de diálogos poderia causar e nos deixa com algo para ler, além de apenas olhar para as imagens.

CONCLUSÃO: Bidú - Caminhos é outra obra que acerta em cheio com o objetivo dessa coleção e faz felizes tanto os fans mais antigos da turminha quanto o pessoal mais novo. Traz algumas ideias inovadoras e, mesmo assim, respeita a obra original. No Skoob ganha um 5 com louvor e pedidos por mais.

Lamboglia (@estantedotibas) 12/11/2017

Se você tem cachorrinho ou admira os animais em geral, é aqui nesta linda historinha de amizade que você vai se emocionar.

Bidu e franjinha foram os primeiros personagens do Maurício de Souza e aqui vamos observar a história do pequeno cachorrinho que passa por vários obstáculos. Bidu está só pelas ruas andando para lá e para cá e fugindo da carrocinha, dos cães maiores, em busca de algum bom osso, água e um lugar quentinho para poder descansar enquanto surge uma forte torrente, porém, sempre pensativo e tomando decisões. Enquanto do outro lado da história, Franjinha tá em busca de um cachorrinho para ser seu melhor amigo. Nesta pequena jornada, Bidu enfrenta o perigo, aprende o significado da amizade e ganha alguns amigos, inclusive o Franjinha (não é spoiler, né, gente? Hahaha). A arte é lindíssima como vocês podem ver nas imagens a seguir. Eu gostei bastante da história, ensina o valor da amizade, de proteger e amar, não apenas os cachorrinhos, mas todos os animais. Este quadrinhos eu ganhei de presente. Muito lindo! 💙
Lamboglia (@estantedotibas) 12/11/2017minha estante
Essa minha resenha tá tbm no meu instagram literário. Eu só copiei e colei aqui, por isso tem a passagem "como vocês podem ver nas imagens a seguir". hehe esqueci de apagar.

Gabriela 26/10/2017

É tudo lindo neste quadrinho! O traço e as cores são bonitos e com uma cara bem fofinha. E a história também é bonita e tocante. Narra como Bidu e Franjinha se conheceram, os caminhos percorridos por Bidu até se tornar o cãozinho de Franjinha.

Eu amei a solução dos autores para fazer a "fala" dos animais, usando desenhos bem fofinhos para representar o que eles querem. Os autores também foram felizes na escolha do tema e, pelo visto, não fui a única a pensar assim, pois já foi lançado um segundo volume do Bidu pela Graphic MSP feito por eles também.

Enfim, está entre os meus favoritos dos quadrinhos da Graphic MSP e só estou esperando uma promoção legal para comprar o outro volume.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

De Olivato - @olivatobooks 21/10/2017

AAAAAAAAA
Este graphic novel conta a história de como o Franjinha e o Bidu acabaram se tornando os melhores amigos que conhecemos nos dias de hoje. Esta ideia de utilizar os personagens criados por Maurício de Sousa adaptando-os para uma nova história é uma homenagem e faz parte do projeto chamado Graphic MSP.

Os desenhos desse graphic são lindos demais, a textura utilizada também é incrível, gostei muito da forma como os dois autores trabalharam com as cores e a história em si é muito bem escrita – por se tratar do ponto de vista de Bidu se intercalando momentaneamente com o do Franjinha, os escritores tiveram que traduzir os textos em desenhos para que os cachorros também tivesse uma linguagem no decorrer dos quadrinhos.

Eu não sabia que o Franjinha e o Bidu tinham sido os dois primeiros personagens a serem criados pelo Maurício de Sousa em 1959, por isso é que o Bidu sempre está no logo da marca do Maurício.

No Skoob, eu dei 5 estrelas e favoritei. Recomendo para todo mundo que ama esse universo da Turma da Mônica tanto quanto eu, Bidu – Caminhos é uma leitura rápida e emocionante para todas as idades. Ansioso para ler as outras adaptações desse projeto.

site: https://www.instagram.com/p/BaUzSdHl7dn/

Mauricio (Vespeiro) 06/10/2017

Uma história que se perdeu no caminho.
O traço de Eduardo é bonito, leve, sensível. A palheta de cores em tons pastel (e não “tons pasteis”, hein!) foi muito bem escolhida. Os cenários, alguns baseados em fotos urbanas, merecem destaque. As complexas cenas de chuva foram resolvidas com maestria. Enfim, no que se refere à ilustração, o livro cumpre seu papel. É um estilo diferente que completa com originalidade o álbum de figurinhas da coleção Graphic MSP. Porém, não são apenas ilustrações dispostas num catálogo; era para ser uma história em quadrinhos. E, para este fim, não funcionou.

Se a arte é agradável de se ver, o roteiro se perdeu pelos “Caminhos” que criou. A proposta era mostrar quais foram os caminhos que levaram o Bidu a conhecer o Franjinha. Mas o roteiro monótono e confuso conduz o leitor apenas por encruzilhadas e labirintos. Uma história que não flui, segue agonizante sem entregar um humor convincente; ao mesmo tempo em que a apatia do roteiro não emociona. Apostaram numa coleção chatíssima de clichês e perderam a mão. Na arte, onomatopeias manjadas (desde o tempo das brigas da série de TV Batman e Robin) que acabaram por poluir os quadrinhos. Por fim, achei péssima a escolha dos balões com conversas ilustradas. Não facilitam a interpretação, muito pelo contrário. São confusas, diminutas - uma ideia completa tentando caber dentro de um balão - e quebram o ritmo da leitura. A dinâmica dos quadrinhos foi comprometida pelos “balões inception” ou “balões jack-in-the-box”.

Se dependesse dessa história, sempre torceria para que o Bugu alcançasse o espaço e o estrelato que tanto buscou.

Nota do livro: 4,18 (1 estrela).

Vanessa França 30/07/2017

Quanto pensamos em Mauricio de Sousa e a turma da Mônica o que nos vem a cabeça são os quadrinhos "infantis", porém recentemente tomei conhecimento das graphic novels da MSP (Mauricio de Sousa Produções) que são muito diferentes dos quadrinhos.

Em primeiro lugar pela qualidade dos desenhos e a maturidade das histórias, mas sem perder o gancho com o que costumávamos ler (ou ainda lemos até hoje ...rs ) nos quadrinhos de banca de jornal.

Este graphic conta os caminhos do bidu, o famoso cachorrinho do Franjinha, até encontrar seu dono. Bidu é um cachorro que vive nas ruas, se metendo em diversas confusões e em encontros com outros cachorros, como Bugu, outro personagem clássico das histórias de Bidu. Indiretamente também podemos identificar esta como a história de muitos bichinhos de rua, a solidão, a fome e até mesmo a correria da carrocinha.

É um conto bem curtinho, eu mesma li muito rápido, porque a gente se vê preso a história e quer acabar logo, sem dúvida irei ler outras desta nova coleção.

Minha Velha Estante 21/07/2017

Resenha da Adriana Medeiros
Aí você se depara com uma HQ super fofa, com o tema principal mais fofo ainda: cachorro, com o traço fantástico e com todo o respaldo do mestre Maurício de Sousa, alguma chance de não amar???

Bidu: caminhos é a quinta Graphic Novel da coleção Graphic MSP e a primeira da segunda fase e vai contar a história do famoso cachorrinho azul do Franjinha, mas antes de eles se conhecerem. Essa HQ vai mostrar justamente como os caminhos de bidu e Franjinha se cruzaram, todos os percalços que bidu teve que passar para encontrar o seu novo e definitivo dono.

Prepare o seu coração porque a vida do Bidu e a realidade das ruas para animais abandonados não é nada fácil. Chuva, frio, fome, perigos como cães bravos e a carrocinha é só uma parte do que ele terá que enfrentar.

Mas ele também vai encontrar alguns amigos ao longo do caminho que vão ajudar a levá-lo até o seu dono.

Um dos pontos que achei mais legal da HQ é que os animais não falam, não tem voz humana, eles se comunicam através de imagens que você, adulto (rsrsrs), terá que interpretar essa nova linguagem.

Cheia de onomatopeias (aqueles palavras que simulam sons), a história vai sendo contada de uma maneira diferente e, talvez, um pouco difícil de ser lida para quem não está acostumado com a linguagem dos quadrinhos. Mas se esse é o seu caso, não se desespere!!! Te garanto que uma segunda leitura feita com olhos mais atentos resolve esse problema.

Mas enquanto Bidu enfrenta os seus desafios, Franjinha está a procura de um cachorro. Apesar de ir a um abrigo em busca do seu novo amigo, Franjinha não encontra o cãozinho certo, como se ele e Bidu estivesse destinados um ao outro.

A paleta de cores é fantástica e te ajuda a entrar no clima do sentimento que os autores querem despertar em cada quadrinho.

Como já conhecemos a história dos dois, sabemos que essa história tem um final feliz. Mas infelizmente não é o que acontece com muitos cãezinhos que perambulam pelas nossas cidades. Dan foi um desses animais, que hoje temos o prazer de chamar de filho. Não podemos deixar a oportunidade passar, eu e Dan, e dar uma dica aqui: adote! Olhe para o lado, para o chão molhado, para a marquise fria, para aquele cantinho úmido, ali pode estar o seu melhor amigo ou seu filho do coração!!!

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/07/leitura-da-drica-e-dica-do-dan-bidu.html