Bidu: Caminhos

Eduardo Damasceno

Resenhas - Bidu: Caminhos

Pedro Guimarães 06/05/2020

Emocionante

Senti um apelo dramático muito forte e uma sutileza narrada comovente.
Guardo com carinho na minha coleção essa história

Alexandra 26/04/2020

Emocionante
Meu cachorrinho é resgatado. E tive a mesma sensação que o Franjinha, ele me encontrou.
Lindo demais!! Mostra tudo o que um cãozinho de rua sofre antes de encontrar seu dono.
A continuação é ainda mais emocionante!!

Rai 15/03/2020

Ataque de fofura!
O quadrinho mais fofolindo do Bidu que eu já li em toda a minha vida. O traço é bem bonito e a história muito emocionante!

Só no finalzinho foi que reconheci os outros cachorros, especialmente o Bugu.

Helo 19/02/2020

Adote!
Me fez pensar sobre a necessidade de olharmos mais ao nosso redor! NAO COMPRE, ADOTE!

@literatotti 31/01/2020

"Essa é a história de como conheci meu melhor amigo"
Bidu é um cachorro de rua que passa por muitas dificuldades, mas, a maioria delas, são consequências dos caminhos que ele toma. Nesta HQ, Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho resgatam o cachorrinho mais famoso de Maurício de Souza para nos mostrar como ele conheceu seu melhor amigo: Franjinha. Em uma das poucas falas do livro, é escrito: “Esta é a história de como conheci o meu melhor amigo”.

A história nos faz refletir sobre os caminhos que percorremos para chegar onde chegamos. Certas ou erradas, as escolhas é o que nos torna humanos. Daí a qualidade da HQ: nós nos reconhecemos em Bidu justamente por sabermos que são os erros e acertos que nos fazem caminhar. .

A ausência de linguagem verbal é suplantada pelas constantes onomatopeias, que ganham vida própria e se relacionam com os desenhos. A falta de diálogos se coloca como um desafio para o leitor que precisa reconhecer os sentimentos do cachorro apenas pelo desenho.
Com uma coloração bem suave e melancólica, a história nos permite resgatar memórias afetivas com nossos melhores amigos caninos. (Saudades, Scooby, nunca vou te esquecer!). O grande trunfo da história é nos ensinar que um amigo como esse não se compra, um amigo como esse se reconhece. Neste sentido, o livro nos ensina que adotar um cãozinho pode ser recompensador para a nossa alma.

site: https://www.instagram.com/p/B79F5ZrjCDg/?hl=pt-br

Carol 20/01/2020

Por tratar Bidu inicialmente como um cãozinho de rua, os artistas tocam em temáticas muito importantes e delicadas, como o abandono e a adoção responsável de animais. A história mostra com detalhes os sofrimentos dos cachorrinhos ao terem que roubar comida, protegerem-se da chuva, fugir da carrocinha, encontrar um lugar seguro para dormir. São muitos os momentos em que o leitor sente vontade de abraçar o Bidu e pegá-lo para si, assim como os amiguinhos que ele encontra em seus “caminhos”.

site: Leia mais em: https://papoliterario.com.br/2019/06/28/bidu-caminhos/

Nah @vamoslerumahistoria 27/07/2019

Amizade e seus caminhos ?
Hoje é Dia do Amigo (eu nem sabia) e logo me lembrei dessa história em quadrinhos que li esses dias e achei simplesmente linda!
Escrita (ou reinterpretada) por Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, Bidu - Lições, conta a história do encontro e do início de uma linda amizade entre o cachorrinho e Franjinha.
Leitura Compartilhada para crianças acima de sete anos!?

Super indico!?

Pri A. 10/07/2019

Amei
Que capa mais linda essa hein??? Super bem desenhada e a escolha das cores pastéis foi uma coisa muito boa, por que o resultado foi excelente…mesmo. A diagramação não preciso nem dizer, né??

Confesso que quando eu o vi no Facebook, amei logo de cara e fiquei desejando muito até que comprei essa lindeza. A história é super fofa. Nela (na história) como fica sabendo como foi difícil para o Bidu, encontrar um novo lar e o que ele mais deseja é esse novo lar. E também ficamos sabendo como o Franjinha “ganhou” o Bidu.

A HQ é lindíssima com ilustrações lindíssima, e como citei as cores pastéis deram um tom muito agradável. Confesso que fiquei bastante tocada pela história, e quase quis adotar um Bidu para mim também (mas logo desisti, por que não posso ter cachorros…o que é uma pena).

Não tenho mais o que dizer, por que esse é uma daquelas HQ’s que falam por si!!
Mas super indico, por que é fofo… mesmo.. hahahahaha.

Recomendo!!!

site: Resenha do antigo "Blog Resenhando"

Eliana 16/03/2019

Uma obra de arte
Obra de arte em formato de quadrinho! Quase sem balões com palavras a história se passa do ponto de vista do Bidu e sua aventura até chegar ao Franginha. Uma história realizada de forma sensível. Eu que sou amante dos animais, me identifiquei muito com a vontade dos bichinhos de terem um lar, comida, banho e caminha quente!!
Uma história de medos, sobrevivência, superação e amizade! Ganhou meu coração! ??

Thalles.Haydan 10/02/2019

Bidu, caminhos.
Um HQ muito bonitinho, com uma história muito simples e que ganha seu coração. Eu simplesmente me apaixonei pela história, pelos personagens, já eram personagens que eu gostava muito, com essa HQ então, me deixou mais apaixonado ainda por eles.

Maitê 27/12/2018

Um historia linda e delicada, que faz o coração apertar e da uma vontade de segurar o cachorro e não largar mais.

Rosana - @tudoquemotiva 12/05/2018

Bidu é um cachorro de rua que passa vários perrengues ao longo de sua jornada solitária. Ele faz alguns inimigos, mas também encontra amigos que estão igual ele, tentando sobreviver nas ruas. Eventualmente, Bidu é capturado pela carrocinha e vai para um canil, lugar esse que ele tem uma vida até que tranquila, mas que para ajudar um amigo acaba escapando. Nesse percurso ele enfrentará a maior eventura da sua vida e fará amigos que jamais esquecerá.

"O que eu vou contar é uma história comum, dessas em que algumas coisas dão certo e outras dão errado, mas é a melhor que eu tenho. É a história e como conheci meu melhor amigo ou talvez seja a história de como ele me conheceu."

Essa é a primeira HQ do segundo ciclo do projeto MSP e a pressão para um trabalho de qualidade era alta, no entanto, acredito que Luís Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno conseguiram atingir o objetivo com sucesso. A ideia era mostrara o caminho que o Bidu percorreu até encontrar o Franjinha e esse percurso contou com muitos obstáculos, brigas, medos, emoção, humor e ação. Tem de tudo um pouco e tudo para agradar qualquer leitor.

O plot dessa HQ é bem simples, os autores reimaginaram como seria o encontro do Bidu e do Franjinha - dois dos primeiros personagens criados por Maurício de Sousa - e o resultado não poderia ter sido mais fofo. Com esse plot simples e amorzinho, a arte ganha um destaque à parte. Vire as páginas devagar e observe cada detalhe apresentado, preste atenção na delicadeza de cada quadrinho.

A HQ é feita tanto para crianças, quanto para adultos. É claro que cada um terá um olhar diferente, porém os adultos poderão aproveitar mais as nuances e as entrelinhas de cada situação. Os personagens não falam, mas conversam com o público através de onomatopéias e imagens que valem por palavras.

Como toda Graphic MSP as páginas finais contam com extras. É nesse momento que os autores/artistas vão falar sobre os desafios que enfrentaram, sobre as ideias que tiveram, assim como os esboços e os primeiros traços da arte da HQ.

No final de tudo, temos a versão de Bidu por Maurício de Sousa. O que levou à criar o Bidu, suas inspirações, e a importância e impacto que isso teve na sua vida. O Bidu ganhou gibi próprio após fazer muito sucesso nas tirinhas que saiam no jornal lá em meados de 1960. Hoje em dia o Bidu é o símbolo da Maurício de Sousa Produções.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/05/bidu-caminhos-luis-felipe-garrocho-e.html