F

F Antônio Xerxenesky

Resenhas - F

Dalton13 27/01/2024

Então tá, então tá bom...
O título revela minha reação em 90% da minha leitura do livro. Demora muito para algo interessante de fato acontecer na história - o que, pra mim, só aconteceu nas últimas 30/50 páginas - e a primeira metade é em geral cheia de descrições e relatos entediantes. Acredito que o fato de eu não conhecer nenhuma das obras citadas e usadas no enredo possa ter influenciado negativamente minha experiência com o livro, mas honestamente não acho que teria feito tanta diferença assim, no máximo eu entenderia o encanto da protagonista (e aparentemente do autor) pelos filmes do Orson Welles.

Felipe1256 15/10/2023

Os três atos parecem três livros diferentes. O primeiro é claramente uma história de origem de uma assassina com as pesquisas sobre cinema. O segundo eh radicalmente sobre cinema e orson welles. E o terceiro é só insanidade.
Gostei muito dos primeiros mas o último eh realmente insuportável so o que salva eh o final que amarra todos os atos com a reflexao sobre arte e realidade

Matheus.Lamec 09/07/2023

O livro é muito bem escrito, rápido de ler e de leitura que já prende desde o primeiro parágrafo. Apesar de ter achado meio chato no meio, mas o final foi satisfatório.

APaula.Maia 13/03/2023

Nesse livro conhecemos um pouco da Ana, protagonista que é uma assassina de aluguel.

Carioca, mora com os pais e a irmã até que no dia do enterro do seu pai conhece um tio distante e com o passar do tempo vai para Los Angeles morar com ele.

O livro se passa na década de 80 (amei as referências desse tempo nostálgico) e tem dois tempos de narrativa onde ela intercala contando sobre sua infância e os dias atuais.

Não há grandes reviravoltas ou ação na história, para mim chegou a ser um pouco arrastada por ter detalhes que acredito que cinéfilos apreciem muito mais.

Ju 20/02/2023

Esse livrei me surpreendeu
Eu comecei a ler sem saber do que se tratava a história, e foi uma coincidência que a personagem comece a se interessar por cinema numa época em que eu mesma estou obsecada pelo assunto. Sem dúvida vou buscar conhecer mais da obra de Orson Welles.

cat 19/12/2021

O livro passa a energia de filmes feitos para cinéfilos, com cenas paradas e reflexivas. É bom mas nada de extraordinário, o enredo é bom mas me pareceu mais focado no conceito do que no livro em si.

Mari 07/11/2021

Algo nesse livro me remete a atuações ruins, mas porque a escrita é necessariamente ruim, mas sim porque os personagens parecem atores ruins. Atores ruins lendo diálogos ruins.

Aline | @42.books 09/07/2021

Ótima premissa, execução fraca...
Adoro histórias ficcionais que utilizam de personagens e referências reais. É como se trouxessem algo de extraordinário para dentro da realidade.
Entretanto, a leitura desse livro, em minha opinião, foi meio enfadonha, tanto por descrições extensas e sem propósito aparente, quanto pela superficialidade dos acontecimentos. A personagem, mesmo com um passado tortuoso, não conseguiu me alcançar como leitora. Achei ela, de alguma forma, pretensiosa e superficial em suas questões. Acho que esse último ponto é fruto de uma pressa narrativa em jogar os acontecimentos de forma apressada, sem tirar deles um valor significativo.
É isso, F foi um livro capaz de me divertir, mas não de me alcançar.

Maria.anamariaprof 16/05/2020

Dei uma chance e gostei até
Gente, percebi que estava lendo poucos autores brasileiros contemporâneo. Encontrei esse numa promoção na Amazon, eu diria que foi uma leitura boa.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

O livro conta a história de Ana, que aos 25 anos de idade já havia visto e protagonizado diversas cenas dignas das telas de cinema: decapitações, mortes por queda, cabeças estouradas por tiros de rifle ou espingarda. Talvez por isso não tenha achado graça ao assistir pela primeira vez a Cidadão Kane, de Orson Welles, considerado por muitos críticos o melhor filme de todos os tempos. De qualquer forma, aquilo fazia parte de seu trabalho – ao menos desde que fora contratada para matar o diretor norte-americano.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532529190

Natália 24/02/2020

Interessante, nada de extraordinário. Ótimas referências aos anos 80. Pra quem curte é um prato cheio.

Jhoy - @sabedoriaentrelivros 07/01/2020

But is it art ?
"F" obra de um escritor brasileiro, com título que faz referência ao filme "F for Fake", é um livro de cultura e arte do início ao fim. Publicado em 2014, dividido em 3 partes e com narrador em primeira pessoa, nos deparamos com a história da Ana, uma matadora de aluguel.
Na primeira parte do livro acompanhamos relatos da infância da Ana, intercalando com sua vida adulta. Na adolescência Ana vê mais coisas que deveria morando no RJ com os pais e dia irmã. Na primeira oportunidade ela vai morar em Los Angeles com um tio que nunca teve conhecimento da existência, onde aprende a manejar uma arma e descobre-se sua profissão. Na segunda parte acompanhamos a vida adulta da Ana, a vida adulta de uma matadora de aluguel.
Na terceira parte ocorre o clímax e uma reviravolta.
Diferente da maioria dos livros de Ficção Policial, esse não foca em "quem matou quem", mas, sim, na vida do matador, nas circunstâncias que vive e se é possível viver "bem" depois de tanto matar.
Com relatos sucintos e precisos, Xerxenesky transporta, surpreende e nos envolve em uma narrativa repleta de arte, com um final que deixa um ponto de interrogação, " sonho, realidade ou loucura?".

It is pretty, but is it art?

Dali 29/10/2019

Resenha
F de Falso / F de Ficção / F de Futuro

A narrativa ocorre em primeira pessoa na década de 80, uma assassina de aluguel faz um paralelo entre a arte (cinema, música) e sua profissão. Apesar da narrativa ocorrer na época da ditadura a personagem não se envolve nesse tema e sim na figura de Orson Welles que após um certo envolvimento ela passa questionar o verdadeiro sentido da sua vida. Leitura rica em detalhes figurativos da década de 80, trama traçada entre 2 epígrafes envolvendo o leitor do início ao fim!

Bruxinhagabis 13/10/2019

Achei meio corrido o final mas como primeiro contato com o tema na ficção gostei.

Meyre 04/09/2019

F de fod*
Ótima leitura, bem fácil, boa pra passar o tempo! História que prende o leitor, apesar de que poderia ser um livro maior, com mais detalhes de algumas relações da protagonista (como com seu pai, por ex.). Enfim, boa leitura e não me arrependo, mas ainda acho que merecia um final melhor! Recomendo o livro.