A Árvore do Halloween

Resenhas - A Árvore do Halloween

1 | 2 | 3 | 4

ArthurAlves 24/04/2021

Viajado
Esse livro é um conto de Halloween do criador de Fahrenheit 451, então sim, é viajado. Gostei da história em si, dos monstros e até da viagem.

Não é um dos melhores dele, mas a edição é linda!

E acredito que minha espectativa prejudicou um pouco a experiência, mesmo assim li em um dia.

Recomendo a leitura sim.

Jacon 29/03/2021

A árvore de halloween
Através da viagem no tempo e metáforas viajamos juntos com o grupo de amigos pela história para entender melhor o halloween e todo o poder que envolve essa data.

Maya 05/12/2021

Certeza que vou reler todo Halloween! Bradbury é um dos meus autores favoritos, esse livro foi bem diferente dos outros que li, uma pegada infantil e cheia de fantasia. Deu vontade de ler outras obras dele, para ver o que vou encontrar de novo.

Heidi Gisele Borges 30/08/2020

Um pequeno romance juvenil com pitadas de horror.

"A árvore do Halloween" (The Halloween Tree, Editora Bertrand Brasil, 160 páginas) é um livro bastante simples e rápido de ler, o que, de forma alguma tira a beleza da história.

Oito amigos se fantasiam para a noite mais esperada do ano. Bruxa, Esqueleto, Múmia... A noite de Halloween! Mas percebem que falta alguém. Então vão até a casa do menino mais querido - isso é bem descrito, ele é mesmo muito especial para todos, uma criança que ilumina onde chega -, Pipkin.

Ele, estranhamente, ainda não está com sua fantasia. Pip, como é conhecido, se mostra desanimado, sem o brilho que encanta a todos, e pede para os meninos irem na frente e diz que logo os encontra.

Confusos, e hesitantes, eles seguem até a velha casa indicada pelo amigo. Ela é assustadora! Com receio, eles batem com a aldrava que lembra Marley de "Um conto de Natal", de Charles Dickens.

Um estranho acontecimento e um homem estranho na porta.

"- Nada de Gostosuras - informou ele. - Apenas... Travessuras!"

A porta bateu!

Os meninos dão a volta na casa e lá ao fundo descobrem a fantástica Árvore do Halloween!

E a partir daí a aventura, ou melhor, as aventuras começam.

O estranho Sr. Montarlha os leva através do tempo para entenderem melhor a data que comemoram. Cada fantasia tem um significado. A morte tem significados diferentes em cada cultura, e ele mostra como ela é celebrada. Como acontecia no Egito, no México...

Contista e romancista bastante conhecido por seus livros de Ficção Científica, especialmente por "Fahrenheit 451" e "Crônicas Marcianas", escreveu para a TV, rádio, teatro e cinema, foi muito premiado, Ray Bradbury (1920-2012) escreveu essa história juvenil que pode assustar os pequenos. Mas vai muito além de uma história de sustos e fantasias de Halloween. "A árvore do Halloween" fala sobre a morte e a amizade e podemos viajar pelas ilustrações de Joseph Mugnaini (1912-1992).

"Havia tanta coisa acontecendo que Tom exclamou:

- Meu Deus, quanta coisa acontecendo!"

Débora 08/08/2020

Confuso e previsível
Depois de um primeiro contato bastante positivo com este autor, através do clássico de ficção científica "As crônicas marcianas", vem o desejo de conhecer mais de sua obra.
A sinopse me animou, porém a leitura me decepcionou bastante. Encontrei vários erros na escrita. Não sei qual foi o processo e em que momento Ray Bradbury escreveu este livro, mas parece que foi feito às pressas, por uma criança nos seus 12 anos de idade, e que não houve revisão ou qualquer cuidado com a obra. Em um momento, um personagem é uma figura mítica, no outro é uma árvore. Este é somente um exemplo das incoerências presentes no livro. Ou então, uma das crianças fala "Olha!", e não há descrição por parte do narrador do que está sendo visto ou acontecendo. Bastante confuso. Li por ler, só pra acabar. Não fiquei curiosa em nenhum momento, pelo contrário, o final era bem previsível. Não havia temor pelo destino das personagens, nem identificação e empatia com nenhuma delas.
Estranha-me o fato de ser um livro infanto-juvenil, pois se foi confuso pra mim, certamente o é para uma criança pré-adolescente.
Não recomendo.

Blog MDL 10/11/2014

Era noite de Halloween e Tom e seus amigos não poderiam estar mais animados. Vestidos com as fantasias dos personagens mais aterrorizantes que eles puderam imaginar, eles saíram de casa determinados a ter suas Gostosuras ou a realizar muitas Travessuras. No entanto, toda a promessa de diversão estava ameaçada pela falta de Pip, o nono integrante do grupo. Em busca de respostas para o desaparecimento do amigo, eles vão até a estranha propriedade que ficava mais além dos limites da cidade e acabam conhecendo o estranho proprietário do local que os convidam para uma noite mágica e repleta de surpresas.

Ray Bradbury é um dos grandes nomes da ficção científica, cujos leitores em geral podem até não ter lido as suas obras, mas certamente reconhecerão títulos como As Crônicas Marcianas e Fahrenheit 451, dado o reconhecimento que o autor obteve no universo literário. No entanto, imagino que poucas pessoas saibam que o autor falecido em 2012 também escreveu livros para um público mais jovem e que o fez com a mesma maestria que se tornou uma de suas principais marcas.

A Árvore do Halloween pertence a este legado, pois trazendo uma aventura contagiante protagonizado por oito garotos e um ser misterioso no Dia das Bruxas, Bradbury convida o leitor a não só conhecer as origens dessa data comemorativa, como também, deixar seus pensamentos irem mais além junto com os seus personagens. Escrito em terceira pessoa, mas focado na figura do menino Tom, desde o princípio é possível ver a empolgação com a qual as crianças americanas encaram as festividades do Halloween.

Ainda mais quando a possibilidade de se fantasiar de maneira assustadora e comer tantos doces quanto possível são os pontos altos da noite para eles. Mas será que eles sabem todas as influências que a festividade sofreu até chegar o ponto que eles conhecem? Pelo jeito, Ray achava que não. Tanto que nesse livro ele concerne aos garotos uma noite mágica, onde eles viajam por várias eras para conhecer desde os rituais de morte dos egípcios até a perseguição sofrida pelas bruxas na Europa.

Apesar de a narrativa ser leve e por vezes um pouco superficial, é notório a crítica religiosa embutida no texto do autor. Principalmente porque ele foca na causa da extinção e perseguição de determinadas culturas politeístas: o cristianismo. Todavia, não é nada que possa deixar os leitores que não gostam da temática incomodados, mas é algo que pode sim, deixar os demais leitores inquietos e sedentos por mais. Mas o autor não parou por aí, para construir sua história, ele ainda utilizou canções e rimas que tornou tudo ainda mais encantador e que deu o toque essencial para que o livro se firmasse na categoria infantojuvenil.

Com belas ilustrações de Joseph Mugnaini, é impossível não sentir que elas completam a perfeição, a assombrosa embora divertida história dos garotos que tiveram a chance de conhecer de perto cultuas extintas há tanto tempo, mas que de uma forma ou de outra continuam exercendo certa influência no mundo moderno mesmo que não saibamos. Em suma, um livro para os jovens, mas que pode (e deve) ser apreciado também pelos mais crescidos.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/11/resenha-arvore-do-halloween-por-ray.html

Aline Teodosio @leituras.da.aline 21/07/2020

Tudo o que uma turma de garotos mais quer é curtir o melhor feriado do ano: o Halloween. Animados, eles andam pelas ruas a procura de gostosuras ou travessuras. Até que eles encontram uma casa sombria, com um dono estranho e uma árvore assustadora. O medo toma conta de todos e eles só pensam em fugir, mas um dos amigos ficou para trás.

É com essa premissa que os garotos embarcam numa aventura inimaginável tentando salvar o amigo. Nela, viajamos por várias eras que explicam de onde veio o famoso dia dos mortos, desde os tempos das cavernas, até os dias atuais, perpassando por culturas de povos variados.

O livro é voltado para o público infanto-juvenil, mas a escrita do autor é primorosa e cheia de encanto, como o tema pede. Aliás, bruxas é um tema que sempre me envolve, que toca a verve de minh?alma.

O que faltou foi um mergulho mais a fundo nos costumes e tradições de cada época, de cada cultura pela qual os meninos passaram. O ponto, porém, alto foi a crítica às diversas religiões, quando uma sempre almeja se sobressair em relação à outra, especialmente quando se está em jogo a gana por poder e dominação.

Ah, a humanidade... Nem percebe mundo todo é pura travessura, adoçado (às vezes) com algumas gostosuras.

Gladston Mamede 29/04/2020

Uau! Como Ray Bradbury escreve bem. Como maneja as palavras para tecer frases que são obras de arte. Um lirismo convicto e bem posto: na medida para a proposta do livro e em favor da história. A história é infanto-juvenil, advirto. Mas amei ler. E dará gosto ler para meus netos. Um livro bonito... doce.

Vicencia 14/03/2020

Livro curto, pode ser lido em um único dia. Pena que a história não me prendeu.

Edu 16/12/2021

Bem legal
O ambiente que o autor cria com aquela atmosfera de outono, halloween combinado com infância é realmente maravilhoso.
A história é boa, a leitura é rápida e com alguns tons mais sombrios.

Recomendo!

Leitora Viciada 04/12/2014

A Árvore do Halloween (The Halloween Tree) foi publicado pela primeira vez em 1972, nos Estados Unidos. No Brasil, a obra do mestre da Ficção Fantástica, chegou em 2014 em linda edição pela Bertrand Brasil (Grupo Editorial Record). A história é uma raridade: Atemporal e para todas as idades, portanto imperdível.
Ray Bradbury (1920-2012) é um dos mais importantes escritores do mundo, especialmente conhecido por clássicos como Crônicas Marcianas (1950) e Fahrenheit 451 (1953), leitura obrigatória para os fãs de Ficção Científica e para quase todos os leitores em geral. Pela Bertrand Brasil foram publicados os livros Algo Sinistro Vem Por Aí (2006 - Something Wicked This Way Comes, 1962) e Licor de Dente-de-Leão (2013 - Dandelion Wine, 1957).
Ray Bradbury possui inúmeros prêmios importantes e suas histórias já foram adaptadas para diversas mídias, como cinema, rádio, televisão, teatro e quadrinhos. A Árvore do Halloween foi adaptada pela Hanna Barbera em 1993, originando uma animação de pouco mais de 1 hora de duração e com narração e roteiro do próprio Bradbury. Estou bastante curiosa a respeito do desenho e espero ter a chance de assisti-lo.

Durante minha experiência de leitura, A Árvore do Halloween se desenvolveu livremente, sem esforço de minha parte; me encantou exatamente como uma animação, porém com um visual sombrio, mas vivo; melancólico, porém bonito. É uma história alegre e triste ao mesmo tempo, mantendo sempre o espírito aventureiro e assustador. Pude vislumbrar uma produção intensa e de aspecto intrigante e agradavelmente bizarro.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2014/12/a-arvore-do-halloween-de-ray-bradbury-e.html

Jana 05/10/2021

Divertido
Achei a história muito criativa e divertida. É muito legal quando os livros conseguem abordar um tema comum fugindo do que conhecemos e trazendo novas perspectivas. Os diálogos são muito bons, todo o as de mistério e tensão que fica pelos acontecimentos é o que mais prende a leitura. É um livro bem rápido de ler pois todas as páginas possuem acontecimentos importantes. Recomendo muito a leitura, principalmente para crianças que gostam de história de terror.

Hugo Sales 20/04/2020

Ray Bradbury mandado bem (de novo)
O que muitos leitores leem no halloween? Bom, quem não tem medo de encarar o gênero, claro, busca livros de terror — Stephen King, Lovecraft, Poe, Mary Shelley, esses são apenas alguns nomes de escritores competentes no ramo. Sangue, tensão, suspense e medo permeiam páginas e páginas dessas histórias.

Na contramão; porém sem fugir do tema e do gênero, Ray Bradbury escreveu um dos livros mais cativantes sobre o famoso dia das bruxas. “A Árvore do Halloween” conta a história de oito amigos que se aventuram pelas ruas atrás de gostosuras ou travessuras. Eles esperam ganhar doces, sustos e ter muita diversão, contudo, algo não está certo: o grupo é formado por nove integrantes. Em busca do amigo desaparecido, os oito remanescentes encontram uma árvore cheia de abóboras numa casa tida como mal-assombrada. Lá, eles receberão um precioso presente: a chance de viajar no tempo para conhecer as raízes do halloween através de várias culturas e personagens históricos.

A escrita de Ray Bradbury — um dos mestres da ficção científica — é cativante. Neste pequeno livro, ele consegue construir enredo e narrativa com habilidade, sem perder o seu estilo característico das outras obras. O enredo é ágil, ritmado, e é competente ao contar a história do grupo de amigos em busca do nono integrante enquanto costura uma linha do tempo com a origem do dia das bruxas.

Em “A Árvore do Halloween” sua linguagem é voltada para o publico infantil, talvez até mesmo ao infanto-juvenil, mas sem excluir completamente outros públicos em potencial. É como se Bradbury contasse uma história de descobertas para as crianças, mas oferecesse curiosidades interessantes aos adultos, dando-lhes a chance de reviver sentimentos nostálgicos sobre a época.

Jéssica 19/10/2021

Uma bela história
Como Ray Bradbury foi um autor realmente incrível!
Ao ler "Licor de dente-de-leão", uma história infantojuvenil, vi o lado da escrita mais poética do autor. Tão tocante, tão bonita.
Em "A árvore do Halloween", história igualmente infantojuvenil, Bradbury nos coloca em uma aventura que viaja no tempo e nos mostra algumas culturas que deram origem ao Halloween. Uma história muito rica, que permeia os temas sobre morte e vida, nossos medos, e principalmente a amizade.
Vale a leitura e recomendo para todas as idades.

"Quando vocês alcançarem as estrelas e lá viverem para sempre, todos os medos irão embora e a própria Morte morrerá."

1 | 2 | 3 | 4