A Árvore do Halloween

A Árvore do Halloween Ray Bradbury

Resenhas - A Árvore do Halloween

1 | 2 | 3 | 4

Everton.Paulo 05/10/2022

Pra mim já é um clássico de Halloween
Alguns amigos saem na noite de Halloween para pedir doces. Um deles diz que poderá ir mais tarde apenas. O grupo parte para a mansão assustadora com uma árvore medonha cheia de abóboras do feriado. O dono da casa então propõe um viagem inesperada.
E assim, passamos por vários rituais e crenças sobre esta data. É praticamente um guia sobre como algumas culturas celebram seus mortos em forma de uma história de terror adolescente.
Uma obra muito surpreendente, com o visual de terror que o tema pede e ma trama linda entre amigos.
Leitura fluida e muito recomendada.

Jana 05/10/2021

Divertido
Achei a história muito criativa e divertida. É muito legal quando os livros conseguem abordar um tema comum fugindo do que conhecemos e trazendo novas perspectivas. Os diálogos são muito bons, todo o as de mistério e tensão que fica pelos acontecimentos é o que mais prende a leitura. É um livro bem rápido de ler pois todas as páginas possuem acontecimentos importantes. Recomendo muito a leitura, principalmente para crianças que gostam de história de terror.

Jéssica 19/10/2021

Uma bela história
Como Ray Bradbury foi um autor realmente incrível!
Ao ler "Licor de dente-de-leão", uma história infantojuvenil, vi o lado da escrita mais poética do autor. Tão tocante, tão bonita.
Em "A árvore do Halloween", história igualmente infantojuvenil, Bradbury nos coloca em uma aventura que viaja no tempo e nos mostra algumas culturas que deram origem ao Halloween. Uma história muito rica, que permeia os temas sobre morte e vida, nossos medos, e principalmente a amizade.
Vale a leitura e recomendo para todas as idades.

"Quando vocês alcançarem as estrelas e lá viverem para sempre, todos os medos irão embora e a própria Morte morrerá."

Malu 02/05/2021

A Árvore do Halloween ?
Uma bela aventura na noite de Halloween. Ray Bradbury nos conduz por várias culturas para nos contar as origens dessa data tão especial.
Uma história sobre os medos, sobre morte, vida e amizade.
Amei... favoritado...

Rod 31/07/2020

Que livro lindo.
Para quem ama Halloween, este livro é perfeito.
E para quem desconhece o feriado, é um bom ponto de partida para as origens da data.
Um livro sensível, divertido, didático e bonito. É de uma beleza fúnebre que causa um deleite sombrio no espectador.
Apesar disso, não é de terror nem assusta as crianças.
Leiam.
Todas as idades saíram jubilosas desta leitura.
Amei.

Hugo Sales 20/04/2020

Ray Bradbury mandado bem (de novo)
O que muitos leitores leem no halloween? Bom, quem não tem medo de encarar o gênero, claro, busca livros de terror — Stephen King, Lovecraft, Poe, Mary Shelley, esses são apenas alguns nomes de escritores competentes no ramo. Sangue, tensão, suspense e medo permeiam páginas e páginas dessas histórias.

Na contramão; porém sem fugir do tema e do gênero, Ray Bradbury escreveu um dos livros mais cativantes sobre o famoso dia das bruxas. “A Árvore do Halloween” conta a história de oito amigos que se aventuram pelas ruas atrás de gostosuras ou travessuras. Eles esperam ganhar doces, sustos e ter muita diversão, contudo, algo não está certo: o grupo é formado por nove integrantes. Em busca do amigo desaparecido, os oito remanescentes encontram uma árvore cheia de abóboras numa casa tida como mal-assombrada. Lá, eles receberão um precioso presente: a chance de viajar no tempo para conhecer as raízes do halloween através de várias culturas e personagens históricos.

A escrita de Ray Bradbury — um dos mestres da ficção científica — é cativante. Neste pequeno livro, ele consegue construir enredo e narrativa com habilidade, sem perder o seu estilo característico das outras obras. O enredo é ágil, ritmado, e é competente ao contar a história do grupo de amigos em busca do nono integrante enquanto costura uma linha do tempo com a origem do dia das bruxas.

Em “A Árvore do Halloween” sua linguagem é voltada para o publico infantil, talvez até mesmo ao infanto-juvenil, mas sem excluir completamente outros públicos em potencial. É como se Bradbury contasse uma história de descobertas para as crianças, mas oferecesse curiosidades interessantes aos adultos, dando-lhes a chance de reviver sentimentos nostálgicos sobre a época.

Psychobooks 07/02/2015

Enredo e Desenvolvimento do enredo
Na noite de Halloween, um grupo de oito amigos se junta para aproveitar a festa, mas os garotos logo percebem a falta de um deles. Guiados pelo misterioso Montarlha, eles embarcam em uma viagem através do tempo e do espaço à procura de seu amigo, ao mesmo tempo em que visitam as comemorações de Halloween em diferentes épocas e lugares.

Narrativa

Ao longo das 160 páginas da história acompanhamos as aventuras dos amigos por lugares como Egito, Grécia e México em outras épocas, ao mesmo tempo em que eles aprendem sobre essas culturas e como elas comemoram o Halloween. Montarlha (uma espécie de espírito/fantasma) é quem os guia e os ajuda a encontrar o amigo e levá-lo de volta para casa.

Personagens
O sr. Montarlha é muito misterioso, não se sabe ao certo se ele é humano ou fantasma, mas é o personagem mais bem-caracterizado do livro: não há muita distinção entre os nove garotos, a única característica apresentada é a fantasia que cada um está usando.

Conclusão
O livro realmente não me convenceu. Ao iniciar a leitura senti uma vibe Neil Gaiman e me empolguei, achando que ia me apaixonar, mas não foi isso que aconteceu. Achei a história fraca e a falta de caracterização dos personagens me incomodou demais, não consegui sentir empatia por nenhum deles. Foi uma leitura que não me acrescentou muita coisa e tive a maior dificuldade de escrever até mesmo essa breve resenha.

"Como uma maré maligna de um pesadelo se erguendo como uma onda de gritos e rebentando para inundar a catedral e se colocar em cada ponta e pedra saliente."
Página 106

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/11/resenha-a-arvore-do-halloween.html

Caroline Rejane 15/11/2014

Eu nasci no Halloween, mas como nasci no Brasil a data não tem tanto significado, as escolas de inglês ficam com a incumbência de lembrar seus alunos desta data. Afinal ela não faz parte da nossa cultura, mas em outros países (ressalta-se Estados Unidos e México) o Dia das Bruxas, Samhain ou qualquer que seja o seu nome mais conhecido é um evento altamente celebrado.

Então eis que a Bertrand lança em outubro este livro. Do autor conhecia de nome outras obras, também publicada pela Bertrand (Algo Sinistro vem por Aí e Licor de Dente de Leão), mas esse livro me chamava.

O livro é curto e a leitura flui rápida, mas isso não é demérito. Ray nos conta a história do Halloween (como ele foi comemorado através dos tempos) e seus significados através da "operação resgate" de oito amigos para salvar o Pipkin. Que na minha cabeça eu só lia Pumpkin - abóbora em inglês, (o clima halloween tomou conta de mim na leitura).

As ilustrações de Joseph Mugnaini só me faziam querer que tudo se transformasse em um fantástico desenho animado ou um filme dirigido por Tim Burton (só ele conseguiria levar para as telas a beleza dessa história).

Independente dos personagens principais serem crianças, recomendo "A Árvore do Halloween" para TODAS as idades.

E mesmo não tendo a intenção (afinal o mundo não gira ao meu redor), agradeço a Bertrand Brasil por este presente de aniversário.

Obs.: E essa capa linda minha gente!

site: http://www.mulheresromanticas.com.br/2014/11/ray-bradbury-arvore-do-halloween.html

Maya 05/12/2021

Certeza que vou reler todo Halloween! Bradbury é um dos meus autores favoritos, esse livro foi bem diferente dos outros que li, uma pegada infantil e cheia de fantasia. Deu vontade de ler outras obras dele, para ver o que vou encontrar de novo.

Amanda 31/10/2021

Para ler no dia 31 de outubro!
Uma incrível aventura pelos festivais e tradições que originaram o Halloween! Para ler na noite de hoje.

Inlectus 07/12/2017

Bom.
Muita criatividade!

Gabii 31/10/2015

De um dos mestres da ficção Ray Bradbury, A Arvore do Halloween é um relato interessante, inteligente e delicado de uma noite e tanto de um grupo de amigos.

Pipkin é um adorado colega e amigo de um grupo de nove amigos: garotos de uma pequena cidade norte-americana; que acaba sendo sequestrado magicamente na data mais esperada e assustadora do ano, o Halloween, é claro que seus amigos não poderiam abandona-lo, e para resgatar o bom Pipkin, eles contam com a ajuda do misterioso senhor Montarlha. Apesar de ser uma estória curta e de “roteiro” simples, A Arvore do Halloween na verdade é um livro com uma boa dose de pesquisa, profundidade e história, Bradbury não só nos mostra a saga em procurar Pipkin por uma série de datas e lugares ligados ao Halloween, mas também nos mostra como a cultura de hoje veio se adaptando a partir de comemorações muito antigas, e nos faz refletir sobre a “extinção” de costumes e crenças, será mesmo que as comemorações de hoje são tão isentas das culturas que elas substituíram? Na verdade eu acho que o ponto alto do livro são exatamente as histórias que estão por trás do Halloween moderno e como com o passar to tempo uma cultura foi “substituindo” a outras, outra reflexão importante que o livro faz sobre o Haloween de hoje, é como ele se transformou – pelo menos nos Estados Unidos e outros países do hemisfério norte, principalmente – uma data de comemoração, deixando de ser tão assustadora ou triste como no Samhain.

Esse livro é bem curtinho, mas muito bom, eu adorei a estória, e achei o modo como foi contada muito simpático, inclusive ele pode ser lido tanto por jovens e crianças até adultos, acho difícil alguém não se sentir preso e interessado por uma das datas mais especiais e famosas do mundo.

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com.br/2015/10/a-arvore-do-halloween-ray-bradbury.html

Coruja 01/10/2015

A Árvore do Halloween não é tão pungente quanto o "Algo Sinistro Vem por Aí" – é uma leitura um pouco mais leve e divertida, acompanhando oito amigos que embarca numa aventura através da História do dia das bruxas com a ajuda de um personagem com nome bastante sugestivo: Carapaça Clavícula Montarlha.

Montarlha lhes revela que o nono e mais amado membro do grupo – Pipkin – foi levado nessa noite de dia das bruxas e potencialmente desaparecerá do mundo dos vivos sem a ajuda dos garotos. Assim é que eles procuram por Pip no imponente Vale dos Reis na época em que as pirâmides começavam a ser construídas; em meio ao festival druida em honra a Samhain, entre bruxas escapando das fogueiras da Inquisição e até no festival mexicano do Dia dos Mortos.

Ao longo dessa jornada, eles entenderão que suas fantasias, suas gostosuras e suas travessuras não são apenas uma brincadeira: o dia das bruxas tem um significado maior e a tradição, o medo e veneração dada ao longo dos tempos a essa data ajudou a dar forma a nossa própria civilização: os mistérios da morte e da ressurreição; o sol que se põe, mas renova-se ao amanhecer; a colheita que ressurge após o longo inverno.

Essa edição é primorosa, toda ilustrada. A capa tem uma textura aveludada e sob medida para a história.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/10/desafio-corujesco-2015-um-autor-de-quem.html

1 | 2 | 3 | 4