Lady Susan e outras histórias

Lady Susan e outras histórias Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Paola 29/08/2021

muito bom :)
A leitura é muito breve e fluída. Não é divido por capítulos, e sim por cartas. Pensei que não gostaria disso mas amei, vi o ponto de vista de todos os personagens.

Me prendeu bastante, os personagens são envolventes apesar de dar muita raiva em certos momentos.

RECOMENDO!

Mariana Sousa 15/08/2021

Uma outra face de Jane Austen
Aqueles que leem Lady Susan certamente surpreendem-se com as características vilanescas de nossa protagonista. Nesta obra, Jane Austen deu vida a uma mulher inteligente, manipuladora e insensível. O seu interior difere drasticamente da beleza externa que ostenta, sua intimidade é revelada ao leitor por meio da troca de cartas entre Susan e sua confidente Alícia, tendo plena confiança na amiga, Lady Susan não economiza em confidenciar suas opiniões venenosas e seus planos maquiavélicos.
A dama, choca o leitor com sua maneira calculista de agir e com sua indiferença para com Frederica, sua filha, pouco se importando com seus sentimentos e bem-estar. Austen nos mostra uma pessoa malvada a quem falta quaisquer qualidades redentoras, pois ela maltrata não apenas seus desafetos, mas também, quem ela deveria se não amar, ao menos proteger.
Invariavelmente, o leitor de Austen pode se encontrar, assim como eu, refletindo sobre as acentuadas diferenças entre essa novela e seus romances mais conhecidos. A crítica social é um ponto em comum de suas criações, no entanto, nesta obra tudo é exposto sem muitas sutilezas. O adultério, a hipocrisia e a fragilidade das relações afetivas são evidenciadas nas palavras de nossa protagonista, deixando pouco espaço para uma interpretação das entrelinhas. Lady Susan, é quem ela mostra ser.
E ao pensar nessa liberdade criativa, acabei por associá-la a idade que presumidamente Jane Austen tinha quando escreveu. Aos 19 anos, vemos uma jovem perspicaz que corajosamente escreveu abertamente sobre falhas de caráter e comportamento promíscuo. Ao que parece, nesta fase, Austen não desejava refinar suas críticas camuflando-as em passeios e bailes, mas expor a imoralidade que ela sabia existir na sociedade. Muito possivelmente fazendo assim, uma crítica explícita as aparências superficiais de virtude e bondade que as pessoas mostravam, escondendo por trás da beleza e da cortesia seus atos ilícitos.
Sabendo que a escritora nunca procurou publicar em vida essa história, a vejo como uma prova da evolução de Jane tanto em escrita quanto em maturidade, só posso pensar que em suas experiências ela aprendeu que vivendo em sociedade estamos fadados a nos expressar mais sutilmente. Em seus outros livros Austen critica com requinte, evidenciando suas observações do comportamento humano em um texto sarcástico, delicado e bem-humorado, deixando uma mensagem que nem todos terão sensibilidade para entender.
Lady Susan é uma novela epistolar, um texto breve que ao terminarmos gostaríamos que fosse um pouco maior. É uma trama surpreendente, uma evidência de um estilo de escrita cogitado por Jane e de uma abordagem mais provocante, com muitas frases instigantes “São imperdoáveis as mulheres que esquecem daquilo que lhes é devido e da opinião do mundo”. Uma boa experiência de leitura para os fãs da autora e para aqueles que apreciam histórias com personagens astutos se dando bem. A bem da verdade, é uma boa leitura para qualquer um!
sentilivros 15/08/2021minha estante
Amei! ?

Isabela 12/08/2021

Lady Susan
Lady Susan é um livro curto mas Jane Austen consegue expor a sociedade da epoca de um jeito que só ela é capaz.
O casamento é visto como um negocio e não se mede esforços para tal. Lady Susan tem um temperamento abominavel onde só pensa em si mesma e em como manipular as pessos ao seu redor a adula-la. Quem não conseguia cativar ela desprezava - e isso incluia a propria filha.
Lady Susan era viuva e se entregou a todos os seus prazeres sem arrependimemtos. E nem consciencia. Tinha planos de casar a filha independente da situação com um homem que ela sabia que não era apropriado para a filha. Mas era o unico jeito da filha ter uma vida respeitavel - mesmo que a mesma fosse inredutivelmente contra o casamento com o homem escolhido por sua mãe.
A obra de Austen critica abertamemte o sistema da epoca em que vivia onde era mais "respeitavel" uma mulher se casar - seja ela com quem quer se seja desde que tenha uma condição financeira aceitavel - do que a mulher trabalhar para garantir o proprio sustento.
Lady Susan era devassa e manipuladora e ao não consegui casar a filha com o rapaz casou-se ela mesma. Mas antes disso fez tanto rebuliço quanto pode. Ao insistir no casamento da filha com o homem, ao se entregar ao prazer e manipular as emoçoes de um homem casado a ela ao ponto de destruir uma familia. Para "escapar" do escrutinio da sociedade ela fez uma penitencia pelo campo na casa do irmao do falecido marido. Cuja a cunhada sabia das suas ações durante toda a estadia a Londres devido a correspondencia do irmão. Porem os podereses de persuasão de Lady Susan eram tais que uma visita de Reginald a irmã mudou o pensamento dele para com Lady Susan. Em uma semana ele já estava justificando as açoes que antes recriminava. E a sua afeição era tal que toda a familia temeu o matrimonio entre eles. Lady Susan de fato estaba pensando em induzi-lo ao casamento mas o destino interveio e apos uma viagem a Londres onde Lady Susan havia retornado, Reginald recobre a razão graças as conversas com a esposa do amante da Lady Susan e do padrinho da mesma. Ao abrir os olhos ele deixa Londres e Lady Susan para sempre. Ate mesmo sua filha ficou segura com os tios.

Aninha 12/08/2021

A Irônica
Lady Susan é uma viúva astuta cuja visão do matrimônio é o caminho para ascender a posição social e financeira. Demonstra completa ausência de afeto a filha Frederica e quer a todo custo que ela se case com o afortunado Sir James. Com o perfil de uma mulher inteligente, astuta e ambiciosa consegue persuadir a grande maioria das pessoas, especialmente homens. E para obter o que deseja conta o apoio da amiga Alícia.
O livro acontece na forma de trocas de cartas entre os personagens. A estória traz ainda os diferentes julgamentos da sociedade perante atitudes similares feitos por homens e mulheres.
O que mais gostei durante a leitura foi a ironia empregada na caracterização da protagonista.

Marina 06/08/2021

"Lady Susan" é muito divertido! A protagonista é uma mulher madura, viúva e belíssima que manipula os homens com facilidade e é mesquinha e vaidosa a ponto de competir com a própria filha.

Em resumo: Lady Susan andou pra que Rubí (da novela mexicana) pudesse correr hahahahha.

O livro é uma narrativa epistolar. Através das cartas escritas pelas personagens, vamos conhecendo toda a trama (desde vários pontos de vista).

Por ser uma obra curtinha, a trama é bastante ágil e o cinismo de Lady Susan é tanto, que fica difícil não se envolver na história até acabá-la.

A autoestima da protagonista é surreal. A forma de se referir à filha Frederica e os planos armados por Lady Susan eram bem cruéis. Mas, se a gente pensar bem, ela queria que Frederica fizesse um bom casamento, porque ela também casou bem cedo. A própria protagonista estava atrás de um novo marido (porque ser viúva, na sociedade da época, não devia ser fácil...). No fim das contas, dá pra entender os seus motivos. Mas não se pode negar que Susan é egoísta, interesseira, orgulhosa, falsa e uma péssima mãe.

Achei uma grata surpresa ver uma personagem como essa sendo retratada na obra de Austen. Foge completamente aos padrões da autora, e talvez por isso se torne tão excepcional.

O final da obra me incomodou um pouco. Essa história de "nossa, essa mulher é uma megera que acabou com a família de alguém" não dá pra engolir. Se os caras se encantavam por Lady Susan e eram desrespeitosos com suas esposas, a culpa é deles. Lógico que ela não era santa, mas não obrigava ninguém a ir atrás dela. Pelo contrário, tava pouco se lixando pra maioria dos admiradores. Lady Susan é uma víbora, mas como diz o ditado, só existem malandros porque existem otários.

"Por minha parte, confesso que eu só consigo sentir pena da srta.
Manwaring, que, depois de vir à Cidade e gastar em roupas o suficiente para
deixá-la pobre durante dois anos, especialmente para conquistá-lo, viu-se privada
do que lhe era de direito por uma mulher dez anos mais velha".
lefm 06/08/2021minha estante
Eu estava com "Persuasão" na lista de "próximo Jane Austen" mas depois das suas resenhas acho que vai entrar na frente. Eu não conhecia essa obra.

Marina 06/08/2021minha estante
Ai, Leandro, vou adorar saber sua opinião sobre o livro, quando você ler! Talvez eu não tenha conseguido entender o brilho do obra, mas você consiga :D

lefm 08/08/2021minha estante
? isso parece improvável. como essa é curtinha acho que daria para emendar os dois.

Denise.Marreiros 16/07/2021

Esse é decididamente um livro para fãs. É interessante ver o quanto a autora amadureceu, conhecer um pouco do seu fatalismo inicial, ver sua escrita mudar à medida que a maturidade chegou.

Dito tudo isso, aviso que as primeiras histórias são tão risíveis que senti vontade diversas vezes de abandonar o livro, fiz dessa leitura uma meta pessoal e só por isso não o abandonei. Lady Susan é decididamente a melhor obra, mas nem ela me causou alento pois, de todos os contos e novelas contidas aqui, essa eu já conhecia. As duas ultimas histórias seriam muito atraentes, mas infelizmente estão inacabadas.

É interessante ver os primeiros passos de alguém que foi tão longe (mesmo que inicialmente seja penoso).

Bruna 09/07/2021

Lady Susan corre atrás do seu!
Lady Susan é muito divertido! Retrato ótimo de uma mulher do século 19 que atuava conforme a sociedade pedia, mas sempre contornando pra defender seu lado muito digno...mas com todos os seus interesses particulares. “E se você não quer meu filho, tem quem queira e você não fará falta, beijos”. Esse seria um recado dela no mundo de hoje hahah

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Fer Oliveira 08/07/2021

Lady Susan vilã?
Vamos começar com Lady Susan - eu não gosto (muito) de romance espistolar quando escrito por meio de cartas. Lady Susan é bem curtinho e você fica tão envolvido pelas artimanhas da tal Lady Susan que lerá rapidamente. Susan é uma pessoa mimada que vive para que tudo seja do seu agrado e não importa quem ela fará sofrer se um amigo de longa data ou sua própria filha. Ela é carismatica e tem uma "boa lábia", não é a toa que ela consegue conquistar até aqueles que tinham um "pé atrás" com ela. Eu não acho que posso classifica-la como vilã, mas com certeza como uma pessoa que sabe o que quer e não mede esforços para conquistar.

Os Watson - não me chamou atenção a história da familia Watson. Nem lembro os nomes dos personagens. Mas o que tenho a dizer é que a filha que volta depois de ser criada por uma tia distante me pareceu ser chata.

Sandition - eu li primeiro essa história por que queria muito assistir a série e como essa história é curta, por estar incompleta, foi uma leitura rápida. Eu gostei muito do pouco que Austen escreveu e realmente queria que tivesse tido tempo para terminar. Fiquei curiosa de como seria o relacionamento de Charlotte com o Sidney. Eu não gostei do final da série, fez meu coração sofrer e Jane Austen se revirou no túmulo.

Rita 07/07/2021

Jane Austen
Agora, eu li tudo que a Jane Austen já escreveu e foi publicado.

É um compilado interessante e foi divertido imaginar uma pequena Jane escrevendo essas histórias. A todo momento uma imagem dela criança escrevendo para pessoas como presente aparecia em minha mente durante as primeiras histórias.

Lady Susan em si é uma história que a protagonista é a vilã e foi muito interessante.

Os comentários sarcásticos e a acidez de Austen estiveram presentes a todo momento e posso dizer que ela só se tornou mais sutil e elegante nisso com o tempo.

Gostei de Os Watsons, foi interessante. Mas Sandinton, que é a última história do livro, foi bem chata de ler.

Dá pra perceber a evolução dela como escritora ao longo do tempo, como ela se tornou incrível em montar as personagens e as escrever de forma fiel.

Enfim, para um fã de Jane Austen, como eu sou, vale muito a pena!

booklvred 27/06/2021

Jane Austen merece todo o reconhecimento que têm e muito mais. Lendo as histórias da 'juvenília' é percetível a mente brilhante dela, a facilidade de criar um enredo interessante, mesmo que alguns tenham um "q" de exagero e absurdo. Das primeiras as minhas favoritas sem dúvida foram "Frederic e Elfrida" e "Henry e Alice". Algumas histórias eu achei muito tediosas, demorei uma vida pra acabar mas ainda assim eu acredito que o livro vale a pena ser lido. Dos textos inacabados de uma Jane mais madura, amei demais "Os Watsons" e "Sanditon", teria sido incrível se ela tivesse acabado essas histórias e as publicado. No geral, gostei bastante do livro apesar de ele não ser grandioso e eu ainda preferir os trabalhos completos da autora, não deixaria de ler nada escrito por Jane Austen, mesmo que fosse uma receita de biscoito.

Aline.Sacramento 19/06/2021

Gostei muito de Lady Susan, apesar de ser completamente diferente de tudo que já li da Jane. A Lady Susan é insuportável e maquiavélica, manipulando a quase todos. Os Watson pareceu ter muito potencial pra ser bom também, só não gostei muito do último.

letica 12/06/2021

nao gosto muito de romance epistolar comecei a ler só pq eh Jane Austen, a lady susan eh insuportável e me deixou com mt raiva mas isso que deixa a história legal. achei bom e como eh curto da pra ler em algumas horas

erialm 09/06/2021

Jane Austen definitivamente é um adjetivo!
Eu não sei nem mais o que dizer desta moça. Ela é simplesmente incrível desde o início de suas ideias até suas últimas tentativas de continuar a escrever, mesmo sob condições tão ruins.
É um pouco triste notar que as histórias inacabadas seriam obras completas impecáveis. Até agora não consegui decidir qual gostei mais.

Jane Austen, minhes amigues.

Juh 06/06/2021

Lady Susan, Os Watson e Sanditon.
A primeiro momento uma leitura bem diferente se tratando de Jane Austen, pois Lady Susan é narrado por troca de cartas entre os personagens. O desenvolvimento vai acontecendo aos poucos. É bem sucinto, mas com críticas bem marcantes, como sempre.

Os Watson foi o que mais gostei, mas foi o mais breve também. Sabemos que assim como Sanditon são obras inacabadas de Austen, e por isso essa vontade de querer mais dos personagens.

Mas ler Jane Austen sempre vale a pena.