Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Nati Amend @livrosdanati 22/06/2020

Um protagonista espirituosa e ardilosa!
Lady Susan é um dos romances mais intrigantes que já li de Jane Austen. Estudioso estimam que seu texto foi elaborado quando a escritora ainda era adolescente, fazendo parte assim do que se costuma chamar de “juvenília” da autora. Ao contrário de toda a sua obra principal, é uma história curta e ágil, com uma dinâmica completamente diferente da que eu estava acostumada.

Para começar esta é uma narrativa epistolar — escrita por meio de cartas —, o que já confere uma velocidade diferente à trama e torna a experiência de leitura desse clássico algo único. Sem qualquer contextualização inicial ou rodeios acerca de cenários bucólicos, rapidamente somos introduzidos à história de Lady Susan, uma das protagonistas mais autênticas que já conheci da autora.

Não é apenas o fato da personagem ser mais velha ou a sua condição de viúva que a tornam interessante, mas também, o seu caráter, pois temos aqui uma protagonista que quase se aproxima do que seria uma vilã. Manipuladora, ardil, sagaz, Lady Susan usa e abusa de sua inteligência e charme para orquestrar situações que lhe favorecem, mesmo que isso signifique passar por cima de amigos, amantes, ou até mesmo, dos membros de sua família.

O tradicional humor ácido e repleto de ironias, típicos da escrita de Austen, estão presentes neste romance só que de forma muito mais escrachada. Ainda assim, senti falta dos diálogos contundentes e confrontos diretos que tanto caracterizaram sua obra, já que o formato não permite contato entre os personagens. Mas é seguro dizer que esta foi uma das leituras mais instigantes que já realizei da autora.

Com relação às demais histórias, por se tratar de um livro que apresenta várias narrativas da romancista, algumas foram interessantes, outras exageradamente melodramáticas, e algumas até meio sem sal. Porém, o objetivo desta resenha foi de avaliar com mais contundência apenas a obra que dá título à edição. E, nesse sentido, posso afirmar: é uma obra divertida, diferente e única.

site: https://www.instagram.com/p/CA5UcbfDu_5/
Laurinhacds9 04/06/2022minha estante
Gostaria de ler

Michela Wakami 19/01/2023

Essa edição contém três romances.
O primeiro leva o nome da protagonista Lady Susan, uma vilã que não mede esforços para conseguir o que quer.
Eu simplesmente amei.

O segundo romance Os Watson, que é uma família, cujo o pai tem quatro filhas e um filho, dando destaque a Emma, que é uma moça muito amável , que encanta aonde quer que vá.
Infelizmente a autora não concluiu o romance, e me deixou com o coração partido.

O terceiro romance Sanditon, foi o único que não me cativou, e ele também não está concluído.
AndrAa58 22/02/2024minha estante
Caramba, amiga. Quantas leituras! ? Que delícia... E eu penando para conseguir ler um pouquinho nessa semana. Obrigada, amiga. Me sinto realizada por tabela ?

Michela Wakami 22/02/2024minha estante
?????

cora :) 12/01/2024

Lady Susan é diferente das outras obras que eu já li dela, por ter uma personagem principal mais "moralmente ambígua".

Os Watson tem uma personagem principal semelhante a outros livros da Jane Austen e a fórmula não é inovadora, mas as dinâmicas entre os personagens são bastante engraçadinhas e leves de ler. É uma pena que não tenha sido concluído.

Já Sanditon tem personagens fracos e interações pouco interessantes, além de uma personagem principal que não se destaca, provavelmente para que as histórias dos residentes tenham mais foco. Mas essas narrativas dos outros personagens (ou suas personalidades) não me cativaram, pelo contrário. Foi uma leitura bastante arrastada.

brunadafonseca19 18/04/2021

Esse eu li simplesmente porque admiro cada palavra de Jane Austen, mesmo as histórias inacabadas... E que pena que ficaram inacabadas, especialmente Sanditon. Vi muito potencial em Sanditon, se tivesse sido finalizado seria uma grande história, tenho certeza. Resta agora imaginar.

Naii 09/07/2020

Jane Austen sempre maravilhosa
Lady Susan, que ser! É interessante ler sob a perspectiva de uma vilã, e Jane Austen sabe fazer isso com maestria! O formato epistolar é a primeira vez que leio e funcionou muito bem nessa breve estória! Não tem como eu não recomendar a leitura dessa maravilhosa autora.
Maju.simões 09/07/2020minha estante
Já quero ler s2

Naii 09/07/2020minha estante
Leia, é super rápido! E depois veja o filme hehe

Maju.simões 09/07/2020minha estante

Autora: Jane Austen {Inglaterra, 1775-1817}
Editora: L&PM/Tradução: Rodrigo Breunig
Editora: Pedrazul/Tradução: Stephanie Savalla
112p.

Apesar de ter lido os romances de Jane Austen na adolescência, somente com as releituras, já em idade de cacura, passei a amá-la.

Muito desse interesse mais atento à obra austeniana deve-se à Marcela, do @literaturainglesa. Somos privilegiados por ter essa professora admirável compartilhando seus conhecimentos por aqui.

Reli "Lady Susan" para o curso "Introdução a Jane Austen" e essa novela sui generis merece um post só pra ela.

Obra de transição entre a Juvenília e os livros 'maduros', "Lady Susan" só fui publicado 54 anos após a morte da autora, por seu sobrinho James Edward Austen-Leigh, no "A memoir of Jane Austen", em 1871.

Gosto de imaginar Austen, por volta de seus vinte anos, experimentando formas e vozes do romance. Sua escolha pela estrutura epistolar, a maneira como expõe uma sociedade na qual a mulher, se desejasse ganhar notoriedade social, precisava agir de maneira dissimulada.

Porque veja bem. Não só Lady Susan Vernon é uma protagonista "vilã". Suas antagonistas são invejosas, mexeriqueiras e movidas pelos atos e palavras de Lady Susan. Ela é o motor do romance, a personagem mais complexa.

E aí reside a inovação de Austen. Pois em fins do XVIII, esse papel da malícia, do flerte, de usar todas as ferramentas para conseguir o que desejava, sem compaixão ou pudor, era masculino. Austen inverte o gênero do vilão. Muito maravilhosa!

"Lady Susan" é um livro, acima de tudo, divertido. Vale a leitura demais.

Nessa releitura cotejei as traduções da @lepmeditores e da @pedrazuleditora com o texto original. São duas ótimas opções. A edição da Pedrazul ainda traz as ilustrações clássicas de Hugh Thomson. A @literaturadescoberta também disponibiliza sua própria tradução em e-book. O trabalho da Laura é excelente, vale acompanhá-la.

Jeane Tertuliano 15/02/2023

Mais uma leitura austeana...
Lady Susan não me cativou tanto quanto outras obras da nobilíssima Jane Austen, entretanto, a trama não é desinteressante. Trata de temáticas relevantes até mesmo para os dias atuais.

maria10917 18/05/2023

Lady Susan!
Esse é o primeiro livro da Jane Austen que eu leio e confesso que gostei,mas achei que me intrigaria mais mesmo sabendo que muitas pessoas deixam claro que esse livro da Jane é diferente daquilo que ela costuma proporcionar.

ainda assim,achei a leitura muito leve uma história boa e o formato da escrita através de cartas é muito interessante.

Lady Susan na minha opinião é a clássica vilã que a gente gosta,por ser uma mulher independente,carismática e que passa por cima de tudo e todos pra ter o que quer. confesso que desgosto da maneira como ela desconsidera o fato de que ela tem uma filha e automaticamente coloca como princípio que a filha e meio que sua ?inimiga?.

enfim,fora isso,leitura fluida,livro com fofocas legais onde você não quer parar de ler nunca.

recomendo!!

e pretendo ler mais livros da Jane.

Gih 19/09/2021

Jane é Jane!
A escrita de Jane Austen ainda é capaz de me surpreender, mesmo depois de ter lido toda sua obra publicada. Lady Susan, que provavelmente foi escrito na primeira fase de escrita da Jane, é deliciosamente cheio de ironias sobre o comportamento de todos os personagens envolvidos na história, nenhum deles estando a salvo de ter seus verdadeiros "eus" expostos. Mas confesso que senti falta de mais da história, fiquei mal acostumada com os outros livros da Jane, no entanto, está tudo lá, seu talento e olhar clínico para a hipocrisia humana. Amei!

nina 03/04/2021

PRECISO DE RESPOSTAS
Depois de reler e reassistir os livros e filmes da Jane Austen um milhão de vezes é muito bom ter histórias novas que eu não conhecia. Os primeiros contos, curtos e finalizados, são incríveis para observar o humor irônico da autora, e alguns chegam a ser tão absurdos que é impossível não rir com eles. As últimas histórias têm todo o charme que as obras de Jane Austen têm, e, apesar de incríveis, é triste que eles não tenham sido finalizados. Tudo que podemos fazer agora é esperar por autores ou diretores que tenham interesse em adaptar essas histórias inacabadas e nos dar um final que poderia ter sido.
Mel 03/04/2021minha estante
Sou doida para ler

nina 03/04/2021minha estante
É muito divertido de ler e ver a evolução da Jane Austen! Eu super recomendo!

Mel 04/04/2021minha estante
Obrigada

Bunig 08/12/2020

Processos de Jane Austen
O leitor que se aventurar por essa coletânea de histórias acabadas e inacabadas de Jane Austen não deve ter muitas exigências quanto à primeira parte do material. Uma Austen muito jovem se arriscava a escrever histórias exageradas, as quais estavam em alta no contexto da época.

Apesar disso, as 4 últimas são mais bem encorpadas, com personagens melhores desenvolvidas e é nesse grupo em que se encontra "Lady Susan". Confesso que comprei o livro justamente por causa desta, a qual a muito tempo desejava lê-la. Felizmente não tive minhas expectativas frustradas. Encontrei uma heroína muito diferente das demais, uma mulher manipuladora, que não temia a ninguém, porque sabia que com seu charme conseguiria mudar qualquer ideia que tivessem sobre ela.

Óbvio que nem todos os contos agradarão a todos. Alguns são tão absurdos que se tornam hilários ou então você só perde o interesse, outros são muito lentos e você não consegue enxergar onde a autora quer chegar e há também os que o leitor simplesmente não consegue se conectar com as personagens nem com a situação e acaba sendo uma leitura chata. Entretanto, é claro que há contos que são magníficos, como é o caso de "Os Watsons". Eu fiquei completamente apaixonada por essa história e queria muito que Austen a tivesse finalizado, mas infelizmente tive de me contentar com uma nota editorial contando como a autora pretendia prosseguir.

É um bom livro, não é ótimo, mas é muito bom. Como fã de Jane Austen fiquei feliz por ver como ela começou e pude comparar com suas obras que foram lançadas, inclusive pude perceber algumas ideias que mudaram e outras que permaneceram. Então pra quem gosta eu super recomendo. Ademais, a apresentação de Lenita Maria é ótima e por causa dela eu consegui perceber maiores nuances nas história. Não deixem de ler!

Leituras e Reflexões 23/08/2022

Diferente de todas as outras obras que já li de Austen, nesta a protagonista é a vilã. Sem noção, mentirosa, cheia de sagacidade?
Escrito no formato de cartas (muito boa a ideia), o alto nível de escrita continua digno de louvor.

Indico a leitura!