Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Geovanna.Cookie 19/03/2022

Lady Susan um ícone
Esse foi um dos romances de Jane Austen que eu mais gostei. Apesar de ser bem curtinho, quase um conto, entrega muito.
Por ser epistolar (Cartas), os personagens nos contam os acontecimentos com as próprias palavras, o que é ótimo já que a narração em terceira pessoa da autora costuma deixar muita coisa subentendida.
Lady Susan é uma pessoa horrível, e uma mãe pior ainda, acho que nos dias ela seria diagnosticada como Narcisista. Mas é o fato de ela ser horrível que torna tudo muito bom, as "pessoas boas" nesses livros são boas demais, perdoam demais, acreditam demais e ela não, ela só acredita nela mesma e se preocupa com ela mesma, o que é refrescante e rende umas passagens ótimas, como: "Minha cara Alicia, de que erro você foi culpada para se casar com um homem dessa idade! Velho demais para ser agradável e jovem demais para morrer."
Enfim, Jane Austen como você nunca viu.

Jessie / @livrosmeusmimos 26/07/2020

Lady Susan não segue o padrão de mocinhas da Jane Austen
Hoje vamos conversar sobre Lady Susan da maravilhosa e apaixonante Jane Austen.

Vamos acompanhar a protagonista Lady Susan, ela acabou de ficar viúva e possui uma filha de 17 anos, a Frederica. Ela foi passar um tempo na casa do seu cunhado, já que está com dificuldades financeiras.

Contudo Lady Susan já tem um plano, ela precisa de um marido, e de preferência ele precisa ser rico.

Ao contrário dos outros romances da autora no qual suas protagonistas normalmente são jovens virgens e inocentes, Lady Susan é uma mulher madura e viúva. Ela tem uma personalidade manipuladora, e sempre consegue o que quer.

Contudo, ela é extremamente divertida. Uma personagem que amamos odiar, sendo insensível em alguns momentos, principalmente com sua filha, mas mesmo assim possui seu charme.

O livro é contado através de cartas, narrados por diversos personagens. Um dos livros mais divertidos da autora.

Como sempre, a autora crítica a sociedade do final do século XVIII.
Originalmente o livro não iria ser publicado, já que a autora nunca chegou a divulgar sua história, contudo o manuscrito só foi encontrado quase 50 após sua morte por parentes.

Um livro super leve e divertido.

Super indico a vocês.

Fran 28/06/2020

Uma protagonista sedutora e venenosa
Diabolicamente inteligente e egoísta, Susan Vernon é, em minha opinião, a protagonista mais astuciosa criada por Austen.
Esse romance pequeno e em formato epistolar é um ponto fora da curva na obra da escritora inglesa: no lugar de uma mocinha bem intencionada lutando por amor, vemos uma mulher madura jogando sujo para alcançar objetivos escusos.
Muito bem escrito e divertido, este livro se tornou um dos meus favoritos da autora.

Isabela | @sentencaliteraria 12/08/2020

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
📝 Lady Susan & Outras Histórias / @editoramartinclaret

🌸 Neste livro encantador publicado aqui pela Martin Claret, temos um compilado de histórias escritas por Jane Austen e que são menos divulgadas. São 13 no total, mas por terem poucas páginas podem ser vistas como contos. Foram todas escritas no que é descrito como o período de “juvenília” da autora, portanto em sua adolescência, e as duas últimas inclusive nunca foram finalizadas.

👒 Se algum de vocês acha que já conhece a escrita da Jane, por ter lido “Orgulho e Preconceito” ou alguma outra de suas conhecidas obras, vai se surpreender com esse livro. Aqui temos relatos engraçados e repletos de sarcasmo, que nunca imaginei que pudessem ter sido escritos pela autora 🤣

➸ Uma dentre essas histórias que resume bem esse humor dela foi “Jack e Alice”, onde temos uma festa a fantasia em que os convidados vão aos poucos se revelando diferentes do que parecem à primeira vista. Claramente foi escrita apenas para divertir (ela e o leitor), e termina de forma bem abrupta.

➸ Gostei também de “Uma História da Inglaterra”, mas acredito que tenha sido mais porque estou lendo a série histórica da Philippa Gregory que foca em conhecidos monarcas ingleses. Aqui temos um mini resumo de governantes que passaram pelo trono da Inglaterra, desde Henrique IV até Carlos I, narrados por “uma parcial, preconceituosa e ignorante historiadora”, como ela mesma se descreve. Achei bem legal essa abordagem mais divertida.

➸ Porém, a história que mais gostei foi “Sanditon”, talvez porque já tinha familiaridade com o enredo por ter visto ano passado a série de TV baseada nela. Mas apesar disso, ainda assim não consegui amar totalmente ela por não ser tão instigante e apaixonante quanto a série. Uma pena que essa foi uma das histórias inacabadas da autora.

❃ Tenho certeza de que eu teria adorado ser amiga da Jane Austen, uma jovem que parece ter sido muito engraçada e é criativa demais. Quem já está familiarizado com suas outras narrativas vai se surpreender com a leveza e sagacidade da autora nesse livro.

site: https://www.instagram.com/p/CDuRL3rD8vr/

carol 04/09/2020

Esse livro kkkkkkk Jane Austen gênia demais e tudo na minha vida.

Maria.Laura 31/03/2021

Jane Austen de uma forma um pouco diferente
Me surpreendi muito ao ler esse livro que se difere da escrita mais usual e esperada de Jane Austen. O livro é escrito em formato de carta e a narrativa é construída a partir dos fragmentos colocados nas cartas. Esse livro foi um dos primeiros da Jane Austen, podendo ser percebidos alguns aspectos que mais tarde seriam marcantes em suas histórias.

Camila(Aetria) 29/03/2015

Lady Susan
E ganhei esse livro da Editora Pedrazul por conta de um sorteio todo lindão lá no Jane Austen em Português , sou uma grande fã da obra da Jane Austen, mas não tão conhecedora, conheci até mais pelo pessoal do Pemberley Digital com suas adaptações lindonas pro Youtube das obras. Mas Lady Susan ainda não tinha sido uma delas.

Ai, calhou que ganhei o livro e fui ler o bendito.

Ele é todo em formato de cartas, são correspondências entre as personagens, então tudo que conhecemos são pontos de vista de cada um dos personagens, um comentário que realmente faz sentido no prólogo, foi sobre a questão de faltar um pouco da profundidade que a Jane Austen traz nos romances posteriores dela, já que só vemos cartas.

Ele é super curtinho e conta a história da tal Lady Susan e suas desventuras, digamos assim. E olha, que calafrio que senti com a frieza simples e aberta da tal Lady Susan.

É realmente escancarada a falta de escrúpulos da mulher, o jeito que ela manipula a todos, com um sorriso de pureza no rosto, e dá pra ver todo o crescimento da Austen ao escrever esse de início e indo até os últimos romances dela (pelo menos os que já li. HAHA). Sempre há o drama feminino do casamento, nesse, ela tenta obrigar a filha a se casar com um cara levemente panaca e blá. Obviamente, porque ganharia alguma coisa com isso.

E dá um desespero ao ir lendo as cartas da cunhada dela sobre os avanços da Lady Susan sobre o irmão dela. Aquele desespero de "AH, pera. Nãaaaaao deixaaaa!"

Foi uma leitura super rápida e agradável, com todas os conteúdos que uma história dessa deve ter, só achei o final bem curtinho. Ela traz uma conclusão em uma página, dizendo que não houve o registro das cartas posteriores, mas resume o final de alguns personagens e deixa outros em aberto, como que "só o destino vai saber o que aconteceu... é até aqui que deixo a história fluir." E me encontrei torcendo pra que algumas personagens em específico se encaixassem...

site: http://www.castelodecartas.com.br/

Gigihfernandes 27/05/2023

Mais histórias da Jane Austen para a lista
Como fã da Jane Austen eu fico muito feliz de ler o que ela escreveu, pois meu objetivo é ler todas as obras dela, mas, diferente das outras obras da Jane que eu li, infelizmente não consegui amar essas três histórias.
Das 3 a minha história favorita foi "Os Watson", eu queria muito que a Jane tivesse terminado, pois eu gostei muito da Emma.

Mariana Sousa 15/08/2021

Uma outra face de Jane Austen
Aqueles que leem Lady Susan certamente surpreendem-se com as características vilanescas de nossa protagonista. Nesta obra, Jane Austen deu vida a uma mulher inteligente, manipuladora e insensível. O seu interior difere drasticamente da beleza externa que ostenta, sua intimidade é revelada ao leitor por meio da troca de cartas entre Susan e sua confidente Alícia, tendo plena confiança na amiga, Lady Susan não economiza em confidenciar suas opiniões venenosas e seus planos maquiavélicos.
A dama, choca o leitor com sua maneira calculista de agir e com sua indiferença para com Frederica, sua filha, pouco se importando com seus sentimentos e bem-estar. Austen nos mostra uma pessoa malvada a quem falta quaisquer qualidades redentoras, pois ela maltrata não apenas seus desafetos, mas também, quem ela deveria se não amar, ao menos proteger.
Invariavelmente, o leitor de Austen pode se encontrar, assim como eu, refletindo sobre as acentuadas diferenças entre essa novela e seus romances mais conhecidos. A crítica social é um ponto em comum de suas criações, no entanto, nesta obra tudo é exposto sem muitas sutilezas. O adultério, a hipocrisia e a fragilidade das relações afetivas são evidenciadas nas palavras de nossa protagonista, deixando pouco espaço para uma interpretação das entrelinhas. Lady Susan, é quem ela mostra ser.
E ao pensar nessa liberdade criativa, acabei por associá-la a idade que presumidamente Jane Austen tinha quando escreveu. Aos 19 anos, vemos uma jovem perspicaz que corajosamente escreveu abertamente sobre falhas de caráter e comportamento promíscuo. Ao que parece, nesta fase, Austen não desejava refinar suas críticas camuflando-as em passeios e bailes, mas expor a imoralidade que ela sabia existir na sociedade. Muito possivelmente fazendo assim, uma crítica explícita as aparências superficiais de virtude e bondade que as pessoas mostravam, escondendo por trás da beleza e da cortesia seus atos ilícitos.
Sabendo que a escritora nunca procurou publicar em vida essa história, a vejo como uma prova da evolução de Jane tanto em escrita quanto em maturidade, só posso pensar que em suas experiências ela aprendeu que vivendo em sociedade estamos fadados a nos expressar mais sutilmente. Em seus outros livros Austen critica com requinte, evidenciando suas observações do comportamento humano em um texto sarcástico, delicado e bem-humorado, deixando uma mensagem que nem todos terão sensibilidade para entender.
Lady Susan é uma novela epistolar, um texto breve que ao terminarmos gostaríamos que fosse um pouco maior. É uma trama surpreendente, uma evidência de um estilo de escrita cogitado por Jane e de uma abordagem mais provocante, com muitas frases instigantes “São imperdoáveis as mulheres que esquecem daquilo que lhes é devido e da opinião do mundo”. Uma boa experiência de leitura para os fãs da autora e para aqueles que apreciam histórias com personagens astutos se dando bem. A bem da verdade, é uma boa leitura para qualquer um!
sentilivros 15/08/2021minha estante
Amei! ?

Diana 31/07/2023

Obras inacabadas e pensamentos de uma jovem
As obras inacabadas da autora são muito promissoras, fiquei triste em saber que nunca vou ler o final original imaginado por Jane Austen. Mesmo assim essa coletânea vale a pena pra saber mais sobre a mente da autora jovem e pra adentrar ainda mais nesse universo.

Nanna 22/01/2022

Mais um da rainha
Aqui nos vemos Jane Austen em toda sua criatividade criando uma vilã.

Tão característico dela é criar personagens fortes e nesse não é diferente, o que muda são os princípios da personagem.

Lady Susan é alguém que não tá nem aí pros sentimentos alheios, contando que ela se divirta.
Manipuladora, prática, sagaz, meticulosa... Ela faz um jogo, um golpe e cai quem quer. Kkk

Nesse mesmo livro, tem mais duas estórias que são bem mais o comum a Jane, mas ainda assim muito bons.

Não esperem uma conclusão das 3 estórias desse copilado, elas não têm. Afinal, estão inacabados... Bate aquela curiosidade pra saber pra onde as coisas seguiriam, mas ainda assim 5 estrelas.

Vou me contentar com a continuação da Série Saditon. Que eu espero que tenha uma segunda temporada.

Leninha 29/09/2023

Legalzinho
Eu e Jane Austen temos uma ótima relação então leio td q ela já escreveu, aqui temos alguns descartes e contos dela, e da pra perceber porque não foi dada continuidade nessas histórias. Eram os rascunhos que mais tarde foram lapidados e viraram as grandes obras que conhecemos, recomendo só pra quem curte mt a autora.

Renata.Rezende 28/09/2020

Cartas magnéticas
Jane Austen tinha apenas 19 anos quando escreveu essa agradabilíssima obra epistolar.
Simplesmente impossível parar de ler as cartas trocadas pela família Vernon.
A genialidade de Austen na construção dos personagens de maneira aparentemente despretensiosa já pode ser observada desde cedo.
A novela (ou conto?) conta com uma vilã super ardilosa e manipuladora e um final à la Jane Austen, pra ninguém botar defeito.
Super indicado!