Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Fernanda DCM 28/07/2020

Divertido!
Uma história cheia de ironia e sarcasmo. "Ei, você não gosta de mim, mas pelas convenções tem que aturar, então eu vou aí na sua casa fazer uma visita de uns 2 meses, blz, já que estou sem casa. E pra me ocupar vou xavecar todos os rapazes". "Claaaaro querida, será um prazer! Sqn!!" Simplesmente uma piada! Ótimo livro, recomendo.

Joana.Dias 26/08/2020

Gostei bastante da história, fpi a primeira vez que li um livro assim, em cartas, mas gostei, mas tinha muitos erros ortográficos

Carol Poupette 24/11/2020

Lady Susan
Encanta, sempre encantada com a escrita de Jane Austen. Que mulher mais complexa e bem criada essa Lady Susan, que embora pareça velha pra época, na nossa já não parece (30 aos! Há!) . Obra deliciosa, curtinha e cheia de emoções. Nos faz querer ler tudo de uma vez só !

Babi Nole 17/03/2023

Gostei , é possível ver a evolução da escrita da Jane Austen muito bem, entretanto, algumas histórias foram bem chatinhas e me incomoda o fato de algumas não terem final :(

Luciana 31/12/2020

3 em 1
3 pequenas histórias: Lady Susan, Os Watson e Sanditon. Lady Susan contada através de cartas.

Helenapessoa 05/01/2021

A narrativa de Jane é sempre perfeita mesmo depois de tantos anos.

Lady Susan é uma das histórias menos conhecidas da autora, já que é bem mais curta que seus romances mais famosos.

Lady Susan é uma mulher extremamente manipuladora. Fiquei encantada com a maneira que sua personalidade foi desenvolvida. Assim como toda pessoa manipuladora, no início eu achava que ela era apenas julgada pelas pessoas a sua volta de uma maneira errônea. Mas nem sempre tudo é o que parece.

Uma história muito boa para aqueles que querem ter um primeiro contato com a autora. Eu adorei

carina 26/01/2021

Lady Susan e outras histórias
Neste livro temos três obras da Jane Austen: Lady Susan, Os Watson e Sanditon. Lady Susan é uma obra famosa, conhecida por seu diferencial. É um romance epistolar, ou seja, é escrito em formato de cartas e também tem como protagonista uma vilã que foge bem das outras obras da Jane Austen em que as protagonistas são moçinhas. Quando você começa a ler o livro você não acha que Lady Susan é uma vilã, mas conforme a história vai avançando meio que a protagonista coloca as manguinhas pra fora. É aquele tipo de personagem egoísta que só quer se dar bem, um tanto quanto manipuladora e não tem um pingo de afeição nem pela própria filha. Eu fiquei com muita pena da Frederica - filha da Lady Susan - ao longo da história, a impressão que eu tive é que ela era menosprezada pela própria mãe e tratada como uma pedra no sapato, como se a própria mãe quisesse se livrar dela.
Já as obras Os Watson e Sanditon são duas histórias inacabadas da Jane Austen, a autora nunca terminou essas obras você percebe isso pelo modo com as histórias acabam meio que pela metade, o que é uma pena porque dariam livros bem interessantes. Mas eu acredito que Os Watson serviram de base para outras obras da autora por causa de alguns personagens. Temos nessa história a personagem Elizabeth Watson que me lembra muito a Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito. E a personagem Emma Watson (dei muita risada com esse nome porque me lembrou da atriz Emma Watson) que me lembrou muito a personagem Emma Woodhouse de Emma, não apenas por causa do nome, mas ambas personagens se dedicam a cuidar do pai. É como se Os Watson e Sanditon fossem rascunhos que deram origem a grandes obras da Jane Austen. Pode ser que eu esteja errada porque ainda não li todas as obras de Jane Austen, mas essa é a impressão que tive.

Luccal1 20/08/2023

Mesmo a coletânea sendo de uma epoca bem prematura da vida de Jane em sua maioria, é possível perceber o quanto a autora amadureceu e o quão confortável ela era em explorar cenarios da vida humana desde o começo. Sua evolução de escrita é notavel ate dentro do livro com fragmentos inacabados de uma epoca mais avançada contrastando diretamente com alguns contos bem bobos. Não supero algumas histórias que juro parece que eu escrevi de tão sem pe nem cabeça, mas isso so me fez amar mais a autora e sua história. Lady Susan é uma obra muito boa, totalmente diferente da dinâmica de suas outras obras e sério, vou precisar reler. O contraste de ter uma protagonista vilã que não liga pra amor é algo que eu nao sabia o quanto precisava ler vindo de Austen. Demorei pra ler pois alguns contos realmente me deram preguiça mas os mais pro fim do livro real fazem valer a pena.

MARTA CARVALHO 02/05/2021

Acompanhar o desenvolvimento criativo de uma das escritoras que mais gosto foi extremamente estimulante. É perceptível a diferença entre a Jane Austen adolescente e a versão madura e consagrada. Inicialmente seus contos são pueris, radicais, até cômicos e dedicados a familiares, mas a prática da escrita foi se aperfeiçoando e nos encontramos com histórias de crítica social da época, onde até a protagonista não é exatamente uma heroína, como no caso de Lady Susan. Acabei levando um tempo maior lendo já que troquei de edição, o que tornou a leitura mais prazerosa, afinal nessa, além da beleza estética, houve uma preocupação em dispôr as histórias em ordem cronológica de escrita e acabei por lê-lo na íntegra, inclusive as histórias que já havia lido na edição anterior. Só foi frustrante ficar sem saber o que ela planejava para os personagens nas histórias inacabadas, me envolvi em cada uma e isso me deixou um pouco triste.

Rosália Salvatore 29/05/2021

Jane Austen é uma mulher que eu lamento muito por ela não ter tido tempo de explorar mais a sua escrita, nas histórias aqui podemos sentir um pouco mais do quanto ela era incrivel e como ela tinha potencial para ter entregue obras ainda melhores do que ela já tinha feito

Juh 06/06/2021

Lady Susan, Os Watson e Sanditon.
A primeiro momento uma leitura bem diferente se tratando de Jane Austen, pois Lady Susan é narrado por troca de cartas entre os personagens. O desenvolvimento vai acontecendo aos poucos. É bem sucinto, mas com críticas bem marcantes, como sempre.

Os Watson foi o que mais gostei, mas foi o mais breve também. Sabemos que assim como Sanditon são obras inacabadas de Austen, e por isso essa vontade de querer mais dos personagens.

Mas ler Jane Austen sempre vale a pena.

lanaaddison 24/11/2023

??
O de sempre né... perfeito até demais, não deixem de ler Lady Susan, eu mesma não esperava tanto por NUNCA ter ouvido falar mas como era da Jane ?

Rita 07/07/2021

Jane Austen
Agora, eu li tudo que a Jane Austen já escreveu e foi publicado.

É um compilado interessante e foi divertido imaginar uma pequena Jane escrevendo essas histórias. A todo momento uma imagem dela criança escrevendo para pessoas como presente aparecia em minha mente durante as primeiras histórias.

Lady Susan em si é uma história que a protagonista é a vilã e foi muito interessante.

Os comentários sarcásticos e a acidez de Austen estiveram presentes a todo momento e posso dizer que ela só se tornou mais sutil e elegante nisso com o tempo.

Gostei de Os Watsons, foi interessante. Mas Sandinton, que é a última história do livro, foi bem chata de ler.

Dá pra perceber a evolução dela como escritora ao longo do tempo, como ela se tornou incrível em montar as personagens e as escrever de forma fiel.

Enfim, para um fã de Jane Austen, como eu sou, vale muito a pena!

Fer Oliveira 08/07/2021

Lady Susan vilã?
Vamos começar com Lady Susan - eu não gosto (muito) de romance espistolar quando escrito por meio de cartas. Lady Susan é bem curtinho e você fica tão envolvido pelas artimanhas da tal Lady Susan que lerá rapidamente. Susan é uma pessoa mimada que vive para que tudo seja do seu agrado e não importa quem ela fará sofrer se um amigo de longa data ou sua própria filha. Ela é carismatica e tem uma "boa lábia", não é a toa que ela consegue conquistar até aqueles que tinham um "pé atrás" com ela. Eu não acho que posso classifica-la como vilã, mas com certeza como uma pessoa que sabe o que quer e não mede esforços para conquistar.

Os Watson - não me chamou atenção a história da familia Watson. Nem lembro os nomes dos personagens. Mas o que tenho a dizer é que a filha que volta depois de ser criada por uma tia distante me pareceu ser chata.

Sandition - eu li primeiro essa história por que queria muito assistir a série e como essa história é curta, por estar incompleta, foi uma leitura rápida. Eu gostei muito do pouco que Austen escreveu e realmente queria que tivesse tido tempo para terminar. Fiquei curiosa de como seria o relacionamento de Charlotte com o Sidney. Eu não gostei do final da série, fez meu coração sofrer e Jane Austen se revirou no túmulo.