Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

isa muniz 06/01/2022

achei o final mal escrito
Essa história foi bem rápida, ja q ela se passa em formato de carta, mas mesmo assim eu esperava mais do final. Parece q os problemas (q foram levados pelo livro todo) se resolveram muito rápido e fácil. Mas eu achei engraçado o jeito que a Lady Susan não gosta de ninguém, a não ser dela mesma

Rosália Salvatore 29/05/2021

Jane Austen é uma mulher que eu lamento muito por ela não ter tido tempo de explorar mais a sua escrita, nas histórias aqui podemos sentir um pouco mais do quanto ela era incrivel e como ela tinha potencial para ter entregue obras ainda melhores do que ela já tinha feito

Juh 06/06/2021

Lady Susan, Os Watson e Sanditon.
A primeiro momento uma leitura bem diferente se tratando de Jane Austen, pois Lady Susan é narrado por troca de cartas entre os personagens. O desenvolvimento vai acontecendo aos poucos. É bem sucinto, mas com críticas bem marcantes, como sempre.

Os Watson foi o que mais gostei, mas foi o mais breve também. Sabemos que assim como Sanditon são obras inacabadas de Austen, e por isso essa vontade de querer mais dos personagens.

Mas ler Jane Austen sempre vale a pena.

Rita 07/07/2021

Jane Austen
Agora, eu li tudo que a Jane Austen já escreveu e foi publicado.

É um compilado interessante e foi divertido imaginar uma pequena Jane escrevendo essas histórias. A todo momento uma imagem dela criança escrevendo para pessoas como presente aparecia em minha mente durante as primeiras histórias.

Lady Susan em si é uma história que a protagonista é a vilã e foi muito interessante.

Os comentários sarcásticos e a acidez de Austen estiveram presentes a todo momento e posso dizer que ela só se tornou mais sutil e elegante nisso com o tempo.

Gostei de Os Watsons, foi interessante. Mas Sandinton, que é a última história do livro, foi bem chata de ler.

Dá pra perceber a evolução dela como escritora ao longo do tempo, como ela se tornou incrível em montar as personagens e as escrever de forma fiel.

Enfim, para um fã de Jane Austen, como eu sou, vale muito a pena!

Fer Oliveira 08/07/2021

Lady Susan vilã?
Vamos começar com Lady Susan - eu não gosto (muito) de romance espistolar quando escrito por meio de cartas. Lady Susan é bem curtinho e você fica tão envolvido pelas artimanhas da tal Lady Susan que lerá rapidamente. Susan é uma pessoa mimada que vive para que tudo seja do seu agrado e não importa quem ela fará sofrer se um amigo de longa data ou sua própria filha. Ela é carismatica e tem uma "boa lábia", não é a toa que ela consegue conquistar até aqueles que tinham um "pé atrás" com ela. Eu não acho que posso classifica-la como vilã, mas com certeza como uma pessoa que sabe o que quer e não mede esforços para conquistar.

Os Watson - não me chamou atenção a história da familia Watson. Nem lembro os nomes dos personagens. Mas o que tenho a dizer é que a filha que volta depois de ser criada por uma tia distante me pareceu ser chata.

Sandition - eu li primeiro essa história por que queria muito assistir a série e como essa história é curta, por estar incompleta, foi uma leitura rápida. Eu gostei muito do pouco que Austen escreveu e realmente queria que tivesse tido tempo para terminar. Fiquei curiosa de como seria o relacionamento de Charlotte com o Sidney. Eu não gostei do final da série, fez meu coração sofrer e Jane Austen se revirou no túmulo.

Bruna 09/07/2021

Lady Susan corre atrás do seu!
Lady Susan é muito divertido! Retrato ótimo de uma mulher do século 19 que atuava conforme a sociedade pedia, mas sempre contornando pra defender seu lado muito digno...mas com todos os seus interesses particulares. “E se você não quer meu filho, tem quem queira e você não fará falta, beijos”. Esse seria um recado dela no mundo de hoje hahah

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Aninha 12/08/2021

A Irônica
Lady Susan é uma viúva astuta cuja visão do matrimônio é o caminho para ascender a posição social e financeira. Demonstra completa ausência de afeto a filha Frederica e quer a todo custo que ela se case com o afortunado Sir James. Com o perfil de uma mulher inteligente, astuta e ambiciosa consegue persuadir a grande maioria das pessoas, especialmente homens. E para obter o que deseja conta o apoio da amiga Alícia.
O livro acontece na forma de trocas de cartas entre os personagens. A estória traz ainda os diferentes julgamentos da sociedade perante atitudes similares feitos por homens e mulheres.
O que mais gostei durante a leitura foi a ironia empregada na caracterização da protagonista.

Babi Nole 17/03/2023

Gostei , é possível ver a evolução da escrita da Jane Austen muito bem, entretanto, algumas histórias foram bem chatinhas e me incomoda o fato de algumas não terem final :(

julibtz 18/11/2021

Nem sabia da existência desse livro até eu ver ele na biblioteca do colégio, peguei pra ler e foi ótimo. Me surpreendi com o rumo que a história tomou, porque geralmente eu não vejo muitas protagonistas que são manipuladoras e ?vilãs? de certa forma. E eu gostei de como a Lady Susan não é tão inocente quanto a maioria das mulheres nos livros de época. É refrescante quando uma personagem foge do padrão do resto.

Mandy Barros | Entre Telas e Livros 12/12/2021

bom, mas carecia de evolução
tem histórias interessantes que apesar de não terem final, já mostram o estilo que jane aperfeiçoaria no futuro

Alice1867 30/10/2022

Bom mas enjoativo
A maioria das histórias do livro são da juvenília(histórias que a Jane Austen escreveu na juventude) e por isso algumas histórias podem ser mais chatas e confusas. Em geral muito bom e as histórias desse livro tem elementos de sarcasmo e absurdo como podemos ver em alguns trechos do livro.
Vários trechos do livro são muito sarcásticos e engraçados, mas algumas histórias foram muito enjoativas de tão longas e também muito exageradas, mas no final o livro é bom.
E a Lady Susan é incrível apesar de tudo, e eu amei como na história dela todos os personagens, antagonistas e protagonistas se deram bem.

erialm 09/06/2021

Jane Austen definitivamente é um adjetivo!
Eu não sei nem mais o que dizer desta moça. Ela é simplesmente incrível desde o início de suas ideias até suas últimas tentativas de continuar a escrever, mesmo sob condições tão ruins.
É um pouco triste notar que as histórias inacabadas seriam obras completas impecáveis. Até agora não consegui decidir qual gostei mais.

Jane Austen, minhes amigues.

Aline.Sacramento 19/06/2021

Gostei muito de Lady Susan, apesar de ser completamente diferente de tudo que já li da Jane. A Lady Susan é insuportável e maquiavélica, manipulando a quase todos. Os Watson pareceu ter muito potencial pra ser bom também, só não gostei muito do último.