Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

gabi 19/08/2022

Interessante, mas só
Foi interessante ver a evolução da escrita da Jane Austen, mas não senti nada mais profundo que isso não. Tendo lido todos os livros publicados dela, é bem visível como o enredo e o desenvolvimento das histórias dela melhoraram demais!! Fiquei curiosa pra saber como seria o desfecho de algumas histórias, se ela tivesse finalizado.
lio 20/08/2022minha estante
acho que esse funciona mais para isso mesmo. mais para quem quer conhecê-la melhor mesmo, foi por isso que o deixei por último na minha lista de leituras da jane.

gabi 20/08/2022minha estante
fiz a mesma coisa!

Michelle 03/04/2020

Lady Susan
Linda, paqueradora e recentemente viúva, Lady Susan Vernon procura um segundo casamento vantajoso para si mesma, enquanto tenta empurrar a filha para um pretendente rico porém de caráter duvidoso. Um romance magnificamente trabalhado de costumes e costumes da Regência que encantará os entusiastas de Austen com sua sagacidade e expressão elegante.

Alexia Karla 02/05/2020

Aquela que você odeia amar
Assistindo a um reality show na Netflix na semana passada, me deparei com uma das participantes falando sobre outra: "Ela gosta de verdade do cara com quem está comprometida, mas isso não a vai impedir de sair com outro cara, porque ela gosta do jogo. Da sensação de caça, do controle".

Por que eu estou citando um programa farofa no começo da minha resenha? Simplesmente porque essa é uma definição perfeita de como é a protagonista dessa obra.

Sim, Lady Susan é quase uma vilã de novela: manipuladora, egoísta, apaixonada e determinada. E é muito bom ler sob ótica dela!

A personalidade que aparece na sútil diferença entre o tom da escrita das cartas que Lady Susan escreve para sua amiga e fiel escudeira Alicia e as que envia aos demais personagens são um dos pontos chaves para entender o que aproxima a personagem do leitor.

Porque dói admitir, mas todos nós já fomos Lady Susan em alguma situação. Todos já fizemos fofoca, torcemos fatos e usamos algo a nosso favor puramente para alimentar nosso ego.

E quanto mais consciência desses defeitos você tiver, mais vai amar essa leitura.

Dani 15/06/2020

Esperava mais
Confesso que comecei o livro pensando que gostaria bem mais. Apesar de ser uma boa obra, creio que não consegui me conectar aos personagens, por isso não me senti parte da história.

TainA.Alexandra 02/12/2022

Enfim, achei um pouco sem graça esse livro. A primeira parte de Lady Susan devo dizer que não gostei da própria, não gostei do jeito que ela trata a filha.
A segunda parte, Sanditon se terminada provavelmente seria outra obra prima de Jane Austen, por que começou interessante uma pena não ter dado tempo dela terminar.

ray 07/02/2021

primeiros passos de jane
esse livro é para fãs de Jane Austen. Aqui vemos as suas primeiras histórias e sua evolução com a escrita, mas com as personagens fortes e sarcásticas de sempre. As primeiras histórias, principalmente, as quais ela escreveu no início da adolescência são muito engraçadas e BEM viajadas, com homens que -literalmente- brilham, por exemplo.
O conto que está no titulo do livro é demais. Lady Susan, ao contrário de todas as protagonistas de Austen, é uma espécie de vilã. Ardilosa e manipuladora, conquista homens solteiros e casados apenas por diversão, além de não gostar da própria filha e tentar se livrar dela de diversas formas. Bem diferente de tudo que já li da autora mas muito bom, como sempre.
A edição desse livro é linda, a editora ta de parabéns!!!

Geralmente eu tenho alguns critérios pra dar notas à livros, mas penso que não cabe a mim julgar a escrita de Jane Austen, principalmente nesse livro, onde ela está aprendendo. Ele é muito divertido! Pena que alguns contos ficaram inacabados :( 5 estrelasss

spideytriz 23/01/2023

Jane nunca erra e se errou foi tentando acertar!!
Livro maravilhoso! Todas as histórias apesar de inacabadas são incríveis! Eu passo mal com a crítica que Austen faz a sociedade inglesa da época, a forma exagerada que ela retrata as personagens, o alto nível de polidez, arrogância e falta do que fazer deles com certeza geram as melhores histórias. Eu estava ansiosa para ler Lady Susan e não sabia que eu iria gostar tanto.

Lasy Susan é uma solteirona viúva que passa a maior parte do tempo flertando com homens apenas por auto puro divertimento! Ela é tipo de mulher que todos amam ou todos odeiam e eu adoro isso! Ela tem sua personalidade bem forte e marcante, e gosta de fazer as coisas saírem do seu jeito, algo bem comum hoje em dia, mas que para a época seria uma condenação.

O que me chateia são os textos sem fim, queria muito saber de fato o que acontecerá com as histórias. Recomendo a leitura para quem gosta da Jane e quer conhecer um pouco mais sobre a época de juventude dela, os textos possuem muita personalidade e uma característica marcante que só a Jane tem, com seus tons de ironia e muita classe!

gahsampaio 21/01/2023

Uma leitura totalmente diferente
Olha, foi bem difícil iniciar a leitura desse livro, quando olhei que era inteiro por cartas, até havia desanimado, mas decidi sair da minha zona de conforto e encarar a leitura.
Confesso que de início, era difícil entender algumas coisas, mas conforme você vai lendo, depois você pega o jeito de entender as "cenas" e as situações.
Não é um tipo de livro que eu leria novamente, mas a experiência foi interessante.
Em relação a história, a Lady Susan é uma personagem totalmente ardilosa e que não mede esforços para consegui o que quer.
Fiquei com dó o tempo inteiro de Frederica e de Reginald. ?

Paula1882 12/04/2021

Foi bem interessante ler Lady Susan e encontrar uma protagonista ardilosa e manipuladora. Quanto às histórias inacabadas: Sanditon até gostei, já Os Watsons estava achando uma chatice.

Lokopoko 17/02/2023

Eu amei o livro "Lady Susan" de Jane Austen! É o primeiro livro que leio dela e fiquei surpresa com o quão envolvente e divertido foi. A história gira em torno de Lady Susan Vernon, uma mulher charmosa e inteligente que tem um jeito especial de se sair de qualquer situação.

A escrita de Jane Austen é excelente e ela consegue descrever as personalidades e as motivações dos personagens de uma forma incrivelmente detalhada. Lady Susan é a personagem principal e é impossível não se apaixonar por sua astúcia e habilidade de se sair bem de situações difíceis. Além disso, a trama é bem construída e mantém a tensão do começo ao fim.

Eu gostei muito também da forma como o livro aborda questões sociais e políticas da época, incluindo o papel das mulheres e as relações amorosas. Jane Austen sabe como escrever com ironia e humor, o que torna a leitura ainda mais agradável.

Em resumo, eu recomendo este livro para qualquer pessoa que goste de histórias de romance e comédia. É uma leitura rápida e divertida, que prende a atenção e deixa um gostinho de quero mais no final. Eu definitivamente vou ler mais livros de Jane Austen!

Alice1867 30/10/2022

Bom mas enjoativo
A maioria das histórias do livro são da juvenília(histórias que a Jane Austen escreveu na juventude) e por isso algumas histórias podem ser mais chatas e confusas. Em geral muito bom e as histórias desse livro tem elementos de sarcasmo e absurdo como podemos ver em alguns trechos do livro.
Vários trechos do livro são muito sarcásticos e engraçados, mas algumas histórias foram muito enjoativas de tão longas e também muito exageradas, mas no final o livro é bom.
E a Lady Susan é incrível apesar de tudo, e eu amei como na história dela todos os personagens, antagonistas e protagonistas se deram bem.

Cams 16/05/2021

Gostei demais da escrita desse livro, terminei de ler em poucas horas porque achei muito tranquilo de ler sem parar sem achar enfadonho ou entediante.

erialm 09/06/2021

Jane Austen definitivamente é um adjetivo!
Eu não sei nem mais o que dizer desta moça. Ela é simplesmente incrível desde o início de suas ideias até suas últimas tentativas de continuar a escrever, mesmo sob condições tão ruins.
É um pouco triste notar que as histórias inacabadas seriam obras completas impecáveis. Até agora não consegui decidir qual gostei mais.

Jane Austen, minhes amigues.

Aline.Sacramento 19/06/2021

Gostei muito de Lady Susan, apesar de ser completamente diferente de tudo que já li da Jane. A Lady Susan é insuportável e maquiavélica, manipulando a quase todos. Os Watson pareceu ter muito potencial pra ser bom também, só não gostei muito do último.