Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

isa muniz 06/01/2022

achei o final mal escrito
Essa história foi bem rápida, ja q ela se passa em formato de carta, mas mesmo assim eu esperava mais do final. Parece q os problemas (q foram levados pelo livro todo) se resolveram muito rápido e fácil. Mas eu achei engraçado o jeito que a Lady Susan não gosta de ninguém, a não ser dela mesma

Mandy Barros | Entre Telas e Livros 12/12/2021

bom, mas carecia de evolução
tem histórias interessantes que apesar de não terem final, já mostram o estilo que jane aperfeiçoaria no futuro

Bella 01/04/2020

Lady Susan
Estilo diferente, achei que seria difícil me interessar por ser epistolar mas me surpreendi de forma positiva. Que mulher terrível! Tadinha da Frederica.
Gosto muito de Jane Austen, valeu a pena conhecer mais da sua obra. Definitivamente uma personagem bem diferente das mais conhecidas da autora, alem tb de os personagens se expressarem mais explicitamente nas cartas do que nos diálogos dos seus outros romances. Gostei!

Doca 03/10/2022

Jane Austen
Gostaria muito que Jane Austen tivesse terminado Os Watson. Foi a minha leitura favorita entre as três compiladas nessa edição.

leticia 26/07/2020

eu adorei a lady susan, mas não o suficiente pra conseguir aturar de bom grado 150 paginas de white people problems epistolar. lady susan é tudo a que tem direito, implacável, manipuladora, bonita e ainda é mãe narcisista.

Fernanda DCM 28/07/2020

Divertido!
Uma história cheia de ironia e sarcasmo. "Ei, você não gosta de mim, mas pelas convenções tem que aturar, então eu vou aí na sua casa fazer uma visita de uns 2 meses, blz, já que estou sem casa. E pra me ocupar vou xavecar todos os rapazes". "Claaaaro querida, será um prazer! Sqn!!" Simplesmente uma piada! Ótimo livro, recomendo.

Joana.Dias 26/08/2020

Gostei bastante da história, fpi a primeira vez que li um livro assim, em cartas, mas gostei, mas tinha muitos erros ortográficos

Fernanda2477 19/06/2022

Neste livro encontramos o romance epistolar "Lady Susan" e dois romances inacabados, "Os Watson" e "Sanditon".
Já conhecia "Lady Susan" e por mais que seja um romance curtinho, a história é muito boa, e eu leria com prazer uma versão mais extensa.
Os dois romances inacabados me conquistaram totalmente, e lamento que tenham ficado incompletos. Ambas as histórias já despertam a curiosidade desde seu início, com protagonistas divertidas e interessantes e narrativas do cotidiano que dão espaço às críticas da autora de modo muito perspicaz, sem se tornar uma leitura cansativa. Infelizmente, como são obras inacabadas, nos resta deixar a cargo de nossa imaginação a continuação de tais histórias. Boa leitura, recomendo para quem gosta da autora.

Luciana 31/12/2020

3 em 1
3 pequenas histórias: Lady Susan, Os Watson e Sanditon. Lady Susan contada através de cartas.

Helenapessoa 05/01/2021

A narrativa de Jane é sempre perfeita mesmo depois de tantos anos.

Lady Susan é uma das histórias menos conhecidas da autora, já que é bem mais curta que seus romances mais famosos.

Lady Susan é uma mulher extremamente manipuladora. Fiquei encantada com a maneira que sua personalidade foi desenvolvida. Assim como toda pessoa manipuladora, no início eu achava que ela era apenas julgada pelas pessoas a sua volta de uma maneira errônea. Mas nem sempre tudo é o que parece.

Uma história muito boa para aqueles que querem ter um primeiro contato com a autora. Eu adorei

carina 26/01/2021

Lady Susan e outras histórias
Neste livro temos três obras da Jane Austen: Lady Susan, Os Watson e Sanditon. Lady Susan é uma obra famosa, conhecida por seu diferencial. É um romance epistolar, ou seja, é escrito em formato de cartas e também tem como protagonista uma vilã que foge bem das outras obras da Jane Austen em que as protagonistas são moçinhas. Quando você começa a ler o livro você não acha que Lady Susan é uma vilã, mas conforme a história vai avançando meio que a protagonista coloca as manguinhas pra fora. É aquele tipo de personagem egoísta que só quer se dar bem, um tanto quanto manipuladora e não tem um pingo de afeição nem pela própria filha. Eu fiquei com muita pena da Frederica - filha da Lady Susan - ao longo da história, a impressão que eu tive é que ela era menosprezada pela própria mãe e tratada como uma pedra no sapato, como se a própria mãe quisesse se livrar dela.
Já as obras Os Watson e Sanditon são duas histórias inacabadas da Jane Austen, a autora nunca terminou essas obras você percebe isso pelo modo com as histórias acabam meio que pela metade, o que é uma pena porque dariam livros bem interessantes. Mas eu acredito que Os Watson serviram de base para outras obras da autora por causa de alguns personagens. Temos nessa história a personagem Elizabeth Watson que me lembra muito a Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito. E a personagem Emma Watson (dei muita risada com esse nome porque me lembrou da atriz Emma Watson) que me lembrou muito a personagem Emma Woodhouse de Emma, não apenas por causa do nome, mas ambas personagens se dedicam a cuidar do pai. É como se Os Watson e Sanditon fossem rascunhos que deram origem a grandes obras da Jane Austen. Pode ser que eu esteja errada porque ainda não li todas as obras de Jane Austen, mas essa é a impressão que tive.

Jô Santos 26/12/2022

Maravilhoso conhecer mais da Jane
?"Sandton"?

Vou confessar que o começo foi bem chato e quando começou a ficar bom, acabou. Uma pena, fiquei com gosto de quero mais, tenho certeza que essa história traria ótimas intrigas aos estilo Austen.

Essa história da um foco bem grande a pessoas hipocondríacas, tema que já apareceu nas histórias da Jane, aqui isso toma um tom maior e da para ver bem como essa hipocondria vinha de pessoas fúteis e desocupadas, realmente um mal da elite que não tendo realmente o que fazer caçava doenças para se fazer importante, aparecer e ter algo sobre o que conversar. Esse livro como um todo foi incrível, ver como a escrita da Jane evoluiu e se refinou.

?"Os Watson"?

Nossa como eu queria que essa história tivesse continuação, vou procurar um desse livros que foi continuado por outras pessoas. Tinha tudo pra ser mais uma obra fabulosa da Austen, cheia de intrigas familiares, romances com impedimentos e tudo mais. Muito interessante o nome da personagem principal ser Emma Watson, nome hoje tão conhecido por todos nós.

?"Lady Susan"?

A incrível capacidade de Jane Austen de criar personagens odiosos sempre me surpreendeu e me agradou. Mas em Susan eu encontrei o epicentro de seu talento, a criação de uma personagem que com certeza vai contra tudo que a autora abomina, mas que é retratada em um grau de fidedignidade que faz muitos leitores até mesmo venera-la. Lady Susan é vil, desprovida de muitos princípios de sua época, mas também é extremamente inteligente e sabe jogar com a sociedade e com os talentos e dotes que possui. Esse texto só me fez apreciar ainda mais a capacidade de escrita e construção de personagem de Austen. Foi uma leitura intensa e cheia de dissabores, com uma personagem que amamos odiar, mas que ainda assim conseguimos admirar pela incrível capacidade de manipulação.

?"Catharine" ou " O caramanchão"?

Fiquei com gosto de quero mais, sinto que está história poderia ter rendido muito mais. Aqui já é possível ver muito mais maturidade na escrita da Jane, algo muito mais semelhante ao que encontramos em seus romances mais aclamados. Os personagens tem a cara da Jane e o "protagonista" masculino me deu asco do jeito que a Jane consegue: um cara que parece uma flor por fora, mas que em seus atos demonstra seu pouco caráter. Amei muito essa história.

?Evelyn"?

Ao contrário do que pensei o título não se refere a uma pessoa e sim a uma cidade. Mais uma história com ares de conto de fadas e muita, mas muita coisa mirabolante

?"Lesley Castle"?

Uma irmã que acha que sofre mais do que a irmã que perdeu o noivo pq viu desperdiçado seu trabalho culinário.

Um rapaz que é abandonado pela esposa e deixa a filha pequena para o pai criar. Um pai que se casa com uma moça da idade das filhas. Intrigas, ironias e situações estapafúrdias.

"É muito ruim que uma mulher bonita não possa ouvir que é bonita de ninguém do seu mesmo sexo sem que se suponha que essa pessoa seja sua inimiga assumida ou dama de companhia.

?"As três irmãs" ?
Primeira história inacabada do livro, seria legal conhecer mais sobre as presepadas e discórdias dessas três irmãs.

?"Uma história da Inglaterra"?

Ler sobre os reis da Inglaterra nunca foi tão

divertido... e inútil. Achei que essa ia ser uma das histórias mais chatas do livro, mas na verdade foi muito divertido. A autora deixa bem claro que não tem nenhuma pretenção de ser fiel aos fatos, precisa com datas ou coisa assim, ela deseja apenas contar a historia desses reis segundo o seu próprio ponto de vista e exagerar numa boa dose de humor e ironia. Se vc já conhece a historia desses reis talvez consiga ler muito nas entrelinhas, se não pode se divertir ao ficar confuso e com as sacadas da autora.

?Amor e amizade"?

Minha nossa quanta loucura para uma história só, é tanta gente hipócrita, sem noção e com o ego lá em cima. Digamos que temos aqui a ironia típica de Austen, mas sem o seu tão conhecido refinamento, muito mais exacerbada e cheia de fatos mirabolantes.

Pelo menos o título deu uma melhorada na questão da criatividade

"?Henry e Eliza"?

Essa é uma das minhas preferidas até agora, tem um q de conto de fadas, apesar de não ter nada de mágico, mas com um tom de ironia e exagero bem maior.

?"Edgar e Emma" ?

Uma coisa deve ser dita sobre Jane Austen: ela não tinha a mínima criatividade para títulos no início de carreira.

Achei essa a história mais sem graça até agora, nem tem nada de relevante a comentar.

?"Jack e Alice"?

O tom de humor esdrúxulo só se ampliou nessa história. Muitas são as situações estrabolicas e os personagens caricatos e exagerados. Notei um avanço na escrita com base na primeira história.

Foi uma história bem divertida e estranha, algo que nunca imaginei ler vindo de Austen. É muito legal conhecer essa sua nova facetas.

?"Frederic e Elfrida".?

Uma linguagem bem mais simples e juvenil, novata.

Mas tem um tom irônico sempre presente e umas sacadas bem dramáticas mirabolantes, parece um conto satírico ou de humor.

MARTA CARVALHO 02/05/2021

Acompanhar o desenvolvimento criativo de uma das escritoras que mais gosto foi extremamente estimulante. É perceptível a diferença entre a Jane Austen adolescente e a versão madura e consagrada. Inicialmente seus contos são pueris, radicais, até cômicos e dedicados a familiares, mas a prática da escrita foi se aperfeiçoando e nos encontramos com histórias de crítica social da época, onde até a protagonista não é exatamente uma heroína, como no caso de Lady Susan. Acabei levando um tempo maior lendo já que troquei de edição, o que tornou a leitura mais prazerosa, afinal nessa, além da beleza estética, houve uma preocupação em dispôr as histórias em ordem cronológica de escrita e acabei por lê-lo na íntegra, inclusive as histórias que já havia lido na edição anterior. Só foi frustrante ficar sem saber o que ela planejava para os personagens nas histórias inacabadas, me envolvi em cada uma e isso me deixou um pouco triste.

Rosália Salvatore 29/05/2021

Jane Austen é uma mulher que eu lamento muito por ela não ter tido tempo de explorar mais a sua escrita, nas histórias aqui podemos sentir um pouco mais do quanto ela era incrivel e como ela tinha potencial para ter entregue obras ainda melhores do que ela já tinha feito