Lady Susan e outras histórias

Lady Susan e outras histórias Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

duda 08/10/2020

O que dizer de Lady Susan?
Simplesmente amei odiar essa personagem (ou odiei amar? ainda não decidi).

Peguei Lady Susan pra ler porque estava precisando de uma dose de Jane Austen no meio de minha leituras mas não queria parar para ler um romance, queria algo rápido e super funcionou!

Gostei muito desse forma de cartas, a história me prendeu bastante! É uma leitura super rápida e divertida, recomendo até pra quem nunca leu Austen!

Renata.Rezende 28/09/2020

Cartas magnéticas
Jane Austen tinha apenas 19 anos quando escreveu essa agradabilíssima obra epistolar.
Simplesmente impossível parar de ler as cartas trocadas pela família Vernon.
A genialidade de Austen na construção dos personagens de maneira aparentemente despretensiosa já pode ser observada desde cedo.
A novela (ou conto?) conta com uma vilã super ardilosa e manipuladora e um final à la Jane Austen, pra ninguém botar defeito.
Super indicado!

PS: A tradução dessa edição - da deliciosa coleção A arte da Novela - me incomodou um pouco devido à repetição de expressões como "por meio de", o que me fez tirar uma estrela na avaliação.

Renata.Rezende 28/09/2020

Cartas magnéticas
Simplesmente impossível parar de ler as cartas trocadas pela família Vernon.
Super indicado!

Denise.Marreiros 15/09/2020

Quer ler ou conhecer Jane Austen?

Comece por Lady Susan, esse que é um romance epistolar curtinho e super gostosinho de ler. A diversão e o melodrama na medida certa se juntam com uma protagonista totalmente fora dos padrões da sociedade e principalmente de sua autora, o que a torna ainda mais espetacular.

A leitura e tão fluída que é possível imaginar cada cena, os personagens foram criados para que fosse possível se identificar com cada um e ao final a única coisa que se deseja é que a historia não acabe.

Sensacional!

Mandy Caroline 14/09/2020

Jane Austen como você nunca viu
Todo mundo sempre falou sobre como Lady Susan é uma estória totalmente diferente dos outros livros de Jane Austen, e essa fala é verdadeira. Lady Susan é uma personagem complexa a qual você provavelmente vai amar odiar.
Sobre os livros não acabados Os Watson e Sanditon, deles fica o gosto de quero mais, mesmo sendo apresentado para os leitores apenas alguns capítulos do que seriam estórias encantadoras da autora, você já consegue se apegar a alguns personagens e queria saber mais sobre cada um deles.

Beatriz 12/09/2020

Para os fãs de Jane Austen, assim como eu, ler seus contos e romances escritos enquanto a autora ainda era uma jovem é um deleite! Suas ironias, sarcasmos e críticas aos costumes e modelos da época estão extremamente evidentes nessas histórias, diferentemente do que acontece em seus romances mais famosos, nos quais isso existe, porém é mais mascarado.
E durante a leitura toda o meu maior desejo era ter vivido naquela época e ser amiga dela, para receber uma dedicatória Da Autora em alguma de suas histórias incríveis.

carol 04/09/2020

Esse livro kkkkkkk Jane Austen gênia demais e tudo na minha vida.

Dani 30/08/2020

Definitivamente, não é meu livro favorito de Jane Austen. O livro é uma "coletânea" de contos escritos por uma Jane Austen adolescente, ainda em construção.

Joana.Dias 26/08/2020

Gostei bastante da história, fpi a primeira vez que li um livro assim, em cartas, mas gostei, mas tinha muitos erros ortográficos

Isabela | @sentencaliteraria 12/08/2020

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
📝 Lady Susan & Outras Histórias / @editoramartinclaret

🌸 Neste livro encantador publicado aqui pela Martin Claret, temos um compilado de histórias escritas por Jane Austen e que são menos divulgadas. São 13 no total, mas por terem poucas páginas podem ser vistas como contos. Foram todas escritas no que é descrito como o período de “juvenília” da autora, portanto em sua adolescência, e as duas últimas inclusive nunca foram finalizadas.

👒 Se algum de vocês acha que já conhece a escrita da Jane, por ter lido “Orgulho e Preconceito” ou alguma outra de suas conhecidas obras, vai se surpreender com esse livro. Aqui temos relatos engraçados e repletos de sarcasmo, que nunca imaginei que pudessem ter sido escritos pela autora 🤣

➸ Uma dentre essas histórias que resume bem esse humor dela foi “Jack e Alice”, onde temos uma festa a fantasia em que os convidados vão aos poucos se revelando diferentes do que parecem à primeira vista. Claramente foi escrita apenas para divertir (ela e o leitor), e termina de forma bem abrupta.

➸ Gostei também de “Uma História da Inglaterra”, mas acredito que tenha sido mais porque estou lendo a série histórica da Philippa Gregory que foca em conhecidos monarcas ingleses. Aqui temos um mini resumo de governantes que passaram pelo trono da Inglaterra, desde Henrique IV até Carlos I, narrados por “uma parcial, preconceituosa e ignorante historiadora”, como ela mesma se descreve. Achei bem legal essa abordagem mais divertida.

➸ Porém, a história que mais gostei foi “Sanditon”, talvez porque já tinha familiaridade com o enredo por ter visto ano passado a série de TV baseada nela. Mas apesar disso, ainda assim não consegui amar totalmente ela por não ser tão instigante e apaixonante quanto a série. Uma pena que essa foi uma das histórias inacabadas da autora.

❃ Tenho certeza de que eu teria adorado ser amiga da Jane Austen, uma jovem que parece ter sido muito engraçada e é criativa demais. Quem já está familiarizado com suas outras narrativas vai se surpreender com a leveza e sagacidade da autora nesse livro.

site: https://www.instagram.com/p/CDuRL3rD8vr/

Fernanda DCM 28/07/2020

Divertido!
Uma história cheia de ironia e sarcasmo. "Ei, você não gosta de mim, mas pelas convenções tem que aturar, então eu vou aí na sua casa fazer uma visita de uns 2 meses, blz, já que estou sem casa. E pra me ocupar vou xavecar todos os rapazes". "Claaaaro querida, será um prazer! Sqn!!" Simplesmente uma piada! Ótimo livro, recomendo.

Jessie / @livrosmeusmimos 26/07/2020

Lady Susan não segue o padrão de mocinhas da Jane Austen
Hoje vamos conversar sobre Lady Susan da maravilhosa e apaixonante Jane Austen.

Vamos acompanhar a protagonista Lady Susan, ela acabou de ficar viúva e possui uma filha de 17 anos, a Frederica. Ela foi passar um tempo na casa do seu cunhado, já que está com dificuldades financeiras.

Contudo Lady Susan já tem um plano, ela precisa de um marido, e de preferência ele precisa ser rico.

Ao contrário dos outros romances da autora no qual suas protagonistas normalmente são jovens virgens e inocentes, Lady Susan é uma mulher madura e viúva. Ela tem uma personalidade manipuladora, e sempre consegue o que quer.

Contudo, ela é extremamente divertida. Uma personagem que amamos odiar, sendo insensível em alguns momentos, principalmente com sua filha, mas mesmo assim possui seu charme.

O livro é contado através de cartas, narrados por diversos personagens. Um dos livros mais divertidos da autora.

Como sempre, a autora crítica a sociedade do final do século XVIII.
Originalmente o livro não iria ser publicado, já que a autora nunca chegou a divulgar sua história, contudo o manuscrito só foi encontrado quase 50 após sua morte por parentes.

Um livro super leve e divertido.

Super indico a vocês.

leticia 26/07/2020

eu adorei a lady susan, mas não o suficiente pra conseguir aturar de bom grado 150 paginas de white people problems epistolar. lady susan é tudo a que tem direito, implacável, manipuladora, bonita e ainda é mãe narcisista.

Maria Luana 13/07/2020

Lady Susan mostra como mentiras caem por terra e como homens são facilmente manipuláveis.