Lady Susan e outras histórias

Lady Susan e outras histórias Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Dri F. @viagenscomlivros 13/02/2019

Jane Austen é rainha
"Lady Susan" é um romance não muito conhecido de Jane Austen. Os especialistas na obra da autora presumem que ele foi escrito entre 1793 e 1794, quando ela estava no final de sua adolescência.
Esse foi um romance escrito em formato epistolar, ou seja, em formato de cartas que os personagens trocam entre si. E é através das notícias dessas cartas que a história vai sendo narrada.

"Lady Susan" gira em torno da história dessa viúva, na faixa de 30 anos, que busca um novo casamento que lhe traga vantagens financeiras. Ela quer também, casar a filha, Frederica, com um homem por quem a filha não tem outros sentimentos além de profundo desprezo.
Lady Susan é descrita como uma mulher muito bonita, mas também bastante ardilosa, focada em seus objetivos e que não se importa em usar qualquer armas para atingi-los.

Achei uma leitura muito diferente de tudo que li até hoje da autora. A protagonista é uma mulher adulta e que sabe muito bem o que quer e o que não quer, e usa todas as artimanhas possíveis para iludir, manipular e até trair suas possíveis vítimas.
Mas ao mesmo tempo, a achei divertida, com sacadas bem humoradas mesmo sendo a vilã que é. Suas cartas com sua amiga Alicia, são as melhores. A leitura se torna muito prazeroso, e por ser um livro muito curtinho, é fácil de ler em pouco tempo. É fascinante, para mim que sou muito fã da autora, ver seu talento desde muito nova, a história é muito bem escrita em todos os momentos.
Sou suspeita para falar de Jane Austen, mas indico demais essa leitura principalmente se você quer conhecer a obra da autora por algo mais curtinho e divertido. Duvido que você não vai gostar!

Conheça meu instagram literário @viajecomlivros

site: Instagram @viajecomlivros

@Evelivre 27/10/2018

Lady calculista
Meu primeiro livro da comsagrada Jane Austen trata-se de uma coletânea de cartas trocadas pela fria, egoista, dissimulada e calculista Lady Susan.
A recém viúva faz todos os tipos de tramóias para tirar vantagem da sociedade alta inglesa, contudo a mesma já está cansada das armações da belíssima e problemática Susan.
Após se colocar em uma situação delicada vê-se na mecessidade de pedir refúgio para seu cunhado, lá comporta-se como uma verdadeira atriz, tentando convencer a todos de seu carater irrepreensível e sua genuina bondade.
Susan conseguirá dar cabo ao seu plano de explorar da melhor forma a alta classe inglesa?

@leiturasdaqueila 25/06/2018

Esse romance foi escrito em forma de cartas. Foi adaptado para o cinema com o título "Amor e Amizade" (sendo que Amor e Amizade é o título de outra obra da autora já mencionado nesse instagram). Eu gostei muito da história, é bem diferente do que eu estava acostumada nos romances Austenianos. Agora sobre os personagens, não me afeiçoei a nenhum!!! A própria protagonista, Lady Susan, é uma vibra manipuladora, só pensa em seus interesses e não tem afeto nenhum pela filha. Já sua filha, embora seja uma boa pessoa, é totalmente submissa a mãe e não tem nada de heróico nessa garotinha. O Sr. Reginald (irmão da concunhada de Lady Susan) é um banana e me provocou muita raiva. A Lady Susan vai querer se casar com ele, pois ele vai herdar uma fortuna. Enfim, a história é ótima, o filme é legal, mas dificilmente você consegue admirar algum personagem.

site: https://www.instagram.com/leiturasdaqueila/

Andy 20/05/2018

Jane Austen, sua linda ?
Uma obra surpreendente, provinda de uma das mais admiradas romancistas do século XVII, Jane Austen. O que posso dizer a respeito dessa obra? Como sempre, uma história muito bem construída, que não possui NADA de momentos clichês, com uma escrita super bem produzida.
Confesso não ser o maior amante de literatura clássica inglesa, porém Jane Austen está me fazendo desenvolver um carinho imenso por suas obras, e mal posso esperar para ler uma terceira, pois os comentários dessa outra não desmerecem sua fama de excelente escritora.
Em relação a este romance, em especial, a forma que ele foi desenvolvido, por meio de cartas, nos apresenta a um mundo de imaginações que nos fazem pensar o quão nojenta pode ser uma pessoa ambiciosa. Temo não ser claro nessa questão, porém eu imagino, as vezes que li as cartas de Lady Susan e de sua cunhada, que a primeira possui uma falsidade além do limite, tanto com sua família, quanto para com o homem a quem ela almeja, e isso enfurece a qualquer um.
Uma obra esplêndida que merece todos os elogios, embora esta não receba a devida atenção que merece.

Nota: 5 ?

Vivi.Montarde 06/05/2018

Interessante e divertido
A história é bem interessante. Apenas não dei 5 estrelas porque comparei com os outros romances mais famosos dela. Então achei que não estava no mesmo nível. Logo, não é ruim, mas os outros que são muito bons rsrs

O enredo é bem construído e prende a atenção. A história é contada por meio de trocas de cartas entre os personagens. No início estranhamos um pouco essa forma de escrita, não há diálogos e aquela interação mais direta, mas depois nos habituamos. A lady Susan é uma megera, porém sempre consegue manipular os outros, é boa de papo e assim vai se colocando como a vítima de qualquer situação que poderia comprometê-la. E todos vão caindo na sua grande habilidade de eloquência e manipulação...e claro, a ironia e o humor característicos de Jane Austen estão lá presente.

Recomendadíssimo para os admiradores de Austen que ainda não conhecem essa que foi sua primeira obra.
Dani 08/05/2018minha estante
Gostei da resenha!

Vivi.Montarde 09/05/2018minha estante
Obrigada Dani :)

Vanessa Vieira 14/04/2018

Lady Susan - Jane Austen
O livro Lady Susan, romance epistolar escrito por Jane Austen em sua adolescência, entre os anos de 1793 e 1794, nos traz a história de uma anti-heroína que usa seu charme e inteligência para manipular e obter toda sorte de favores de suas vítimas, sejam amantes, amigos ou até mesmo membros de sua família.

A bela e coquete Lady Susan é uma viúva na casa dos seus 30 anos, que busca um novo casamento para si e também para sua filha Frederica, mesmo que seja com um homem rico e tolo que a jovem despreza. Com uma agenda de compromissos preenchida por convites de visitas para a família de seu finado marido, Lady Susan intercala a formalidade com manobras astuciosas e repletas de ironia e inteligência, com o intuito de atingir o seu objetivo final.

Lady Susan é um livro repleto de ironia, além de ser artisticamente escrito, sagrando-se em uma das obras mais peculiares e até mesmo divertidas de Jane Austen. Mesmo não sendo muito conhecido e aclamado quanto os demais seis romances da autora, sua história é encantadora e muito bem articulada, nos trazendo o olhar ainda jovem de Austen sobre as maquinações sociais de um modo bem envolvente e requintado. Narrado de forma epistolar, onde a trama vai se revelando gradativamente através da perspectiva de uma pessoa e logo após, sob a reação e a resposta de uma outra - sem diálogos diretos ou até mesmo maiores detalhismos -, o livro se mostrou inteligente, irônico e extremamente ardiloso.

"Onde o orgulho e a estupidez se unem não pode haver qualquer dissimulação digna de nota."

Mesmo sendo uma anti-heroína, é impossível não se afeiçoar à Lady Susan. Ao contrário de muitos leitores, não a enxergo como uma espécie de vilã e sim como uma mulher oportunista e ambiciosa, que não poupa esforços e estratégias para buscar o seu lugar ao sol. Ela é uma personagem interessante, provocante e que sabe muito bem usar os seus dons e atributos, além de não deixar ninguém atrapalhar o seu caminho - nem mesmo a própria filha. Sua dissimulação e ironia são impecavelmente inteligentes e foram retratadas em uma linguagem extremamente requintada e elegante por Jane Austen. Os demais personagens da trama também chamam a atenção, bem como Alicia, a melhor amiga de Lady Susan e uma das responsáveis por encobrir seus passos ardilosos e Reginald DeCourcy, o seu jovem e apaixonado amante, objeto fácil das maquinações da protagonista. Frederica, sua filha, até tenta ter algum vigor ao longo do enredo, mas sempre acaba sendo ofuscada pela persuasão maquinalmente orquestrada de sua mãe.

"Ela era uma mistura rara de simetria, esplendor e graça."

Resumidamente, Lady Susan é uma comédia inteligente, perspicaz e repleta de ironia, que traz o olhar da ainda adolescente Jane Austen sobre uma mulher madura e disposta a tudo para angariar um bom partido - o que foge bastante do estereótipo de suas demais personagens. Parodiando o divórcio e a infidelidade e invertendo os valores dos sexos ao transformar as mulheres em predadoras naturais dos homens, a autora nos presenteou com uma protagonista estrategista, maliciosa e absurdamente encantadora. Em 2016 foi feita uma adaptação cinematográfica da obra intitulada Amor e Amizade, que conta com Kate Beckinsale no papel principal que, brilhantemente, conseguiu mergulhar intensamente em sua personagem e retratá-la de uma forma irônica e impecavelmente requintada. O livro é bilíngue e possui uma capa hardcover belíssima e a diagramação está bem caprichada, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e uma tradução primorosa. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2018/04/resenha-lady-susan-jane-austen.html

Gláucia 04/02/2018

Lady Susan - Jane Austen
Escrito possivelmente em 1794 por uma jovem Jane de 19 anos, só foi publicado em 1871 postumamente e com treta na família; alguns achavam que deveria permanecer engavetado.
Obra epistolar com cerca de 100 páginas, traz como protagonista a malévola Susan, viúva que parece se divertir com as intrigas e seduções que engendra. Chega a ser divertido a forma astuta com que ela age. E como temos homens manipuláveis aqui!
O livro parece um esboço de todos os outros livros da autora, é possível reconhecer seu estilo na criação dos vários tipos sociais e julgamento de que são vítimas os membros de uma sociedade tão cheia de pequenas regras a serem seguidas a risca.
É muito engraçado observar nesse tipo de narrativa os diferentes pontos de vista de uma mesma situação.
O final me surpreendeu.

Rafa 31/12/2017

A vilã de Jane Austen
Em Lady Susan vamos conhecer a história da vilã de Jane Austen. Narrado através de cartas trocadas entre os principais personagens, o livro começa um pouco confuso até nos adaptarmos ao que está realmente acontecendo.

Lady Susan é uma recente viúva e que vai passar uma temporada na casa do irmão. Até aí tudo bem, porém estamos lidando com uma mulher terrível e maldosa. A começar pelas intrigas causadas na sua última casa acolhida, onde não só causou o rompimento de um possivel casamento como ainda flertou com o anfitrião da casa, sendo este muito bem casado. Ou seja, chegou causando.

Lady Susan, não tem nada de lady, é inescrupulosa, manipuladora e horrível, alguém que brinca com a vida e felicidade alheia para seu próprio deleite e sem razão justificada.

É impossível gostar dela, principalmente lendo suas cartas a Mrs. Robinson, todo o veneno para com a própria filha e sua real faceta estão nessas cartas.

É um livro bem diferente de Jane Austen, e no começo demorei para engrenar na leitura, contudo foi muito bom. Aqui vemos que não existiam só mocinhas naquela época, e creio que existiam muitas Lady Susans por aí, como até hoje.

Para quem gosta de Austen deve fazer a leitura!

Adriana 03/12/2017

Desafio literário 2017
Esse livro me surpreendeu, a leitura foi bem rápida, e o desenrolar da história é bem claro, mesmo sendo um romance epistolar (até então não sabia o que significava). A personagem principal é a vilã, bem diferente de outros livros que eu li da autora, mas o estilo para mim é inconfundível, adorei.

Marker 20/09/2017

Levei muito tempo para ler qualquer coisa de Jane Austen porque, segundo aquilo que as adaptações cinematográficas de seus livros me sugeriam, todo o trabalho da autora devolvia em torno de tipos aristocráticos e suas desventuras numa sociedade vitoriana (ou pós-vitoriana, agora me perco na cronologia), cheia de etiquetas, honras e outras questões igualmente aborrecidas. Não estava de todo errado, mas segundo aqueles que observam o trabalho dela mais de perto, a novela Lady Susan é quase um objeto alienígena na obra da autora.
Lido somente porque precisava preencher minha categoria de livro epistolar para o #desafiolivrada2017 -e também porque a adaptação filmada por Whit Stillman ano passado é fantástica-, Lady Susan foi escrita quando Austen tinha por volta de 19 anos e acompanha os planos maquiavélicos que a personagem titular empreende para sua própria satisfação. A princípio não se trata de um golpe do baú nem nada do gênero, Lady Susan apenas sente grande prazer em manipular e mentir para deixar todos a seu favor.
Existe sim um humor muito ácido e comentários curiosos sobre uma sociedade tão apegada a regras de comportamento, e até mesmo questões que talvez se considerem como feministas, mas a construção é quase anedótica, e a conclusão abrupta não ajuda. Não tenho problema em acompanhar personagens detestáveis, mas nesse caso é difícil se importar com o destino de qualquer uma delas.

Mamy 20/08/2017

Cartas
Várias cartas trocadas entre os personagens constroem a trama bem à la Jane Austen.
Amizade, jogos de interesses, traições...
Muito bom, mas qto à trama, deixou uma sensação de "mais do mesmo" para quem já leu outras obras da escritora.

SahRosa 17/07/2017

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Agora posso dizer que finalmente li uma obra de Jane Austen! Claro que ainda pretendo ler outros livros da autora, afinal Lady Susan foi a porta de entrada para esta humilde leitora que adorou cada parte deste primeiro contato com uma obra da tão cultuada autora. Lady Susan foi escrito no final da adolescência de Austen e elaborado em um estilo que pode deixar muitos leitores com o pé atrás, mas não se deixe enganar pois Lady Susan é uma obra incrível e envolvente, mesmo com seu estilo diferente irá encantar e mostrará que desde cedo Jane Austen tinha um enorme talento.

Lady Susan é um romance epistolar, contado através de cartas entre os principais personagens, incluído a própria Lady Susan, uma mulher frívola, manipuladora e sedutora, disposta a tudo para conseguir o que deseja. No entanto, apesar de seu carácter Lady Susan mostra-se uma personagem incrível, muito bem elaborada e interessante, mesmo torcendo para que Susan tenha o que merece, no fundo ela consegue cativar o leitor tamanha é sua dissimulação! Acredito que o talento de Austen é o que nos leva a amar e odiar sua personagem, Lady Susan apenas confirmar a grandeza dessa escritora e me fez ficar louca por mais histórias.

Se você assim como eu nunca deu uma oportunidade para a autora por conta de qualquer receio, aconselho a leitura imediata de Lady Susan, mesmo que sua narrativa seja diferente é inegável o quanto irá te envolver, além disso Lady Susan pode ser lido em poucas horas já que é um livro curto, mas a fluidez dá escrita de Austin fará com que você devore está obra em um instante! A minha edição é a versão digital e tenho que dizer que adorei o cuidado da editora com o e-book, a diagramação é típica dos livros digitais mas muito confortável para leitura e a revisão impecável! No entanto se você curte o livro físico a Editora Pedrazul já providenciou a segunda edição de Lady Susan que aliás tem uma nova e lindíssima capa!

Sem mais, Lady Susan é uma ótima leitura. Senti um pouco de falta da descrição dos personagens para visualizá-los melhor, mas compreendo que sendo este um dos primeiros livros de Austen e pelo modo como foi escrito é bem compreensivo notarmos este detalhe, só que mesmo assim não te impede de aproveitar toda emoção que Lady Susan te proporcionar, afinal é uma obra cativante seja pelo talento da autora quanto de sua ardilosa personagem.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2017/05/resenha-lady-susan-jane-austin.html

Fimbrethil Call 09/04/2017

Bom livro
Bom livro, através de cartas ficamos sabendo o que está acontecendo com uma família sob pontos de vista diferentes.