Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Bella 01/04/2020

Lady Susan
Estilo diferente, achei que seria difícil me interessar por ser epistolar mas me surpreendi de forma positiva. Que mulher terrível! Tadinha da Frederica.
Gosto muito de Jane Austen, valeu a pena conhecer mais da sua obra. Definitivamente uma personagem bem diferente das mais conhecidas da autora, alem tb de os personagens se expressarem mais explicitamente nas cartas do que nos diálogos dos seus outros romances. Gostei!

Dri 20/03/2020

A pior vilã de Jane Austen
Lady Susan, sem dúvida, foi a pior vilã criada por Jane Austen. Egoísta, vaidosa, e uma mãe negligente e manipuladora. O livro contém outras histórias inacabadas, escritas no fim da vida da autora. A forma segura da escrita atesta o amadurecimento de Jane Austen e nos faz lamentar ainda mais o fato dessa talentosa escritora ter morrido tão jovem.

Amanda Thais 03/03/2020

Ótimo para quem quer ler um livro por dia.
A narrativa é contada através de cartas de diferentes personagens para seus amigos e familiares.

tata342 21/02/2020

MUITO DIVERTIDA
achei a história engraçada e amei conhecer lady susan, amei d+++

Verônica 21/02/2020

O livro é contado através de cartas que os personagens trocam entre si. O que nos permiti ver os pontos de vista de cada um.
Lady Susan é bem diferente das outras personagens da Austen. Ela é uma viúva belíssima capaz de deixar qualquer homem aos seus pés. Até mesmo os comprometidos. Uma verdadeira coquete.
Já tinha ouvido falar que Lady Susan era a personagem mais ousada de Austen. Mas, não esperava uma mulher com tais artimanhas.
Austen conseguiu me surpreender. Adorei.

Os Watson e Sanditon, são duas obras inacabadas da autora. Mas, que valem a leitura.

Tatiane Silva 09/02/2020

Uma vilã como protagonista
Lady Susan usa todo seu poder de sedução para conseguir o que quer. Manipuladora consegue (quase sempre) reverter qualquer situação desfavorável a ela.

Um livro que foca nas mulheres e suas observações sobre uma sociedade "interesseira" que não se subjugam as opiniões masculinas de como uma mulher deve pensar.

Lavinia 27/01/2020

"Lady Susan", Jane Austen
"Lady Susan" é um romance epistolar de Jane Austen nunca submetido pela autora para publicação. As cartas escritas pelos personagens tratam sobre as estratégias da viúva Lady Susan para conseguir um bom casamento para si e sua filha.

Eu adorei esse livro, é tão bom ler algo tão inteligente e bem escrito, que se eu pudesse eu beijava os pés da Jane Austen. Sério. . . .

A forma como o romance é escrito é genial, consegue diferenciar muito bem as vozes dos personagens, cada um tem sua personalidade e um certo jeito de escrever, algo que é muito difícil de se conseguir num romance com diferentes vozes. E o que dizer da anti-heroína, rainha do deboche, Lady Susan? Uma mulher desprezível mas adorável que eu amei odiar.
A única coisa que não gostei é que no final a Austen desistiu de continuar com as cartas e adotou uma narrativa tradicional para explicar o que aconteceu na vida dos personagens.

Concluindo, "Lady Susan" é um livro extremamente divertido e inteligente, e que me me fez ficar muito motivada a ler mais coisas da Austen. Inclusive, indico também assistir a adaptação "Amor e Amizade" com a Kate Beckinsale, que é um ótimo filme e tão inteligente quanto.

site: @sobrepaginas (instagram)

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 24/10/2019

Neste pequeno livro temos 3 estórias: Lady Susan, Os Watson e Sanditon (que há pouco recebeu uma adaptação), ambas obras inacabadas, que Jane não teve tempo de terminar.

A primeira estória apresentada é Lady Susan, um conto curtinho, todo contado por meio de cartas, que nos mostra uma vilã, não há outra forma de defini-la. Susan é uma viúva fria e calculista, manipulando a vida até da própria filha sem piedade alguma.

As cartas são de vários personagens, a cunhada de Susan, o homem em que ela estava “interessada”, seus pais e uma grande amiga da nossa protagonista.

A princípio eu achei que sentiria falta de diálogos e uma narrativa linear, mas a verdade é que nossa amada Jane Austen já nasceu sendo uma exímia escritora, ela sabia exatamente como transpassar emoção, fosse da forma que fosse, e eu achei até intrigante essa coisa das cartas, porque é um modo de mostrar vários pontos de vista sem recorrer àquele velho artifício que não me agrada: ir revezando as narrativas em primeira pessoa.

Uma coisa fantástica é ver uma mulher do século XIX em seu trabalho ter tamanha ousadia a ponto de colocar uma vilã como sua protagonista. Lady Susan é praticamente a Carminha do século retrasado, manipuladora, mesquinha. A gente ama e odeia ao mesmo tempo, o que eu acho incrível, em especial se você considerar que é um enredo curto e breve.

Nessa simples versão pocket deu apenas 92 páginas e ainda assim eu consegui me envolver com tudo como se estivesse lendo 200. Tem reviravoltas e tudo que se espera num livro normal.

Logicamente não é o melhor da Jane Austen, mas para um conto, está excelente.

É um conto direto, emocionante e épico que merece total reconhecimento.

Agora falando sobre os Watson [...]

CONTINUA NO LINK

site: https://meowbookblog.com/2019/10/23/resenha-lady-susan-os-watson-e-sanditon-de-jane-austen/

Natália 27/06/2019

Quase uma vilã de novela mexicana
Uma nova versão de Jane Austen foi apresentada nesse livro. Com certeza um dos meus favoritos da autora. O livro é extremamente curto, entretanto, vemos que Austen, em suas poucas páginas, nos apresenta a uma personagem icônica, até parece uma vilã de novela mexicana que, ao mesmo tempo que odiamos, a adoramos.
Lady Susan é uma mulher viúva, muito bela e eloquente, que consegue conquistar os corações de todos os homens que passam pela sua vida. Não que isso seja um mártir pra ela, ao contrário, se deleita e se orgulha de cada coração e mente que controla, usando de seus artifícios femininos. Não obstante, adora colocar fogo no parquinho e sair a francesa, pra logo depois descobrir um novo parquinho pra incendiar.
Austen nos apresenta ao verdadeiro conceito de mulher recatada e do lar do século 18. Se é que entendem a ironia austiana...

Marisa.Feital 05/05/2019

Lady Susan
Jane Austen criando uma vilã: outro nível...

Ceci (@umcantinhosomeu) 28/02/2019

Jane Austen nunca falha.
Lady Susan é uma jovem viúva que pretende casar sua filha com um nobre cavalheiro e ela mesma pretende se enlaçar com o irmão de sua cunhada, para poder voltar ao seu status anterior. Mas seus metódos para isso são ardilosos e bem orquestrados. Mas é claro que em algum momento seus planos iriam falhar. Isso ocorre quando sua filha, Franscisca decide não acatar a ordem da mãe e se recusa a casar com o jovem que a mãe arranjou, ao invés disso ela se apaixona pelo pretendente da própria mãe. Contudo Lady Susan já tem cartas na manga para qualquer situação, mesmo que isso cause desavenssas entre elas, ela fará de tudo para que seus projetos se realizem.
??
Mais um cássico de minha autora favorita. Esse foi sua primeira obra escrita, ainda quando era bem jovem e assim fica claro ver as mudanças entre esse livro e seus demais romances. É óbvio que a genialidade e maestria de Jane Austen estão presentes. Ela como sempre mostrando as dificuldades e preconceitos que a mulher passava na Londres do século XVIII. Um livro todo escrito através de cartas, possibilitando assim uma melhor compreensão das emoções e dilemas de cada personagem.

Roberta.Medeiros 27/02/2019

As maquinações de uma esquecida da Austen.
Esse é, sem dúvidas, um dos livros mais diferentes que já li, tanto por causa do formato ( o qual é epistolar) quanto dos personagens. Nele, temos uma protagonista que pode ser considerada como uma grande vilã, mas consegui enxergar que grande parte das suas falhas e maquinações são frutos de um período (1793/ 1794) extremamente conturbado para a Inglaterra - revolta das colônias americanas, a ascensão de Napoleão e a guerra quase interrupta entre França e Inglaterra.

Lady Susan Vernon é uma mulher bonita e manipuladora que, apesar da sua recente viuvez e da sua idade avançada para os padrões da época, está à procura de um casamento vantajoso tanto pra si quanto para sua filha. O desenrolar da sua história cabe as suas manobras astuciosas e maquiavélicas.

Segue alguns quotes do livro:

"Não devemos condenar de mofo temerário aqueles que, vivendo no mundo e rodeado de tentações, sejam acusados de erros que sabe que poderiam cometer."

" A idade de Lady Susan é em si uma objeção importante, mas sua falta de caráter é uma objeção tão mais séria que mesmo uma diferença de doze anos se torna, em comparação, de pouca monta."

Cárita.Cibele 19/02/2019

Lady Susan - Primeiro contato com Jane Austen
Meu primeiro contato com a obra de Jane Austen e realmente ela é tudo o que ouvi falar ? Lady Susan é uma trama envolvente, com uma escrita linda. Consegui imaginar as cenas se desenvolverem a medida que lia, isso é fabuloso. Sempre que Susan aparecia em cena, caia por terra todas as informações que tinhamos sobre ela, me senti na mesma situação da Sra. Vernon. Já quero ler mais da autora e também ver o filme, sobre o qual só vi boas críticas.

Gio 16/02/2019

Uma mulher insensível
Nessa história de Jane Austen, Lady Susan, podemos encontrar uma personagem detestável que age por seus próprios interesses, julgados os mais importantes e toma medidas sem escrúpulos, manipulando a todos ao seu redor de acordo com sua necessidade. É incrível ver uma personagem retratada em época tão antiga, e só pude pensar que dezenas de novelas com personagens de tal forma foram inspiradas por Lady Susan.
Os demais contos, Os Watson e Sanditon, contos inacabados de nossa tão amada escritora, nos deixam com um ar de quero mais, principalmente Os Watson.
A leitura é válida, Jane Austen sempre consegue entreter com seus casos familiares.

Dri F. @viagenscomlivros 13/02/2019

Jane Austen é rainha
"Lady Susan" é um romance não muito conhecido de Jane Austen. Os especialistas na obra da autora presumem que ele foi escrito entre 1793 e 1794, quando ela estava no final de sua adolescência.
Esse foi um romance escrito em formato epistolar, ou seja, em formato de cartas que os personagens trocam entre si. E é através das notícias dessas cartas que a história vai sendo narrada.

"Lady Susan" gira em torno da história dessa viúva, na faixa de 30 anos, que busca um novo casamento que lhe traga vantagens financeiras. Ela quer também, casar a filha, Frederica, com um homem por quem a filha não tem outros sentimentos além de profundo desprezo.
Lady Susan é descrita como uma mulher muito bonita, mas também bastante ardilosa, focada em seus objetivos e que não se importa em usar qualquer armas para atingi-los.

Achei uma leitura muito diferente de tudo que li até hoje da autora. A protagonista é uma mulher adulta e que sabe muito bem o que quer e o que não quer, e usa todas as artimanhas possíveis para iludir, manipular e até trair suas possíveis vítimas.
Mas ao mesmo tempo, a achei divertida, com sacadas bem humoradas mesmo sendo a vilã que é. Suas cartas com sua amiga Alicia, são as melhores. A leitura se torna muito prazeroso, e por ser um livro muito curtinho, é fácil de ler em pouco tempo. É fascinante, para mim que sou muito fã da autora, ver seu talento desde muito nova, a história é muito bem escrita em todos os momentos.
Sou suspeita para falar de Jane Austen, mas indico demais essa leitura principalmente se você quer conhecer a obra da autora por algo mais curtinho e divertido. Duvido que você não vai gostar!

Conheça meu instagram literário @viajecomlivros

site: Instagram @viajecomlivros