Lady Susan

Resenhas - Lady Susan

Jô Santos 26/12/2022

Maravilhoso conhecer mais da Jane
?"Sandton"?

Vou confessar que o começo foi bem chato e quando começou a ficar bom, acabou. Uma pena, fiquei com gosto de quero mais, tenho certeza que essa história traria ótimas intrigas aos estilo Austen.

Essa história da um foco bem grande a pessoas hipocondríacas, tema que já apareceu nas histórias da Jane, aqui isso toma um tom maior e da para ver bem como essa hipocondria vinha de pessoas fúteis e desocupadas, realmente um mal da elite que não tendo realmente o que fazer caçava doenças para se fazer importante, aparecer e ter algo sobre o que conversar. Esse livro como um todo foi incrível, ver como a escrita da Jane evoluiu e se refinou.

?"Os Watson"?

Nossa como eu queria que essa história tivesse continuação, vou procurar um desse livros que foi continuado por outras pessoas. Tinha tudo pra ser mais uma obra fabulosa da Austen, cheia de intrigas familiares, romances com impedimentos e tudo mais. Muito interessante o nome da personagem principal ser Emma Watson, nome hoje tão conhecido por todos nós.

?"Lady Susan"?

A incrível capacidade de Jane Austen de criar personagens odiosos sempre me surpreendeu e me agradou. Mas em Susan eu encontrei o epicentro de seu talento, a criação de uma personagem que com certeza vai contra tudo que a autora abomina, mas que é retratada em um grau de fidedignidade que faz muitos leitores até mesmo venera-la. Lady Susan é vil, desprovida de muitos princípios de sua época, mas também é extremamente inteligente e sabe jogar com a sociedade e com os talentos e dotes que possui. Esse texto só me fez apreciar ainda mais a capacidade de escrita e construção de personagem de Austen. Foi uma leitura intensa e cheia de dissabores, com uma personagem que amamos odiar, mas que ainda assim conseguimos admirar pela incrível capacidade de manipulação.

?"Catharine" ou " O caramanchão"?

Fiquei com gosto de quero mais, sinto que está história poderia ter rendido muito mais. Aqui já é possível ver muito mais maturidade na escrita da Jane, algo muito mais semelhante ao que encontramos em seus romances mais aclamados. Os personagens tem a cara da Jane e o "protagonista" masculino me deu asco do jeito que a Jane consegue: um cara que parece uma flor por fora, mas que em seus atos demonstra seu pouco caráter. Amei muito essa história.

?Evelyn"?

Ao contrário do que pensei o título não se refere a uma pessoa e sim a uma cidade. Mais uma história com ares de conto de fadas e muita, mas muita coisa mirabolante

?"Lesley Castle"?

Uma irmã que acha que sofre mais do que a irmã que perdeu o noivo pq viu desperdiçado seu trabalho culinário.

Um rapaz que é abandonado pela esposa e deixa a filha pequena para o pai criar. Um pai que se casa com uma moça da idade das filhas. Intrigas, ironias e situações estapafúrdias.

"É muito ruim que uma mulher bonita não possa ouvir que é bonita de ninguém do seu mesmo sexo sem que se suponha que essa pessoa seja sua inimiga assumida ou dama de companhia.

?"As três irmãs" ?
Primeira história inacabada do livro, seria legal conhecer mais sobre as presepadas e discórdias dessas três irmãs.

?"Uma história da Inglaterra"?

Ler sobre os reis da Inglaterra nunca foi tão

divertido... e inútil. Achei que essa ia ser uma das histórias mais chatas do livro, mas na verdade foi muito divertido. A autora deixa bem claro que não tem nenhuma pretenção de ser fiel aos fatos, precisa com datas ou coisa assim, ela deseja apenas contar a historia desses reis segundo o seu próprio ponto de vista e exagerar numa boa dose de humor e ironia. Se vc já conhece a historia desses reis talvez consiga ler muito nas entrelinhas, se não pode se divertir ao ficar confuso e com as sacadas da autora.

?Amor e amizade"?

Minha nossa quanta loucura para uma história só, é tanta gente hipócrita, sem noção e com o ego lá em cima. Digamos que temos aqui a ironia típica de Austen, mas sem o seu tão conhecido refinamento, muito mais exacerbada e cheia de fatos mirabolantes.

Pelo menos o título deu uma melhorada na questão da criatividade

"?Henry e Eliza"?

Essa é uma das minhas preferidas até agora, tem um q de conto de fadas, apesar de não ter nada de mágico, mas com um tom de ironia e exagero bem maior.

?"Edgar e Emma" ?

Uma coisa deve ser dita sobre Jane Austen: ela não tinha a mínima criatividade para títulos no início de carreira.

Achei essa a história mais sem graça até agora, nem tem nada de relevante a comentar.

?"Jack e Alice"?

O tom de humor esdrúxulo só se ampliou nessa história. Muitas são as situações estrabolicas e os personagens caricatos e exagerados. Notei um avanço na escrita com base na primeira história.

Foi uma história bem divertida e estranha, algo que nunca imaginei ler vindo de Austen. É muito legal conhecer essa sua nova facetas.

?"Frederic e Elfrida".?

Uma linguagem bem mais simples e juvenil, novata.

Mas tem um tom irônico sempre presente e umas sacadas bem dramáticas mirabolantes, parece um conto satírico ou de humor.

Flávia 22/12/2022

Lady Susan
Por certo, uma obra que não deve ficar de fora da lista de nenhum leitor que gosta de histórias com qualidade e que eu jamais me perdoaria se não a indicasse com veemência: leiam já!

shay.barbosa 15/12/2022

esse foi o livro que menos gostei da jane austen, inclusive demorei bastante pra terminar. mas ainda assim achei q valeu a leitura

TainA.Alexandra 02/12/2022

Enfim, achei um pouco sem graça esse livro. A primeira parte de Lady Susan devo dizer que não gostei da própria, não gostei do jeito que ela trata a filha.
A segunda parte, Sanditon se terminada provavelmente seria outra obra prima de Jane Austen, por que começou interessante uma pena não ter dado tempo dela terminar.

bebelle 19/11/2022

Juvenília de Jane Austen
São obras escritas ou esboçadas quando a autora ainda era adolescente. Treze histórias, sendo dois textos inacabados de quando Jane Austen era um pouco mais madura.
"Sensibilidade"
Esse termo e o conceito a ele ligado estão bastante presentes nas histórias deste livro. Traços românticos aparecem em personagens que têm os nervos à flor da pele e colocam os sentimentos acima de tudo, acima até das regras sociais e da racionalidade.
A jovem Janetta, por exemplo, é naturalmente dotada de um coração suscetível e uma disposição compassiva. O pai dela, no entanto, faz de tudo para "sufocar a sensibilidade natural dela" e recomenda que Janetta se case com um determinado rapaz, que é descrito como alguém "sensível, bem-informado e gentil".

Alice1867 30/10/2022

Bom mas enjoativo
A maioria das histórias do livro são da juvenília(histórias que a Jane Austen escreveu na juventude) e por isso algumas histórias podem ser mais chatas e confusas. Em geral muito bom e as histórias desse livro tem elementos de sarcasmo e absurdo como podemos ver em alguns trechos do livro.
Vários trechos do livro são muito sarcásticos e engraçados, mas algumas histórias foram muito enjoativas de tão longas e também muito exageradas, mas no final o livro é bom.
E a Lady Susan é incrível apesar de tudo, e eu amei como na história dela todos os personagens, antagonistas e protagonistas se deram bem.

Geovanna.Cookie 11/10/2022

Um gostinho de Austen
Pra quem já leu tudo da autora é muito gostoso ler um material novo pela primeira vez. Já conhecia Lady Susan ( E acho ela uma vilã ótima aliás) e adorei o resto, pena que não tem final, já que Austen morreu antes de terminar.

Recomendo a todos os leitores ávidos das obras de Jane Austen, porém deixo o aviso, o fim repentino pode dar a sensação de ter um doce tirado da boca.

Ana Usui 10/10/2022

Gente como a gente: uma fanfiqueira raiz
Essa resenha será curta não por falta de material, mas porque só tenho elogios a fazer. A Juvenilia da Jane Austen é composta por todas as suas obras esboçadas durante a adolescência e mesmo ainda jovem e sem sua reconhecida maturidade de escrita, é possível vislumbrar o gênio satírico e crítico da sociedade por entre as linhas cômicas e exageradas dos seus contos.

A Jovem Jane não se segurava em “tirar onda” das obras romanescas do seu período e das relações ao seu redor. Sem as limitações impostas pela idade e pelas exigências de comportamento e educação, Jane troçava das moças histéricas, dos jovens sedutores, das senhoras arrogantes, do jogo de sedução e principalmente do comportamento esperado das moças. Peguei-me rindo aos montes no ônibus enquanto lia a seguinte passagem:

“— Claro que sim, e vou lhe dizer por que acho isso. Quando uma pessoa tem um grau muito alto de vermelho em seu rosto, isso dá a ela, na minha opinião, uma aparência muito corada. — Mas será que um rosto pode ter um tom corado demais?
— Certamente, minha querida Srta. Johnson, e vou lhe dizer por quê. Quando um rosto tem um tom muito corado, sua aparência não o favorece tanto quanto se tivesse um tom mais claro.
[.....] a conversa prossegue
— Sobre isso, como eu já disse antes, a senhora deve ter se enganado. A Sra. Watkins não poderia ser por demais corada porque ninguém pode ser por demais corado”.

Sem falar do conto em que a mocinha falece por excesso de desmaios! DESMAIOS! Pense em alguém dramático nesse nível kkkkkkkkkkkkkkk.

De todos os contos, por mais divertidos que sejam, as maiores pérolas para mim foram Lady Susan (obra-título) e Os Watsons. É lamentável Jane não ter despendido um tempo para se debruçar sobre esse conto em especifico porque sua vilã-protagonista é uma joia, irreverente, audaciosa e original quando se fala de romances históricos.
Lady Susan é um retrato fiel de uma mulher que conhece suas vantagens e sabe trabalhá-las ao seu favor. Sua estória causa um misto de raiva e indignação ao mesmo tempo que me fez vibrar como feminista pela forma como a protagonista se adaptou as exigências insanas da sociedade para as mulheres do período. Uma verdadeira pena não ter mais capítulos desenvolvidos.

Quanto ao conto dos Watsons, é possível ver a maturidade amanhecendo sobre a escrita da Jane para posteriormente se tornar o que vemos em Persuasão, Abadia de Northanger e em seus outros livros. Mais uma vez, uma pena não termos a conclusão dessa trama.

Adorei conhecer essa “nova faceta” da autora e descobrir o quão engraçada, espirituosa, militante e fanfiqueira Jane era. De alguma forma me sinto mais próxima da autora, mesmo sabendo que ela viveu há muitos anos atrás, pois no fundo não passamos de garotas militantes que adoram uma fofoca de vez em quando e criticar o que está na moda.
Mdss

Alice1867 16/10/2022minha estante
Eu ri d+ com os desmaios

Alice1867 16/10/2022minha estante
Elas desmaiavam o tempo todo!

Alice1867 16/10/2022minha estante
O sarcasmo dela também me faz rir

Fernanda631 08/10/2022

Lady Susan Os Watson e Sanditon
O romance é todo escrito em forma epistolar, o que o torna muito fluido. Diferente de todas as outras obras de Jane Austen, nesta a protagonista é a vilã.
Lady Susan é um romance pequeno diferente das obras imortais de Jane Austen. Essa história salva a leitura do livro, já que Os Watson e Sanditon são romances inacabados, infelizmente. Gostaria muito que a autora tivesse terminado Os Watson.
Esse livro é um compilado dos textos da juventude da autora e por isso mesmo é possível perceber uma escalada gradual na qualidade e evolução da sua escrita. Mas como dizem todos os traços que a tornaram tão popular estão todos aqui: A sagacidade, a ironia e a crítica.
É interessante ler contos escritos por uma jovem Jane Austen, que já demonstrava uma maneira única de descrever a sociedade da época, com sua característica ironia.
Este é um bom livro com vários contos interessantes, mas dou destaque à história título do livro: Lady Susan. Simplesmente a melhor história dentre todas e digo mais, a terceira melhor personagem feminina da Jane Austen. Impressionante como Lady Susan é cheio de camadas que te faz odia-la, mas também rir com ela. Enfim, achei incrível a história.
Lady Susan, é muito bom, a experiência que ela proporciona por ser escrito por meio de cartas e seus personagens cheios de defeitos. Lady Susan traz uma personagem equiparada à uma vilã, bastante manipuladora, tentando seduzir e influenciar a opinião de todos a sua volta. Lady Susan foi minha favorita, uma Austen ácida que não mede palavras pra criticar sua protagonista se torna muito interessante.
Os dois romances inacabados me conquistaram totalmente, e lamento que tenham ficado incompletos. Ambas as histórias já despertam a curiosidade desde o início, com protagonistas divertidas e interessantes e narrativas do cotidiano que dão espaço às críticas da autora de modo muito perspicaz, sem se tornar uma leitura cansativa. Infelizmente, como são obras inacabadas, nos resta deixar a cargo de nossa imaginação a continuação dessas histórias.
Muitas críticas à sociedade da época e ao que era esperado das pessoas de acordo com a opinião de outros. É possível ver o amadurecimento na escrita e nas narrativas criadas pela autora.
Como dizem Jane Austen nunca erra.
Recomendo a leitura!

Doca 03/10/2022

Jane Austen
Gostaria muito que Jane Austen tivesse terminado Os Watson. Foi a minha leitura favorita entre as três compiladas nessa edição.

Caren Gabriele 30/08/2022

Lendo Jane Austen: LADY SUSAN E OUTRAS HISTÓRIAS | Palavra Afetiva
Por essa eu não esperava. E digo isso de uma maneira positiva: Por este ser um compilado dos primeiros textos da Jane, achei que leria muita coisa sem graça e cheia dos costumes mais puritanos da época. Então qual não foi o meu espanto ao descobrir que mesmo a jovem Jane já era terrivelmente espirituosa? Mas estou me apressando, vamos por partes.

Esse livro é um compilado dos textos da juventude da autora e por isso mesmo é possível perceber uma escalada gradual na qualidade da sua escrita. Mas como dizia ali acima, os traços que a tornaram tão popular estão todos lá: A sagacidade, a ironia e a crítica.

Mas o que me surpreendeu mesmo - me tirou completamente o chão - foi Lady Susan. Ao tornar a vilã a personagem principal da história, Jane me surpreendeu imensamente. Principalmente por que ela é a vilã não apenas pela crueldade com que trata a filha e os parentes, mas pelo fato de Lady Susan usar seu "capital sexual" para conseguir o que quer. Claro que esse termo não é usado - não existia na época - mas me chocou ver Jane escrever tão abertamente sobre as imprudências da vilã. E a história... Que história envolvente, meus amigos!

Se tiver que escolher apenas um dos textos da juvenília para ler, escolha Lady Susan. Juro que você não irá se arrepender.

site: https://www.youtube.com/watch?v=HjlBqKc0dMM

Ju Zerneri 23/08/2022

A escrita dela é incrível gente, eu fico apaixonada por cada palavra. A história é chatinha, mas muito bem escrita !