Reinações de Narizinho

Reinações de Narizinho Monteiro Lobato

Resenhas - Reinações de Narizinho

Luciana 03/04/2022

Não foi o que imaginei
Me decepcionei um pouco, por gostar tanto dos desenhos. Continuo gostando a imaginação de Monteiro Lobato, e a forma de sua escrita mas do meio para o final queria que terminasse logo e notei umas 2 ou 3 trechos um pouco chatos em relação com tia Anastasia. Ou foi só impressão minha ?

Evelize Volpi 19/01/2022

Esse livro me transportou novamente para a infância.
Sonhos, possibilidades, mundo da fantasia e das histórias encantadas onde tudo é possível.
Como não se encantar com o Sítio do Pica Pau Amarelo, onde as portas da imaginação se abrem a todos.
Porém nos dias atuais este livro deve ser lido para as crianças com explicações a atitudes e a certos personagens , de uma maneira crítica.

Desnorteada 17/01/2022

Em reinações de Narizinho conhecemos os personagens do Sítio de dona Benta.
Sendo crianças que vivem aventuras, as achei um pouco mau educadas, mentirosas.
A Emília uma interesseira.
O Visconde ninguém se importa com ele, aparentemente.
Também vi umas crueldades cometidas contra os animais.

Flávia 16/01/2022

"Reinações de Narizinho"
"Reinações de Narizinho" tem um enredo que funciona como a cabeça de uma criança: não há muita coerência, mas é extremamente imaginativo e nos transporta de volta para a infância. Chega a ser assustador, mas eu realmente me senti criança de novo, deixando minha criatividade rolar solta.

Os personagens também são incríveis: complexos, cheios de personalidade e não se parecem com nada, tudo é muito original. Concordo que o livro tem seus problemas, mas os personagens não é um deles, creio que são o ponto alto de todo o livro.

Cris 29/12/2021

Narizinho, o Visconde de Sabugosa e Emília
"Lá no Reino dos homens costumam falar muito em felicidade. Mas fique certa de que felicidade só aqui. Cada uma de nós é feliz porque todas somos felizes. Lá, não sei como pode alguém ser feliz sabendo que há tantos infelizes ao redor de si."

Quando eu era criança, eu amava os episódios da série de TV do Sítio do Picapau amarelo, mas eu não me lembrava detalhes da história, somente da musiquinha de abertura que é impossível de esquecer. Sempre tive vontade de ler os livros, e agora eles já estão em domínio público, portanto, o acesso a eles está bem mais fácil.

A versão que eu li contém a obra completa das histórias do Sítio do Picapau amarelo, incluindo a primeira história infantil que foi publicada no Brasil, em 1920 - “A menina do Narizinho arrebitado”.

O livro contém vários contos que narram a história da menina Narizinho e sua boneca de pano Emília, seu primo Pedrinho, sua avó Dona Benta, a empregada da fazenda - tia Nastácia e muitos outros personagens. Mesmo nunca tendo lido ou assistido a série, acho bem difícil existir alguém neste Brasil que nunca tenha ouvido falar de alguns destes personagens. As crianças vivem várias aventuras, e o sítio tem vários elementos mágicos.

É claro que a linguagem do livro é datada, e tem muitas passagens com teor racista e outros ensinamentos que eu não considero adequado para crianças, mas não vou abordar esta discussão, embora eu tenha ficado curiosa para assistir a série, que tem duas versões, para conferir se eles mantiveram a linguagem dos livros.

Mesmo não gostando de todos personagens (tem uns bem irritantes), é inegável a riqueza da narrativa do autor, que criou um mundo muito original, baseado na nossa cultura brasileira, cheio de mistérios e fantasia. Impossível não se divertir com as histórias.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Diane 28/12/2021

Encantador!
As histórias que marcaram a infância de toda uma geração que cresceu acompanhando as peripécias de Narizinho, Pedrinho, Rabicó, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e a famosa boneca de pano, Emília, estão reunidas nesse livro que narra as travessuras dessa turma, em um misto de realidade e fantasia, mesclando com fábulas e personagens clássicos da literatura mundial.

"- Já não entendo estes meus netos. Fazem tais coisas que o sítio está virando livro de contos da Carochinha. Nunca sei quando falam de verdade ou de mentira."

Reinações de Narizinho é leitura obrigatória para quem ama um bom clássico da literatura. Com seus personagens extremamente carismáticos, Monteiro Lobato nos permite dar asas à imaginação, contando história fantasiosas e fantásticas! Emília é, sem dúvidas, a melhor personagem criada pelo autor. Carismática, atrevida e sarcástica, a boneca de pano comanda as divertidas histórias vividas por ela e sua turma, me diverti bastante com a leitura.

Mas nem tudo é perfeito no livro, pois os termos racistas, principalmente contra a Tia Nastácia são muito presentes, e incomodam bastante, mas sabemos que são frutos de uma época onde parecia "normal" ser assim, apesar de não achar aceitável.

Lari 12/12/2021

As reinacoes de narizinho
Eu tambem li esse livro faz tempoo acho que faz 3/4 anos e vou falar o que achei dele quando li, eu tinha achado muito chato e lia mais pelos desenhos e tambem achava ele muito grande e isso me tirava o interesse da leitura

Heidi Gisele Borges 25/11/2021

É uma linda edição, as histórias são mágicas e repletas de brincadeiras clássicas de crianças, com imaginação, aventuras... As briguinhas logo esquecidas.

Mas faltam notas explicativas sobre como a época era preconceituosa e isso refletia no autor.

Sou contra cortar as partes racistas, pois todos devemos aprender com o passado, com os erros absurdos, ver como algumas pessoas pensavam sobre as outras. Notas explicativas são de extrema importância nesses livros para mostrar que o mundo é, muitas vezes, feio.

E o pó de Pirlimpimpim? Por que ninguém fala como é estranho cheirar um pó para ir aos lugares fantásticos?
Daniel.Carmo 28/10/2022minha estante
Realmente na hora que eles começaram a cheira o pó eu pensei logo "será que isso é crack ou cocaina?" Kkkkk mas depois pesquisei e vi que o crack se espalhou no brasil na década de 70, e por causa disso na primeira adaptação da globo, em vez de existir um pó mágico eles usam uma palavra mágica Pirlimpimpim, na versão mais recente eles jogam o pó pra cima para viajar.

bruthethe 07/11/2021

Não envelheceu tão bem, mas...
O livro está repleto de cenas racistas. Não há como ignorar ou defender isso.

Além disso, há várias cenas que usam uma linguagem datada, também. Onde algumas podemos relevar, já outras são meio estranhas, como referências a rapé e pós mágicos que fazem ver coisas.

Claro que todos esses pontos, tirando o racismo, ficam piores por estarmos falando de um livro infantil e de sua leitura hoje.

Mas tirando isso, me diverti bastante em muitos momentos. Há cenas realmente divertidas e criativas, mesmo a maioria dos personagens extras terem sido tirado de outros autores.

Recomendo a leitura, mas caso for ler para os filhos, dê uma filtrada.

nanarissa 31/10/2021

Muito bem escrito e cheio de graça (incluindo para você, adulto). Um retorno à infância, e provavelmente com sabor ainda mais saudosista para aqueles que viveram no campo. Por conta do uso de termos racistas, é importante a leitura acompanhada com as crianças, tanto explicando o pensamento do autor e/ou adaptando as passagens racistas para que esse preconceito descabido não seja internalizado ou interpretado como correto pelas crianças. ?

Hari-Nama 16/10/2021

Narizinho e Pedrinho vivem várias aventuras no sítio de sua avó Dona Benta acompanhados da boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Marquês de Rabicó entre outros personagens tanto do próprio sítio como personagens mundialmente famosos.

Rai 06/10/2021

Apesar de conhecer o sítio do Pica-Pau amarelo eu nunca tinha lido nenhum dos livros. É uma literatura infantil então tem bastante fantasia, a história fica muito massante em alguns capítulos por ser uma história bem desenvolvida e com riqueza de detalhes, não sou muito fã de monteiro Lobato ,nem curto muito as obras dele, mas até que foi interessante porque tinha uma visão do sítio e na história ele acaba misturando personagens de outras histórias como peter-pan ,princesas e etc o que achei bem interessante.Mas não foi uma das minha leituras favoritas do ano definitivamente.

laiz 05/09/2021

reinações de narizinho
uma merda, é totalmente racista, se ferra monteiro lobato. Tem umas histórias ou outras q são aceitáveis, mas tei 1 estrela por ser racista e isso anula todas as vantagens.

Vini Dias 30/08/2021

Ótimo livro, li super rápido, adoro as obras do Monteiro Lobato e essa não foi uma exceção. Um dos melhores livros dele que li até agora. Engraçado e cativante ao mesmo tempo.

Paty 08/08/2021

Nostálgico
Mano, Monteiro Lobato é encantador. Não é à toa que é um dos autores brasileiros mais influentes. Que dom, que talento!
Eu amava assistir "O sítio do Pica pau amarelo" e a leitura não desapontou! Após tanto anos me causou aquela nostalgia gostosa e me fez dar risada. Encantador.
Leitura obrigatória para meus futuros e fictícios pequenos rs