Will e Will

David Levithan
John Green

Resenhas - Will e Will

Paulinha 11/06/2023

O final superou minhas expectativas
No início achei o livro mal escrito, com falhas de continuidade na história. Difícil de saber qual Will estava falando. Do meio para o final é que fica claro quem é quem.
Gostei da história como um todo, mas acho que poderia ser melhor elaborada. O título do livro nos faz crer que as histórias dos Will estarão conectadas, mas elas mal se tocam.
Mas no geral, um livro rápido e tranquilo de ler.

chiara 12/12/2021

chorei no fim
tá longe de ser o melhor ou o pior livro que eu já li, deveria ter outro nome, algo mais relacionado a Tiny, até Tiny Dancer seria ótimo. porém o final é INCRIVEL salva muitas partes ruins

louishgirl0 17/04/2022

Se eu pudesse dar zero estrelas, eu daria.
Inicialmente, eu queria o livro apenas por ter a participação do John Green, mas depois que eu me entendi como uma mulher que faz parte da comunidade lgbt e meu interesse em Will e Will foi muito além de ser só pelo John Green.
Era um romance gay, romance esse que eu idealizei e coloquei expectativas por anos.
Bem, o nome e a sinopse dá a entender que ambos se chamam Will Grayson e que eles se apaixonam, PORÉM NÃO É ISSO QUE ACONTECE.
De fato, existe um relacionamento gay descrito, personagens que fogem do padrão hétero branco magro e neste ponto eu pensaria ser um livro muito bom. Contudo, alguns apelidos são gordofobicos (comparam o personagem gordo com um sofá ou um donut polvilhado, etc) e tratam isso com uma normalidade absurda.
A ideia de que um relacionamento entre os Will's fosse acontecer é tão irreal, que um dos Will's é hétero e termina o livro namorando uma menina.
Se ao menos, eles tivessem tido uma amizade no decorrer da história, eu entenderia, MAS NÃO, ELES CONVERSAM PESSOALMENTE DUAS VEZES.
Sei que isso não é culpa dos autores, mas a impressão do livro é péssima!
No geral, a história tinha grande potencial, o livro não passa de um ENORME clickbate.
Antes de lerem isto, quero deixar claro que é ruim e não é romance. Os personagens são chatos, parecem crianças de tão entediantes. O enredo parece não ter um propósito certo e o final também é muito ruim.
A única coisa que eu gosto, é como um dos Will's descreve a depressão e como ele se sente. Acho isto apenas, verídico.
Mas é a pior coisa que eu já li na vida.

Tati Freitas 20/01/2021

Não é o que a gente pensa
O livro é meio arrastado no início, mas a partir do capítulo 6 melhora potencialmente. Um livro sobre relacionamentos, amorosos ou não, e a importância da amizade. Me fez rir, chorar e refletir, o que pra mim já consiste em um bom livro.

alaska 01/06/2021

"oh, to be a teenager in love"
Will & Will era a leitura rápida e relaxante que eu precisava para sair da ressaca.
O livro traz em seu plot adolescentes normais passando por coisas normais que acontecem de forma normal. Nada de extraordinário. O que é ótimo, porque "fantástico" não é a proposta do livro e ler sobre adolescentes de 16 anos que realmente agem como adolescentes de 16 tem se tornado uma experiência rara de se vivenciar. Nessa obra, além de agirem de forma condizente com a idade, lidando com a rotina de jovens e problemas de jovens, não há um vilão nem um mocinho entre os personagens, os protagonistas não são perfeitos e os secundários não parecem estar ali apenas para ocupar espaço. O que é extremamente agradável para mim. Os principais cometem erros e têm seus defeitos expostos bem diante de seus olhos por aqueles que lhes são mais queridos, o que deu uma sensação de "real" - eles tem qualidades e defeitos, como nós, pessoas de verdade. A forma como os sentimentos são expressos e os acontecimentos procedem fez com que eu me sentisse próxima dos personagens, o que ajudou a sossegar a solidão que veio com a pandemia.
(atenção! abaixo pode ter um pouco de spoiler, mas nada explícito)
Estava certa de que daria 5 estrelas até chegar no final. Eu costumo gostar de finais que fogem ao padrão dos contos de fadas, mas senti que, no caso de Will & Will, os autores não conseguiram fazer o fim tão emocionante quanto pretendiam e mais me pareceu que faltaram os últimos dois capítulos. Apesar disso, minha experiência com essa obra continua tendo sido majoritariamente perfeita e recomendo o livro a todos que queriam relaxar e se descontrair um pouco.

sofia 16/09/2021

confuso, ruim, péssimo.
só não dei nenhuma estrela porque teve momentos que eu ri, mas meu humor é ruim então não considerem.
mas só falar que o livro é confuso demais e eu só fui entender de que Will se está falando no fim do livro.
na verdade os encontros dos will?s em si não é nada uau, só tá lá pra desenvolver.
mas confuso demais, estranho demais, não gastem dinheiro com isso
kyuusei 16/09/2021minha estante
nossa esse livro é uma porcaria, nem acredito que teve o dedo do John Green no meio

Luisa 10/01/2022

Um romance quase LGBT
é divertido e acolhedor mas senti falta de acreditar que eles são um casal gay uma vez que em nenhum momento toca pabllo vittar, ninguém pergunta sobre ter local e a ausência completa do grupo LDR VEVO.

Sam 28/07/2021

Resenha de Will & Will
Decepcionada, já tinha lido vários outros do John Green então achei que ia adorar esse também, o livro foca mais na história do Tony do q do Will 1 e do Will 2, eles ficam como personagens secundários praticamente o livro todo, meio q o nome do livro nem faz muito sentido...
Não leria de nvo...

Ge Leite 30/01/2019

Will & Will
O livro conta a história de dois meninos completamente diferentes, mas com o mesmo nome.

Will Grayson (1) é um menino hétero que vive a vida seguindo algumas regras e uma delas é ficar de boca calada. Logo no início é apresentado Tiny Cooper, seu melhor amigo gigante gay, na qual a história gira em torno.

Já Will Grayson (2) é um adolescente gay e depressivo que odeia a tudo e a todos, inclusive a si mesmo. A única pessoa relativamente próxima de ser um amigo para Will é Maura, uma garota gótica que ele estuda junto. E seu único amigo verdadeiro é Isaac, seu amigo virtual pela qual está apaixonado.

Os dois Wills acabam se conhecendo em uma sex shop em Chicago após alguns trágicos acontecimentos na noite.

O livro me cativou de uma forma que eu nunca achei que ia cativar. Eu subestimei ele. Quando comecei a ler, achei que seria somente um romance adolescente ruinzinho. Peguei porque sabia de um personagem gay. Mas ele me surpreendeu.

A história não se trata apenas de romance. Sim, fala sobre amor, mas não apenas aquele tipo de amor. Têm vários graus e níveis de amor na qual o livro aborda. Fala sobre paixão, amizade, família. Principalmente amizade, que é girada em torno de Tiny Cooper.

Também fala um pouco sobre homossexualidade, embora não seja o foco. Pode ajudar a abrir os olhos de algumas pessoas para o assunto. Tem uma parte que o Will (2) fala que não decidiu ser assim, não decidiu ser gay, e fala sobre o que ele sente em relação a isso, Isaac, seus amigos e sua mãe.

O livro também quebra esteriótipos em relação aos gays. Muitas pessoas acham que todos os gays são afeminados. E o livro mostra de forma claro que não são todos os gays que são afeminados. Tiny é gay e afeminado. Já Will Grayson (2), não. Ele é a pessoa menos afeminada do livro, se encaixando no padrão de comportamento bruto masculino imposto pela sociedade e masculinidade tóxica.

Porém, mesmo o livro tento vários pontos positivos, ele me decepcionou um pouquinho. Por ser "Will & Will", achei que teria mais envolvimento entre os dois, em relação a paixão ou amizade, tanto faz. Mas em um determinado momento da história até o final, o foco vira totalmente Tiny Cooper, e não os Wills, como esperava.

E outra coisa que me incomodou um pouco foi o fato de Will Grayson (2) narrar todos os capítulos sem nenhuma letra maiúscula (a não ser que alguém esteja gritando) e travessão. Mas depois de um tempo lendo me acostumei, e ajudou um pouco na hora de diferenciar os Wills (mas mesmo assim dei umas confundidas).

Mas o final, não tem o que falar. Me emocionou, me deixou com lágrimas nos olhos e um sorriso bobo na cara de tão bom que é.

Dandara63 25/03/2021

O livro não leva a lugar nenhum. Em certo ponto, a história para de focar nos dois Will e se torna apenas sobre um deles e Tiny, tanto que perdemos completamente uma parte importante da vida do outro Will. O nome do livro certamente é indigno, afinal os dois Will praticamente não interagem ao longo do livro, não há "&". A história não é ruim em si, só não é nada do que promete e aparenta ser.

Raysa 13/02/2021

Will & Will
Esse é mais um romance adolescente clichê, porém a diferença de que os protagonistas são meninos gays. É ótimo que eles também possam se ver representados nessas histórias que a gente já viu tantas vezes na versão hétero normativa.
É um ótimo entretenimento, dá pra ler em um dia. Mas não considero especial ou marcante.
Alguns pontos na escrita e o final meio bobo me incomodaram.
Porém é uma história interessante! ótimo pra dias de ressaca literária.
?NOTA: 8
??RECOMENDO? Sim. Pra quem gosta de clichês adolescentes.

blun_nanda 09/01/2023

Eu amei esse livro?
O livro é bom, mas com uma história bem sem contexto. Ele trás uma perspectiva boa, bem descrita, no entanto com uma história bem solta, como se fosse apenas uma passagem de uma história e não em si uma história.
Apesar disso, muito bem escrito, justifica a fama do autor. Ainda merece 4 estrelinhas :).

????

Fran 10/07/2020

Uma história adolescente, mas com um plano de fundo criativo e uma desconstrução sobre o "amor romântico" que todos esperam. O livro reforça uma ideia que deveria ser amplamente divulgada: esse não é o único tipo de amor que existe.