Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Julia 11/11/2020

Composto por 44 poemas, o livro Mensagem de Fernando Pessoa que correspondem a evolução do império português. Os poemas são todos voltados para recordar a origem do país.
O livro me atraiu de uma forma envolvente, que não mostra só o surgimento de portugal como também exemplifica a vida de Fernando Pessoa, hoje considerado um dos maiores poetas do mundo tendo suas obras conhecidas em todo o mundo. Tudo que ele nos ensinou em seus livros, os conhecimentos é um presente para as gerações que ainda estão por vir.
Mensagem nada mais é do que Portugal virado para a Europa, mas da sua orla, do seu Atlântico feito universalidade. É um livro com uma finalidade universalista, como se pode perceber pelo que foi dito antes. Um poema trinitário, onde se propõem uma síntese – o cerne da nobreza; uma antítese – a posse do mar; e uma síntese – a futura civilização intelectual.Recomendaria para pessoas que apreciam muito a literatura, principalmente a portuguesa.

talvezthiago 04/12/2020

Um Fernando singular
Diferentemente dos livros anteriores que li de Pessoa, "Mensagem" não me pungiu (à moda barthesiana).

O heterônimo Ricardo Reis se distancia de Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, mas se aproxima de Fernando Pessoa.

O livro é uma carta de crítica e esperança a Portugal.

Thais 24/12/2020

Observar a história de nomes e feitos históricos de Portugal sob a poesia de Fernando Pessoa é uma experiência bem interessante. Misto de exaltação e crítica, a obra releva diversas nuances dos portugueses.

Cazuz0 23/05/2022

"Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!
O livro é uma coletânea poética que conta com 44 poemas e é dividido em 3 partes. Você consegue ler tudo em uma leitura, mas vale a pena apreciar alguns poemas com mais atenção.
Basicamente estes poemas tratam da grandiosidade de Portugal por suas conquistas no passado como nas grandes navegações.
Se trata de uma "epopeia moderna", pois se tratam de textos épicos produzidos no período do modernismo português.
O quão grande Portugal foi no passado, hoje já não é mais. Este é o ponto de vista do autor ao escrever esta obra cheia de nacionalismo e exaltação da pátria.
Inclusive esta obra faz parte da coletânea do obras obrigatórias para o vestibular da Fuvest (este é o motivo de eu ler o livro)

Gabriela 03/08/2023

Mensagem
Tinham me alertado que esse livro era um saco, mas eu não esperava que fosse ser TÃO chato assim ?.

Poema já não é muito minha praia... E, assim, não desconfio que seja um bom livro, muito pelo contrário, acredito que seja bem incrível. Mas sinceramente, ler páginas e páginas de poemas complicados sobre a glória de um país colonizador, e de como todos aqueles séculos de incontáveis sofrimentos trouxeram ~glória~ pra eles... de nada me interessa.

O autor é realmente bem genial, a construção de texto dele é muito muito boa etc etc... Mas definitivamente não é minha praia. Se não fosse leitura obrigatória, não teria nem ao menos começado esse livro ?.

leiturasdamafe 04/02/2021

não entendi muita coisa
li esse livro para a escola.
foi uma leitura rápida mas pretendo reler ou procurar algumas opiniões sobre para que eu entenda mais a obra. é um livro bem simbólico e metafórico sobre a história de Portugal em poemas. Não tenho opinião formada ainda!

Day 16/02/2021

Poesia histórica.
confesso que eu não botei expectativas sobre esse livro.
Mas decerto não esperava poesias sobre as monarquias portuguesas.
Tenho que lembrar de recomendar ao meu professor de história.

PietA0 22/02/2021

Mensagem
Os poemas de Fernando Pessoa no livro Mensagem são descritos diversos momentos históricos de Portugal ao longo dos anos. No livro, o autor mostra ser bem patriota enaltecendo Portugal várias vezes, chegando até a dizer que se a Europa fosse uma mulher Portugal seria seu belo rosto. Mensagem é dividido em três partes, cada uma contando um pouco da história do país que ele tanto enaltece: Brasão, que conta a história das glórias portuguesas e de grandes personaliddades do país; Mar Português, no qual são apresentadas as Grandes Navegações e o "descobrimento" de novas terras; e O Encoberto, que conta sobre os mitos dos sebastianistas que acreditavam no retorno de Dom Sebastião a Portugal.

Eva 11/04/2021

Único livro publicado em vida por Fernando Pessoa é um copilado(não sei se é certo definir dessa forma) de poemas sobre Portugal.

Particularmente, não gostei porque não entendi quase nada, apesar de a edição ser rica em notas explicativas, gostei muito mais de ler as notas que os poemas em si.

fermata.literaria 16/04/2021

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Já tentei ler vários poemas de Fernando pessoa, mas em "Mensagem", fui totalmente arrebatada. Este é o poeta que fala à alma.

Natália 21/07/2021

Mensagem
Sobre o que é esse livro poético? Fernando Pessoa usou da sua arte para representar as terras lusitanas em seus poemas. Soube misturar o tom épico e lírico na mesma obra.

Amandinha_almi 05/06/2021

Mais um pra FUVEST
Segundo livro da FUVEST lido com sucesso.

Eu não gosto de poemas e eu sei que grande parte do motivo é porque eu simplesmente não entendo eles.
Mas -incrivelmente- esses eu entendi.

O livro é legal, eu não gostei muito da primeira parte dele mas eu achei a segunda e a terceira interessante.

É livro super rápido de ler.

mayara kétne 17/01/2022

rápido e infalível
com certeza será um dos meus livros de cabeceira, amei as críticas sociais e leveza que o autor trás.
"Cheio de Deus não temo
o que virá, pois venha