Mensagem

mariana 23/04/2023

Mensagem (Resumo Fuvest)
- Modernismo português
- Quase uma epopeia
- escrito como ele mesmo
- texto épico (epopeia)
44 poemas
->Parte 1 (Brasão)
- Foco no passado grandioso de Portugal e naqueles que ajudaram a construir a nação heroicamente
- 19 poemas
- Exalta heróis portugueses
- criação do brasão português (bandeira)
-> Parte 2 (Mar portugues)
- 12 poemas
- Continua exaltando Portugal
- grandes navegações portuguesas
-> Parte 3 (O encoberto)
- 13 poemas
- Fantasia
- Passado e presente (1934)
- Mais realista
- Figuras místicas
- Melancólico
- Críticas (contra o modelo épico!!!!!!)
- Presente português e nação decadente
- Mito do sebastianismo
- Regata o Mito do quinto império (Portugal traria a fé e paz pro mundo)
- Mito do Espirito aventureiro português (portugueses foram escolhidos divinamente e por isso conquistaram)
- Mito do Herói fundador (Mito que Lisboa foi fundada por Ulisses de Odisseia)

agxthaprs 24/03/2022

achei tão bobo, achei tão sem graça, tão batido, na verdade
Escrito no período do modernismo, Fernando Pessoa busca nos contar a história da gloria portuguesa através das mais diversas poesias.
Sempre trazendo assuntos como O Quinto Império e o sebastianismo, me cansei de ler justamente pelos temas repetitivos e pelos poemas geralmente complicados de entender.
Essa versão do livro contém notas de rodapé que ajudam a entender, então quando não conseguia interpretar o que o autor quis dizer, as notas me ajudavam. Mas no geral, não foi uma leitura agradável, só li por causa do vestibular.

19/06/2022

Vai pro inferno exame de português!!! Vou marcar como lido já que li tudo um dia do exame mesmo então

LukeG 05/06/2023

Uma edição para aproximar passado e presente
A ideia dessa edição (e da coleção da qual ela faz parte) é excelente: tornar textos antigos e complexos acessíveis ao público mais jovem mantendo o texto original. Até quem não é estudante se beneficia muito disso.

As informações adicionais melhoram demais a experiência de leitura. As ilustrações são muito bem feitas e também ajudam bastante a compreender melhor os assuntos.

Os únicos pontos negativos para mim foram um ocasional excesso de informalidade nos textos voltados ao jovem e algumas falhas de impressão e escolha de cores que prejudicam a visibilidade.

Se por um lado a reprodução do modo de falar do jovem um pouco exagerada pode até fazer o livro envelhecer mal, pois as gírias irão mudar com o tempo, por outro pode fazer dele um repositório do modo de falar do jovem dessa época também. Mais uma função que a edição pode cumprir.

Para finalizar, com todo o respeito ao legado e importância de Fernando Pessoa, achei as informações históricas sobre a formação de Portugal mais interessantes do que os poemas em si :)

juju :) 22/08/2023

"Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena."
Achei extremamente incrível a estrutura dos poemas e a forma que foi introduzido um momento tão importante de Portugal, mas infelizmente não sou a maior desse tipo de leitura.

Tenho muita dificuldade lendo poemas, pois sinto que não consigo absorver tudo aquilo que o autor quis descrever, por esse motivo não consegui me sentir totalmente conectada.

Apesar disso foi muito interessante conseguir relacionar os poemas com os momentos históricos, acho que teria gostado muito mais se fosse portuguesa, já que veria uma grande coletânea nacionalista.

hammezita 19/11/2021

Nenhuma conexão
Honestamente, teve apenas um poema que gostei; os outros apenas me pareceram tão xoxos, sabe? Não sei se é a temática patriótica, se é a escrita meio rebuscada para falar apenas sobre Portugal, ou se apenas não foi pra mim. Mas tá aí lido meu último livro pra Fuvest.

Robs 19/07/2023

Mensagem?
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.

Já li muita coisa de Pessoa, esse livro traz um cunho patriota que não me trouxe emoções que senti em outras obras dele, mas alguns poemas que ainda não conhecia me agradaram muito

Julia 07/12/2021

Mensagem
Meu primeiro livro do Pessoa e acho que não fiz uma boa escolha pq não gostei. Pra quem gosta de escritas bem patriotas, esse é o livro perfeito. Gostei de apenas dois poemas desse livro, mas não tô desistindo do escritor.

Val | Perdida em Letras 08/12/2021

Leitura interessante.
Gosto muito de Fernando Pessoa e seus heterônimos.
Precisei ler para um trabalho da faculdade.
Nesse livro, Fernando aborda a história de Portugal e reverencia o povo português, além de explicitar sua crença no Sebastianismo.

Julia 10/07/2022

A primeira informação importante referente à obra, é que não se trata de um livro de romance, mas sim de poesia. Mesmo assim, essa produção literária possui uma narrativa e uma mensagem diretamente ligada à valorização da pátria portuguesa.

Bia 06/06/2022

É um livro de poemas do escritor português Fernando Pessoa, o livro é dividido em três partes e tem como característica a mensagem nacionalista.
Então ele trás figuras heroicas, fatos históricos.
Tendo em partes um saudosismo e esperança.
Fala das grandes navegações e do nacionalismo.
Vale a pena conhecer a o principal escritor Português e sua obra?

isalvetti 05/06/2022

Um clássico de Pessoa
?Mensagem? é um clássico de Fernando Pessoa.

Nele podemos encontrar sua famosa frase ?tudo vale a pena se a alma não é pequena?.

É interessante porque o livro é feito inspirado na pátria de Fernando Pessoa: Portugal.

É incrível ver a história, os governantes e o país por trás dos olhos do autor.

Ele foca muito nas personalidades que reinaram Portugal durante anos nas primeiras páginas.

Conforme o livro passa, podemos ver as conquistas, medos e realizações náuticas de Portugal.

Com muito patriotismo, é possível enxergar o patriotismo e o amor pelo mar de um verdadeiro português.

thais 10/01/2022

li só pq é obrigatório da fuvest mas a escrita dele e muito boa apesar de me incomodar com a romantização da colonização

Ana Magiero 16/01/2022

Fernando Pessoa nunca nos decepciona. Um livro para saudar os velhos tempos de Portugal e ao mesmo tempo trazer a mensagem que Portugal não é mais o mesmo, que ele sento saudade do que fora.