Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

JAlia372 28/10/2023

Em Portugual é bom
Se eu fosse de Portugal a leitura seria mais interessante, o autor tem uma escrita única mas esse livro é meio cansativo na repetição sobre Deus e Portugual para quem não se identifica ou se interessa pelo assunto.
Apesar disso, a escrita do autor nos faz querer ler seus outros livros.

Sophia.Campos 10/08/2022

Outro olhar sobre Portugal
Gostei muito dessa obra, achei que ia ter mais dificuldade para interpretar os poemas mas foi bem tranquilo até.
Tenho algumas críticas sobre, mas são questionamentos mesmo, assuntos para discussão.
Muito simbolismo, amo de mais!

thais 10/01/2022

li só pq é obrigatório da fuvest mas a escrita dele e muito boa apesar de me incomodar com a romantização da colonização

Eliane406 01/01/2024

Poemas de Alentejo
?A poética de Fernando Pessoa mostra como podemos ser livres no modo de nos expressar, um dos escritores mais geniais de seu tempo, produziu toda sua obra caracterizada pelo nacionalismo crítico e pela liberdade formal, com traços do simbolismo, cubismo e futurismo.
?Se hoje usamos as redes sociais, a música, a dança, as artes para expressar nossos sentimentos pessoais e opiniões de forma livre, com pensamentos críticos sobre tudo o que nos rodeia e nos causa indignação, até como protesto, Fernando Pessoa, em "Mensagem" usou a escrita poética para exaltar a grandeza de Portugal, enaltecendo heróis e vislumbrando um futuro de glórias. Portugal como o gigante das navegações e deixa claro a denúncia da decadência do país.

?Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Pir te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram para casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Pág.52, X, Mar Português. Editora Principis.

Ana Magiero 16/01/2022

Fernando Pessoa nunca nos decepciona. Um livro para saudar os velhos tempos de Portugal e ao mesmo tempo trazer a mensagem que Portugal não é mais o mesmo, que ele sento saudade do que fora.

Isabel.Canhete 24/12/2022

Esperava mais?
Não é um livro ruim, até porque Fernando Pessoa é um autor consagrado. Porém, os poemas do início são meio ?arrastados? e atrapalham a fluidez da leitura. Só comecei a gostar um pouco mais, mais ou menos da página 50 para frente, ou seja, já tinha passado da metade do livro.
Os poemas são focados em resgatar a glória que Portugal teve com as grandes navegações e Fernando mostra isso por meio de um saudosismo. Só recomendo se este estilo interessar ao leitor.

thasmll 21/02/2024

"Que voz vem no som das ondas que não é a voz do mar?"
As simbologias utilizadas pelo autor são complexas e eu gosto disso. A obra é dividida em três partes: "Brasão", "Mar português" e "O encoberto". Possui um caráter nacionalista muito forte. Eu li em um dia, recomendo!

GugaBandeira 15/04/2024

Poemas Que Evidenciam a Decadência Portuguesa
"Mensagem" é basicamente uma coletânea de 44 poemas escritos por Fernando Pessoa, os quais destacam a beleza e glória de Portugal. A obra se divide em três partes, sendo elas: Brasão (a qual enaltece o passado e a formação da nação portuguesa); Mar Português (onde há a exaltação às Grandes Navegações, destacando a ideia de predestinação divina); e O Encoberto (que foca no Mito do Sebastianismo e na soberania portuguesa, que deu origem ao processo de decadência).
Este foi o primeiro contato que tive com uma obra completa de Fernando Pessoa, e eu fiquei apaixonado pela sua escrita. Os versos de cada poema são muito bem escritos, musicais e críticos em relação a história portuguesa. Gostei bastante das citações históricas e mitológicas do livro, apesar de ter tido que pesquisar algumas coisas. O teor nacionalista e melancólico perante ao futuro da nação ficam muito evidentes ao longo de toda a leitura.
Como um estudante de Letras, gostei bastante de ler a obra e de conhecer um pouco mais sobre a genialidade artística modernista de Pessoa, tão aclamada pela crítica literária. Em breve, lerei "O Livro do Desassossego" que, ao contrário de "Mensagem", é escrito em prosa.
A única crítica que deixo, não é em relação a obra em si, mas a edição. Por mais que seja uma versão mais simples, e tendo em vista o objetivo de tornar a leitura mais "acessível" por parte da editora Principis, sinto que um texto crítico explicando o contexto histórico do livro é algo extremamente necessário para que nós, leitores, em especial, brasileiros, possamos compreender melhor a obra.
Nota: 5 estrelas!

steph 01/01/2024

Achei o livro bem cansativo e até um pouco chato em alguns momentos.
Eu não gostei muito do livro devido ter ido com muitas expectativas e as mesmas não terem sido atingidas.

Sofia.Melo 20/02/2022

Interessante
Eu gosto da escrita de Fernando Pessoa, porém "Mensagem" traz um contexto que não gosto muito- Portugal. Acaba deixando os textos um pouco repetitivos, porém ainda é um livro belo!

jufrancisqueti 27/02/2022

livro de vestibular ??
a leitura é bem rápida e profunda com um milhão de referências histórias ent é bem melhor ir ler já sabendo um pouco contexto histórico

Antonio843 29/03/2024

Mais profundo que a poesia
O leitor desavisado não poderá absorver a poesia sozinha. É um hino ao nacionalismo português, mas carece uma leitura pelo viés político-histórico.

Beatriz2029 17/05/2024

Não curti muito, achei chato, além de falar de Portugal como se fosse algo ótimo eles terem sido exploradores e colonizadores. Mas li pq veio junto com o livro do desassossego que quero ler.

Carolina 05/06/2024

É o único livro do Pessoa que ele escreveu em português, uma vez que sua língua principal era o inglês.

Já conhecia O livro do desassossego do autor, comprei Mensagem ontem no shopping sem saber qual a ?história?, gostei, mas não é algo palpável de ser explicado (a menos que vc seja muito fã ou estudioso do autor).

Acho que vale a pena ter na minha estante e ler alguma vez na vida, recomendo!

agxthaprs 24/03/2022

achei tão bobo, achei tão sem graça, tão batido, na verdade
Escrito no período do modernismo, Fernando Pessoa busca nos contar a história da gloria portuguesa através das mais diversas poesias.
Sempre trazendo assuntos como O Quinto Império e o sebastianismo, me cansei de ler justamente pelos temas repetitivos e pelos poemas geralmente complicados de entender.
Essa versão do livro contém notas de rodapé que ajudam a entender, então quando não conseguia interpretar o que o autor quis dizer, as notas me ajudavam. Mas no geral, não foi uma leitura agradável, só li por causa do vestibular.