Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa




Resenhas - Mensagem


557 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Rachel Bgs 27/12/2021

Nacionalismo português modernista
Li pela Fuvest. O problema é que depois que você se envolve na interpretação da obra, é difícil não acabar gostando. Só acho que pelo caráter nacionalista português, eu não consigo gostar tanto assim. Por isso, 4 estrelas. O livro é dividido em 3 partes, Brasão, que conta a história da formação de Portugal, Mar Português, que conta a história das Grandes Navegações e da glória portuguesa, e O Encoberto, que fala sobre o mito do Sebastianismo e sobre os tempos de humilhação de Portugal, contemporâneos à obra. Bem curtinho, recomendo.
comentários(0)comente



Lacet0 30/03/2023

Emocionante
Fernando Pessoa escreve como ninguém, trouxe toda uma emoção para o leitor que te deixa de queixo caído
comentários(0)comente



bellaisachaves 13/01/2022

Ainda que você não tenha conhecimento específico de prosa poética, métrica e toda a teoria técnica, Pessoa te dá dicas pra vida.
É a primeira obra que eu leio dele e curti muito! As notas de rodapé ajudam um pouco pra contextualizar, mas dá pra extrair mais do que apenas contexto e conteúdo histórico que o poeta se refere em casa poesia.
comentários(0)comente



July 20/01/2022

sou suspeita pra falar já que não sou acostumada com livros de poema, mas achei o livro muito bem explicado, é bom pra quem quer começar a ler sobre o Fernando Pessoa mas confesso que os poemas que estão ali não são os que me interessam e os que me fizeram querer saber mais sobre ele.
comentários(0)comente



Sté 08/04/2023

A vida é breve, a alma é vasta: Ter é tardar
Mais um de Pessoa. Sinto que é uma leitura complicada (ou talvez eu não seja capaz mesmo rs). Mas para mim deve ser lido com calma e várias vezes, pois nem sempre se entende de primeira. O livro é uma coletânea de poemas enaltecendo Portugal, seus heróis e feitos.
Vou deixar um trecho sobre Fernão de Magalhães. Tem uma série chamada 'Sem limites' sobre esse navegador. Ele queria cruzar o globo passando pelo estreito na América do Sul, chegar nas terras produtoras de cravos e regressar a Europa contornando o continente africano.
Spoiler sobre essa jornada: Magalhães morreu em uma batalha antes de retornar, mas os homens que o acompanhavam, continuaram pelo percurso que ele havia traçado, mesmo sendo incerto e conseguiram voltar.

Esse trecho é bem simbólico sobre isso:
"Dançam, nem sabem que alma ousada do morto ainda comanda a armada, pulso sem corpo ao leme a guiar", p. 49

Ah, essa viagem era uma loucura na época, Portugal não quis patrocinar, então foi na Espanha (rival) que Magalhães conseguiu apoio, Portugal só entrou novamente na história para reclamar as ilhas descobertas pelo navegador.
comentários(0)comente



Mano-chan 29/03/2023

Desapontada
Li pois estava a muito tempo querendo conhecer o autor, o famoso e renovado Fernando pessoa, quando meu amigo ainda me enviou um poema dele sobre a natureza (que gostei muito), achei que fosse gostar dessa obra.

Mas odiei, essa unida estrela é apenas por uns três poemas que achei +ou-.
Começa pelo fato que senti uma puta romantização da época colonial, trazendo a visão heroica, corajosa e altruísta dos portugueses, das quais discordei o livro inteiro, não sou perita em história, mas tenho certeza que colocar Deus como seu guia em vários poemas e dizer que Deus guiava Portugal a se aventurar (escravizar, estuprar, roubar, agredir e muito mais) por países que foram obrigados a aderir crenças e costumes que nunca foram seus, apenas para continuarem existindo.
Não tenho raiva de portugueses, mas fingir q nada disso aconteceu e trazer uma voz de heróis desbravadores, foi algo q me incomodou em toda leitura.
Provavelmente eu só escolhi o heterônimo errado para ler sobre o autor, o próximo q vou ler vai ser Alberto Caeiro, esse eu acho que vou gostar.
comentários(0)comente



Kádila 30/01/2022

Poesias
Uma leitura às vezes díficil e em outras fácil e gostosa. Tem alguns sonetos que são lindos e de fácil compreensão, outros são díficeis entender. Terminei...
comentários(0)comente



leavemebrokn 29/04/2023

Simplesmente intankável a visão do colonizador kkkkkk mas tá ok, vale a pena pela escrita linda e metafórica
comentários(0)comente



Isabela.Cruz 29/04/2023

.
Não estou acostumada com esse tipo de escrita, não consegui compreender muito bem, por isso, a leitura não foi tão agradável pra mim. Acredito que ainda terei experiências melhores com Fernando Pessoa.
comentários(0)comente



sofia136 28/02/2022

Li pra escola/vestibular e é. O livro é bom e Fernando Pessoa tem uma escrita simplesmente incrível (óbvio), mas por ter lido como obrigação fica mais chatinho. O livro também é cheio de referências históricas então isso pode confundir ou deixar a leitura mais difícil.
comentários(0)comente



Maju 02/03/2022

Li para vestibular, então como foi meio obrigatório acabou sendo meio chato, mas a leitura é rápida e profunda.

No fundo eu gostei.
comentários(0)comente



emily 09/03/2023

essa não foi a escolha certa para iniciar Fernando Pessoa e apesar de terem poemas profundos, o tema central é nacionalista, patriota e religioso. Quem sabe na próxima obra...

"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
comentários(0)comente



Pote De Doçura 12/03/2022

Fernando Pessoa e uma obra que não envelheceu tão bem assim
Data da leitura: 12/03/2021

Poemas muito bem escritos, como esperado de Fernando Pessoa, mas é aquela coisa que hoje em dia é complicado tanto patriotismo, entendo os motivos de Pessoa, mas fica difícil não vermos com outros olhos (ainda mais que a ditadura de Salazar mesmo quis se aproveitar da obra). Amar seu país não necessariamente quer dizer algo absurdo, mas associamos a tantos fatos históricos ligados ao nacionalismo que a obra talvez não tenha resistido tão bem ao presente. Mas é uma opinião apenas, porque os poemas são lindos e a intertextualidade, uau! Eu sei que não captei nem metade de tudo que ele pensou, mas só o que eu captei me fez achar genial.
comentários(0)comente



Ash 14/03/2022

"Porque é do portugues, pai se amplos mares,
Querer, poder só isto:
O inteiro mar, ou a orla vã desfeita
O todo, ou o seu nada."

apesar do entediante nacionalismo português, há um certo deleite na leitura de mensagem devido a escrita prazerosa de fernando pessoa.
é claro, assim como muitos leitores, não pude compreender integralmente alguns dos poemas apresentados visto que são obras inteiramente baseadas na história e cultura de portugal. seria o mesmo que tentar explicar o curupira ou o boto cor-de-rosa para alguém de fora.
não acho que seja uma leitura recomendável, já que é direcionada a um público muito específico. então, a menos que você seja vestibulando, fã de fernando pessoa, fã de portugal ou fã so modernismo, é melhor que leia outra coisa...
comentários(0)comente



Carlos 16/03/2022

Mensagem (ou Portugal)
O único livro publicado em vida do maior poeta de todos os tempos, dispensa comentários.

Um dos livros mais especiais da minha biblioteca, por ter sido comprado na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. Não encontrei a versão exata aqui, então coloquei a mais parecida.

Um destaque para as cartas aos amigos João Gaspar Simões e Casais Monteiro no anexo do livro, em que Pessoa explica sucintamente a criação dos três heterônimos mais conhecidos, além de explicar seu interesse pelo ocultismo.
comentários(0)comente



557 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR