Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

LucasPc20 02/03/2023

Saudade
Fernando Pessoa é, nesse livro, bem saudosista com relação à Portugal dos tempos áureos (séculos XV e XVI). Deve-se ler o livro várias vezes para formar uma linha de raciocínio completa sobre o livro, a qual é única para cada um que lê

Recomendo a leitura

Ed Carvalho 11/01/2023

Muito belo
Neste livro Fernando Pessoa por meio de belas e rebuscadas metáforas e simbologia homenageia as glórias e personagens da Portugal Renascentista. Alguns poemas são realmente muito bonitos, outros são difíceis de interpretar, mas a obra é em geral, bela.

Isabeli 17/02/2023

Foi mais um livro pra escola estão eu não sou fã de poemas antigos mas até que me chamou um pouco de atenção
Porém não leria de novo

beatriz 10/01/2023

bom.. não me cativou, os poemas que entendi eu gostei bastante, mas a maioria vinha com conhecimentos que eu não tenho domínio algum e nem muito interesse. foi uma leitura muito rápida (1h), mas arrastada.. foi o primeiro livro que li de Fernando Pessoa, quero ler mais obras dele pra poder ter opiniões concretas

Alegria 30/10/2020

A mensagem de Pessoa
O escritor Fernando Pessoa publicou somente 1 livro em vida, lançado em 1934. O livro foi baseado por poemas em homenagem à sua pátria, sendo Pessoa considerado o maior escritor português.
Em suas poesias demonstrava seu amor por sua nação, sua história, sua mitologia e suas navegações.
O livro apresenta a história de Portugal em 3 partes: "Brasão", "Mar Português" e "O encoberto".
Em "Brasão" retrata a história de suas monarquias, mitologias e realeza, como por exemplo: "D. João o primeiro" em que o autor exalta o imperador e conta sobre sua fama eterna, já na poesia "Ulisses" conta a história do nascimento de Portugal e de como foi fecundado e em "Viriato" conta a história da formação de Portugal.
"Mar Português" conta aventuras, dificuldades em realizar a travessia do oceano, por exemplo: "Horizonte" é marcado pelas conquistas de suas navegações e belezas, já em "Padrão" é caracterizado por um amor imenso pelo mar, o autor também comenta seu sentimento de pertencimento do mar português desde os tempos gregos e romanos.
"O encoberto" descreve sobre as amarguras vividas, a morte, a guerra, a doença, como por exemplo: "Terceiro" em que o autor suas mágoas e dor, seus olhos cheios de lágrimas quentes e suas súplicas a Deus, e em "Noite" relata sobre a febre e a amargura, a morte de um rei herói.
Pessoa retratou sua visão nacionalista em tópicos através de metáforas poéticas complexas, o que retrata sua inteligência e seu amor tanto por Portugal, quanto por escrever.
Esthela.Lopes 30/10/2020minha estante
A próxima escritora do Br

Alegria 03/11/2020minha estante
Ain paraaaa kkkk

bizis 11/04/2021

Leitura feita para vestibular
Começo dizendo que só li esse livro por obrigação, e penei pra tentar gostar, mas simplesmente não foi. Minha nota é muito mais pela escrita e uns poucos poemas fantásticos, não aguento saudosismo a colonizador não.

AmandaGotardo 07/01/2023

Nem tenho muito o que dizer
Achei alguns poemas legais, outros eu não entendi nada kakakaka
Não foi o pior livro que eu li pra vestibular, pelo menos foi rápido de ler..

Mari Fourquet 11/02/2023

Fernando Pessoa e sua poesia
Fernando Pessoa, autor de,, talvez um dos poemas mais famosos daa língua portuguesa: Autopsicografia, cujo primeiro verso resume de forma exuberante toda sua obra "O poeta é um fingidor"...

O que mais Fernando Pessoa fez foi fingir, com um número quase infinito de heterônimos, que carrega um número infinito de estilos e personalidades. Um dos maiores poetas da língua portuguesa.

emily 09/03/2023

essa não foi a escolha certa para iniciar Fernando Pessoa e apesar de terem poemas profundos, o tema central é nacionalista, patriota e religioso. Quem sabe na próxima obra...

"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

sofia136 28/02/2022

Li pra escola/vestibular e é. O livro é bom e Fernando Pessoa tem uma escrita simplesmente incrível (óbvio), mas por ter lido como obrigação fica mais chatinho. O livro também é cheio de referências históricas então isso pode confundir ou deixar a leitura mais difícil.

Maju 02/03/2022

Li para vestibular, então como foi meio obrigatório acabou sendo meio chato, mas a leitura é rápida e profunda.

No fundo eu gostei.

Pote De Doçura 12/03/2022

Fernando Pessoa e uma obra que não envelheceu tão bem assim
Data da leitura: 12/03/2021

Poemas muito bem escritos, como esperado de Fernando Pessoa, mas é aquela coisa que hoje em dia é complicado tanto patriotismo, entendo os motivos de Pessoa, mas fica difícil não vermos com outros olhos (ainda mais que a ditadura de Salazar mesmo quis se aproveitar da obra). Amar seu país não necessariamente quer dizer algo absurdo, mas associamos a tantos fatos históricos ligados ao nacionalismo que a obra talvez não tenha resistido tão bem ao presente. Mas é uma opinião apenas, porque os poemas são lindos e a intertextualidade, uau! Eu sei que não captei nem metade de tudo que ele pensou, mas só o que eu captei me fez achar genial.

Ash 14/03/2022

"Porque é do portugues, pai se amplos mares,
Querer, poder só isto:
O inteiro mar, ou a orla vã desfeita
O todo, ou o seu nada."

apesar do entediante nacionalismo português, há um certo deleite na leitura de mensagem devido a escrita prazerosa de fernando pessoa.
é claro, assim como muitos leitores, não pude compreender integralmente alguns dos poemas apresentados visto que são obras inteiramente baseadas na história e cultura de portugal. seria o mesmo que tentar explicar o curupira ou o boto cor-de-rosa para alguém de fora.
não acho que seja uma leitura recomendável, já que é direcionada a um público muito específico. então, a menos que você seja vestibulando, fã de fernando pessoa, fã de portugal ou fã so modernismo, é melhor que leia outra coisa...

Carlos 16/03/2022

Mensagem (ou Portugal)
O único livro publicado em vida do maior poeta de todos os tempos, dispensa comentários.

Um dos livros mais especiais da minha biblioteca, por ter sido comprado na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. Não encontrei a versão exata aqui, então coloquei a mais parecida.

Um destaque para as cartas aos amigos João Gaspar Simões e Casais Monteiro no anexo do livro, em que Pessoa explica sucintamente a criação dos três heterônimos mais conhecidos, além de explicar seu interesse pelo ocultismo.