Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Ana 11/05/2023

Fofo querido
Achei muito bom. Um dos primeiro livros de poema que eu realmente entendo o que está escrito, gostei do jeito que ele aborda o passado junto com o seu presente.

bellaisachaves 13/01/2022

Ainda que você não tenha conhecimento específico de prosa poética, métrica e toda a teoria técnica, Pessoa te dá dicas pra vida.
É a primeira obra que eu leio dele e curti muito! As notas de rodapé ajudam um pouco pra contextualizar, mas dá pra extrair mais do que apenas contexto e conteúdo histórico que o poeta se refere em casa poesia.

July 20/01/2022

sou suspeita pra falar já que não sou acostumada com livros de poema, mas achei o livro muito bem explicado, é bom pra quem quer começar a ler sobre o Fernando Pessoa mas confesso que os poemas que estão ali não são os que me interessam e os que me fizeram querer saber mais sobre ele.

Fernanda1901 17/05/2023

Portugal aos olhos de quem ainda acreditava na possibilidade de um triunfo majestoso e reestabelecedor.

liz 16/05/2023

Patriota tanto quanto um português pode ser
Recheado de momentos históricos colonizadores, contando a trajetória de portugal e suas conquistas. acessível e contemplativo, excluindo e relevando o passado assassino e cruel do país, afim de enfatizar a beleza das viagens marítimas.

Kádila 30/01/2022

Poesias
Uma leitura às vezes díficil e em outras fácil e gostosa. Tem alguns sonetos que são lindos e de fácil compreensão, outros são díficeis entender. Terminei...

leavemebrokn 29/04/2023

Simplesmente intankável a visão do colonizador kkkkkk mas tá ok, vale a pena pela escrita linda e metafórica

Ana 29/05/2023

Mensagem foi intenso
O livro conta com os poemas de Fernando Pessoa, onde ele demonstra seus sentimentos e expõe suas experiências, é um livro muito intenso.

Pessoa, apresenta um jeito muito característico de escrita e consegue agarrar o leitor em alguns dos seus poemas, porém eu tive problema para ler alguns, que acabam sendo prolongados demais.

É um livro intenso, porém como também é uma leitura para vestibular, percebo que há muita pressão no meio da leitura, o que acaba tirando a magia do livro.

sofia136 28/02/2022

Li pra escola/vestibular e é. O livro é bom e Fernando Pessoa tem uma escrita simplesmente incrível (óbvio), mas por ter lido como obrigação fica mais chatinho. O livro também é cheio de referências históricas então isso pode confundir ou deixar a leitura mais difícil.

Maju 02/03/2022

Li para vestibular, então como foi meio obrigatório acabou sendo meio chato, mas a leitura é rápida e profunda.

No fundo eu gostei.

Isabela.Cruz 29/04/2023

Não estou acostumada com esse tipo de escrita, não consegui compreender muito bem, por isso, a leitura não foi tão agradável pra mim. Acredito que ainda terei experiências melhores com Fernando Pessoa.

Pote De Doçura 12/03/2022

Fernando Pessoa e uma obra que não envelheceu tão bem assim
Data da leitura: 12/03/2021

Poemas muito bem escritos, como esperado de Fernando Pessoa, mas é aquela coisa que hoje em dia é complicado tanto patriotismo, entendo os motivos de Pessoa, mas fica difícil não vermos com outros olhos (ainda mais que a ditadura de Salazar mesmo quis se aproveitar da obra). Amar seu país não necessariamente quer dizer algo absurdo, mas associamos a tantos fatos históricos ligados ao nacionalismo que a obra talvez não tenha resistido tão bem ao presente. Mas é uma opinião apenas, porque os poemas são lindos e a intertextualidade, uau! Eu sei que não captei nem metade de tudo que ele pensou, mas só o que eu captei me fez achar genial.

Ash 14/03/2022

"Porque é do portugues, pai se amplos mares,
Querer, poder só isto:
O inteiro mar, ou a orla vã desfeita
O todo, ou o seu nada."

apesar do entediante nacionalismo português, há um certo deleite na leitura de mensagem devido a escrita prazerosa de fernando pessoa.
é claro, assim como muitos leitores, não pude compreender integralmente alguns dos poemas apresentados visto que são obras inteiramente baseadas na história e cultura de portugal. seria o mesmo que tentar explicar o curupira ou o boto cor-de-rosa para alguém de fora.
não acho que seja uma leitura recomendável, já que é direcionada a um público muito específico. então, a menos que você seja vestibulando, fã de fernando pessoa, fã de portugal ou fã so modernismo, é melhor que leia outra coisa...

Carlos 16/03/2022

Mensagem (ou Portugal)
O único livro publicado em vida do maior poeta de todos os tempos, dispensa comentários.

Um dos livros mais especiais da minha biblioteca, por ter sido comprado na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. Não encontrei a versão exata aqui, então coloquei a mais parecida.

Um destaque para as cartas aos amigos João Gaspar Simões e Casais Monteiro no anexo do livro, em que Pessoa explica sucintamente a criação dos três heterônimos mais conhecidos, além de explicar seu interesse pelo ocultismo.