A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

20/04/2021

Me surpreendeu
Além da floresta, no povoado de Gavaldon, a cada quatro anos dois adolescentes somem misteriosamente há mais de duzentos anos. Há boatos de que jovens são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornarem heróis e vilões dos contos de fadas.

Sophie espera ansiosamente para ser levada e admitida na Escola do Bem e vive seus dias usando vestidos cor de rosa e sapatos de cristal com a esperança de ser uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, não consegue acreditar em toda essa mentira, sendo o oposto de Sophie, ela só quer continuar no seu pequeno povoado para o resto de sua vida, porém o Diretor da Escola toma uma drástica decisão.

Eu sinceramente nem sei o que falar sobre este livro. Faz muito tempo que eu não lia uma ficção como essa, com princesas, príncipes, bruxas e outros vilões dos famosos contos de fadas que conhecemos e confesso que estou impressionada.

Para algumas pessoas esta narrativa é superficial, pois as princesas precisam ser loiras, usar rosa e serem lindas fazendo com que o nosso lado feminista grite de pavor. Também entendo que este livro tem várias falas preconceituosas e gordofóbicas que podem causar má impressão para os adolescentes, pois é uma ficção infanto-juvenil, fora que o início foi um pouco arrastado e por esses motivos eu não dou 5 estrelas. Mas sejamos realistas... crescemos ouvindo a história da bela adormecida que esperou seu príncipe encantado, da branca de neve que ressuscitou com um beijo e todas as outras que a princesa era indefesa e o príncipe era o cara forte que lutava e a salvava do mal do mundo então claro que com este livro não seria diferente, mas eu não levo para o lado pessoal. Posso muito bem ler um livro como este e continuar afirmando para todas as meninas que eu conhecer que elas podem ser o que elas quiserem usando preto ou rosa e ponto final.

Entendo que essa pode não ser a conclusão que o público alvo chegará, mas para mim não tira o mérito de que depois de certo ponto a história deslanchou, surgiram vários mistérios que me fazem querer ler a continuação. Há também uma adaptação sendo produzida, mas sem data de lançamento que eu espero que seja boa.
Raquel Oliveira 22/04/2021minha estante
Eu comprei o livro 1 há muitos anos, mas comecei a ler, cheguei na terceira página do capítulo 1 e desistir, anos se passaram e eu só vim ler o livro 1 ano passado.
O famoso quebra cara ?

Duda 10/06/2021

Eu tava MUITO ansiosa para ler esse livro principalmente depois do anuncio do filme. A historia foi facinante, ver como Sophie e Agatha lidavam com os acontecimentos, como achavam seus propios modos de resolver isso. Acho que descobrir mais sobre a Sophie foi muito incrível, ver como ela reagia a tudo foi muito legal, ela é uma personagem interessante, humana e roubou a cena muitas vezes nos matando de orgulho ou de odio. Agatha não fica para trás, ver como ela lida com o mundo novo, onde ela nunca quis estar e no qual ela acha que não pertence depois de tudo que ouviu ao longo da vida é interessante e ver como ela é doce e esforçada também. Amei as personagens, de verdade, mas pecou muito pra mim a viajada que o autor deu no final. Achei muito corrido, muitas coisas "aleatorias acontecendo" e coisas "do nada" também, sem falar na descrição de tudo, não sei se foi falta de imaginação minha ou falta de organização do autor para descrever as cenas. No mais, o livro me prendeu muito e quero ver como essas situações vão se desenrolar no 2° livro da saga.

Ps; o livro é LINDO. Em todo capítulo eu me apaixonava ainda mais pelas ilustrações. Lindo lindo lindo.
Aline 10/06/2021minha estante
O segundo é muito melhor que o primeiro, confia

icaro81 17/04/2022

é bom na mesma medida que é confuso
no geral a experiência do livro foi muito boa, os personagens são incríveis e te ajudam bastante a se envolver na história. o início é meio lento mas no decorrer da leitura vc vai pegando o ritmo da história.
tbm tem umas metáforas incríveis que podem servir como crítica social e ele te faz pensar durante a história inteira de que lado você tá e isso é incrível.

o problema é que o final...??? o final é mal escrito, confuso, aberto ? o que não é necessariamente uma desvantagem mas nesse caso não ajuda muito ? e no geral é bem peculiar mas a experiência do decorrer do livro vale muito a pena.
kaylany 17/04/2022minha estante
fala mesmo

yas 22/01/2022

a escola do bem e do mal
quando li a sinopse criei uma alta expectativa de que seria aquele livro pra ler em uma tarde, um livro que poderia trazer um aconchego no coração?mas é bem diferente do que eu esperava.

primeiro que a escrita aqui é BEM diferente do que eu tô acostumada, gosto de ter novas experiências com novas escritas, mas não consegui gostar dessa, tem uma linguagem extremamente peculiar, com muitas palavras que eu NUNCA imaginaria que existissem, atrapalhou sim minha leitura, ficou difícil de eu mergulhar na história e me conectar com os sentimentos das personagens.

segundo, os personagens são péssimos. desculpa se você gosta, mas eu sinceramente não gostei muito, a única pessoa mesmo que eu gostei foi a Agatha. o Tedros é pessimo KKKKKKK e a Sophie falou tantas coisas problemáticas que eu chegava a ter vontade de parar de ler só por isso, mas ok.

apesar de td, a história e a construção do universo foi bem interessante, a ideia do autor de quebrar isso de ?bem? e ?mal? foi boa. acho que o livro tinha tudo pra ser um clássico YA, mas não senti que conseguiu chegar no nível. inclusive o final ficou um pouco aberto e eu realmente não tô afim de ler os outros livros por agora, mas espero que a Sophie mude nos próximos livros viu.
yas 22/01/2022minha estante
tinha esquecido d fazer a resenha!

fer!¡ 08/10/2022

MLK O FINAL
comwçei por causa da adaptação que sai dia 19 e entendi pq todo mundo ama essa saga, mds
o começo é bem infantil e chato, leitura muito arrastada na minha opinião, apesar da escrita ser boa e ter bastante ação
as personagens são INCRÍVEIS e falo isso até da sophie que eu xinguei do começo ao fim do livro, mas ela twm um desenvolvimento MUITO FODA, e é muito bem escrita
queria mais desenvolvimento agatha e do tedros, mas por esse ser o primwiro de 6 livros não vou reclamar
tem falas problemáticas q me incomodaram na leitura e me deram mto odio, principalmente por ter essa premissa de contos de fadas mais padrãozão e ter isso de "homem de vdd" e "principe salva princesa indefesa", enfim preguiça
MAS O FINAL MDS VALEU MUITA PENA TODOS OS XINGAMENTOS Q SAIRAM DA MINHA BOCA E OS SURTOS DE RAIVA Q PASSEI, MUITO FODAAAA
to bem ansiosa pro segundo, quero ler logo!!!
MundoMaju 18/10/2022minha estante
Sinto o mesmo com a Sophie, acho ela insuportável mas ao mesmo tempo amo ela jgkhjk

Amy_Pimenta 19/04/2020

Uma releitura marcante
Sempre me disseram que reler um livro que você conhece desde pequena costuma trazer novos sentimentos e novas interpretações, sua mente e suas concepções mudam totalmente, essa é a verdade. Mas reler esse livro não me fez perceber novas coisas, ou até mesmo grifar novas frases e novos parágrafos, na verdade foi um reencontro muito aguardado entre amigos.
Sendo esse um dos livros que eu mais reli (perdendo apenas para Harry Potter) é de se estranhar que eu realmente não tenha visto nada novo, mas é porque minhas concepções sobre o livro jamais mudaram, a distinção do bem e do mal e como nos apoiamos em aparências é algo que sempre será visto, isso inclui nossa própria sociedade, não apenas em livros. Uma bela garota pode muito bem ter uma alma cruel, e uma garota estranha e anti social pode ser a portadora de uma das almas mais gentis que já vimos. Mas não apenas isso, é um livro que quebra a terceira barreira, a barreira da fantasia, o bom não é só bom, e o mal não é só mal. Somos humanos que transitam entre ambos os lados. Podemos até ter um destino traçado em um dos lados mas sempre teremos ações, gestos, escolhas, com um grande poder de ambiguidade, ninguém é 100% mal e ninguém é 100% bom. E nem todos os contos de fadas começam com uma bela princesa, uma bruxa feia e cruel e um príncipe corajoso. As vezes eles apenas começam com um "Era uma vez duas amigas..." E esse me parece ser um conto de fadas muito mais interessante, não acham?
Roberta.Ferreira 21/04/2020minha estante
Olá, tudo bem? Tenho algumas dúvidas sobre o primeiro livro, eu estou lendo o segundo livro, mas como demorei pra comprar esqueci alguns fatos do primeiro livro, se puder me responder ficarei grata, a questão que estou com dúvida é, assim que elas chegam na escola, uma vai pra escola do bem e a outra pra do mal e elas acham que a troca está errada, minha pergunta é elas conseguem trocar de escola?

E a segunda pergunta é o que acontece pra ocorrer meio que uma guerra nos capítulos finais do livro, queria saber o que leva eles a fazerem isso
Ficarei grata se puder responder. Obrigadaaa

Fernanda 27/09/2022minha estante
Eu também acho isso, em algumas partes o livro falhou do desenvolvimento. Eu achei que ele deu importância de mais a algumas coisas e outras não. Eu achei a descrição do mundo ruim tão pesado, o que não o torna esse um livro pra crianças de 10 a 12 anos, sla, achei pesado.

Duda Bock 09/08/2022

O início do livro é exatamente o que o nome e a capa sugerem, uma história bem conto de fadas, com o bem ensinando a ser princesas e príncipes e o mal a ser vilões. Mas do meio para o final é incrível, os acontecimentos são surpreendentes, a Aghata é simplesmente maravilhosa, ela é sensata e coerente, perfeita.
Samilly 09/08/2022minha estante
Spoiler do bem, acredite depois você pode gostar também da Sofhie kkk volume dois lhe aguarda

Lalalala 09/12/2021

Surpreendente
No começo, eu não esperava muito desse livro, e o plot inicial é esperado. Mas a medida que fui lendo, perguntas foram surgindo, e fui me envolvendo mais com a história. O final é surpreendente, o plot é incrível! Mal posso esperar para ler os próximos e ver a série que vai sair! Vale muito a pena, e acredito que seja uma leitura interessante para crianças e adolescentes, apesar de que adultos com amor por contos de fadas podem gostar da história.
Marianna 02/02/2022minha estante
Mulher vc está em todos os livros que eu vou selecionar kkkkkkkkkk

manuh 26/10/2022

péssimo.
a única coisa boa que o livro tem são as protagonistas e ainda assim elas são mal desenvolvidas. ele é maçante, desgastante, a escrita do autor foi simplesmente terrível pra mim, sem contar em como a história consegue ser ruim quando poderia ter sido incrível. como disse, personagens mal desenvolvidos igualmente com a história, e a trama é cheia de preconceitos que só faz piorar tudo. enfim, horrível, taí um livro que realmente me arrependo de ter lido.
Livia.Rodrigues 26/10/2022minha estante
Oii, nunca li o livro..mas recentemente assisti o filme e achei mto bom, ele tem duas horas e meia e me prendeu do começo ao fim, então recomendo você assistir.

Viniciusz 12/10/2022

O final não foi decepcionante, pois eu não esperei nada o livro inteiro.

Personagens chatos, narrativa confusa em algumas situações e caos. Parece que nada acontece durante a primeira metade do livro.

O tema da bondade e maldade existe, mas ele parece raso quando temos duas personagens que estão praticamente destinadas a uma situação. Apesar do contexto em que Agatha e Sophia estão inseridas, fica claro na primeira página que A é extremamente boa e B é extremamente ruim.

Agatha é tão boa que é sonsa. Além disso, sinto que ocorre uma mudança na personalidade dela no meio do livro. Oq não seria uma coisa ruim se tivesse sido bem explorado, mas ela só aceita que é boa pq é bonita.

Já Sophia passa o livro inteiro querendo ser boa, porém ela só é boa em ser má. Sabendo do final, eu acharia interessante se o autor tivesse colocado alguma situação em que a bondade dela fosse genuína.

Finalizando, é IMPOSSÍVEL que todos aqueles personagens dos sempres fossem bons. Tem gente que é odiosa o tempo inteiro (((Beatriz. Puro nepotismo
Dayane 15/10/2022minha estante
Você resumiu bem tudo o que senti kkkkk

Leuliss 07/11/2022

Escola do bem e do mal
O livro é para o público infantil? Sim! Mas acredite, você vai se surpreender quando começar a ler e perceber que o livro não é a coisa ?infantil? que vocês esperavam. Adorei a Agatha e a Sophie(minha preferida é a Agatha) Recomendo muito e espero que você leiam e gostem do jeito que eu gostei.
Xocco 07/11/2022minha estante
Nossa essa era minha dúvida!!!! Bom, agora posso ler um pouco mais tranquila com a idade que tenho. ?

Jalia 06/11/2022

Uma Montanha Russa de Emoções
Posso dizer que foi um livro bom? Sim.
Posso dizer que foi divertido de ler? Com Certeza.
Posso dizer que algumas coisas eram muito corridas? Definitivamente.
Por sua maior parte, esse livro é gostoso de ler, mas de repente se torna como um jogo de vôlei. Você tenta seguir a bola, e até consegue, mas tá borrada pra caramba.
O livro tem uma boa dinâmica com os personagens (apesar deles mudarem mais que cor do que caleidoscópio), e mostra uma satisfatoria construção de mundo (do tipo que você quer ver de novo, e é por isso que tem mais livros nessa série pra ler).
Só gostaria que o final tivesse sido menos corrido e mais bem trabalhado. :)
Leca 06/11/2022minha estante
CALÚNIA

MundoMaju 18/10/2022minha estante
Disse tudo o que eu senti lendoo