Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

Amigo Imaginário 20/02/2024

Muita coisa boa no meio de certos pontos difíceis de digerir
O começo é interessante, ele anda brincando muito com nossas pespectivas, porém eu senti uma falta de sentimento no encontro dos quatro. Acho que o Geralt revendo a Ciri ficou meio fraco e esse livro carrega diversos momentos bem incômodos com a Ciri: o quanto é xingando, espancada, maltradada, assediada e o número de vezes que mencionam ou tentam estuprá-la ou citam o ato é duro de ler. O mundo vai se fudendo bem lentamente e é louco o nosso sentimento de terra arrasada e o quanto vemos o egoísmo e a covardia tomarem conta dos principais governantes do mundo. A reunião dos feiticeiros, a mim, foi o ponto alto do livro, mas o que se seguiu foi só me incomodando mais e mais (não é ruim uma obra te incomodar dessa maneira, só é doloroso) , as cenas no deserto, com os Perseguidores e o abuso de Ciri pelos Ratos foi bem duro de ler, ainda mais entendendo que ela ficou eles.
JP_Felix 22/02/2024minha estante
Vc n faz ideia do meu ódio com os ratos. Nos próximos livros vc vai entender, n é só oq fizeram com ela, é pq fizeram dela. Mano, sem spoilers, mas a parte q mais odeia é a maldita parte da caverna onde estão escondidos. É realista, adolescente fazendo merda, mas... Cara, é como ver uma filha sendo levada pelas más influências

Amigo Imaginário 26/02/2024minha estante
Eu tô nessa parte do Livro 5, eles estão numa carverna, mas ela só teve um sonho com o Geralt. Destaco uma frase que ela diz: "Alguém que eu conhecia..." porque no final das contas é meio isso né? O tempo em que ela está pelo mundo e o que ela ficou com o Geralt é bem curto. Queria ter visto mais desse destino que foi tão martelado nos dois primeiros livros.

JP_Felix 26/02/2024minha estante
Passou pelo menos um ano com ela em Kaer morher

Amigo Imaginário 26/02/2024minha estante
É bem pouquinho

JP_Felix 26/02/2024minha estante
Eu n to bem lembrado, mas acho q ele viu ela a primeira vez com 8 anos, passou 4 anos ate a guerra e ele achar ela de novo, dai ela passou uns 2 anos em Kaer morher (tanto q lá ela menstruou pela primeira vez), e acho q teve um tempo q ela passou naquele templo de melitele com a Jennifer aprendendo magia. Dai pro fim da história, ela tem 16, se n me engano

Amigo Imaginário 27/02/2024minha estante
Acho que isso foi um elemento mal amarrado. O Vesemir e os outros bruxos voltam a aparecer? Também estou sentido falta dos sinais e das poções de bruxo, sem contar daquela ordem de cavaleiros que era o Tailes.

JP_Felix 28/02/2024minha estante
N q seja mal amarrado, d q a história foca em outros pontos. Eu tbm senti falta das poções, mas meio q o Geralt n vai p Kaer Morher, então n tem como ele se abastecer. Os outros bruxos infelizmente n aparecem mais (q eu lembre de cabeça), mas tem coisas sobre eles em uma cena no último livro que remete a quando Ciri tava com eles

Amigo Imaginário 29/02/2024minha estante
Cara que louco. Ainda bem que os jogos resgataram muita coisa, porque o autor escreve umas coisas e vai só seguindo em frente.

JP_Felix 29/02/2024minha estante
Ah, nada é por acaso. Os livros são bem amarradinhos com uns detalhes. Os jogos fazer mais referência

Amigo Imaginário 01/03/2024minha estante
Não tô achando. Os jogos me surpreende muito em como eles amam os livros, tantas coisas pequenas e rápidas que eles usaram, filosofias que eles resgataram. A série também tem pontos muito enriquecedores que tô chocado. O que eu acho que seja o problema da história é a falta de ponto de vista de alguns personagens e o contexto está sendo citado muito por cima, acredito que ele precisaria ter juntado mais pontas, mas uma coisa que me chocou foi a velocidade em que ele foi escrevendo eles e ainda emendou uns projetos no meio também. G. R. R Martin lançou seu último livro em 2011, faz quase 15 anos!

Cachamorra 08/05/2022

Entendiante, chato e confuso.
O livro começa bem, mas antes da página 100 a narrativa fica insuportavelmente chata. O autor coloca algumas intrigas até interessantes, mas a narrativa é confusa e entendiante.

Depois o livro descamba para uma sequência ainda mais confusa de acontecimentos que exige releituras até que finalmente, quando você consegue acompanhar muda de tom. E aí, temos uma parte muito ruim, a sexualidade de uma das personagens é narrada de forma bastante tosca e machista. Terminei com muita dificuldade e vou pensar muito antes de ler o próximo livro.

A série faz um trabalho melhor com os personagens, ainda bem.
Re__cavalcante 11/05/2022minha estante
Essa parte da sexualidade que você comentou é já ao final do livro? Pq, nossa, eu fiquei muito incomodada! Achei que tinha sido só eu!

Cachamorra 11/05/2022minha estante
Sim, é essa mesma. Que cena surreal, absurda e sem sentido para narrativa. Se não foi machismo, pura e simples, eu não sei o que é.

Eu fiquei chocado. Tanto quanto aquela cena bizarra do IT do Stephen King.

Re__cavalcante 11/05/2022minha estante
Nossa! Me incomodou demais! Machismo é a única justificativa! Ela sofreu dois abusos seguidos! E meio que aceitou pra se sentir inclusa, sei lá. Não gostei de como foi escrito, como algo normal e natural

Mariane 20/06/2022minha estante
Nossa, sim! Fiquei espantada que quase nenhuma resenha citou esse ato nojento! A maioria é só elogios... absurdo.

Cachamorra 21/06/2022minha estante
Quando eu falo dessa cena para as pessoas, principalmente homens, dizem que foi pq ela estava assutada ou algo do tipo. Não foi isso que ele narrou, é um ato de violência, colocado como natural. A nota deveria ter sido menos de 1, não sei omde estava com a cabeça quando dei dois.

Eu simplesmente não consigo ler mais nada desse universo ou desse autor.

Mariane 22/06/2022minha estante
Eu entendo, eu só dei 2.5 pelo arco de Geralt. No momento é o arco dele o único que tem válido a pena continuar a leitura.
Pelo menos eu soube que na série "consertaram" isso, tiraram esse núcleo insignificante dos Ratos e a sexualização precoce da Ciri...

Re__cavalcante 22/06/2022minha estante
Sério que vão tirar essa parte dos ratos?!? Nossa, que notícia boa! Pq eu acabei o 5 livro e achei tudo bem péssimo

Niájera 17/02/2020

Muito tenso!
Para mim, o livro mais dramático e tenso até o momento, muito bom mesmo....Pra quem é fã da série antes da Netflix pensar em descobri-la como eu, dá pra saber que tem muita água pra rolar e a Dona Net tem nas mãos um material pra se tornar um sucesso absurdo.
Só não dei 5 porque acho que o autor deveria colocar menos personagens, principalmente os inimigos, chega um momento que nos perdemos com tantos nomes pra odiar rssss que venha o próximo.
Renato 24/03/2020minha estante
cheguei até aqui rapidão... mas esses ultimos capítulos to numa sofrencia só espero que os próximos livros sejam menos dramático.... odeio essa leitura frodo smeagol nazgul....
Sai ontem da parte do deserto.

Pri/ Prix 16/12/2020minha estante
Só eu achei esse livro mais lento.. quero acabar a série mas esse livro desmotivou um pouco...

Niájera 20/12/2020minha estante
Pri não desista, vale muito a pena!!! Terminei todos!

Érika 23/12/2020minha estante
Eu achei a mesma coisa sobre a quantidade de pessoas que tem, não consigo decorar kkkk

Pri/ Prix 25/12/2020minha estante
Não desistirei!! Quero muito saber onde vai dar essa história

Fillipe.Bernardes 27/09/2021minha estante
Nossa...tá demais mesmo esse livro. Tô só enrolando para terminar de lê-lo.

Myyllenaah 04/07/2021

Primeira resenha (relevem um pouco a escrita)
((Este livro contem gatilho para estrupo e assedio sexual))
Este é o quarto livro da serie, e acontece muita coisa. A Ciri está aos cuidados da Yennefer, enquanto o Geralt está atrás das pessoas que estão atrás dela. Este livro vamos ter um desenvolvimento grande da Ciri, e como ela terá que se virar sozinha, tem muito jogo politico e o começo da guerra.
Uma coisa que não me agradou nesse livro, diferentemente dos outros, nesse ele começava um flashback ou mostrava o desenrolar de outro lugar simplesmente do nada, sem contar uma casetada de personagens novos (principalmente no baile dos magos), chegou um ponto que eu não sabia quem era quem e isso desanimava um pouco. Tendo um final foi eletrizante e angustiante que faz a gente querer mais.
Wender.Carlos 15/07/2021minha estante
nossa no baile dos magos me perdi total rs não sabia quem estava lutando com quem rs quem era vilão ou mocinho mta gente kkk esperando um relatório das mortes

Myyllenaah 15/07/2021minha estante
Sim eu me perco geral até no próximo livro não lembro quem morreu, quem viveu, quem é do mal e quem é do bem! A única certeza de maldade é vilgeforz de resto é difícil prever.

Samy 08/06/2021

Uma resenha sem título
Por enquanto, este foi o livro mais intenso da série, com muitos conflitos, intrigas, traições, batalhas.
O foco sai de Geralt e fixa-se muito mais em Ciri (como já vinha ocorrendo no livro anterior), em seu desenvolvimento e sua sobrevivência em um caminho que se torna cada vez mais tortuoso e árduo.
O final foi bem morno, entendo que seja uma saga, mas faltou aquele ? PQP (rs).
Confesso que estou curiosa pela desfecho, que ainda me parece um tanto enevoado.

Obs, alguém mais sentiu necessidade de um mapa? Tive que baixar na Internet, para entender melhor certos caminhos, situações, estratégias.
Alisson.Santos 10/07/2021minha estante
Nossa eu também, e tive dificuldade em achar mapas bons, pq muitos divertiam entre si, e tinha que tomar cuidado pra n pegar os mapas do jogo que tem algumas mudanças que n combrem corretamente os livros

Samy 10/07/2021minha estante
Pior que a maioria dos mapas é do game, realmente. Eu não conferi ainda, mas WFM ia lançar as novas edições com mapa. Espero que sim, faz muita falta.

Marcos320 09/02/2023

Saga obrigatória para quem é fã do jogo The Witcher. O livro 4, para mim até o momento, foi o que mais me prendeu, sobretudo por querer saber mais sobre o desfecho com a Ciri.
Vou iniciar o 5 livro e espero que seja melhor ainda.
emifont 09/02/2023minha estante
oi, pode curtir minha última publicação

Marcos320 09/02/2023minha estante
Deixei la

Mona 23/06/2021

Não conseguia parar de ler!
ATENÇÃO: a resenha pode conter spoilers de livros anteriores ja que esse é o quarto livro da série!
((Esse livro contém gatilho pra estupro e assédio sexual!))
Tempo do desprezo é o quarto livro da saga do bruxo Geralt de Rívia. Geralt lutou contra monstros e demônios por todo o país, mas até ele pode não estar preparado para o que está acontecendo com seu mundo. Há intrigas, divergências e rebeliões por todo lado. Os Elfos e outros seres não humanos vivem sob repressão há décadas. Os Magos brigam uns com os outros, alguns a soldo dos reis, outros simpatizantes dos elfos. E, nesse cenário de medo e desprezo, Geralt e sua amante Yennefer precisam proteger Ciri, herdeira órfã e procurada por todos os lados. Ela tem o poder de salvar o mundo ou, talvez, acabar com ele.
Eu gostei muito do terceiro livro da série mas O Tempo do Desprezo conseguiu superar. Nesse livro temos muito mais de toda a trama política, muito mais lutas e é onde conhecemos um pouco mais de Ciri (agora saída debaixo das asas de Yen e Geralt). Nele também temos uma ENORME quantidade de novos personagens que, confesso, me deixou um pouco confusa durante a leitura, mas depois consegui me situar.
Esse livro nos mostra mais claramente que a pessoa com o poder de salvar ou destruir o mundo ainda não entende sua missão e sua importância, e entende menos ainda por que todo mundo está atrás dela. Uma coisa que me deixou um tanto "irritada" com Ciri é que mesmo depois de ter sido treinada por bruxos e pela Yennefer ela ainda seja tão influenciável e diversas vezes se torne indefesa mesmo sabendo do que ela é capaz de fazer. Espero que isso mude ao longo dos livros e que ela consiga superar algumas das coisas que aconteceram com ela no final desse quarto volume.
Além dos pontos citados acima, a leitura é muito rápida e fluida. A forma como Sapkowski descreve as coisas/lugares é maravilhosa e eu recomendo demais a leitura!
Fernanda 23/06/2021minha estante
Aaaaaaaaa quero ler logo!!! ??

Mona 24/06/2021minha estante
Amiga sooo vai!! Esse livro foi mto booom ???

Márcio 10/10/2019

Ótimo
Bem superior ao primeiro a ação se desenrola de forma frenética...espero q a Netflix não estrague como fez com a Ilíada na péssima adaptação "Tróia a queda de uma cidade"
Vinicishfggjk 30/10/2019minha estante
Não sei se é o seu caso, mas como você disse "superior ao primeiro" acho que vale o toque.

Bom, Tempo de Desprezo é o 4° livro da saga. Na contra capa é possível ver a ordem, mas vou deixar aqui também:

? 1 O Último Desejo
? 2 A Espada do Destino
- Esses dois, são livros de contos, mas essências para compreensão do universo, além, é claro, de serem fantásticos. Há, os adaptados para 1° temporada da série são esses dois. Seguindo...
? 3 Sangue dos Elfos
? 4 Tempo de Desprezo
? 5 Batismo de Fogo
? 6 Torre da Andorinha
? 7 Senhora do Lago, ou Senhora do Lago Vol 1 e 2
? 8 Tempo de Tempestade (um spin-off que se passa entre o 1° e 2° livro, mas com um epílogo que da spoiler de Senhora do Lago)

Márcio 30/10/2019minha estante
Sim,.me referi a tempo dos elfos...gostei bastante da saga, estou lendo o último, tempo de tempestade...li O último desejo e a espada do destino, mas engatei mesmo na leitura a partir do sangue dos elfos...pelo fato do autor ser polonês percebi que nas entrelinhas a invasão de Nilfigaar foi bem parecida com a invasão nazista na Polônia e União Soviética na segunda guerra...

Lice 12/04/2022

Tempo do Desprezo

"Um covarde ? [...] ? morre cem vezes. Já um valente morre só uma."
?Resenha:
?Meu segundo livro favorito da saga traz tudo que eu amo: reviravolta, intriga, desenvolvimento político e construção de personagem.
Yennefer ao participar da reunião dos feiticeiros na ilha de Thanedd, decide levar Ciri para matriculá-la na escola para feiticeiras, Aretusa. Geralt segue pelas redondezas acompanhado por Jaskier.  Depois de acontecimentos inesperados, o quarteto finalmente se une.
Yennefer convida Geralt para a reunião dos feiticeiros, e é aí que muita coisa dá errado.
? Não irei entrar muito em detalhes sobre os acontecimentos desse livro para evitar spoilers, mas posso dizer que ele é simplesmente perfeito.

Ciri se mostra cada vez mais forte, vemos como foi importante para ela os treinos com Yennefer e Geralt, e isso não se dá somente no preparo físico, mas também no psicológico. Ela passa por uns bons bocados, sofre que é uma beleza e muitas vezes pensa em desistir, mas ainda assim ela continua. Simplesmente perfeita.

O desenvolvimento de Geralt não fica para trás. As formas de agir e pensar do nosso protagonista vão mudando livro após livro, mostrando um amadurecimento incrível. Falarei mais sobre na resenha do próximo livro, "Batismo de Fogo".
Muitas coisas são explicadas neste livro, principalmente o porque todos querem tanto a Ciri.
? ? A Saga em geral contém gatilhos, principalmente sexuais. Recomendo pesquisar antes de ler.
Kai 12/04/2022minha estante
Vai rumar pra onde agr que terminou/tá terminando essa grande saga amg?

Lice 12/04/2022minha estante
Vou ler CCity², amg ?

Guga 06/08/2021minha estante
Só fica melhor.

Sam 08/08/2021minha estante
Que maravilha!!!

Jhully.Rodrigues 01/06/2021

aconteceu a mesma coisa do vol. 3 no início me prendeu bastante e depois não mais. ainda assim gosto bastante do universo, talvez meu problema seja com a narrativa, sinceramente não sei.
Cosmonauta 01/06/2021minha estante
Pra mim o ponto forte é a narrativa. Dê outra chance depois, talvez tenha sido o momento que não estava propício.

Daniel Lucca 13/10/2021

Nilfgard
Cada vez a história fica mais complexa, nesse segundo romance da série é apresentado o reino de Nilfgard e vários acontecimentos vão mudar o rumo de Gerald e Ciri.. a cada livro o enredo fica mais focado em Ciri...

"? É nisso que consiste a poesia, Ciri. Em falar daquilo sobre o que os outros se calam."
Jéssi Lima 14/10/2021minha estante

DANILÃO1505 14/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Leonardy.Negrini 19/01/2022

Ciri e o Unicórnio
Detalhe interessante. Este quarto livro da saga "The Witcher" traz um verdadeiro enredo bélico e explica como a guerra é, nos dizeres de Michel Foucault, uma forma de política. Ela destitui Geralt de seu lugar de pai e de protetor, denuncia Yennefer em seus desejos de articulação sombreados, estabelece os feiticeiros como uma classe de Párias (inclusive com o suicídio triste de Tissaia) e faz a articulação de Ciri / Falka como uma forma de sobrevivência e de estabelecimento de dureza e de maturidade. Livro de leitura mais demorada, porém riquíssima. Recomendo fortemente.
Blackthorne 19/01/2022minha estante
Tempo de Desprezo é realmente um ótimo livro e muito rico.

Gabrielly.Benfatto 03/10/2021

Todo mês leio um volume da série The Witcher e cada vez mais sinto que está se tornando minha confort serie. Até agora foi o que eu menos curti, mas começou uma trama mais política que me interessou demais.
Carol 03/10/2021minha estante
O que mais gostei foi O Batismo de Fogo