Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

Erick 22/02/2020

Por ora o volume mais dramático e agitado em relação a eventos, isso após dois livros com histórias avulsas e um romance morno que serviu mais para preparar o terreno ao que viria.

Tirando a sensação que tinha às vezes de estar lendo sobre personagens demais - e cuja maioria não passavam de meros nomes logo esquecidos em trechos enfadonhos -, a série permanece divertida de se ler e com ligações no geral convincentes entre seus personagens e acontecimentos.

Filipe378 23/02/2020

Top
Esse livro foi o melhor que eu li até agora. A série de livros de the witcher vem, desde o primeiro, em uma crescente no que diz respeito a qualidade.
Neste livro acontecem várias reviravoltas que nos deixa sedento por mais. Ciri ganha um maior protagonismo em detrimento à Geralt e Yennefer.
Estou ansioso para começar o quinto livro. Recomendo de mais.

Sérgio 24/02/2020

Continua Fenomenal!
O quarto livro da saga não poderia ser diferente. É intenso, intrigante e emocionante! A trama se desenvolve de uma forma tão abrupta que o leitor, creio que por volta do capítulo IV, já não consegue mais largar o livro por nada nesse mundo. A única ressalva que gostaria de fazer, é sobre o fato de que a inexistência de mapas dificulta um pouco a exata compreensão da geografia daquele mundo. Dito isso, tenho criado o hábito de ler as obras de The Witcher acompanhado de um mapa que baixei pela internet (fica a dica!) Rapidamente já é possível ter uma boa noção dos locais sem precisar se socorrer a essa ajuda. No mais, livro excepcional e que merece ser lido por todo fã do gênero.

Gra 25/02/2020

Muito Bom
O livro é muito bom. Um pouco arrastado no começo, mas os acontecimentos que vão desencadeando mais pra frente são muito interessantes e bem tensos em certas partes. As interações do Geralt e Yennefer em Thanedd são muito divertidas. Mesmo sendo um pouco demorada, eu gostei muito dessa parte do jantar.

Jessica692 25/02/2020

O livro amplia a trama, passando das aventuras do Bruxo para conflitos políticos, o que coloca Geralt na posição em que ele evitou estar desde o principio: envolvido em assuntos de outros seres fantásticos e humanos.
Acompanhamos o crescimento de Ciri, que vem se tornando uma personagem cada vez mais cativante.

Nick 05/02/2020

A visão macro atrapalhou
A visão macro dos reinos e conflitos da guerra por muitas vezes tornou o livro chato e por isso bem abaixo dos anteriores. Foram introduzidos muitos novos personagens e interesses mas o autor não soube muito bem trabalhar isso pra que se tornasse de fato interessante. Espero que essa característica impessoal fique por aqui e não continue nos próximos livros da série.

Gabriel.Pessoa 29/03/2020

O que foi esse final? Livro incrível!!

Rafaela (@exlibris_sc) 30/12/2019

#lendothewitcher
[PODE CONTER SPOILER]

O quarto volume da saga apresenta de forma concreta e melhor estruturada a escrita em romance. Quando, em seu antecessor, a sombra da guerra se embrenhava entre os capítulos, aqui o conflito bélico se mostra a cada viela, cada povoado e a traição, suspeita, paranoia e crueza dos povos (especialmente dos humanos para com os inumanos) se mostra de forma explícita e intensa. Nessas páginas manchadas pelo sangue, o autor nos apresenta alguns momentos leves, divertidos, sensuais e místicos; algo que vem se fixando é a sua maestria com mitos e folclore que mostram e tecem algumas teorias envolvendo a jovem Cirilla. Aqui o leitor encontrará um Continente em guerra com Nilfgaard e alguns comparativos históricos podem ser feitos com o mundo de cá. Para mim, a crueza e poderio dos nilfaardianos poderia muito bem ser comparada com os vikings e alemães nazistas; talvez você ache semelhante com outros grandes impérios que tenham feito guerras para expandir seus territórios. Foi interessante conhecer algumas facetas dos feiticeiros, já que eles são apresentados com maior destaque em vários capítulos, com seus truques, ideais, vilanias e seus egos inflamados que ajudaram (ou prejudicaram) eles e outros. Em “Tempo do Desprezo” sentimos o desespero, o fim, o menosprezo de alguns, a constante pergunta que muitas vezes nos fazemos em momentos impossíveis de decidir entre o certo e a sobrevivência. Sapkowski nos apresenta diversos novos personagens com seus variados graus de importância dos quais, sem dúvida, torcemos, odiamos, choramos, sentimos pena, raiva e amamos.

Ao longo das páginas vemos o destino tecendo com mais afinco sua teia e conectando Geralt, Yennefer e Ciri nos lugares mais inóspitos e sentimos o amor que envolve os três, por mais turbulenta que possam ser suas demonstrações ou não de afeto. Consigo pensar em quatro ou cinco momentos desesperadores ou intensos que mais marcaram a leitura para mim [não vou ser clara para não estregar a surpresa de quem ainda não leu] envolvendo Ciri e a Caçada Selvagem, Vilgefortz e Geralt (nos dois momentos em Thanedd), Cahir e Ciri, Geralt e Yennefer, Ciri no deserto e, por fim, Geralt e Jaskier em Brokilon. Sem dúvida esse foi o livro da saga que mais me deixou aflita e que mais explicitou o quão notável é a escrita do polonês e, se você ainda não leu nenhum livro da série, não perca tempo e leia, releia, disseque e aproveite todo o material fantástico que é muito mais que uma história de monstros, mas sim uma jornada de descobrimento, de pertencimento, um claro apelo ao destino e o que isso implica quando chega o tempo da sombra, do sangue e do desprezo.

site: https://www.instagram.com/p/B418yLSDjxo/?utm_source=ig_web_copy_link

Arthur 22/11/2019

Tempo do Desprezo
Um livro sobre ciri, definitivamente, somos apresentados as dificuldades da menina e de sua vontade de estar com Geralt, do seu medo de perdê-lo, vemos o treinamento de ciri sendo colocado em prática e as dificuldades que caçada contra a garota resulta.

Bart 04/05/2019

The Witcher - Tempo de Desprezo
*Andrjzej Sapkowski*

4º livro da saga do bruxo/guerreiro/assassino Geralt. Nesse livro, embora ele apareça ou seja mencionado, a trama não gira em torno dele, mas sim de Ciri, que come o pão que o diabo amaçou. Na verdade, "até esse pão, ela gostaria comer! A guerra já foi declarada, e as partes envolvidas já estão cada uma em seu lugar.
Geralt e Jaskier vão tentar converser um dos povos a não entrar, mas as investidas já começaram.
Um bom livro com uma única história, mt bem contada! Caso queira saber o desenrolar da trama, é só pegar e começar a ler!

Guruto 18/05/2024

É fascinante como Andrzej Sapkowski sempre consegue me impressionar. Que escrita majestosa. Como amo essa saga literária.

Daniel263 14/03/2020

A saga começa a ficar épica
16º livro lido em 2020.

4º livro do Andrzej Sapkowski sobre o universo de The Witcher, e segundo romance da quintologia sobre a tríade: Gerald, Yennifer e Ciri... e de longe o melhor livro do autor que li até então! Mas não só pela trama e pelas incríveis viradas políticas e reviravoltas em combates, mas, principalmente, pela consolidação de personagens construídos ao longo dos outros livros.

Guerra, guerra e guerra. O sinistro reino de Nilfgaard avança sobre os Reis do Norte, causando conflitos entre os exércitos e os injustiçados Scoia'tael, além de um profundo cisma no conselho de feiticeiros.

Yennifer se vê tendo que tomar partido, Gerald toma a maior surra de sua vida e Ciri ganha cada vez mais autonomia e identidade em sua jornada para enfrentar a macabra profecia sobre sua vida.

Se a segunda temporada da série na Netflix seguir essa linha, tenho medo da qualidade, até porque a própria saga só passou a narrativa mais envolvente depois do enorme repertório para construir os personagens - o que faltou muito na adaptação!

#mundodebiblio #curadorliterario #neguentropistaliterario #tempodedesprezo #andrzejsapkowski #martinsfontes #thewitcher #gerald #netflix #livro #leitura #ler #amoler #livroslidosem2020

Kaemi7 15/03/2020

Estou lendo todos os livros da série para jogar o terceiro game novamente. Os livros são fantásticos!!!

Jean.Gois 25/03/2020

Cada vez melhor
Foi o livro da saga que li mais rápido até agora, prendeu muito. O desenvolvimento da Ciri tá ficando cada vez mais complexo, ansioso pra ver quem ela vai se tornar. Muitas pontas soltas pro próximo livros, aliás.