Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

Nícolas_Moura 31/10/2023

Cheguei até aqui, agora não paro mais
Pode não ser o mais emocionante da saga, mas é indiscutivelmente um capítulo fundamental que desempenha um papel crucial no desenvolvimento da história. Este volume pode ser descrito como uma obra de transição, onde eventos cruciais acontecem nos bastidores, preparando o terreno para os livros subsequentes.

Niájera 17/02/2020

Muito tenso!
Para mim, o livro mais dramático e tenso até o momento, muito bom mesmo....Pra quem é fã da série antes da Netflix pensar em descobri-la como eu, dá pra saber que tem muita água pra rolar e a Dona Net tem nas mãos um material pra se tornar um sucesso absurdo.
Só não dei 5 porque acho que o autor deveria colocar menos personagens, principalmente os inimigos, chega um momento que nos perdemos com tantos nomes pra odiar rssss que venha o próximo.
Renato 24/03/2020minha estante
cheguei até aqui rapidão... mas esses ultimos capítulos to numa sofrencia só espero que os próximos livros sejam menos dramático.... odeio essa leitura frodo smeagol nazgul....
Sai ontem da parte do deserto.

Pri/ Prix 16/12/2020minha estante
Só eu achei esse livro mais lento.. quero acabar a série mas esse livro desmotivou um pouco...

Niájera 20/12/2020minha estante
Pri não desista, vale muito a pena!!! Terminei todos!

Érika 23/12/2020minha estante
Eu achei a mesma coisa sobre a quantidade de pessoas que tem, não consigo decorar kkkk

Pri/ Prix 25/12/2020minha estante
Não desistirei!! Quero muito saber onde vai dar essa história

Bê, Lipe, ratão ... por aí vai :D 27/09/2021minha estante
Nossa...tá demais mesmo esse livro. Tô só enrolando para terminar de lê-lo.

Kaio.Rodrigues 21/01/2021

No quarto livro da saga podemos perceber que, nos primeiros capítulos, o jogo político do terceiro livro continua. Entretanto, mais adiante as articulações políticas começam a entrarem em prática e é aí que a narrativa fica mais interessante, pois contém mais ação.

Well 28/04/2022

O brilho da leoazinha de Cintra.
Finalmente chegou a hora de Ciri brilhar em sua jornada de amadurecimento. A saga épica de Geralt, depois de tanta preparação nos livros anteriores, começa a dar frutos, e o bagulho ficou louco nesse livro! Que loucura. A trama de guerra total entre os reinos fica cada vez mais complexa, com um foco maior na politicagem, na devastação da guerra e nas reviravoltas e conspirações dos reinos envolvidos. Rebeldes, reis, espiões, golpes de estado, traições, assassinatos, como eu disse, Que loucura esse livro.
O livro termina abrutamente, sem uma conclusão ou clímax, como se fosse a parte 1 de uma sequência de três partes. Da aquele sentimento de reflexões de todos os outros volumes. O amadurecimento de Ciri, além das encrencas que envolvem Geralt e o resto de sua turma, me deixaram fissurado na narrativa e com muita vontade de ler os outros volumes da saga.
Em termos de técnica narrativa, Andrzej Sapkowski manda bem demais. Nesse livro, ele usa, em algumas partes, uma técnica muito usada no cinema e em séries de televisão chamada de cross-cutting, ou paralel editing, onde duas cenas distintas são narradas alternando-se uma e outra, de uma maneira muito competente, no melhor estilo de literatura de thriller. A prosa, por sinal, melhora a cada livro, e os diálogos continuam bom demais. Tem uma cena de festinha social que é sensacional!
Um dos temas que achei interessante, mesmo com o meu pouco conhecimento com as guerras que aconteceram no nosso mundo real. É que reflete bem a difícil história de guerra na Polônia. País do autor, são os malefícios ou os perigos da neutralidade perante uma guerra, personificado na vida de Geralt perante ao que acontece ao seu redor. Não sei se foi consciente ou inconsciente, mas Geralt me lembrou a liderança hesitante da Polônia no período pré-Segunda Grande Guerra, e posteriormente frente à dominação comunista. Apesar de ser o volume que menos gostei até então. Mas isso é gosto pessoal! Então vai de cada um o gosto. Porém recomendadíssimo. Para quem curti fantasia.

@tigloko 19/08/2021

O nível da saga só melhora!
Eu senti que esse volume foi bem mais movimentado do que os anteriores, com viradas de trama a todo momento. Boas batalhas, intrigas palacianas, o suprassumo da fantasia. O autor expande ainda mais o universo da série. Apresentando os feiticeiros( a parte do banquete foi muito boa) e também ficamos sabendo mais sobre o Império Nilfgaardiano. Apesar de uma aura de mistério ainda se manter.

Assim como o volume anterior, tem um grande destaque para Ciri, focando em desenvolver a personagem. Algo que é muito bem contado, todos os medos e incertezas que passam pela cabeça dela.

Sobre o ritmo da leitura, ela não é cansativa. Até mesmo nas partes que o autor fica falando sobre economia no meio da história. Eu que sou um leitor lento kkk. Por um lado foi bom, pra aproveitar melhor o livro.

Enfim, um livraço. Se aqui já está bom desse jeito, imagina nos próximos.

Cleber 28/02/2023

Falka
Novos personagens, intrigas políticas, luta e fuga, tudo com ação e aventura. Estou gostando da saga do bruxo de Rivia, mesmo que nesse volume seja focado mais na Ciri e espero ver mais sobre os Ratos nos próximos livros. Uma observação, realmente, um mapa faz muita falta situar os personagens nas localidades da história.

DeniseSC 18/03/2022

O futuro promete
Neste livro a educação da Ciri vira a pauta, o aprendizado da magia com Yenefer é o foco do livro.
Além disso a guerra com nilfgaard faz com que todos os reinos queiram encontrar Ciri, por ser a única herdeira do trono de Cintra.
O livro continua muito bom e não perde nada para os demais da série, só fiquei um pouco perdida com os diversos nomes de feiticeiros e reinos e seus respectivos governantes, mas acredito que com o contínuo aparecimento, seus nomes sejam reforçados.
O final definitivamente foi uma reviravolta, não esperava esse rumo para a história!

Dani Gama 13/04/2020

Cheio de ação
Todos os livros da série que eu já li são ótimos... Claro, eu sou apaixonada pela série (pela adaptação da Netflix também)... Mas esse livro, até agora, foi o mais tenso, o mais cheio de ação e acontecimentos... Foi uma leitura bem empolgante... Amei...
viniciusmarttins 13/04/2020minha estante
Estou no A Torre da Andorinha e estou curtindo bastante a saga.

Dika 30/07/2021

Em dúvida
Estou muito focada nos 3 personagens principais, e nesse livro achei q falava muito de política, mas entendo q serve para compreender o contexto da história.
Enfim, no final teve a sua reviravolta e amei, terminei rapidinho quando chegou nessa parte

Marlos 27/07/2022

Com toda certeza, o enredo melhor construído é aquele que consegue passar para o leitor as emoções dos personagens, e sendo assim, não há como negar que, até o momento, este é o melhor livro da série, tanto pela fluidez da trama, quanto pelo aprofundamento dos personagens.

Observa-se que, apesar de tratar de alguns temas políticos, a história passa longe de ser monótona, com acontecimentos dinâmicos e que fazem querer saber o que vai acontecer na sequência.

Ademais, os personagens, com quem já temos certa familiaridade, são melhor explorados, o que fortalece ainda mais a afinidade previamente estabelecida.

Sendo assim, a manutenção da qualidade da escrita do autor, aliada à história, e à afeição já estabelecida com os personagens, fez dessa leitura algo prazeroso, e me deixou ansioso para prosseguir para o próximo volume.

Matheus 29/08/2020

Meu favorito da série até o momento
Se o anterior "Sangue dos Elfos" marca o início da pentalogia dos romances da saga Witcher e serve como transição, "Tempo do Desprezo" entrega ação, desenvolvimento da trama e dos personagens.

Como de costume para a série, o livro é repleto de momentos de ação de tirar o fôlego. As lutas e batalhas são bem construídas e aterrorizantes em suas descrições.

Porém, a principal marca no livro é o quanto a trama amadureceu e se desenvolveu no âmbito dos jogos políticos. Nos são mostradas as cortes dos reis do Norte, o Capítulo e o Conselho dos Feiticeiros, e até mesmo o que se passa em Nilfgaard.

Sobre os personagens, vemos o quanto Ciri tem amadurecido, e seu desenvolvimento na narrativa é brilhante. Já quanto a Geralt, fica a questão para o que será dele deste ponto em diante.

A série continua me surpreendendo positivamente a cada livro lido, de forma que fico ansioso para prosseguir e descobrir como será o final da saga.

Cibelly 09/01/2022

"Não devo me render"
"... preciso me levantar, vencer, subjugar em mim a dor e a fraqueza. Preciso me levantar e seguir em frente."

Danny 15/05/2022

Nesse livro ciri segue treinando com yennefer e quer muito rever o gerald. Numa aventura até uma reunião dos feiticeiros onde os três iram se reencontrar, mas a guerra está prestes a ecodlir e a procurar por cirilla está cada vez mais pesada por nilfgard.

DANILÃO1505 14/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Wagner47 01/10/2021

A História de Falka
Sangue pra todo lado. O volume mais brutal e violento até agora. Desnecessariamente longo e com um início nada conectado com o anterior (no quesito continuidade), porém bem gratificante.

Ninguém está a salvo e farão de tudo para colocar as mãos em Ciri, a qual vem crescendo a cada livro.