Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

@life_library 23/07/2020

Adorei ver os desafios e o desenvolvimento emocional da Ciri, que passou por várias situações difíceis ao longo do Livro.

Andre.Gbur 11/08/2022

Inusitado
Conforme a trama se desenrola além de novos personagens serem apresentados e novos desafios surgirem o que mais acho intrigante é a mudança na personalidade, pensamento e conduta do Geralt, que aos poucos começa a deixar de parecer um bruxo em sua forma de agir.

Raphael Rostaizer 13/12/2021

E continuam as aventuras do Bruxo
Mais um livro com um universo bem vasto de personagens e tramas. Aguardando o próximo volume da saga.

Luan Pierucci 05/08/2020

Meu favorito até agora!
Quando eu acho que Sapkowski não pode se superar depois de "O Sangue dos Elfos", o escritor polonês me entrega "Tempo do Desprezo", o melhor, e mais tenso capítulo da saga até então!

Mona 23/06/2021

Não conseguia parar de ler!
ATENÇÃO: a resenha pode conter spoilers de livros anteriores ja que esse é o quarto livro da série!
((Esse livro contém gatilho pra estupro e assédio sexual!))
Tempo do desprezo é o quarto livro da saga do bruxo Geralt de Rívia. Geralt lutou contra monstros e demônios por todo o país, mas até ele pode não estar preparado para o que está acontecendo com seu mundo. Há intrigas, divergências e rebeliões por todo lado. Os Elfos e outros seres não humanos vivem sob repressão há décadas. Os Magos brigam uns com os outros, alguns a soldo dos reis, outros simpatizantes dos elfos. E, nesse cenário de medo e desprezo, Geralt e sua amante Yennefer precisam proteger Ciri, herdeira órfã e procurada por todos os lados. Ela tem o poder de salvar o mundo ou, talvez, acabar com ele.
Eu gostei muito do terceiro livro da série mas O Tempo do Desprezo conseguiu superar. Nesse livro temos muito mais de toda a trama política, muito mais lutas e é onde conhecemos um pouco mais de Ciri (agora saída debaixo das asas de Yen e Geralt). Nele também temos uma ENORME quantidade de novos personagens que, confesso, me deixou um pouco confusa durante a leitura, mas depois consegui me situar.
Esse livro nos mostra mais claramente que a pessoa com o poder de salvar ou destruir o mundo ainda não entende sua missão e sua importância, e entende menos ainda por que todo mundo está atrás dela. Uma coisa que me deixou um tanto "irritada" com Ciri é que mesmo depois de ter sido treinada por bruxos e pela Yennefer ela ainda seja tão influenciável e diversas vezes se torne indefesa mesmo sabendo do que ela é capaz de fazer. Espero que isso mude ao longo dos livros e que ela consiga superar algumas das coisas que aconteceram com ela no final desse quarto volume.
Além dos pontos citados acima, a leitura é muito rápida e fluida. A forma como Sapkowski descreve as coisas/lugares é maravilhosa e eu recomendo demais a leitura!
Fernanda 23/06/2021minha estante
Aaaaaaaaa quero ler logo!!! ??

Mona 24/06/2021minha estante
Amiga sooo vai!! Esse livro foi mto booom ???

Elyenai.Silva 11/12/2021

Um pouco confuso...
Tantos nomes de magos eu acabei me perdendo um pouco ?, e as intrigas ficaram um pouco confusas, vou ter que ler de novo, pra entender melhor ????.

Vinimomm 05/09/2020

O livro mais tenso e com mais reviravoltas até agora, essa série melhora a cada livro!

Andy.Sena 12/03/2022

Ao invés da Saga do Bruxo Geralt, vamos chamar "A saga de Ciri" porque certamente o bruxão foi esquecido no churrasco e novamente é um mero coadjuvante na história. Ao contrário do livro anterior, esse aqui temos bastante ação. Foi um livro interessante mesmo tendo a Ciri como foco, não é uma personagem que curto, acho muito imatura e fico irritada com as lamentações dela, algo: ninguém me ama, ninguém me quer. Todavia, ela cresceu muito do livro anterior pra esse. Vamos vê o que o próximo nos revela.

Ka.R 12/01/2022

Empolgante
Gostei da leitura, o quarto livro se mostrou mais empolgante que o terceiro. Foi uma leitura mais fluida pra mim que o anterior com diversos acontecimentos envolventes. Os conflitos políticos dos feiticeiros, os avanços de nilfgaard. Gostei de ver a Ciri nesse livro e amei os momentos dela com a yen.

Davi Cirne 23/07/2023

O Desprezo
Em um cenário fustigado pela guerra, por preconceitos, desconfianças, ódio e crueldade de todos os tipos, o Desprezo surge quase como uma entidade, um personagem oculto e onipresente, sempre à espreita em cada cena e acontecimento, permeando tudo e conduzindo a história.

O título do livro não poderia ser mais adequado, pois o centro de toda a trama é o Desprezo, e tudo orbita ao redor dele. Neste volume da saga, a guerra é ainda mais intensa, e seus efeitos podem ser observados sobre todos os personagens, cada vez mais endurecidos, mais amargurados, porém ainda mantendo uma centelha de esperança, que encontram naquilo que sentem uns pelos outros, e que se mostra como uma força antagônica ao onipresente Desprezo, o Desprezo que é fruto da guerra.

Nesse livro vemos uma evolução dos personagens principais, e também somos apresentados a novos personagens, amigos e antagonistas. Podemos ver mais do romance entre Geralt e Yennefer, com momentos bem intensos e bonitos, em meio ao caos das intrigas palacianas e das conspirações políticas nos quais os dois personagens se envolvem.

Mais ou menos na metade do livro, tanto Geralt como Yen são deixados um pouco de lado, tornando-se quase coadjuvantes, para dar mais foco à Ciri. Particularmente, isso me incomodo um pouco porque pra mim o bruxo e a feiticeira são os personagens mais interessantes da história, mas ainda assim é muito bom acompanhar as aventuras, ou melhor, desventuras da Ciri. Inclusive, é triste ver como a própria Ciri torna-se mais uma vítima da guerra e do Desprezo que paira sobre tudo, e o que acontece com ela no final do livro é revoltante, mas apenas reforça a crueza com que o autor vê a guerra e seus efeitos.

Um ótimo livro, onde muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, e que abre caminho para muitos conflitos a serem desenvolvidos nos próximos livros da saga.

Edy Marques 07/01/2021

Se comparado ao três primeiros livros. Esse é sem dúvida o que mais me prendeu a leitura. Muito mais personagens interessantes e histórias e batalhas envolventes.

gutaocontini 05/04/2024

O livro tem um ritmo um pouco oscilante, engrena e desengrena na história, foi difícil de se manter engajado, quando consegui fazer isso valeu a pena. A segunda metade do livro faz valer a leitura.

Pedro.Braga 03/05/2021

Foco na superação e crescimento da Ciri
Dentre os quatro primeiros livros da saga do bruxo, esse foi o livro que o menos gostei, mesmo sendo muito bom. A história traz diversas reviravoltas, situações bem complicadas para os protagonistas enfrentarem e muitas perdas. Mas acho que tiveram algumas lacunas não preenchidas, no que diz respeito aos acontecimentos provenientes do "evento dos feiticeiros" (nomearei de tal forma para não haver spoilers). Esse livro foca um poco mais na Ciri, e como ela se comporta com as várias situações adversas que vão acontecendo ao longo da trama.

Ingrid579 18/06/2023

O livro focou bem em ciri que gostei bastante da história central desse livro, amei o desenrola do romance ente Gerald e yennefer.