Uma Lição de Amor

Uma Lição de Amor Elysanna Louzada

Resenhas - Uma Lição de Amor

Sandra 01/08/2014

MARAVILHOSO!
Comprei o livro por ter gostado da capa, mas a cada página, a autora conseguiu me prender e me fascinar. Li em uma noite, acho que em quatro horas. Não consegui desgrudar os olhos, os pensamentos desta linda história de amor, amizade, companheirismo.
Meu coração batia freneticamente a cada página e simplesmente a leitura me envolveu, comoveu. Estou tão apaixonada que pediria aos leitores compartilhar a hashtag #queremosolivrodeanaedu
A autora quase me matou bem no final! Ah, esse final!!! Surpreendente.
SUPER RECOMENDO!
Leitura flui tão perfeitamente que tive a sensação de estar dentro do livro, sentindo as mesmas emoções e angústias dos personagens. LEIAM, LEIAM e LEIAM. Não percam tempo. Não esperem para conhecer os gêmeos gatíssimos e Ana Luisa, uma mulher surpreendentemente maravilhosa, com um coração lindo.

#queremosolivrodeanaedu

Sandra 02/08/2014minha estante
Amo histórias que me tiram o ar, me deixam com gostinho de quero mais. Uma lição de amor fez isso comigo.
Não consegui ler apenas uma vez, pois fiquei com uma baita saudades dos personagens. Ao ler, sinto que estou na história, literalmente. Esqueço o mundo a minha volta e mergulho totalmente. Obrigada, Elysanna, por dividir com o seus leitores essa história linda.

Quero mais de Eduardo e Ana Luisa.
Parabéns, história marcante, viciante e espetacular. UAU mil vezes.

@Umpouquinhodemim 25/09/2014minha estante

Um livro de tirar o fôlego.
Eu acabei de ler o seu livro Uma lição de Amor estou me debulhando em lágrimas, amei, amei. Uma estória surpreendente putz nem sei o q dizer simplesmente amei
Amei e fiquei com raiva do Eduardo por ser esquentadinho e deixar o amor passar pelos seus dedos.
Amei a calma do Otávio sempre por perto zelando pela Ana, com seu amor.
Odiei a Katharina teve o fim q mereceu (haha q maldade da minha parte), mas entendi o pq ela era amarga pq a vida tirou dela o amor.
Parabéns pelo seu trabalho e q venham mais livros com conteúdo e estórias q qdo acabam vc pensa "eu quero mais"

Simone Resende 20/10/2014minha estante
É livro único meninas?

Aninha 20/01/2015minha estante
Onde encontro esse livro pra comprar??
Não achei em lugar nenhum.

Juliana 02/05/2015

Um Lição de Amor
Acredito que todos devem conhecer Nicholas Sparks (autor de “Um amor para recordar” e “Diário de uma paixão”) e também devem saber quem é Khaled Hosseini (autor de “O caçador de pipas” e “Cidade do sol”). Pelas minha matemáticas, se juntássemos estes dois autores e o resultado fosse uma autora brasileira; eu diria que é a Elysanna Louzada!

Quem já passeou pelo blog já deve conhecê-la pelos livros da série “Herdeiros do Trono” (leia aqui a resenha do primeiro e do segundo livros). Além desses, ela também já publicou o livro infantil “Eu sou o Galo”; e “Uma lição de amor”, que é o nosso livro resenha de hoje.

Sério, quando comprei esse livro, a primeira coisa que pensei foi “Que lindo, um romance do tipo capa-rosa, da Elysanna!!!!”. Eita bestagem minha ¬¬” Não sei como ainda não aprendi a não julgar um livro pela capa ... mas esse me convenceu de que era um romance, olha bem, tem um casal, flores e até detalhes em rosa, poxa!!!

Não, não, não, isso não é uma reclamação, até porque, o livro é todo romance do inicio ao fim, mas não é só isso. Nessa história, apesar dos momentos “melosos” Nicholas Sparks você percebe e sente que o mundo é bem maior do que você e seus problemas pessoais Khaled Hosseini.

O livro se divide em três partes, que são momentos cruciais na vida de Ana Luísa, nossa protagonista. Ana se muda do interior para o Rio de Janeiro e inicia a faculdade de Serviço Social; é ai que ela conhece os gêmeos veteranos Eduardo e Otávio. Daqui já dá pra ter uma ideia de como vai ser a história, né? De fazer surtar!!!

Uma das coisas que mais gostei na Ana foi a simplicidade dela, porque, mesmo tendo saído do interior para a cidade grande, ela não se deixou deslumbrar. Mesmo com os pais falecidos, ela sabia no que acreditava; por mais que em MUITOS momentos realmente MUITO DIFÍCEIS ela tenha se questionado sobre muitas coisas, ela sabia exatamente onde estava a sua fé.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11:1

Otávio e Eduardo também são muito mas muito mesmo marcantes nessa história. É difícil comentar sem estragar as surpresas do livro, porém, cada um deles tem seu próprio jeito de demonstrar amor ao próximo; um de forma mais indireta, mas nem por isso distante, e o outro com uma entrega de corpo e alma de deixar muita gente com desejo missionário pensando se essa é a dedicação que teriam na obra de Deus.

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." 1 Coríntios 13:2

Nesse livro fica bem claro que, mesmo que o amor entre homem e mulher seja importante, ele não é a única forma de amor. Existem outros tipos, como o amor dos pais; de amigos; de filhos; de irmãos; e o amor ao próximo, que pode muito bem ser um desconhecido.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Meu único ponto contra é que, durante um tempo, Ana Luísa teve uma doença bem complicada e precisou de cuidados especiais. Nada conta a ajuda, o problema foi ela ter se mudado para a casa de uma pessoa; e isso foi como, colocar a mão no fogo para NÃO se queimar! xD

Eu, como cristã, teria procurado a casa de uma “tia” ou até uma colega que não fosse tão próxima, mas não me arriscaria assim. Fora isso, minha dica é que você tenha por perto uma caixa de lenço de papel e uma garrafinha com água, pode ser que você “morra” desidratado de tanto chorar e afogado em lágrimas AO MESMO TEMPO principalmente nas últimas sete páginas.!!!!

site: http://julicronicas.blogspot.com.br/2014/11/livro22-sorteio4-uma-licao-de-amor.html

LihSininho 08/04/2020

Livro clichê
Mas quem falou que não é bom??
Um romance água com açúcar do jeito que a gente gosta.
Ana Luísa, uma universitária se vê dividida entre dois irmãos, Eduardo e Otávio. Uma estória fácil de ler e muito intrigante.

One Books Oficial 19/11/2015

Uma Lição de Amor!!!
Uma lição de amor - Autora: Elysanna Louzada

Após a morte da avó, Ana Luísa vai morar no Rio de Janeiro para cursar a faculdade de Serviço Social. Típica garota do interior. Durante a adaptação a cidade, Ana conhece Otávio, estudante de Direito. Logo os dois se tornam amigos e ele apresenta a ela Eduardo, seu irmão gêmeo. O tempo passa e os três se tornam amigos inseparáveis. Ana não tem noção que o sentimento que os gêmeos tem por ela é bem mais que amizade.
Eduardo, o irmão de alma livre, se forma na faculdade de medicina e entra para o programa “Médicos sem fronteiras”. Algum tempo depois ele retorna decidido a conquista-la, mas logo após eles iniciarem um romance. Ele deve retornar para Ásia, onde residia durante o programa.
Ana imagina que seria fácil eles manterem contato, mas nada é como ela pensava. Uma reviravolta na vidas desses três, faz com que Ana reflita sobre sua vida e o que realmente sente. Se deseja o irmão impulsivo ou o irmão responsável?
Esse livro é intenso, reflexivo… é um misto de emoções. Um carrossel de sentimentos, você não sabe para qual irmão torcer. Mas o que torna o livro realmente bom é que não é apenas um livro de romance. Você se pega pensando em sua própria vida. O que você entende de amor? Mas principalmente o que você entende de amor ao próximo? A autora nos mostra situações ao qual muitas pessoas deixam passar batido. Pessoas necessitando de ajuda, adoção...coisas que não analisamos no dia-a-dia. Terminei o livro em prantos, depois de uma hora ainda estava com ele no colo, olhando a minha parede. O livro é simplesmente maravilhoso.
Como sempre digo em determinados momentos "É muito amor envolvido.".... ♥

site: http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

Camilla 27/09/2014

Resenha postada no blog Segredos e Sussurros entre Livros
Se você ainda não leu nenhum dos livros da Elysanna Louzada, pelo menos já deve ter ouvido falar, certo? Afinal, o blog é parceiro da autora desde o lançamento de seu livro Herdeiros do Trono, do qual falei, exaustivamente, por aqui (inclusive de sua sequência). No entanto, seu atual lançamento é um estilo um pouquinho diferente. Trata-se de um romance muito doce, marcado pelos imprevistos da vida e, delicadamente narrado pela personagem. O livro é uma publicação da Ases da Literatura.

Quando desejei ler Uma Lição de Amor, não esperava que fosse ser uma leitura tão intensa. Eu sabia que teríamos um romance conturbado, mas não esperava que tantas dificuldades, infelizmente reais na vida, fossem surgir. Ana Luísa é uma jovem que precisou deixar o interior para realizar o sonho de cursar a faculdade após perder a pessoa mais próxima, sua avó. Ana é tranquila e logo faz amizade com Otávio e Eduardo, irmãos gêmeos que não poderiam ser mais distintos. Seus caminhos são diferentes e a única coisa certa é a amizade dela com os dois. Eduardo está inscrito no Médicos sem Fronteiras e logo estará em missão mundo afora. Ele é bastante responsável quando o assunto é sua formação acadêmica, mas com relação a sua vida pessoal, é quase indecifrável, com seu jeito de conquistador que não se apega a ninguém. Já Otávio é advogado, responsável pela empresa da família e extremamente organizado. É ele quem resolve as encrencas de Eduardo, mesmo a contragosto. Tudo caminha normalmente até Ana Luisa se ver surpreendida pela investida de um deles. Logo, ela percebe que está apaixonada, mas nem imagina que alguém possa querer vê-la bem longe, sem contar as jogadas do destino.

Agora, tanto tempo depois, honestamente, não sei por que ele prestou atenção em mim. Mas agradeço mentalmente por ele ter sido meu chão e minha fortaleza. Sem ele, tenho certeza de que não estaria aqui hoje.

Mais do que um romance, temos um drama. Situações como morte, doença grave, amor não correspondido e compaixão são perfeitamente entrelaçadas na vida de Ana Luisa. Ela passa por muitas provações, mas tudo sem jamais perder a fé em Deus. Uma Lição de Amor poderia até se chamar Uma Lição de Vida, pois o que a personagem vive em poucos anos é o que muita gente não vive nem em uma vida inteira. O livro também aborda o poder da escolha e as consequências de agir pensando no outro, assim como as de agir pensando em si mesmo.

- Não se afaste de mim, por favor minhas palavras sairam suplicantes e sua expressão determinada se desfez como fumaça.
- Não sei se consigo fazer isso falou, acariciando meu rosto.

- Qual é o problema, Andorinha?
- Não existe problema sussurrei devagar. - Eu só não estou pronta para me casar nesse momento.

É estranho pensar que um dia as coisas estão indo bem e, no outro, tudo está indo por água abaixo. Esta é uma das lições que o livro nos mostra, pois Ana consegue viver tudo o que há de bom, de várias formas, mas também sentir o sofrimento da perda, algo que ela não espera sentir novamente desde que perdera sua avó. Sua fé é forte, mas ela ainda sente que precisa de algo mais, como se seu sofrimento tivesse uma razão. Ana Luisa não quer saber o por quê, mas sim, o para quê, e isto é algo que me deixou bem satisfeita ao ler, já que sempre ouvi de uma certa pessoa (minha mamãe) essas mesmas palavras de fé.

Há dez anos eu havia feito uma escolha. E desde então continuava fazendo a mesma escolha todos os dias. Casamento era isso: uma promessa de amor que deveríamos honrar de forma honesta e verdadeira.

A história é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista da própria Ana, mas ao contrário da maioria dos romances que leio, não é rica em detalhes. Não me entenda mal, a história nos apresenta tudo o que é necessário para a compreendermos, só não se perde em descrições cansativas ou exageradas, o que achei muito bom. Cheguei a sentir falta de alguns trechos mais detalhados, mas entendo a intenção da autora ao preferir avançar no tempo, ao invés de narrar fatos muito óbvios.

Não vou dizer que amei o final. Ele é doloroso, embora tenha seu lado bom. A história, em si, nos mostra que não importa como, algumas coisas acontecerão, tomando os mais diversos caminhos, seguindo um plano maior. Senti as últimas páginas como sendo uma segunda chance para os personagens, algo que nem todos possuem, mas que deve ser aproveitada. Mais uma vez, a queridíssima Elysanna me encantou com suas palavras certas e trechos cheios de sabedoria, perfeitamente ilustrados pelo contexto romântico e fictício.

A diagramação está boa, com uma forma agradável aos olhos, assim como a capa. Um detalhe muito bonito está no início dos capítulos, sempre contendo um trechinho de música, quase todas conhecidas e belíssimas, o que ilustra muito bem o que teremos pela frente.

Agora, como fruto dessa parceria maravilhosa, vamos sortear um exemplar autografado do livro. Qual foi a maior lição de amor que você vivenciou? Comente a resenha e fale um pouquinho de sua experiência. Preencha o formulário abaixo corretamente e, se quiser, ganhe chances extras cumprindo os itens opcionais!
Serão 2 ganhadores:
O primeiro sorteado levará um exemplar autografado de Uma Lição de Amor + marcadores;
O segundo sorteado levará um kit de brindes sortidos.
Não esqueçam de ler os termos no formulário, pois a inobservância destes poderá gerar a eliminação do ganhador desatento. O sorteio será realizado após o dia 16/10.
E que a sorte esteja a seu favor!

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Lina DC 04/10/2014

"Uma lição de amor" é dividido em prólogo + três partes, narrados em primeira pessoa por Ana Luísa.
Ana é uma jovem forte e determinada, que tem uma amizade imensa com os gêmeos Otávio e Eduardo. Devido à criação dos dois, eles mantêm uma rivalidade que em alguns momentos se torna hostil e personalidades totalmente opostas: Otávio é todo certinho, estudioso, responsável e age cautelosamente; Eduardo é um espírito livre, indomável e que se mete em diversas confusões. Apesar de serem tão diferentes, seus corações pertencem a mesma pessoa: Ana. E Ana não faz ideia disso.
Acontece que a vida não transcorre da forma como planejamos. Imprevistos aparecem, mal entendidos surgem, amizades se perdem e corações são despedaçados.
Ana mais do que ninguém está ciente disso. Sua vida, da primeira a última página do livro é uma prova disso. Ela experimenta a paixão, as borboletas no estômago e depois o sofrimento. Experimenta o amor, aquele que ocorre de forma sorrateira, que constrói alicerces firmes e que uma vez instalado não vai mais embora. E conhece a perda. Ela se depara com aquele amor instantâneo, atemporal, sem correntes e cobranças. Incondicional. E entende que nem sempre podemos controlar nossos caminhos.
A jornada de Ana, Eduardo e Otávio é bonita, suave e árdua. É o entendimento de uma vida resumido em um livro. Alguns livros mexem com o leitor logo nas primeiras páginas. Desde o prólogo o leitor tem a impressão de que o mundo como ele conhecia não será mais o mesmo.
Não existem vilões. Todos os personagens são humanos e às vezes cometem erros. Mas também os mais incríveis acertos.
Alguns personagens, como Laura, são como anjos que aparecem em nossa vida e nos mostram cores que nem sabíamos que existiam. Outros, como Katharina, carregam uma amargura tão profunda que suas palavras são venenosas.
"Uma lição de amor" ensina ao leitor sobre os caminhos que a vida dá; sobre os tipos infinitos de amores que existem, fala sobre o perdão e sobre seguir em frente.
Uma história delicada, uma trama bem construída e personagens apaixonantes. Um livro impossível de largar e que emociona o leitor a cada página.

"Quando nossos lábios se tocaram pela primeira vez foi como se o próprio céu se aproximasse e nos envolvesse. .. Flutuei como se fosse uma das andorinhas que dançavam sobre as nossas cabeças e pensei que todas cantavam apenas para nós." (p.44)

Jéssica R. 27/01/2015

Adiei e adiei, mas enfim li o livro Uma Lição de Amor, da escritora Elysanna Louzada. Depois de ler Herdeiros do trono e Círculo de Fogo achei que estava preparada para o que encontraria nas páginas desse livro. Conhecemos Ana Luisa, uma jovem que perdeu os pais muito cedo e foi criada por sua avó, até o momento que esta vem a falecer e Ana parte para o Rio de Janeiro para estudar Serviço Social. Em meio a tantas novidades ela conhece os gêmeos Eduardo, um estudante de medicina extrovertido e desprendido, do tipo que não fica em um lugar por muito tempo, já Otávio é estudante de direito, um rapaz centrado e sólido como uma rocha. Apesar das diferenças eles possuem algo em comum: um amor sincero e forte por Ana.

Depois de formado, Eduardo ingressa no Médicos Sem Fronteiras e passa um longo período longe de Ana, ele retorna um homem mais maduro após ver tanto sofrimento e disposto a conquista-la, mas as coisas nem sempre ocorrem como o planejado, não sendo diferente com os dois. Elysanna nos apresenta uma história de desencontros e reencontros marcados por muita emoção. Conhecemos uma jovem ainda frágil e tomada de incertezas, mas a vida lhe prega tantas peças que ela cresce, amadurece e se torna uma mulher forte capaz de aguentar muitas dificuldades. Quem será que passará o resto da vida ao lado de Ana e a fará feliz? Perguntei-me diversas vezes enquanto lia o livro, e até o momento não decidi se gostei do final mentira eu gostei, mas chorei muito.

O que mais gosto nos livros da Elysanna é como ela consegue transmitir através de seus personagens a importância de termos fé em Deus e sempre acreditar que ele esta no comando de tudo, mesmo que não sejamos capazes de entender. Nossos protagonistas enfrentaram doenças terminais e perdas irreparáveis em suas famílias e mesmo assim não tiveram sua fé abalada. Uma leve exceção para Eduardo que a dor e a tristeza muitas vezes o impediram de enxergar além do que os olhos podem ver.

Li 240 páginas em quase quatro horas, terminei quase três da manhã, motivo: a autora nos trás um livro de escrita simples e agradável, com diálogos ricos e cenários descritos com cuidado e perfeição, sem esquecer da comilança que me fez ficar com água na boca inúmeras vezes rs. Um trio que precisou aprendeu a lidar com as perdas da vida e ainda assim encontrar caminhos para seguir amando, uma história que me fez cantar, sim cantar, no inicio de alguns capítulos tem trechos de músicas românticas da MPB e no fim esses pequenos trechos me fizeram temer a leitura dos três últimos capítulos porque a letra já me alertava o que estava por vir. Ri, sofri, me angustiei, achei que nada daria certo, chorei de alegria e de tristeza e no fim finalizei com um misto de alegria e saudade. Não sou muito fã de romances, mas esse livro me encantou, não só porque gosto da escrita de Elysanna Louzada, mas por trazer uma história que vai muito além do que imaginamos, nos fazendo pensar em nossas vidas e na de quem amamos, e de como é importante amar de verdade porque não sabemos o dia de amanhã. Essa leitura foi uma verdadeira lição de amor.

site: http://www.coracaoleitor.com.br/2015/01/resenha-uma-licao-de-amor.html#more

Ani 28/01/2015

Uma Lição de Amor conta a história de Ana Luiza, uma jovem do interior que após a morte de sua avó, passou a morar no Rio de Janeiro. No seu primeiro dia na faculdade, Ana se sentia perdida então encontrou Otávio, um estudante de Direito que resolveu ajudá-la na adaptação.
Os dois se tornaram grandes amigos e Otávio apresentou o Rio para moça e também seu irmão gêmeo, Eduardo. Com o tempo a amizade entre eles crescem, mas Ana não consegue perceber que seu jeito simples cativou o coração dos dois irmãos. Ambos estão completamente apaixonados por ela. O comparativo entre os dois acaba ficando inevitável, mas apesar de gêmeos, cada um tem uma característica.
Eduardo é formado em Medicina, sempre foi muito mulherengo e se escreveu para o programa Médicos Sem Fronteiras, já Otávio é um advogado sério, que está em treinamento para assumir a presidência da empresa da família desde a morte do seu pai.
O relacionamento dos três é baseado na amizade e em uma rixa interna entre os dois irmãos que sempre estão disputando a atenção de Ana.

“Nenhuma mulher deveria agradecer a um homem por ser íntegro. Respeito é uma regra, Ana, e não uma exceção.”

O livro é narrado em primeira pessoa, na visão de Ana e é dividido em algumas partes. Não se trata apenas de um triângulo amoroso mas sim de uma junção de temas. O principal deles é a fé. Ana e Otávio tem uma fé enorme em Deus e acreditam em milagres, já Eduardo, desde a morte de seu pai deixou de acreditar em Deus e de ter fé. Depois de ser diagnosticada com uma doença gravíssima, os irmãos deixam a rixa de lado e se juntam para tentar salvar a vida de Ana.

“Não se deve chorar quando se tem boas recordações, Andorinha. Guarde o choro para quando quiser lavar a alma.”
É um triangulo amoroso, e como todo triangulo a mocinha é irritante. Ana não sabia com quem queria ficar, não escolhia entre os dois e assim alimentava o sentimento deles. Isso é irritante em toda obra, mas acho que pelo tema tratado, o triangulo acaba ficando de lado.
Gostei da autora ter trazido o tema dos Médicos Sem Fronteiras para a história, foi algo bem inusitado, acho que não li nada que tivesse relação ao tema. Outra coisa que gostei muito foi falar sobre adoção de crianças mais velhas e com problemas crônicos e até mesmo sobre doações em hospitais, uma atitude simples e linda, que envolveu meu coração de alegria. A autora conseguiu passar para os personagens realismo, consegui sentir a dor da Ana em muitos momentos. Os locais foram bem descritos, os personagens foram bem construídos, mas achei que a passagem de tempo foi rápida demais em alguns pontos.

“Às vezes, a vida é injusta, não? Tanta gente boa morre enquanto assassinos, ladrões e estupradores estão vivos.”

A diagramação é linda, cada fase e cada inicio capitulo vem com uma frase romântica, seja poema ou letra de música, eu adorei isso. As folhas são brancas e a fonte agradável.
Em suma, Uma Lição de Amor é um romance muito bonito e triste, não vou mentir, que trata de vários temas, não é apenas um triangulo amoroso, muito bem trabalhado que nos faz questionar se realmente sabemos sobre o amor e acreditamos em milagres. Com uma leitura fluida, acredito que o livro pode ser lido em uma tarde fria de domingo.
Parabenizo a Elysanna pela escrita e pelos temas abordados e agradeço a oportunidade de ler a obra. Mais para frente vou adquirir os demais livros da autora, porque gostei muito da forma direta que ela escreve.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2015/01/uma-licao-de-amor-elysanna-louzada.html

Cabine de Leitura 08/03/2015

Este é mais um livro daqueles que me prendeu do começo ao fim. A ansia pela leitura era tamanha que lia até de madrugada e quando fechava o livro ainda ficava pensando na história.

O que resultou em uma leitura de apenas dois dias. Um livro perfeito, com romance, drama, filantropia, fé, doença e superação.
Neste livro vamos ler a história de Ana, contada por ela mesma, sobre os acontecimentos de sua vida a té o presente momento. O livro é dividido em três partes, a que antecede a doença, que assolará um dos personagens, a parte da doença e a terceira é o relato dos últimos sete anos e até o momento atual.

A protagonista tem como amigos e companheiros inseparáveis os irmãos gêmeos Eduardo e Otávio, que diferente de suas aparências iguais os dois são completamente o oposto um do outro e vivem em uma constante disputa pela amizade de Ana, mas o que ambos carregam em oculto é um amor platônico.

Eduardo é um médico que não cria raízes é cidadão do mundo, enquanto Otávio é o advogado respónsavel, em quem a mãe, dona katharina, confia o futuro da empresa da família.
Otávio partilha da mesma fé de Ana, que por sua vez, tenta abrir os olhos do irreverente médico para a sua espiritualidade, que foi enterrada com o seu falecido pai.

Ana se rende aos galanteios de Eduardo que ingressa nos Médicos Sem fronteiras, e Otávio a cada dia que passa fica mais envolvido com os negócios da família. A ida do médico para o MSF traz um amadurecimento notável ao personagem para entrarmos na segunda parte do livro.

A segunda parte trará uma doença que unirá os três ainda mais e o amor de Ana e Eduardo será abalado. Em um ato repentino o médico volta para o MSF, saindo assim da vida da namorada e deixando o caminho desimpedido para o irmão. Otávio conquista o coração de Ana, mas vive sobre a sombra da dúvida dos verdadeiros motivos que levaram a amada a ficar com ele.

Já na terceira parte, final do livro, teremos casamentos e filhos. Mas a doença não passará sem levar uma vitima e dará novos rumos a estória.
O desfecho é de tirar lágrimas, então leia para conferir. Não quero continuar para não dar spoiler.
A autora descreveu de forma majestosa o serviço de filantropia prestado por muitas ONG's que levam socorro a lugares devastados por forças do homem ou da natureza. Também deu enfase ao voluntariado em hospitais, deu uma leve pincelada no Alzheimer e abordou o tema da adoção, ou seja, no livro não faltou nada, simplesmente perfeito e emocionante.

Os personagens foram muito bem desenvolvidos, desde os empregados até a sogra implicante. Todos eles com uma caracteristica própria. O enredo é surpreendente a cada virada de páginas.

A diagramação é magnifica, como todos sabem eu amo detalhes, e este tem vários. As frases em destaque de baixo de cada capítulo é bem sugestiva ao que será tratado a seguir e são todas elas de muito bom gosto.

site: http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/resenha-uma-licao-de-amor.html#more

Aline 09/04/2015

Lindo!
Uma Lição de Amor foi um livro que mexeu tanto comigo que fica difícil até para escrever a resenha. Fico com receio de não conseguir transmitir tudo o que senti durante a leitura. Mas vamos lá...

Após a morte da avó, Ana Luísa vai morar no Rio de Janeiro, para fazer faculdade de Serviço Social. Lá ela conhece Otávio e desde então tornam-se amigos. Através dele, Ana conhece Eduardo, irmão gêmeo de Otávio. Conforme o tempo passa, a amizade entre os três se fortalece cada vez mais. Porém, desde que Ana entra em suas vidas, a competitividade e rivalidade entre os dois só aumenta. Enquanto Otávio sempre foi o mais centrado e responsável, Eduardo é inconsequente e imaturo.

Eduardo é um médico que não cria raízes; Otávio é advogado, a mãe confia a ele a direção da empresa da família; Ana é estudante, que mora em um quarto na casa de uma senhora, e batalha para ser alguém na vida.

Logo no início da história, Eduardo parte para fora do país em uma missão do Médico Sem Fronteiras. Ele fica um ano ausente e, nesse período, ele e Ana não se falam, enquanto Otávio estava sempre presente e a ajudava no que fosse preciso. Quando Eduardo retorna, está totalmente mudado e amadurecido por todas as experiências que passou durante a viagem. Decidido, ele se declara para Ana e para sua surpresa, ela também se declara, e eles então começam a se relacionar. A partir de então a história se desenvolve. Qualquer coisa que eu disser além disso, é spoiler.

"Quando nossos lábios se tocaram pela primeira vez foi como se o próprio céu se aproximasse e nos envolvesse. Sua boca era doce e gentil. Seus braços quentes e vibrantes. Flutuei como se fosse uma das andorinhas que dançavam sobre nossas cabeças e pensei que todas cantavam somente para nós. De repente não havia mais nada, somente Eduardo e eu. Foi quando descobri que o amaria para sempre." Pág. 44

"(...) Fechei os olhos e senti que Eduardo era o sonho mais doce que eu poderia ter na vida." Pág. 100

Muitos acontecimentos, encontros, desencontros, armações, reviravoltas, frustrações, desentendimentos... os três protagonistas passam por poucas e boas. Quando eu achava que nada mais poderia acontecer, a autora me provava o contrário...rs

Romance, amor, dor, sofrimento, superação, entendimento, doença, drama, entrega, fé... Uma Lição de Amor me fez refletir muito e me abalou em determinados momentos, principalmente no final, quando acontece uma situação complicada e delicada. O livro me despertou os mais contraditórios sentimentos, de raiva à amor, de dúvidas à certezas...

"(...) Sonhei que o amor era simples, a vida era doce e que o vento me levava para lugares maravilhosos, onde não havia dor." Pág. 116

Personagens bem construídos, com personalidades marcantes: Ana Luísa, sincera, determinada, superou grandes desafios que a vida lhe impôs; Otávio, preocupado, correto, maduro; Eduardo, de imaturo e inconsequente à responsável e experiente, acho que foi o personagem que mais mudou e amadureceu durante a história; Dona Katharina, a sogra venenosa que faz tudo para afastar Ana.

A história é narrada em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Ana Luísa. Apesar do tema clichê, triângulo amoroso, Elysanna soube criar um enredo totalmente cativante, bem construído e bem ambientado. Com sua escrita leve, a leitura flui de maneira agradável. A riqueza de detalhes nos transporta para dentro da história, vivenciando todas as emoções com os personagens. Característica marcante dos livros de Elysanna, a fé é fundamental para a superação de Ana.

Com capítulos curtos, o livro é dividido em três partes narradas de quando tudo começou até os dias atuais, com várias passagens de tempo.

Leia a resenha completa no blog.

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2015/04/resenha-uma-licao-de-amor-elysanna.html

Leitor Sagaz 06/06/2015

Um romance nacional comovente.
Resenha postada no blog Leitor Sagaz.

Oi, sagazes! Tudo bem?

Hoje venho com uma resenha que estou devendo já há algum tempo, a leitura mexeu com minhas emoções de uma forma que não sei bem como explicar, por isso demorei um pouco para tentar escrever essa resenha.

Uma Lição de Amor é mais que uma história de amor, é uma história de vida, que te faz parar e pensar em sua própria vida, em todos os caminhos que você escolheu para chegar até esse ponto, te faz desacelerar a apreciar o que você tem agora, nas pessoas importantes que existem na sua vida.

O amor é estranho, surge quando menos esperamos, sem direito a escolha porque ele é teimoso, as vezes nos coloca em situações complicadas mas em alguns casos ele acerta e nos faz amar aquele que nos foi destinado a ser amado mas com Ana foi diferente, ela amou e foi amada incondicionalmente por duas vezes, e isso é mais do que muita gente teve.

Vou contar um pouco sobre o primeiro amor:

Ana era uma garota do interior estudando Serviço Social em uma cidade grande, sem nenhum amigo na cidade foi encontrada por Otávio, veterano em Direito e um rapaz de boa família que logo se tornou seu melhor amigo, mas com Otávio veio o Eduardo estudante de Medicina e seu irmão gêmeo o irresponsável e inconsequente de sorriso largo que com o tempo também conquistou sua amizade, formando assim uma amizade forte e sincera.

Eduardo entrou para o “Médicos Sem Fronteiras” ficou longe por quase um ano, agora de volta ao Brasil e um novo homem está disposto a conquistar o coração de Ana.

O Segundo Amor:

Depois de diagnosticada com leucemia Ana irá travar a pior batalha, a luta pela sua vida. Ao lado de Eduardo e Otávio as pessoas mais importantes da sua vida ela inicia uma nova jornada. Os irmãos entraram em uma trégua e se revesam nos cuidados com Ana, que descobre em Otávio um homem humilde e de fibra capaz de doar uma parte sua para salvar a vida de outra pessoa.

Descobriu nele e com ele um novo amor, um amor diferente do qual sentia por Eduardo, e com esse amor veio a separação dos irmãos.

O que vem depois da descoberta do segundo amor é uma infinita calmaria mas sabemos que é o que precede uma grande tempestade, tempestade essa que irá revelar alguns segredos e ressentimentos nesse triângulo amoroso.

O que posso falar depois disso tudo é que nunca imaginei que a história sofreria uma reviravolta tão grande, capaz de mudar tudo que pensei e senti em toda a leitura. Vou ser muito sincera com vocês, eu odiei a Elysanna por me fazer chorar tanto, mas entendi o que ela quis me passar no final, mesmo que não fosse o que eu queria, eu entendi. (Elysanna não te odeio de verdade, foi só momentâneo) rsrs.

Alguns capítulos do livro são trechos de músicas, achei tão lindo esse detalhe que a autora acrescentou que eu sempre parava no final de cada capítulo e ia ouvir a música no youtube, acalmava a alma e me preparava para continuar. Foi tudo uma grande experiência, cada página, cada lágrima, cada sorriso e cada amor, peço a todos que quando o lerem esvaziem a alma e se entreguem e se deixem levar por essa encantadora obra.

O único ponto que me deixou extremamente irritada foi a profunda indecisão de Ana, ela parecia a Elena entre o Damon e o Stefan, sem nunca poder escolher entre um e outro. Entendo que a amizade deles era importante, mas a cada indecisão dela alguém era machucado, inclusive ela mesma. Depois lembrei do episódio final da quarta temporada onde a Elena fala pro Matt que ela já perdeu muitas pessoas importantes na sua vida, que não estava preparada para perder mais ninguém e sabia que quando escolhesse um perderia o outro. Foi ai que eu passei a entender um pouco mais a Ana e a simpatizar com suas escolhas.

À autora meu grandessíssimo obrigado, por me proporcionar uma das melhores leituras do ano! A Ana, o Eduardo e o Otávio têm um lugar especial no meu coração e nunca me esquecerei do amor incondicional que esses três viveram.

Aos leitores, eu espero que tenham gostado da resenha, que possam sentir o que eu senti e que minhas palavras sejam o suficiente para causar em você a curiosidade de saber o futuro desse triângulo amoroso.

Beijocas da Deebs!

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/06/resenha-uma-licao-de-amor-elysanna.html

Renata Céli 11/06/2015

Uma ótima surpresa
Para começar, eu já fui surpreendida ao ganhar de presente da própria escritora este livro. Temos um amigo em comum, que fez o livro chegar até mim. Foi um belo presente. Uma ótima surpresa.

Então comecei a ler e entrei completamente na história. Eu ia para a academia e ficava pedalando na bicicleta lendo. Se eu estivesse pegando um engarrafamento, já abria o livro e aproveitava o tempo parada. Pois é, a história me envolveu.

Uma Lição de Amor conta sobre um triângulo amoroso: Ana e os irmãos gêmeos Otávio e Eduardo. Os dois sempre foram apaixonados por ela, porém enquanto ela era amiga de um, queria ter algo a mais com outro. Ana é estudante universitária na capital do Rio de Janeiro, vinda do interior. Otávio é advogado, sério e estável. Eduardo é médico e uma pessoa impulsiva. Mas uma coisa os dois têm em comum: são apaixonados e românticos. Esse triângulo sofre tantas reviravoltas que a gente fica sem saber por quem torcer... Eu tenho a minha torcida, mas não vou contar para não estragar o livro... Spoiler não é bem-vindo... hehehe

A forma de contar histórias da autora é super leve. A leitura flui que é uma maravilha. Quando você se dá conta, já está totalmente envolvida na trama. A cada reviravolta na vida da Ana, a gente fica mais ansiosa para saber o que vai acontecer.

Recomendo a leitura. Foi uma ótima surpresa.

cotonho72 15/07/2015

Muito bom!!
Aqui acompanhamos a história de Ana Luísa, uma jovem do interior que após a morte de sua avó, passou a morar no Rio de Janeiro para cursar a faculdade de Serviço Social. No início a adaptação na nova cidade não foi fácil, mas para a sua felicidade conheceu Otávio, um jovem que está cursando Direito e que com muita sutileza apresentou-lhe melhor a cidade do Rio de Janeiro e logo o seu irmão gêmeo Eduardo, que cursa Medicina.
Com o tempo a amizade entre eles cresce de uma maneira sadia e sincera, e os gêmeos nutrem um amor por Ana, só que ela não percebe esse maior afeto de ambos, muito menos uma certa disputa entre eles.
Apesar de gêmeos a personalidade de Otávio e Eduardo são opostas, Otávio é um advogado sério e escolhido pela mãe, dona Katharina, para futuramente assumir a presidência da empresa da família, Eduardo é formado em medicina e além de brincalhão é mulherengo e acaba de ingressar para o Médicos Sem Fronteiras.
A irreverência e ousadia de Eduardo conquistam Ana, mas logo ele vai para um país distante devido ao Médicos Sem Fronteiras. Depois de um longo período ele retorna bem mais maduro e disposto a conquistá-la, todavia as coisas nem sempre ocorrem como o planejado e uma reviravolta na vida dos três ocorre inevitavelmente.
A autora Elysanna Louzada consegue nesse romance criar uma trama muito bem elaborada, que trata vários temas importantes como a fé, o amor, família, amizade e perdão de uma maneira bem sutil, achei bem interessante destacar o trabalho dos Médicos Sem Fronteiras que as vezes muitos desconhecem.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Ana e um detalhe legal na diagramação do livro é que no inicio de alguns capítulos constam trechos de músicas de MPB e poemas de alguns autores como a Cecília Meireles.
Esse é o segundo livro que leio da autora que é parceira do blog, mas por serem de gêneros diferentes vemos a diversidade da autora na sua escrita que não perde qualidade e nos surpreende, para os fãs de romance recomendo com certeza.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

Edmara 19/07/2015

Uma Lição de Amor
A história gira em torno de Ana Luísa e seu triângulo amoroso com Eduardo e Otávio, dois irmãos que se apaixonam pela mesma mulher. Estudante de Serviço Social, Ana Luísa mora na Lapa no Rio de Janeiro, no começo da história Ana tem certeza sobre seus sentimentos por Eduardo e da amizade com Otávio, só que com o passar dos dias vai se perdendo em seus próprios sentimentos. Após Otávio confessar seus sentimentos e da aproximação dos dois, Ana que divide seu tempo com um e com o outro, vai alimentando esse triângulo e por outro lado os acontecimentos inesperados e inexplicáveis faz com que sua vida tome outra rotina e planos. Se antes ela tinha certeza que amava Eduardo e que escolheria ele, agora ela se encontra em outro rumo e dividida com seus próprios sentimentos.
Ana Luísa se aproxima de pessoas como Laura, uma garotinha de 10 anos, elas começam a se comunicar quando as duas passam por um momento muito difícil (ficarás sabendo mais detalhes ao ler o livro). Essa amizade que vira o amor de mãe e filha. Por outro lado, Ana Luísa é pedida em casamento por um e descobre que foi salva por outro. No meio disso tudo um novo rumo para sua vida.
Em todo o livro percebemos que a vida de Ana Luísa tinha idas e vindas, em várias vezes ela chegava ao vim de um acontecimento para o começo de outro. Otávio estava disposto a conquistá-la e Eduardo também estava disposto a conquistá-la. Ela não queria perder nenhum mais apenas um seria seu.

site: http://www.elaecrista.com/2015/05/resenha-uma-licao-de-amor.html