Para Onde Ela Foi

Para Onde Ela Foi Gayle Forman

Resenhas - Para Onde Ela Foi

Lori 22/09/2014

Lindo retrato sobre dor, perda e perdão
Para mim, existem dois tipos de livros: aquele, que ao final da leitura, me deixa com uma memória fugaz de seus personagens e enredo, ou seja, que independentemente de eu ter gostado ou não da trama, antes mesmo de virar a sua última página ele já está completamente fora da minha cabeça. E há aquele tipo de livro que toca o meu coração, que se armazena na parte permanente da minha memória, de uma forma que até mesmo após eu ter fechado os olhos, minha mente ainda está encoberta com detalhes daquela estória. E eu sofro... como se os personagens fossem meus amigos íntimos.

Para onde ela foi é este tipo de livro.

A narrativa começa três anos após Mia ter saído da vida de Adam. Isto mesmo, eles não estão mais juntos. Mia é uma estrela em ascensão na Juilliard e a banda de Adam, Shooting Stars, finalmente arrebentou nas paradas de sucesso. Eles estão vivendo vidas separadas quando seus caminham se cruzam novamente em Nova York, e Adam finalmente tem a oportunidade de fazer todas as perguntas que lhe vem assombrando por tantos anos. Mas, será que apenas alguns horas na cidade que nunca dorme será o suficiente para entender as escolhas tomadas no passado. Será que o primeiro amor poderá ter uma segunda chance?

Você passará o livro inteiro torcendo para que sim!

Para onde ela foi é escrito sobre o ponto de vista de Adam. Aqui iremos nos questionar se Mia realmente sobreviveu ao acidente que levou sua família, e entenderemos que a escolha de ficar, de viver, foi apenas o começo da batalha. Se a primeira parte desta estória me comoveu, esta sequência simplesmente me tirou o fôlego. E por mais absurdo que possa parecer, já que Se ela ficar trata de perdas imensuráveis, ler sobre o coração partido de um rock star me afetou muito mais.

Nesta sequência, Gayle Forman conseguiu traduzir o amor e a perda de uma forma tão intensa que foi difícil não sentir a dor de Adam em minhas entranhas. Eu experimentei cada sentimento de tristeza, de desespero e de raiva junto à ele. Eu me senti completamente sintonizada às suas emoções. E eu sofri...

Para onde ela foi é um retrato fantástico sobre dor, perda e perdão. Leitura obrigatória para aqueles que leram Se ela ficar.

A minha resenha é da versão em inglês.... Porque eu simplesmente não consegui esperar até outubro pela tradução.

site: www.naminhaprateleira.com.br
Ana Caroline 04/09/2014minha estante
Ola Lori, tudo bem? Acabei de ler Se Eu Ficar e amei!!! Adorei a sua resenha, mas só uma coisinha que eu queria saber... eles ficam juntos no final de Para Onde Ela Foi? Eu quero muuuuuuito saber! Nao vou aguentar esperar pra comprar o livro.

Obrigada!

Ju 05/09/2014minha estante
Como conseguiu a versão em inglês? Preciso dele já!

Lori 05/09/2014minha estante
Oi Júlia, eu li no Kindle e comprei pelo site da amazon. Mas, eu acredito que seja fácil encontrar a versão em inglês, em formato epub ou pdf, para download.

Lori 05/09/2014minha estante
Oi Ana Caroline, você quer mesmo saber o final?

Samara 07/09/2014minha estante
Lori. Tambem preciso muito saber o final porque fique triste de saber que passara 3 anos... Pode contar tudo nao ligo de saber o final...

Priscila 10/09/2014minha estante
Eu tb gostaria muito de saber o final??? Curiosa feelings. P.s.: Adorei a resenha

Midiã Fontes 11/09/2014minha estante
amei a resenha, alguma de vcs já tem ele em pdf ou epub para me enviar?

lambulante 15/09/2014minha estante
Quero muito ler, porque não fiquei apaixonada por Se eu ficar, então espero que Para onde ela foi, me cative

Juliana 16/09/2014minha estante
Lori, eu amei sua resenha!!! Perfeita. Comprei meu livro hoje mas em português, tenho que esperar 1 mês!! Então mata minha curiosidade... Eles terminam juntos?!

Lori 19/09/2014minha estante
Oi Labulante!

Dê uma chance para Para onde ela foi, eu achei ele muito melhor que o primeiro!

Mari 19/09/2014minha estante
Lori, por favooooor, nos conte se eles ficam juntos! hahaha estou surtando já! :xxx

Nana 21/09/2014minha estante
Lori, amei sua resenha! Mas acabe com esse suspense, eles ficam juntos? Pq sério, se eles não ficarem, acho que nem vou ler..não gosto de livro que não acaba tudo bem rs

Jéssica 05/11/2014minha estante
Lori, ameeei sua resenha!
Como tantas aqui queria saber se eles ficam juntos. rsrs
To na metade de Se eu ficar por enquanto estou gostando, mas percebi que só fica nisso, enfim despois da sua resenha vou ler com certeza!

Lari 26/11/2014minha estante
Adorei sua resenha, minha ansiedade pra ler foi tanta que quando terminei de ler Se eu Ficar e soube que tinha continuação corri procurei que nem louca a continuação e li em inglês mesmo, ia lendo e traduzindo no Google tradutor as palavras que não entendia, rs. A história é perfeita e super apaixonante!

Paulinha 08/12/2014minha estante
Eu estava evitando "Se eu ficar" tem muito tempo (a sinopse não me cativou tanto e sinceramente fiquei com "medo" do final!), mas você me fez definitivamente mudar de ideia!!
"Se eu ficar" e "Para onde ela foi" acabaram de chegar ao topo da minha lista "leitura urgente".
Obrigada!

Adriene 23/12/2014minha estante
Compartilho do mesmo sentimento que você ! Após terminar o livro , ainda estou com o coração doendo , devido a tantas emoções diferentes lidas , mas que para mim foi como se as tivesse presenciado . E o que me fez amar tanto esse livro , foi no final , eu conseguir entender ambos os lados ,e o mais importante , o porquê de a Mia ter feito o que fez , e após descobrir , eu não posso falar que faria o mesmo , mas pelo menos agora eu a entendo ! Ótima resenha (:

Bia 27/01/2016minha estante
LORI ME CONTA O FINAL POR FAVOR

Sabrina.Ferreira 26/09/2016minha estante
Eu realmente concordo com você, eu já perdi as contas de quantas vezes eu li esse livro, a forma como o Adam passa a dor dele, as duvidas... é simplesmente incrível. E sinceramente gostei mais que de Se eu ficar.

Carla.Rosane 23/01/2017minha estante
eles ficam juntos no final::;

debora 08/01/2023

Começando 2023 chorando por um livro, valeu Gayle Forman!
Livro extremamente perfeito. Assim como o Se eu Ficar. Quem quer chorar, leia os dois livros, Se eu Ficar e Para Onde Ela Foi. Os dois livros tem um flash back do passado mostrando os momentos deles juntos. Meu Deus o momento do acampamento...calma, não posso chorar de novo. Me fez recapitular o meu passado diante do dele. Sinceramente, livro perfeito. Fazia bastante tempo que eu não chorava por livro, falando sério. Desde do início do livro eu sempre tive a mesma visão pela Bryn : Garotinha metida, namorando pessoas ricas e famosas por um só motivo, fama. Não, sério, depois que ela terminou com um famoso roqueiro, sem pensar duas vezes ela começou a namorar um ator australiano, Jesus. Eu achei tão fofo o ciúmes do Adam pelo Ernesto, o mentor da Mia, ahhhhh kkkkkkkkk.
"Você não me divide, você me tem" "Eu fiquei por você"
O Adam não é aquele cara tipo o Maxon (de A Seleção), o Ren (de Amor & Gelato), o Theo (de Amor & Azeitonas), ou o Aspen (de A Seleção tb), ou até talvez o Conrad (da trilogia Verão) ele é simplesmente o meu Adam, o Adam Da Mia. Especialmente da Mia. A Bryn não mereceu o Adam. O Adam merece coisa melhor. O Adam merece a Mia.
O Adam realmente me fez pensar, refletir. Realmente, esse é um dos melhores livros que já li na minha vida.
Adam Wilde, eu te amo. Não como eu amo qualquer outro personagem literário. é diferente. O meu personagem literário favorito, não é a Mia. é você. Obrigada por namorar com a Mia de novo e impedir mais um ataque de choro ( pois se vcs não estivessem juntos eu ia derramar um rio de água ). Ah, e por favor. Pare de fumar. Pela Mia.
Gayle Forman, tenho um recado para você. Da próxima vez, avisa na sinopse se esse livro pode fazer pessoas chorarem, preciso de um aviso. Valeu.
Bruno Rodrigues 09/01/2023minha estante
Gostei muito do final, termina com eles tocando?

debora 09/01/2023minha estante
Simm, que gracinha do final

Alessandra.Dadalto 10/01/2023minha estante
Eu li o primeiro livro em 2020 e até hoje não consegui ler esse, mas vou fazer o de tudo para comprar ele e ler. Acho que vou ler se eu ficar de novo e ler esse depois.

Elis 11/01/2023minha estante
Aaaahhh isso que você falou sobre o Adam, eu te entendo COMPLETAMENTE, nossa sério, tirou as palavras da minha boca!! Eles são simplesmente perfeitos um pro outro e eu não sei lidar!

debora 12/01/2023minha estante
Sim! São mesmo.

Juliana.Laura 08/04/2022minha estante
Oii, posso conversar com você no pv sobre esse livro?

Gaby 08/04/2022minha estante
Lógico

Duda 25/04/2022minha estante
Qual foi o terceiro livro?

Veruska 21/08/2022minha estante
Que terceiro livro??

LT 20/07/2016

Primeiramente eu gostaria de dizer para vocês que sim, eu tenho vida pessoal e sim eu tenho várias coisas para se fazer hahahaha mas sabe como são as coisas, meu professor na época da faculdade quando falávamos que não tínhamos tempo para nada sempre dizia: O que vocês fazem da meia noite a seis? A resposta normal óbvio que devia ser: Durmo. A minha era: Estudo e atualmente, como terminei os meus estudos a minha resposta é: Leio.

Pois bem, como disse na minha resenha anterior, eu li o livro Se Eu Ficar, o primeiro da duologia, (para ler a resenha clique aqui) para descobrir o que acontecia com o casal uma vez que o filme termina sem final. Eu disse que quebrei a cara e que o livro também termina sem o desfecho, sem contar o depois, por isso, logo quando cheguei em casa ontem a noite (viu gente eu tenho vida social) eu me agarrei ao livro e comecei a ler, sim a uma e meia da manhã. Depois de um tempo lendo e totalmente mergulhada na trama olhei no relógio e já eram quatro e meia e eu lá desperta e querendo ler mais. Para minha surpresa já estava na página 121, sim eu li mais da metade do livro em um período de três horas, preciso dizer que a escrita da autora é envolvente e viciante? Acho que não, né? rs

O início do livro foi um banho de água fria na minha cabeça e eu acho que a minha ansiedade de ler era para ver as coisas finalmente dando certo. Mia, se recuperou do coma, passou por reabilitações, cuidados, teve todo o apoio da família e amigos, principalmente de Adam e decidiu que seguiria sim a sua vida e por isso foi embora para estudar em Nova York na universidade dos seus sonhos e deixou para trás seu namorado, Adam. A princípio ele tentaram manter um relacionamento a distância até que do nada os telefonemas não foram mais atendidos, os emails não foram mais respondidos e fim... tudo terminou sem ao menos uma explicação.

Ela partiu para Juilliard no dia seguinte ao Dia do Trabalho. Eu a levei até o aeroporto. Ela me beijou ao se despedir e me disse que me amava mais do que a vida em si. Então partiu.
Mia nunca mais voltou.

Esse livro diferente do primeiro é contado pelo ponto de vista do Adam, a autora manteve a sua escrita em primeira pessoa o que nos fez mergulhar completamente de cabeça em todo o sofrimento e confusão que ele sentia.

Acabei percebendo que há uma grande diferença entre saber que algo aconteceu e saber por que aconteceu, e acreditar nisso. Porque, quando ela cortou o contato comigo, sim, eu sabia que havia acontecido. Mas levei um longo, longo tempo para acreditar
Em alguns dias, eu ainda não acredito.

Assim como o primeiro livro, os capítulos são intercalados entre o presente e o passado para nos mostrar o real motivo do estado atual dele. Eu confesso que no início da leitura não o reconheci, fiquei boba com a mudança brusca que teve em sua personalidade e isso na minha opinião pode ser justificado pelo trauma psicológico também, pois ele se considerava um membro da família de Mia e todos se foram. Quando a namorada se recuperou, ele pensava que poderia um ajudar o outro e ela também o deixou sem a menor explicação. Imaginem como ficou a cabeça do rapaz.

Depois de um tempo perdido no mundo Adam voltou a ser Adam e com isso a sua banda explodiu o tornando um astro do rock mundialmente famoso com direito a namorada famosa, entrevistas e tudo mais.

Justamente por uma entrevista e por suas superstições, Adam se vê novamente sozinho em Nova York sem a banda, ele os encontraria no dia seguinte. Nesse tempo sozinho, passeando pela rua ele se depara com o anúncio de um recital que seria apresentado aquela noite por uma famosa musicista: Mia Hall.

Meu primeiro impulso não é agarrá-la, beijá-la ou gritar com ela. Só quero tocar seu rosto, ainda corado pela performance de hoje. Quero diminuir o espaço que nos separa, medido em passos - não em quilômetros, não em continentes, não em anos -, e colocar meus dedos calejados no seu rosto. Quero tocá-la e me certificar de que é realmente ela, não um desses sonhos que tive com tanta frequência desde que ela partiu, quando eu a via tão claro como o dia, estava pronto para beijá-la ou levá-la comigo, e depois acordava com Mia fora de alcance.

E então tudo começa a acontecer como se o destino estivesse agindo: um reencontro, uma noite inesquecível, explicações dadas e eis que então o passado, o presente e o futuro são colocados a mesa.

Será que dois músicos famosos poderiam ficar juntos? Ainda existe amor entre eles? Será que o passado influenciará em um possível futuro?

- Sabe, eu precisava de alguém para odiar, e você era quem eu mais amava, então você foi o escolhido.

Eu confesso que a cada página que eu lia, mais meu coração ficava apertadinho, o final do livro chegava e a coisa não se resolvia, não ia e a despedida estava ali para todos verem. Eu nunca passei por um processo de luto tão grande quanto o de Mia, por isso não sei dizer qual seria a minha reação para poder julgar as atitudes dela, mas acho eu que faria igual, é comum e natural do ser humano querer culpar alguém para poder dividir o farto das consequências e foi justamente isso que aconteceu, o amor de Adam fez Mia ficar, mas as consequências que ela estava enfrentando eram extremas e dolorosas demais, então de certo modo seria melhor ter morrido também?

- Não, você está certo. Você precisa me deixar dizer isso, Adam! Precisa ouvir. Teria sido muito mais fácil morrer. Não é que eu queira estar morta agora. Não quero. Gosto de muita coisa na minha vida agora. Mas alguns dias, especialmente no começo, era tão difícil. E eu não podia evitar pensar que teria sido muito mais simples seguir com eles. Mas você pediu para eu ficar. Você implorou para eu ficar. Você ficou sobre mim e fez uma promessa, como um voto sagrado. E posso entender por que está bravo, mas não pode me culpar. Não pode me culpar por aceitar sua palavra.

Eu recomendo a leitura desse romance a todos que amam o gênero e gostam de fato de uma boa história, daquela história gostosa de ler, que te prende e te envolve. No primeiro livro, Gayle nos mostra o poder que o amor tem sobre todas as coisas e nesse segundo ela nos mostra que esse amor sobrevive a qualquer coisa e mesmo que você tenha todos os seus sonhos realizados, se você não tiver a pessoa certa, a sua pessoa, nada na sua vida fará sentido.

Me lembro de ter separado um trecho no primeiro livro que diz: Seja qual for a sua escolha, vai sair ganhando. Assim como também vai sair perdendo. O que eu posso dizer? O amor é uma merda. E nesse livro temos a prova exata disso.

Vou ficando por aqui, senão eu não paro de falar hoje, Gayle Forman já entrou na minha lista de autoras favoritas e agora me segura que o próximo livro dela que irei ler será o Apenas Um Dia haha.

Resenhista: Mayara Milesi.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/
Helo 22/08/2016minha estante
De verdade, muito obrigada, eu comecei a ler o livro, e confesso que fiquei um pouco desanimada por nao ser exatamente aquilo que eu imaginava. Mas após essa resenha com certeza vou terminar ainda hoje ?

LT 25/08/2016minha estante
Boa leitura! ?

Helo 25/08/2016minha estante
Com certeza ?

LT 28/08/2016minha estante
*-*

Emy 13/04/2020

Paguei língua com esse livro
Essa continuação foi necessária e esse foi o livro que eu mais chorei de toda minha estante de livros, sou apegada demais nessa história.

Todo mundo sabe como eu amo uma história que me faz sofrer, é esse livro tá no meu coração por isso mesmo.
Matheus 13/04/2020minha estante
Eu não sei

Emy 13/04/2020minha estante
kkkkkkkkk enfim é isso os meus livros preferidos são os que me fazem chorar, sinal que me envolvi muito na história

Matheus 13/04/2020minha estante
Esses livros que fazem a gente chorar são os melhores

Emy 13/04/2020minha estante
Sim, pra mim que um dos motivos principais pra ler é fugir da vida real, são os melhores realmente

Hellen Buckel 10/11/2014

Pois é
Pois bem,

Confesso que, não esperava ansiosamente pela sequencia- como vocês viram em minha ultima resenha- mas, leitora que se preze deve pelo menos se esforçar um pouquinho para terminar uma séria/saga antes de dar sua opinião final. E Antes de começar com a minha resenha coloco uma observação que: Não vou ficar explicando a história, pois na própria sinopse já dá um bom resumo do que vai ser dito no livro, então para não gastarmos palavras, vamos lá.

O livro dessa vez é narrado pelo nosso adorado ex-namorado de Mia. É isso aí, é o que você leu mesmo. Estranho não? Afinal foi o amor dele que fez Mia voltar mas, porque eles não estão juntos?. É o que vai explicando no decorrer do livro. E mais, vimos o que acontece na vida de Adam depois de três anos, que se tornou um dos ídolos mais famosos em uma das melhores bandas de rock de todos os tempos. E ele se sente realizado com isso? Claro que não. Perdeu seu amor da vida de uma hora para outra, sem nenhum razão ou motivo, sendo que a mesma pergunta sempre paira em sua mente: Por que?.
Como sempre, livros narrados por protagonistas homens, dão ar de graça na historia, pois temos um ponto de vista masculino. No primeiro livro eu não lá me interessei pelo Adam, e agora, eu só sinto antipatia para com os seus sentimentos. Mais nada.
Eu pensava que este livro seria de uma forma diferente do que o primeiro, e eu errei feio. É do mesmo jeito. A única diferença é que é o Adam que narra a história. Claro que vimos como está sua vida como astro do rock mas, ainda assim não deixa de mostrar os flashbacks de sua vida. E vou dizer uma coisa, como demora para passar uma droga de noite heim.
A autora poderia muito bem ter feito , um encontro por acaso várias vezes no livro, no entanto, decidiu apenas que seria um em praticamente no livro inteiro.
Dá para aguentar isso?. E percebi que algumas falas foram mal construídas heim só espero que no final desta resenha, não esteja indo para forca, com tantos comentários negativos-.
Eu não quero ser má com nenhum livro, pois do mesmo jeito que existe um lado que ama freneticamente a história, tem outro que odeia com toda a alma, e às vezes, existe eu, que fica no meio entre os dois. Não amo e nem odeio, mas com toda certeza digo que já li melhores.
Gayle Forman tem de explorar melhor a sua alma como escritora, afinal ela é jornalista gente, como pode escrever daquele jeito?
Não to dizendo que ela escreve mal pra caramba, mas ainda precisa melhorar muito para competir com grandes escritores ou pelo menos tentar igualar. Já li muitos livros estreias de escritores, e gente, é como se a pessoa já escrevesse há muito tempo. Não sei se é talento ou dedicação, ou os dois.
Mas acho que, para pessoas que está acostumado a ler livro todo dia e se depara com um desse, escrito de forma tão simplória, tende ha ficar um pouco negativo perante ao livro, ou digamos, brochamos de uma forma horrível.
A história é boa, mas devia ter sido construído de forma melhor. Eu queria tanto terminar logo o livro para continuar de ler os outros, pois estava já de saco cheio com tanta ladainha.
Fora que, eu entendi o motivo de Mia ter sumido, mas como tenho antipatia pelo sentimentos de Adam, não engoli muito bem, alias, se eu fosse o protagonista da historia, e ouvisse um tipo de desculpa como aquela, estaria xingando-a até a sua 5ª geração.
Estou sendo uma bruxa né?
Mas poxa gente, entenda que eu realmente fiquei um pouco decepcionada com este livro. Achei que iria ser melhor. Claro, deu muitas explicações e nos mostrou como ficou a vida de cada um depois do acidente, mas devia ter tomado um rumo diferente, não a mesma coisa que o primeiro ;/

Então digo que eu, sinceramente, não recomendo muito este livro, mas quem quiser ler, fique a vontade.
Josi Oliveira 16/12/2014minha estante
Assino em baixo! ;)

Ana 29/12/2014minha estante
Concordo plenamente com a resenha, livro muito fraco, marketing muito alto.

silviacrika 02/02/2015minha estante
Tenho a msm opinião.
Ela aparece ..e em uma noite..td fica acertado. Hein??

E achei o modo com que ele terminou com a namorada..de uma cafajestice tremenda.

Paula.Andrea 05/01/2017minha estante
Também achei fraco o livro, esperava bem mais... não dá pra viver e dizer tantas coisas em 24hs.

Suh Oliveira 13/05/2021

Um livro muito gostoso de ler, achei a continuação do "Se eu ficar" maravilhosa!
Leitura flui, leve, fofa... Eu me apaixonei mais ainda pelo Adam...
Fiquei com um ranço da Mia mas tudo bem...
Ohana Colombo 17/05/2021minha estante
Eu gostei desse livro tb !

Suh Oliveira 17/05/2021minha estante
Ohana, achei ele foi demais... Gostei mais dele do que do "Se eu ficar"...

Ohana Colombo 17/05/2021minha estante
Eu também !

Val 12/01/2015

Livro "Para Onde Ela Foi"
'Para onde ela foi' é contado do ponto de vista de Adam, e mostra como se tornou um rockeiro de sucesso, já tendo se passado 3 anos do acidente.
Adam fez Mia ficar, e isso acabou com tudo que eles tinham. Sem ele ao menos saber que esse, mal pode andar na rua. Apesar de parecer a vida que todo homem pode desejar, ele não é feliz.
O que incomoda um pouco no livro, é que todo mundo fica se perguntando: "O que aconteceu? Se passou 3 anos, o que houve nesse meio tempo? Como pôde pular tanto?"
Hall depois de tudo, está bem madura. Uma conceituada violoncelista, e viaja pelo mundo com sua turnê. A vida decide juntar esses dois novamente, e quando Adam está sozinho em Nova York, eles se reencontram.
Esse livro nos mostra porque Mia ficou, e também mostra o porque resolveu ficar longe.
Apesar de tudo, não era lá o que se esperava para um tipo de livro como esse. Boa leitura, mas faltou algo a mais. Poderia ter ido tudo mais devagar, sem a correria de terminar a estória. Porque foi essa a impressão.
Mas é uma leitura gostosa. Vemos que Adam ainda tem sentimentos pela Mia, e você vai sentindo tudo com ele no decorrer da narração!

Vocês já leram o livro? O que acharam?

site: http://www.revistagalaxy.com/2015/01/resenha-para-onde-ela-foi.html
Vivi Gonçalves 16/01/2015minha estante
Depois de ver o filme estou louca para ler esse livro!

Gizeli 09/02/2015minha estante
Estou com ele aqui em casa, hoje vou iniciar a leitura de Se Eu Ficar e já leio em seguida Para Onde Ela Foi mas pelas resenhas são maravilhosos...

Ana Paula FZ1 18/04/2019

Eu adorei o primeiro livro dessa Duologia, fui ver o filme pra ver se era igualzinho ( não é igualzinho, mas ambos são legais), ai pensei, o que vem por ai com o Para Onde Ela Foi. EU sempre gosto de bons POVs, mas confesso que comecei a ler com um pé atras por puro medo daquela historia linda ser estragada.

Comecei e passei mais da metade do livro com raiva, muita raiva da Mia. Achando ela egoísta, chata, e me perguntando o tempo todo...o que ela fez???

Adam é o tão famoso astro de rock. Sua banda é premiada e conhecida por todo circuito musical, Ganhou Grammys, VMAs, e ele não pode andar na rua, não pode sair de casa, não pode ser um ser humano como outro qualquer, porque ele é reconhecido em todos os lugares. Mas Adam não é mais aquele rapaz. Aquele que se apaixonou perdidamente pela doce e talentosa Mia. Adam ta tão no chão, tá tão infeliz com sua vida que foi tão idealizada e infelizmente ele não vê uma luz no fim do túnel. A gente que ta lendo vê viu gente, mas ele não.

Passei o livro inteiro com uma angustia no peito, com tanta vontade de eu mesma pagar uma boa terapeuta pra ele, que foi difícil não chorar. Chorei em vários momentos, mesmo.

Mas a medida que a historia vai se passando, Adam vai assistir . uma apresentação da Mia,e ali, a vida de ambos toma um rumo completamente diferente. Não posso falar muito, porque como nem a sinopse revela, não vou ser eu a estraga prazeres, mas juro que li até a última pagina antes dos Agradecimentos, com o coração na mão, por puro medo do final que esses personagens teriam.

E, pra minha total felicidade eu AMEI, de paixão o desfecho da historia. Acho até que gostei mais desse do que do outro, apesar de ter sofrido muito mais nesse do que no outro rs.

Leitura mais que recomendada. Apesar do drama que envolve tanto o Se eu Ficar como esse livro, é uma delicia de leitura. E, acima de qualquer coisa, me fez muito pensar no quanto temos que aproveitar as oportunidades que a vida nos dá. As situações na qual vivemos, porque afinal, o amanha só a Deus pertence, mesmo.

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com
maria 30/10/2019minha estante
achei que eu fosse a unica a sentir desconforto fisico com a ansiedade do adam ufa..

Ana Paula FZ1 01/11/2019minha estante
Caso para uma boa terapia ne Maria rrss

maria 02/11/2019minha estante
nem me fale foi um dos livros que mais deixaram desconfortavel e ao mesmo tempo sedenta pra saber o final

maria 30/10/2019minha estante
depois do primeiro não achei que fosse gostar tanto da continuação as primeiras 100 paginas desse livro me deram um aperto no peito que nossa foi fisico

moranguinho 15/11/2019minha estante
Sim... Na minha opinião esse livro conseguiu ser bem mais emocionante do que o primeiro.

maria 15/11/2019minha estante
erika eu começei esse livro com os dois pés atras mas logo nas primeiras paginas o livro me conquistou e eu começei a sofrer ao ponto de sentir desconforto fisico tipo um aperto no coração

Isa 12/10/2014

Inesperado
Eu nem sei o que dizer da minha aversão que senti ao saber que Se Eu Ficar teria continuação. Eu tinha gostado do primeiro livro, e muito, já que tinha vivido uma situação parecida com minha familia e de fato me emocionou muito. Contudo, para mim, uma continuação estragaria a história, e quando soube que seria narrado por Adam, namorado da protagonista do primeiro livro, ai pensei que seria mais um YA onde um livro era narrado por ela, outro por ele (sim, Belo Desastre, estou falando de você). Não que seja ruim, não me matem. Apenas não deixa de ser cansativo e repetitivo.
Por isso, vocês nem precisam ter pecados para me apedrejar por meu preconceito sem razão nenhuma por Para Onde Ela Foi. Porque quando eu li o livro, eu percebi que estava redondantemente enganada.
Para começar, o livro não era a mesma história narrada por Adam. Era CONTINUAÇÃO MESMO. E não havia nem sequer alternância de pontos de vista para fazer a mulherada (maior público de livros assim, convenhamos. Mas garotos, se leram, não tenho nenhum preconceito contra vocês, até parabenizo) chorar, se identificar mais com a história ou morrer de amores com o romance. Era Adam, com sua rebeldia, sua aparente vida perfeitamente imperfeita, vícios, inseguranças e, sobretudo, dor.
A história se passa 3 anos depois do trágico acidente que tirou a vida da família de Mia. Adam nos relata o que aconteceu naquele periodo, e como um dia, sem deixar pistas nem despedidas, Mia desapareceu de sua vida para sempre: foi a Julliard e se tornou violoncelista famosa, enquanto ele era lançado ao estrelato como líder da banda Shooting Star.
Começar o livro assim, com o casal separado, foi um choque para mim. Porque, SPOILER SPOILER SPOILER DO PRIMEIRO LIVRO: Mia tinha ficado por Adam. Ela desistiu de seguir sua familia por pedido dele. E isso o atormenta, saber que ele tinha prometido se afastar se ela o precisasse, mas ao mesmo tempo não ter tido a chance de um encerramento. Porque se tivesse tido, não estaria lidando com todo o ressentimento, raiva, frustração e sofrimento.
Então, se no primeiro livro lidamos com a dor de uma tragédia que muda vidas e nos força a escolher entre morrer e ficar, nesse livro podemos dizer o impacto dessa tragédia na vida dos que ficaram, a dor e perda de algo que nunca foi devidamente explicado.
Mas então, por força do destino, os dois se reencontram. E ao invés de forçar melodramas baratos para a goela do leitor, Gayle se foca mais em simples questões: a demanda por respostas por parte de Adam e modos de como seguir em frente depois de tudo.
Eu adorei o livro. O achei melhor que o primeiro até. Gayle Forman se superou desta vez: durante toda a leitura sofri junto aos personagens e torci por uma reconciliação, me choquei com certas respostas e fiquei surpresa com certas reações. Não posso esperar para saber se terá um filme da continuação. Dificilmente. Há certos livros que são melhores quando intocados. Para Onde Ela Foi é um deles.
Recomendo-o a todos. Deveria haver mais histórias como essa por aí: simples e nada extraordinárias, sem nenhum tipo de magia ou sobrenaturalidade. Mas que tocam no profundo coração e transbordam de emoções em cada palavra.
Manú 22/10/2014minha estante
Tem mais livro?

Isa 22/10/2014minha estante
Não, esse é o último pelo que eu saiba

Camilla.Luzzin 08/10/2015

Maravilhoso
Decidi comprar depois de assistir o filme, que eu quase morri de chorar. Como tinha visto algumas resenhas dizendo que o livro era muito parado, nem me tentei a comprar. Para onde ela foi é leve de ler, muito bem contato e o tipo de livro que me prende e que eu quero terminar de ler logo pra saber o final. Nesse chorei menos, achei um final bacana e era o que esperava... Ansiosa para a continuação.
08/10/2015minha estante
Oii Camilla, sou nova aqui.Poderia me ajudar com o app? Agradeço desde já :)

Camilla.Luzzin 13/10/2015minha estante
Não sou nenhum gênio rs, mas podemos tentar :)

Júlia 26/02/2020

Nem tudo precisa de uma explicação
Para Onde Ela Foi é uma continuação de Se Eu Ficar, só que escrita através da perspectiva de Adam depois que Mia acorda do coma. Tinha tudo para ser uma conclusão ótima da história dos dois, mas Gayle Forman transformou Adam em um cara chato, mau humorado e grosso, assim como transformou a Mia numa pessoa totalmente amargurada e um pouco egoísta. O livro não teve muita emoção e senti que foi escrito com a intenção de colocar detalhes desnecessários para ter algo completo. Eu indicaria apenas pra quem realmente morre de curiosidade pra saber o que houve com o casal alguns anos depois, mas na minha opinião não valeu a pena como achei que valeria
Sunny 21/08/2020minha estante
Pensei que só eu tivesse destestado o Adam nesse livro

Júlia 23/08/2020minha estante
Ele tá péssimo nesse livro! Não tem como gostar

Nat 15/12/2015

Queria ler esse livro desde que li a primeira parte (que não teve um final – então achei que tudo seria respondido aqui). No entanto, tentei ano passado e não terminei nem o primeiro capítulo. Daí coloquei para as metas de 2015 e ele foi escolhido para esse desafio. Tive que ler (rs). Como vocês sabem, esse livro é contato pelo Adam, anos depois do acidente, quando ele e a Mia estão fazendo sucesso no mundo da música, porém estão separados. Até que um dia ele resolve ir assistir um concerto dela e se reencontram. Bom, achei pior que o primeiro, muito mimimi. E o final era meio óbvio, de certa forma, desde o primeiro livro era meio óbvio.
Fran 16/12/2015minha estante
Ah, eu tinha certa expectativa por esses livros... quem sabe em 2016 rsrs

Nat 16/12/2015minha estante
ah não, tem outros melhores rs