A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Bruno Agra 09/01/2009

Apenas para os Bons
A arte da guerra foi feito para persuadir os leitores a não só acreditar em suas palavras, mas fazer prosseguir os seus ensinamentos. Não existe no mundo um general que não tenha lidos uma das obras de Sun Tzu e até hoje utilizam os ensinamentos de sua obra nas operações militares de todo mundo.

Mesmo com os ideais capitalistas atuais, o mundo vem adotando vários ensinamentos do general chinês: planejamento, conhecimento, doutrina, tempo, mando, disciplina, política de custo benefício, eficiência, comunicação, adaptabilidade, persuasão e espionagem. Basta substituir termos militares como exército, terreno, inimigo e comandante, por outros como organização, ambiente, concorrente e líder, próprios do mercado economico, para atualizar e aproveitar muitas das idéias. Portanto essa historia que esse livro não é valido para os dias de hoje demostra um total desconhecimento de tudo!!!!

Como sun Tzu mesmo disse, nem todos podem ser generais, apenas os que possuem as cinco virtudes: integridade (coerência entre as palavras e as ações), coragem (para tomar decisões firmes e consistentes em momentos críticos), gentileza (respeitando cada integrante da organização e visando seu bem-estar), disciplina (não se deve querer ganhar apenas a gratidão dos demais, deve-se também manter a ordem) e sabedoria (que se traduz em compreender a empresa e o ambiente, ser flexível e não seguir as regras convencionais, e tomar atitudes sempre que necessário). Só com tais virtudes é possível superar as fraquezas que afetam o processo de tomada de decisões: imprudência, insegurança, volatilidade, sensibilidade excessiva a críticas e indulgência.

Resumindo, um livro essencial para todos que querem ser um lider, além do mais é um livro pequeno e de leitura rápida, nao custa nada!!!!
Isa Barbosa 19/08/2012minha estante
SUN TZU SABIAMENTE FALOU " NEN TODOS PODEM SER GENERAIS, APENAS OS QUE POSSUEM AS CINCOS VIRTUDES : INTEGRIDADE,CORAGEM, GENTILEZAS , DICIPLINA E SABEDORIA.

Rodrigo 26/12/2014minha estante
Enfim o comentário que deveria estar aqui no TOPO desde há muito tempo, e não uma crítica qualquer como "não leia se você não for um samurai (sic), plante uma árvore".

De fato, apenas para os bons.

Leomar.Comin 27/08/2016minha estante
Concordo, é um livro que nem todos vão conseguir entender, mas que conseguir pode fazer perfeitamente um paralelo entre as estratégias de guerra e virtudes usadas por Sun Tzu, com o mundo corporativo.

Renata.Barros 29/12/2020minha estante
Achei um livro sábio, porém um pouco repetitivo...

Marcia 09/03/2021minha estante
Assustadoramente atual.

Débora 16/06/2020

Táticas de guerra no cotidiano e princípios pessoais
No começo eu achei que seria uma leitura rápida, por ser curto, mas acabou sendo mais difícil do que imaginei.

Foi muito difícil perceber e refletir que táticas de guerra podem e são aplicadas nos dias de hoje. Táticas de guerra em nosso cotidiado, dentro do meio empresarial. Deve ser por isso que muitos administradores estimam este livro.

Para mim foi difícil, porque esta realidade não é a que eu gostaria de viver. A visão de que colegas de trabalho, empresas do mesmo ramo etc são inimigos não é algo com que me conformo.

Acredito que a interpretação dessas instruções vão agradar de acordo com os princípios de cada um. Na minha visão, chega a ser cruel. Mas, se a "guerra" for considerada como conflitos internos, pode-se tirar lições aplicáveis.

Ryan Colossal 01/06/2020

Clássico e Atual
É um livro interessante ao conhecer sua história e descobrir que foi base para diversos personagens reais do mundo.
É um leitura rápida e extremamente filosófica. Repleto de metáforas que com o tempo virou um livro querido para empreendedores, o que eu compreendi em alguns momentos por conta da classificação do que consideramos guerra mas a questão é que ele é muito mais do que isso.
O ponto importante a se destacar é reparar como muitas das estratégias citadas e o entendimento das consequências das falhas apareceram por toda a história do mundo até o momento atual.
Esse livro não é sobre concordar com o que ele propõe, é compreender como muita dessas linhas são usadas até hoje.
Ele cita em determinado momento a conquista do povo através da disseminação de mentiras, assim criando a ira da população e abrindo portas para um líder torna-se o salvador da pátria através da cólera.
Para um livro que foi escrito a mais de 2000 anos, não parece estar tão longe da atualiade, não é?

fabianom 08/01/2009

Se você for um guerreiro/samurai que viveu séculos atrás, não saia de casa sem esse livro. Se vc for um cidadão moderno, vá plantar uma árvore.
Flávio Cruz 28/01/2009minha estante
Eu fui plantar uma árvore.

Jaque 12/10/2011minha estante
Plantar um árvore: Bom.
Noção de competitividade: Bom.

Os dois fazem parte do mundo moderno...
=)

Marina 04/02/2013minha estante
Eu fui plantar uma árvore.[2]
o livro em si é bom, é um clássico para se ter na estante, e pensar que é um manuscrito milenar desperta totalmente a curiosidade...
Mas EU (PARTICULARMENTE) não consegui extrair muita coisa dele para minha vida. Mas só uma coisa ou outra.

Hey Jacques 19/12/2013minha estante
Como tá escrito no nosso site tem que saber ler ele, o livro Arte da Guerra pode te ajudar a ser um estrategista, tocar uma empresa, pegar mulher, ganhar uma guerra e até a escrever um texto em um blog bacana leia mais no nosso site, link abaixo

Dias Moura 21/12/2013minha estante
Os guerreiros samurais são da cultura japonesa. O livro foi escrito por um chinês, e não, supostamente, foi feito há século, mas sim milênios.

fabianom 21/12/2013minha estante
@Moura, se vc não entendeu a linguagem figurada que usei no comentário, com ctz esse livro não vai te servir. Recomendo a opção de plantar uma árvore.

Lis 03/01/2014minha estante
Abandonei e fui plantar a tal árvore!

Marines.Baldin 20/05/2015minha estante
É um livro pequeno o que não quer dizer que é de fácil entendimento, requer atenção do leitor na sua interpretação então se você não está preparado para uma leitura mais complexa do que revistinha em quadrinhos e livros de romance, nem comece a ler.

Aelita Lear 27/08/2020

Livro atemporal!
É incrível como tem escritor que consegue deixar uma obra atemporal, como o caso desse livro. Mesmo passando muitos anos, ele ainda é lido, e se encaixa na vida do cotidiano. Eu entendi perfeitamente porque tem gente que o coloca como livro de auto ajuda (todo mundo odeia esse termo né, então ok, de desenvolvimento pessoal). Embora eu ache que esse tipo de livro não ajuda muita gente, pois o ser humano é complexo e não existe uma regra; sempre pegamos ensinamentos interessante nesse tipo de livro. O que mais me impressionou na Arte da Guerra foi o fato de que ele traz lições para os dias atuais. Isso é meio assustador... Recomendo demais a leitura!

Grace.Souza 24/03/2021

A palavra de ordem é: estratégia!
A Arte da Guerra mostra, em um campo de batalha, técnicas e estratégias que você pode aplicar em outros âmbitos da sua vida, acredito que principalmente o profissional.

Bom livro, porém a escrita dele não envelheceu bem. Vale como referência, mas não como fonte exclusiva.

Miro 20/07/2010

Melhor ler como literatura
Um livro com diversas passagens de batalhas milenares, que é melhor aproveitado se você o ler como literatura pura. Pensando desta forma, você consegue se divertir um pouco imaginando as situações e estratégias indicadas em cada passagem. Não entre nessa de tentar absorver estratégias para o seu dia-a-dia, principalmente no mundo corporativo, pois tudo o que acontece no livro trata de práticas do tipo ganha-perde, já não tão eficazes nos dias de hoje, onde marcar um gol esporádico (ganha-perde) é menos importante do que a sustentabilidade de resultados e parcerias na linha de tempo (ganha-ganha; onde todas as partes cedem um pouco e lucram em conjunto, de forma ética e sustentável).

Abraços a todos,
Miro.

Felipe Albiero 31/12/2010

Ruim é elogio.
Realmente... existe gosto pra tudo!

Eu tinha uma imagem completamente diferente deste livro antes de iniciar a leitura. Que decepção!

Confesso que até agora não consegui entender o motivo pelo qual este ‘LIXOVRO’ fez/faz tanto sucesso. Uma pena que esse amontoado de inutilidades (frieza, egoísmo, autoritarismo e tudo de mais soez que você possa imaginar) seja tão aclamado.

Além de ser deveras cansativo, funciona quase como um Doutorado em “Como ser um tirano, bitolado e desumano”.

Rafael Moss 10/07/2010minha estante
Boa colocação.

Não entendo como um livro vazio e cheio de obviedades pode ser considerado essencial para empreendedores.

Estrela do Mar 12/09/2010minha estante
Concordo plenamente!!! Fora que o livro é um verdadeiro tédio! Sinceramente não percam seu tempo nem seu dinheiro com "isso"....

Heitor 02/03/2013minha estante
Li e é isso mesmo. Ainda não li nenhuma adaptação( nem vou) que ele fazem aprti desse livro sobre amor, administração etc. Talvez seja esse o sucesso.

Irving.Maynard 07/12/2018minha estante
Acho que a edição que li estava incompleta pq não consegui identificar esses elementos.

Bru 11/03/2021

Não é um livro de ficção, mas eu consegui fazer um filme com um plot twist no final na minha cabeça. Esse livro é aquele tipo que se for ler sem meditar sobre o que está escrito, não serve para nada. Não estou em uma guerra literal e nem planejo estar ou "comandar" uma, porém eu li tentando adaptar para minha realidade e meus objetivos e acho que esse é um dos motivos para esse livro ser um clássico.

Heloisa.Alexandre 01/04/2021

Muitos ensinamentos
? ? suprem? ?rte d? guerr? é derrot?r o inimigo sem lut?r ?

? Esse livro, apesar de curto passa muito bem vários ensinamentos, não só para quem é militar, em específico general, mas como também, pessoas comuns como nós.

? Essa história escrita a mais de 2.500 anos é atemporal, com ensinamentos que podem ser aplicados nos nossos dias atuais. É incrível ver como o Sun Tzu foi um homem extremamente inteligente!

? Eu fiquei encantada com os ensinamentos! Inclusive se você é escritor, que vai descrever cenas de batalhas e lutas, super recomendo esse livro!

? É bem rápido de ler, em um dia! Eu gostei muito!

Gilberto Alves 29/06/2020

Bom, mas talvez superestimado
Calma, acho superestimado para o qual as pessoas pensam que o livro foi escrito.
A arte da guerra, virou um símbolo de inspiração de lideranças nos dias atuais, porém, embora inúmeras traduções e adaptações, não foi para isso que os textos originais foram criados.

De modo geral, até acho coerente esta "conversão" do conteúdo, mas de certa forma perigoso, por exemplo: "se seus soldados desobedecerem suas ordens, puna-os severamente....."
Tenho discernimento suficiente para compreender os sentidos metafóricos que o livro inspira, mas a questão não é esta, como comentei, o livro é muito bom, é instigante, é de certa forma até inspirador, porém, acho que o modo como ele é aclamado como "livro de cabeceira dos principais líderes", chega a ser perigoso.

Recomendo muito a leitura, mas como conhecimento e não como inspiração.

Caio 26/03/2021

Excelente livro
Se o leitor trazer os ensinamentos e lições para os dias atuais e conseguir colocar em prática, com certeza fará uma grande diferença em sua vida.

Matheus 27/01/2021

Estratégia
Um livro bem técnico de guerra. Ensinando estratégias sobre a vida.

Jenny Vokalnii 18/03/2021

Um livro que ão fazia ideia de que ia ler
Mas fui convencida, e caramba...foi incrível. O tanto de coisa que comecei a reparar depois da leitura, coisas que acontecem na vida real da mesma forma que o livro descreve. Talvez eu tenha aprendido alguma estrategia, mas sou ruim nisso então não tenho certeza.

Adriana.Santos 21/03/2020

Vários ensinamentos...
"A arte da guerra é de importância vital para o Estado. É uma questão de vida ou morte, um caminho tanto para a segurança como para a ruína."

Sem dúvidas este livro me trouxe vários ensinamentos, que certamente, serão usados em várias situações da minha vida!