Cinco mulheres Machado de Assis

Resenhas - Cinco Mulheres

Arlindo.Ramos 23/09/2023

Cinco Mulheres
Mais um conto do genial Machado de Assis. Esses contos são um ótimo meio de conhecer e iniciar a leitura do grande Machado de Assis.

Viane 25/08/2023

Marcelina, Antônia, Carolina, Carlota e Hortência
Aqui Machado de Assis assina um dos contos mais icônicos, na minha opinião, de seu nome. Se trata de um pequeno conjunto de esboços das personalidades e vivências de cinco irmãs distintas, e eu queria tanto ler um livro estendido para me aprofundar em cada uma dessas peripécias... Mas, como disse Machado em sua introdução: "Desenhei-as rapidamente, conforme apareciam, sem intenção de precedência, nem cuidado de escolha." Vez ou outra o autor também dispensa, de maneira cômica, detalhes considerados enfadonhos para o conhecimento do leitor.

É uma narrativa inovadora, que põe mulheres singulares e marcantes como protagonistas e se passa como uma série de cenas e pequenos plots rapidamente contados, mas que não deixam de apresentar intrigas e reflexões características da escrita do querido Machado.

Sem dúvidas um dos meus livros favoritos ??

ana 03/02/2023

Dai que eu li Cinco Mulheres
MUITO BOM MUITO BOM

O ruim de contos tão curtinhos assim, ainda mais esse que no mesmo livro conta-se a história de cinco mulheres, é que ele não vai ser um livro aprofundado, não tem como ter as mesmas camadas que um romance teria.
Mas mesmo assim, acho que Machado de Assis sabe o que faz, e faz com propriedade. É um conto que mesmo sendo rápido, com histórias sem muitos detalhes, consegue ter sim uma certa profundidade, não sei explicar, me faltam palavras, mas é fascinante como uma história consegue se tão bem contada com tão poucas linhas.
Eu acho que existe uma forma de usar esse recurso de história curta, para construir passagem rápidas mas com significado, e não é em todo conto que encontramos isso. Geralmente ficamos com uma sensação de falta, parece incompleto ou não nos toca de uma forma impactante, tudo isso por ser uma história curta, mas isso não acontece aqui, não mesmo. ÓTIMO :)

Otavio113 01/02/2023

Cinco mulheres
Cinco mulheres, obra de machado de assis, percorre história de cinco mulheres diferentes, o que une estas vivencias são histórias que envolvem etapas do casamento.

blackstrep 24/01/2023

Não sei se gostei
Achei as histórias interessantes mas bem soltas. Mas eu gosto do jeito que Machado de Assis escreve. Te envolve bem, mesmo nesses contos rápidos

annamp 12/01/2023

Clássico
Eu amo os livros de Machado de Assis, diferente dos outros esse tem uma leitura muito fluida e é interessante demais. Eu não tenho o costume de ler muitos livros nacionais o que é um hábito que eu preciso mudar por que são obras maravilhosas.
É um livro curto não tem muitas páginas e nas páginas que se tem se fecham os arcos muito bem. Cada mulher com sua história. Com sua vida e com uma lição para nos dar.
Se você gosta desse tipo de livro ou quer se aventurar nos clássicos nacionais, cinco mulheres é com certeza minha indicação pra você.

profa_ana_paula 27/10/2022

Para ler em uma sentada
Cinco historinhas de cinco mulheres. Leitura fluida e agradável, curtinho. Bem escrito como tudo que vem de Machado de Assis.

Imna 24/08/2022

Machado, como sempre
Sempre que leio Machado eu me pergunto: porque demorei tanto pra encontrar esses livros?

Cinco mulheres é bem curto e tem as características machadianas de escrita fluída e o toque de ironia.

Sobre a trama, tem partes que eu fico meio assim com a irmã que mais aparece, mas valorizo coisas valiosas no comportamente dela.

Enfim, mais um pra conta.

Marta 24/03/2022

Cinco mulheres diferentes reunidas como num album de fotos
Aqui vai um grupo de cinco mulheres, diferentes entre si, partindo de diversos pontos, mas reunidas na mesma coleção, como em um álbum de fotografias.
Publicado no "Jornal das Famílias", publicado originalmente em "Jornal das Famílias", esta coletânea de contos mostra os perfis de cinco mulheres de aparência e naturezas diferentes, mas todas com o mesmo destino: uma vida destinada ao sofrimento. Também é um importante registro do papel feminino na nossa sociedade no final do século XIX, apresentado pelo nosso talentoso escritor Machado de Assis. Marcelina: Sua protagonista é uma jovem "débil como uma pressa de flor" que ama em segredo Julio, seu cunhado. Antônia: Nessa história, Machado trata do ciúme, um tema recorrente em sua obra. Apresentando Antonia "dissimulada", acredita-se como protagonista a um esboço de Capitu, seu marido, Oliveira, ao contrário de Bentinho, acredita piamente na fidelidade da esposa. Carolina: O presente conto de casamento tem como linha comum a sociedade do século XIX. Carolina ama Fernando, mas é obrigada a casar com Mendonça. Inconformado, Fernando propõe que eles sejam amantes e diante desse impasse, a jovem é obrigada a escolher entre a honra e o amor. Num tom moralizante, Machado encerra o assunto. Carlota e Hortência: José Durval trai a esposa Carlota com Hortência, sua "melhor amiga". A jovem ao descobrir, morre de desgosto, deixando livre o caminho para os dois pombinhos. Essa narrativa encerra a série com duas personagens femininas bastante diferentes entre si, defendendo a máxima de que sobre a desgraça de uns, não se constrói a felicidade de outros. É um livro breve, mas muito bonito, se lê em um tempo rápido porque é de fácil leitura, e as histórias são tanto românticas quanto trágicas. Recomendo para os fãs como eu de Machado de Assis.

vtrraquel 21/02/2022

fico sempre muito encantada com a escrita de Machado, confesso que às vezes demoro a processar, mas é sempre uma experiência incrível. 5 estrelas, uma a cada mulher. ?
obrigada, Machado.

×××

"Cada uma delas forma um esboço à parte; mas todas podem ser examinadas entre o charuto e o café."

S. G. Conzatti 26/01/2022

Com uma ótima escrita, como sempre é Machado de Assis. Conduto nenhuma história me pegou a fundo, e acho que foram rápidas demais e ficavam meio soltas. Foi um dos livros que menos gostei do autor.

Vee 04/01/2022

Mais um conto lido do mestre da literatura, um conto curtinho sobre como o amor pode ser fatal. Bem irônico, triste, e direto, vale muito a leitura.

Liiz 29/12/2021

Em resumo: Não ame homens kkkkkkkkkk
A definição deste conto é: Amar Homens é cilada kkkkkkkkkkkkkkkkkk se vcs querem ser felizes, plenas e saudáveis, fiquem longe deles kkkkkkkkk tô brincando, ou não kkk

Juliana.Cristina 27/12/2021

Cinco mulheres
Conta de uma forma simples e breve a estória de cinco irmãs com personalidades distintas que fizeram escolhas que tiveram um grande impacto nas vidas de cada uma delas. Leitura rápida, mas interessante.