Cinco Mulheres

Cinco Mulheres Machado de Assis

Resenhas - Cinco Mulheres

Teteu 13/05/2020

Fluido
É um conto que se lê muito rapidamente.
Cada capítulo apresenta uma nova história compondo assim, as cinco mulheres cuja as únicas semelhanças, são a melancolia e os finais trágicos.
É um livro pequeno, empolgante e com uma linguagem que eu achei consideravelmente fácil.
Vale a pena?

Bia Izidro 13/05/2020minha estante
To querendo ler mas como ele te deixa empolgado até o final mesmo sem clímax? Não foi meio frustrante?

Teteu 13/05/2020minha estante
Eu errei um pouco ao escrever essa resenha então editei ela. Espero que a nova versão supra as suas dúvidas. Se isso não ocorrer, fique a vontade para expor elas.

Bia Izidro 13/05/2020minha estante
Ahhh agora entendi hahaha, Obrigada!

Teteu 13/05/2020minha estante
Kkkk ndd

Madu 01/02/2024

Julietas
O conto fala sobre a história de cinco mulheres e suas nuances amorosas, e o ponto mais alto dessa história para mim é como há personagens que literalmente morrem de amor, e isso me faz perguntar se há algo mais poético do que morrer de amor?
Cecília 02/02/2024minha estante
Interessante

maduulop 19/01/2024

É a primeira história de Machado que leio, eu adorei a escrita, não achei difícil (igual falam), eu adorei o fato dele falar com a gnt do nada, mudando totalmente o rumo. É bem curtinho e rápido de ler.
Uedison Pereira 19/01/2024minha estante
Olá Maduulop.

Tudo bem?

Se tiver a chance leia o conto "Pai contra mãe" de Machado de Assis. E procure não ler nada sobre este conto na internet. Fuja dos spoilers e comentários ?. Depois venha e me conta.

Boas leituras.

Uedison Pereira

Cris 20/03/2015

Machado
Ler Machado é sempre um prazer. Este livro é bem curtinho, possui 4 contos sobre 5 mulheres e suas aventuras amorosas. Adorei!

" Chegara à idade em que o coração da mulher começa a interrogá-la secretamente; mas ninguém conhecia um sentimento só de amor no coração de Marcelina. Talvez não fosse a hora. mas todos os que a viam acreditavam que ela não pudesse amar na terra, tão do céu parecia ser aquela delicada criatura".

Laura 29/09/2016

Bem mais ou menos
Não é muito meu tipo de história.. Muito rasa, meio sem graça..

Amanda B 23/04/2018

As mulheres de (ou em) Machado
Facilmente encontrado online, este livro pode ser lido em meia hora (ou pouco mais). Como se afirma na introdução: "Aqui vai um grupo de cinco mulheres (...) Cada uma delas forma um esboço à parte; mas todas podem ser examinadas entre o charuto e o café."
Não sendo eu alguém apto para avaliar (ou criticar) o Mestre Machado, quero apenas dizer que estes contos cumprem a sua função e merecem ser lidos, nem que seja só para conhecer um pouco mais de Machado de Assis.

Os contos não tentam ser complexos, nem têm grande desenvolvimento (e nem por isso deixam de ser agradáveis e uma marca do autor), porque são um "embrião" ou "esqueleto" das figuras femininas que encontramos na(s) obra(s) de Machado de Assis. Marcelina tem um pouco de Helena (ou vice-versa); Antônia faz lembrar leves traços de Capitu (e há também um pouco de subjetividade e mistério) e Hortência tem um pouco de Rita (ainda que o seu destino seja outro).

Desejo-lhe uma boa leitura!

site: http://contobrasileiro.com.br/cinco-mulheres-conto-de-machado-de-assis/

Caderno de botas 07/11/2018

O conto Cinco mulheres
Cada mulher tem uma personalidade completamente diferente da outra, o que no fim faz um apanhado bem interessante do universo romântico feminino daquela época:

Marcelina, a romântica - frágil, capaz de morrer de amor, é muito jovem e ingênua.
Antônia, a indefinida - muito bela, dissimulada, aparentemente devotada ao marido.
Carolina, a serva - alta, de uma beleza sedutora, muito submissa e obediente, firme no propósito do dever.
Carlota, a virtuosa - casou-se por amor, pessoa bondosa e extremamente sensível a traições.
Hortência, a petulante - leviana, dominadora, capaz de trair sem remorsos.

site: https://cadernodebotas.blogspot.com/2018/11/cinco-mulheres-machado-de-assis.html

Ro 09/02/2020

Nem todo Machado corta
Conto curtinho que nos faz admirar ainda mais a capacidade do Machado de Assis em criar e desenvolver personagens. Uma delícia.

Beatriz 07/05/2020

"A amizade é o melhor pretexto, até hoje inventado, para que um indivíduo pretenda tomar parte na felicidade de outro."

Malu 07/05/2020

Machado nunca decepciona, né? Com certeza irei ler esse livro outra vez.

Cibele 25/04/2024

Ótimo
Um livro de contos maravilhosos, assim como todos os outros desse mesmo autor, é uma leitura muito boa.

Raquel Silva 16/05/2020

5 Realidades em poucas linhas.
Mesmo sendo um livro curto, as histórias de cada mulher foram bem completas. O livro esclareceu quais eram suas angústias e suas realidades da época.

Recomendo a leitura para aqueles que procuram algo rápido e que trás um certo conteúdo.

Juliana 18/05/2020

Um livro curtinho e trata da história de cinco mulheres e se passa no século XIX. Marcelina, Antônia, Carolina, Carlota, e Hortência são personagens muito diferentes, porém passam pelos mesmos problemas pelos quais as mulheres enfrentavam na época.

Maria Siegloch 19/05/2020

Machado de Assis
Mais uma história de Machado de Assis. Dessa vez, trata-se da vida de 4 mulheres da burguesia brasileira, as quais passam pelas diferentes desavenças do cotidiano, incluindo, claro, o romance