Cinco Mulheres

Cinco Mulheres Machado de Assis

Resenhas - Cinco Mulheres

Beatriz 07/05/2020

"A amizade é o melhor pretexto, até hoje inventado, para que um indivíduo pretenda tomar parte na felicidade de outro."

Malu 07/05/2020

Machado nunca decepciona, né? Com certeza irei ler esse livro outra vez.

Talita.Serra 11/05/2020

Muito rápido e fluido! Cinco histórias bastante interessantes

Raquel Silva 16/05/2020

5 Realidades em poucas linhas.
Mesmo sendo um livro curto, as histórias de cada mulher foram bem completas. O livro esclareceu quais eram suas angústias e suas realidades da época.

Recomendo a leitura para aqueles que procuram algo rápido e que trás um certo conteúdo.

Juliana 18/05/2020

Um livro curtinho e trata da história de cinco mulheres e se passa no século XIX. Marcelina, Antônia, Carolina, Carlota, e Hortência são personagens muito diferentes, porém passam pelos mesmos problemas pelos quais as mulheres enfrentavam na época.

Cris 20/03/2015

Machado
Ler Machado é sempre um prazer. Este livro é bem curtinho, possui 4 contos sobre 5 mulheres e suas aventuras amorosas. Adorei!

" Chegara à idade em que o coração da mulher começa a interrogá-la secretamente; mas ninguém conhecia um sentimento só de amor no coração de Marcelina. Talvez não fosse a hora. mas todos os que a viam acreditavam que ela não pudesse amar na terra, tão do céu parecia ser aquela delicada criatura".

Isa Lemos 23/05/2020

Sempre que leio Machado fico triste...
Pequenas histórias, porém, bem profundas.

yokiitos 23/05/2020

Muito bom pra passar o tempo.
Rápido e fluído. Lê-se em pouquíssimos minutos. A escrita do Machado linda, bem característica. É interessante que ele escreve como se caso não o fizesse, morreria. 5 estrelas, uma para cada mulher!

Tay 26/05/2020

Leitura rápida
Machado sempre direto e reto em sua narrativa falando diretamente com o leitor mostrando o desfecho da vida dessas mulheres.

Mah 30/05/2020

4 contos, 5 mulheres e a desconstrução do juízo a priori sobre a dissimulação
Quatro #contos. Cinco jovens mulheres envolvidas em situações e contextos nos quais a omissão da verdade e a dissimulação podem ser questionadas como atos justificáveis ou abomináveis.⠀

💔Conto 1 – Marcelina tinha 15 anos e escondia de todos o amor platônico por Júlio, marido de sua irmã.⠀

💃Conto 2 – Antônia, jovem e bela, tinha uma dissimulação armada de olhos e sorrisos capazes de enfraquecer quaisquer vontades (Capitu ?!). Recém-casada com Oliveira, que acreditava piamente na fidelidade da amada, mesmo após a notícia de que havia um laço de simpatia entre Antônia e Moura, amigo dele.⠀

👰Conto 3 – Carolina aceitou casar-se com Mendonça por conveniência, para não desonrar o pai, mesmo amando Fernando que, inconformado, tentou forçar um relacionamento escondido, fazendo-a, diante desse impasse, escolher entre a honra e o desejo.⠀

👥Conto 4 – Carlota e Hortência eram amigas. Carlota tinha o marido por ídolo, e a simples ideia de infidelidade por parte dele bastaria para matá-la. Hortência, após separar-se, fora recebida na casa da amiga. Algum tempo depois, Carlota descobre a traição do marido com a “amiga”.⠀

💬Os contos registram o papel subalterno da mulher na sociedade patriarcal brasileira no final do século XIX, com destaque para a abnegação, os casamentos sem amor, a infelicidade, traições, cerceamento.⠀

💬Os 4 contos tem em comum as várias possibilidades e contextos de omissão da verdade. Cada uma dessas mulheres, por motivos nobres ou não, teve uma atitude de dissimulação, seja travestida de abnegação, ciúme, obediência, renúncia de vontades ou medo. ⠀

💬As perguntas que Machado de Assis nos faz: a mentira seria uma atitude sempre torpe e absolutamente recriminável? Ou a dissimulação da verdade poderia ter um valor relativo?⠀

💬Ele finaliza os contos num tom moralizante (alguns trágicos), mas ficou claro que a intenção maior do autor foi desconstruir um juízo a priori sobre a dissimulação. Perfeitos!⠀

site: https://www.instagram.com/p/CAN11reDUmY/

San 14/06/2020

Amores femininos
5 contos curtos de amores femininos, histórias rápidas e muito agradáveis de ler.
Machado de Assis com sua fina ironia nos conduz em 5 histórias melancólicas.

UauJP 23/06/2020

Sabe Fulana? Pois é...
Contos leves e descompromissados, fofocas, mexericos de época. Se você quer experimentar a sensação de rádio novela, tente um áudio livro. E Machado de Assis segue com essas histórias curtas que muito divertem contando nada além da vida alheia com mestria.

Thalles.Haydan 07/07/2020

Cinco Mulheres
Foi minha primeira experiência com audiobook, mas achei as histórias bem interessantes. Para quem não gosta de finais abertos, esse livro pode irritar um pouco, mas eu achei a história aproveitável!

gabs 30/07/2020

Virgem ainda nas suas ilusões.
Contos escritos em bela forma, o que lhe faz merecer mais estrelas que grandes livros. Cinco mulheres ? distintas ou não, interligadas ou não ? apenas vivendo, ou não...

Ps.: Marcelina é a minha favorita, mas todas tem um valor único.