Cinco Mulheres

Cinco Mulheres Machado de Assis

Resenhas - Cinco Mulheres

yokiitos 23/05/2020

Muito bom pra passar o tempo.
Rápido e fluído. Lê-se em pouquíssimos minutos. A escrita do Machado linda, bem característica. É interessante que ele escreve como se caso não o fizesse, morreria. 5 estrelas, uma para cada mulher!

Madu 01/02/2024

Julietas
O conto fala sobre a história de cinco mulheres e suas nuances amorosas, e o ponto mais alto dessa história para mim é como há personagens que literalmente morrem de amor, e isso me faz perguntar se há algo mais poético do que morrer de amor?
Cecília 02/02/2024minha estante
Interessante

maduulop 19/01/2024

É a primeira história de Machado que leio, eu adorei a escrita, não achei difícil (igual falam), eu adorei o fato dele falar com a gnt do nada, mudando totalmente o rumo. É bem curtinho e rápido de ler.
Uedison Pereira 19/01/2024minha estante
Olá Maduulop.

Tudo bem?

Se tiver a chance leia o conto "Pai contra mãe" de Machado de Assis. E procure não ler nada sobre este conto na internet. Fuja dos spoilers e comentários ?. Depois venha e me conta.

Boas leituras.

Uedison Pereira

Liedsonrm 21/08/2021

Esse é um livro sobre amor.
Pra mim é muito difícil de acreditar que alguem possa fazer tantas coisas por amor. Morrer de desgosto?? Eu já vi casal de idosos, como os meus bisas, que morreram quase que juntos por causa do amor. Mas isso foi porque eles viviam juntos a décadas, não só alguns meses. É provável que coisas como o que o livro mostra aconteçam, mas é muito difícil de acreditar.
"Os maus, no fim de conta, são dignos de lástima, por serem tão fracos que não possam ser bons."

vtrraquel 21/02/2022

fico sempre muito encantada com a escrita de Machado, confesso que às vezes demoro a processar, mas é sempre uma experiência incrível. 5 estrelas, uma a cada mulher. ?
obrigada, Machado.

×××

"Cada uma delas forma um esboço à parte; mas todas podem ser examinadas entre o charuto e o café."

Imna 24/08/2022

Machado, como sempre
Sempre que leio Machado eu me pergunto: porque demorei tanto pra encontrar esses livros?

Cinco mulheres é bem curto e tem as características machadianas de escrita fluída e o toque de ironia.

Sobre a trama, tem partes que eu fico meio assim com a irmã que mais aparece, mas valorizo coisas valiosas no comportamente dela.

Enfim, mais um pra conta.

Alessandra.Adams 02/03/2024

Mesmo sendo um livro bem curto, as histórias de cada uma das mulhereres foram bem completas, ficando bem claro quais eram suas angústias e realidades da época.

luke - among the living. 02/10/2021

Leitura interessante e breve.

O que mais me chamou a atenção foi a descrição dos costumes de época.

Jaqueline.Melego 26/10/2020

O q eu gosto na escrita de Machado de Assis é q ele sempre conversa com o leitor.
Parece q ele está do nosso lado contando seus contos. Isso é muito legal.

Deéh 16/08/2020

Como não gostar de Machado de Assis.
Cinco mulheres é um texto curto, em contrapartida, rico em detalhes. Como o próprio título já diz, se trata da história de cinco mulheres, diferentes e únicas, como todas nós somos.
O texto trata de amores, traições, perdas e demais coisas que podem acontecer no cotidiano da vida de uma mulher.

Gabi Sagaz 06/03/2021

Curto como um conto
5 estrelas para 5 mulheres. Machado e sua escrita indescritível, um livreto ( em tamanho, não em escrita) sobre as desavenças e possibilidades de se morrer de amor.
Para quem gosta de Machado, um prato delicioso e rápido.

Leitura de uma sentada.

ana 03/02/2023

Dai que eu li Cinco Mulheres
MUITO BOM MUITO BOM

O ruim de contos tão curtinhos assim, ainda mais esse que no mesmo livro conta-se a história de cinco mulheres, é que ele não vai ser um livro aprofundado, não tem como ter as mesmas camadas que um romance teria.
Mas mesmo assim, acho que Machado de Assis sabe o que faz, e faz com propriedade. É um conto que mesmo sendo rápido, com histórias sem muitos detalhes, consegue ter sim uma certa profundidade, não sei explicar, me faltam palavras, mas é fascinante como uma história consegue se tão bem contada com tão poucas linhas.
Eu acho que existe uma forma de usar esse recurso de história curta, para construir passagem rápidas mas com significado, e não é em todo conto que encontramos isso. Geralmente ficamos com uma sensação de falta, parece incompleto ou não nos toca de uma forma impactante, tudo isso por ser uma história curta, mas isso não acontece aqui, não mesmo. ÓTIMO :)

profa_ana_paula 27/10/2022

Para ler em uma sentada
Cinco historinhas de cinco mulheres. Leitura fluida e agradável, curtinho. Bem escrito como tudo que vem de Machado de Assis.

Lívia 28/03/2021

Machado de Assis
"Carlota compreendia as dores que podiam trazer a uma mulher as infidelidades do marido; por isso recebeu Hortência com os braços abertos e entusiasmo no coração. Era o mesmo que se uma rosa abrisse o seio confiante a um inseto venenoso."

Vitoria Caroline 27/08/2020

Machado sempre com suas histórias impecáveis, neste conto iremos descobrir mais sobre a vida de cinco mulheres que são irmãs, que sofrem por amor como sempre hahahah a vida de cinco mulheres que mesmo diferentes sempre se assemelham em algum ponto.