Pó de Lua

Pó de Lua Clarice Freire

Resenhas - Pó de Lua

Fernanda @condutaliteraria 09/02/2015

Pó de Lua
Como posso definir esse livro da Clarice Freire? Simplesmente lindo!

Amei desde a capa, as folhas, as ilustrações. Tudo!

A autora, Clarice Freire, é publicitária e começou escrevendo seus versos no Facebook, na página Pó de Lua.

Em 192 páginas, Pó de Lua é repleto de pensamentos e ilustrações que nos encantam. Mergulhamos no mundo de Clarice e a identificação com esse mundo logo aparece.

O livro é dividido em quatro fases lunares e traz sonhos, desilusão de amor, vontade de viver, liberdade.

Os desenhos e escritos são todos feitos à mão e de uma graciosidade enorme. Li o livro em menos de uma hora e quando terminei, queria mais.

Gostei muito. Vale cada página!

Quote Favorito: “Sou muito pequena para fazer grandes coisas. Por isso quero ser grande nas coisas pequenas” pág. 74
Thyta 15/02/2015minha estante
Não falei que esse livro é lindo é daqueles que a gente não empresta não vende e não troca!

Fer Kaczynski 22/02/2015minha estante
Tbm sou fã desse livro, tudo culpa da Renata, de tanto indicar me interessei, agora não quero emprestar nem nada rs

Chellot 03/03/2015minha estante
Agora fiquei ainda mais curiosa.

MiCandeloro 08/09/2014

Para diminuir a gravidade das coisas!
Desde que soube do lançamento de Pó de Lua, de Clarice Freire, publicado pela Editora Intrínseca, fiquei doida para tê-lo em mãos. E essa semana ele chegou, lindo, pequenino, com as bordas todinhas azuis meio metálicas, e com uma diagramação divinaaaaa que deixa a gente babando de amor!

Não aguentei e fui devorá-lo na mesma hora. Ele tem apenas 192 páginas, mas é repleto de pensamentos e ilustrações que mexem com o nosso âmago. Pó de Lua é tão íntimo, que me senti mergulhando nos diários de Clarice, compartilhando suas ideias e compactuando de suas opiniões.

É impossível, ao folhear tais páginas, não se identificar com diversas frases. Tive a impressão de que Clarice escreveu determinadas palavras especialmente para mim. A obra é dividida em quatro fases lunares, ou melhor, partes, que abordam temáticas que nos são comuns, como a busca por um sonho, a desilusão de um grande amor, a libertação de um determinado rótulo e a vontade de se viver a vida plenamente, da maneira que quisermos.

Os desenhos e os escritos de Clarice são feitos todos à mão, de maneira graciosa. Quando terminei a leitura, me senti em gravidade zero, flutuando numa atmosfera etérea, doida para dar asas à imaginação e pegar nas minhas canetas e lápis para sair rabiscando nos meus cadernos feito a autora.

Pó de Lua tem um ingrediente mágico, ele é mesmo capaz de diminuir a gravidade das coisas, porém, ampliando seus efeitos. Clarice nos lembra da importância de dar valor a simplicidade e de olhar a vida com o coração.

Para quem não sabe, Pó de Lua nasceu como um Blog, um cantinho de desabafo da escritora, que ganhou proporções estratosféricas no momento em que se transformou numa fan page no facebook. Desde então, alcançou inúmeros seguidores que se identificaram com o jeitinho de ser da aluada.

Agora, todos vocês podem ter um pouco do pó da lua ao seu alcance, feito pó de pirlimpimpim. Não esqueçam de acessar o site oficial do livro e, para quem já tiver o exemplar, postem seus trechos favoritos no twitter ou instagram com a hashtag #podelua.

"Clarice Freire é recifense, tem 26 anos, é publicitária, redatora, e viciada em coca-cola, para o seu mal e nas palavras - para o seu (?). Apaixonada por Alfredo - seu violão velho - e por tudo que é esquecido, é daquelas que perde o amigo mas não perde a piada e que deixaria todas as coisas por amor. Como não pode, deixa amor em todas as coisas." Sobre a aluada - Blog Pó de Lua.

No dia 30 de agosto de 2014, participou de sua primeira sessão de autógrafos, no lançamento do seu livro, na Bienal do Livro de São Paulo, no Estande da Editora Intrínseca. Infelizmente já havia ido embora, porque adoraria ter tido meu exemplar autografado por essa jovem poetisa.

Pó de Lua não é só um livro, é também uma obra de arte, e um excelente presente para se dar para quem se ama e para deixar sempre na cabeceira da cama. Uma leitura feita de sentimentos, capaz de suavizar a correria do nosso dia-a-dia, preenchendo a nossa alma de inspiração. Quero saber quem gostou, e quem quer um exemplar de presente!! Quem sabe rola um sorteio para vocês?! Digam aí nos comentários :)

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/09/resenha-po-de-lua.html
naestantecolorida 30/09/2014minha estante
Realmente é um livro maravilhoso e muito encantador, dá vontade de colocá-lo na bolsa e levá-lo para todo canto com a gente, ler e reler variadas vezes.

MiCandeloro 01/10/2014minha estante
Verdade Priscila.. hehe Beijos

Byanka 22/03/2016

Pó mesmo só na minha estante
Muito bom, muito bom mesmo. Pena que esquecia o que eu lia imediatamente virando a página. Sinceramente só lembro da rima da contracapa "Para diminuir a gravidade das coisas" algo assim (nem isso eu lembro hue). Enfim... o livro é amparado por uma ótima ideia, mas seu conteúdo não capta a atenção que esperamos que seja captada. Quando conheci o livro, a ideia que tinha em mente era de que eu iria lembrar de cada desenho e de muitos versinhos. Não aconteceu. 3 estrelas para: ilustração e visual do livro (AMO as bordas azuis). Bjo Inês Brasil t amo
Nathalia 22/03/2016minha estante
Graças a Inês Brasil sobrevivemos após a leitura desse livro amém

Marianiceee 11/01/2018minha estante
rt total, mas nem da rima da contra capa eu lembro hehehe

Fer Kaczynski 03/03/2015

Lindo!
Vi este livro na Bienal do Livro ano passado e confesso que não me interessei, na verdade nem sabia do que se tratava, achei que fosse algum livro com história voltada para adolescentes, e desprezei.

Devido a bons comentários de amigas por uma rede social, fui atrás e encontrei numa promoção aqui na minha cidade. Diferente do que imaginei, este é um livro de poesias, estilo Eu me chamo Antônio, colorido e muito criativo, me ganhou logo nas primeiras páginas, me identifiquei com as reflexões.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-po-de-lua-clarice-freire.html
Chellot 03/03/2015minha estante
Vou ler sua resenha. Tenho curiosidade sobre ele.

Chellot 03/03/2015minha estante
As frases do livro são no estilo de Eu Me Chamo Antônio?

Sofis 27/03/2021

Lembro que achei os poemas fofinhos e a estética do livro muito bonita mas não levem para a escola principalmente se você está na adolescência, as piadas quanto a palavra pó me assombram até hoje.
Bia 28/03/2021minha estante
lembro de qnd tu tava lendo ele kkkkk

isabel_fmelo 27/06/2022

Muito lindo!
Há muito tempo eu não lia um livro de poesias, e tão bem feito como esse! Cada detalhe é perfeito e me encantou.
(falo sobre livros no meu perfil do tiktok: @isabel_fmelo)
DANILÃO1505 28/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Elly 22/04/2024

IncrívelMENTE confuso
Esse livro me fez ver as palavras por outro ângulo e mostrou a resignificação de momento que, para muitos, não tem importância.
Não tenho palavras para descrever, só sei que esse livro me fez muito sentido, talvez porque ele seja maluco que nem eu.
Não deu para marcar o livro todo?
Naara.Rosenberg 22/04/2024minha estante
eu lendo entrei em crise existencial

Juliana 08/02/2015

Eu não gosto desse estilo, mas tentei de ler mente aberta.
Para quem gosta é maravilhoso, mas eu tenho a mania de ler rápido que perco as nuances e perco o encanto. A escritora é super criativa e não utiliza da forma tradicional de escrever. O livro é escrito em 4 fases como a lua.
Fer Kaczynski 22/02/2015minha estante
Muito bonitinho esse livro, como falei noutros posts, é bom para presentear

Camila 06/09/2014

Mais gostoso que chocolate!
Quando vi o livro PO DE LUA pela primeira vez, confesso que não me interessei por ele. Não me agradei do titulo e pensei que fosse mais um livro adolescente de vampiros, zumbis e afins. Eu ate gosto deste tipo de livro as vezes, mas pensei que seria mais um... mais do mesmo, de novo.
Ledo engano. Quando ¨baixei as armas¨ e através de um vídeo no Youtube soube realmente do que o livro tratava fiquei encantada! Clarice Freire eh uma fofa, e ponto final. Este livro nasceu de forma natural e sem pretensão pra ela. O livro eh a Clarice, a forma como ela enxerga a vida. Nos mostra que a felicidade esta escondida nas coisas pequenas da vida, no nosso cotidiano, na nossa frente o tempo todo! Basta aprendermos a enxergar.
A forma como ela brinca com as palavras eh deliciosa. De uma simplicidade inacreditável que te faz questionar ¨como eu não havia pensado nisso antes...¨ Os desenhos, que a Clarice chama de rabiscos, são adoráveis e dão um toque especial a escrita da autora. Quase todas as paginas são enfeitadas por arabesques, voltinhas, corações, sorrisos.
Li o livro em pouco mais de 2 horas. A cada pagina lida, um novo sorriso se formava nos meus lábios, na minha alma, na minha vida.
Já se tornou um dos meus favoritos, 4 ever!

O livro em si eh lindo! A Intrinseca arrasou! Capa linda, diagramação linda, formato lindo... amei! =)

Delicado, fofo, inspirador. Assim eh PO DE LUA. Mais gostoso que chocolate.

Filipe Rodrigues 10/09/2014

Concordo com a máxima já tão exaustivamente usada de que "não se deve julgar um livro pela capa". Mas que uma capa criativa e bem trabalhada consegue causar uma boa impressão inicial, é inegável.

E o impacto positivo só aumenta ao abrir as páginas de "Pó de Lua - para diminuir a gravidade das coisas", de Clarice Freire. Talvez um dos trabalhos mais interessantes do ano, o livro traz uma coletânea de poesias e frases baseadas nos pensamentos, conversas e vivências da autora, só que mostradas de uma forma simples, concisa e belamente artística, por meio de desenhos e fragmentos de palavras que se juntam e ganham outro significado. São 192 páginas cheias da caligrafia criativa e desenhada de Clarice, se aliando aos desenhos e poemas de forma a dar a sensação de que o livro não foi impresso, mas feito completamente a mão. Mérito que fica por conta também da editora Intrínseca, que com muito esmero confeccionou o livro de modo a passar tal sensação.

Uma pena que a capa seja um pouco frágil, e vá se desmanchando com o tempo, exigindo portanto um cuidado maior no manuseio do exemplar. Mas isso não estraga a experiência. Com um trabalho lúdico, que trata de amor, medo, maturidade e autorreflexão, Clarice Freire se inicia com o pé direito no mercado editorial. Recomendadíssimo!!!

Laira.Tomaz 14/09/2014

Inspirador!
Pó de lua é o tipo de livro que não precisa de resenhas enloquentes. Se eu escrevesse aqui apenas um "Ownnn!", me chamariam de louca, eu sei. Mas é isso, gente! Contentem-se.

Não dá para ser imparcial ao falar desse trabalho lindo feito pela Clarice. Cada página parece ter sido retirada dos contos de fadas. Todas muito bem acompanhadas de desenhos criados pela própria autora para ilustrar os versinhos "inocentes", embora carregados de verdade e trocadilhos espetaculares.

A obra não possui capítulos, ela conta com quatro fases muito presentes em nossa vida e no céu, é claro. Se me perguntassem diretamente o que achei do livro, eu provavelmente diria: "Pó de lua é o John Mayer da literatura. Beijos!" Isso porque para quem vos escreve, as canções do John são inspiradoras. Difícil ficar de mal humor depois de ouví-las e, este livrinho de 192 páginas causa exatamente o mesmo efeito. Você termina a leitura em questão de minutos sentindo (SENTINDO!) os seus olhos brilharem e a sua primeira reação é, "Como assim? Já acabou? Vou ter que ir dormir agora? Está faltando página nesse livro!".

A grande questão é: você vai ter que ler para entender o que eu estou tentando dizer.

Pó de lua é mais uma prova de que a literatura nacional está renovando seus ares e encontrando maneiras inovadoras de se aproximar do leitor. E ele, de fato, "diminui a gravidade das coisas".

Clarice Freire é Pernambucana e estará na Livraria Cultura do Cine Vitória, RJ, no próximo sábado, 20, para uma sessão de autógrafos. Clique aqui para mais informações.

site: http://www.livrosminhaterapia.com/

Raffafust 05/10/2014

Não conhecia Clarice Freire, tão pouco sabia antes da Editora Intrínseca publicar seu livro que a recifense tinha uma fanpage com mais de um milhão de curtidas. Entrando na página nada me espantou, porque a moça tem talento. Quando mais jovem eu escrevia diários , mais pessoais, dando nome aos bois e dizendo como me sentia naquele dia. Clarice fez isso on line, e de uma forma deliciosa que justifica o sucesso da moça. Ela brinca deliciosamente com as palavras, ela as forma e pega uma parte em comum para com setas ou um jogo de desenhos transformá-las em seu pensamento. Pegar o livro dela em uma livraria é ter a certeza de que é difícil largar, complicado não se identificar com a moça de 26 anos que seja no presente ou no nosso passado tem muito a ver com cada uma de nós, ela se indaga, ela indaga o mundo ... mas de um jeito tão criativo que tinha mesmo de virar livro.
Dividir os pensamentos, os anseios e as delícias da vida com todo mundo é o que ela opta ao abrir frases de sua autoria e publicá-las em livro .
Impossível sair impune do livro, achar que ele é chato ou que alguma coisa não combinou com você. Quem viveu ou vive as dúvidas da vida, as escolhas que fazemos diariamente e não somente por amor, mas na vida como um todo, Clarice vive com a gente, e é por isso que a leitura desse livro foi feita em um dia, porque ele é uma graça.

Carol 24/10/2014

A obra surgiu a partir de uma página e de um blog da autora, onde eram publicados seus escritos e desenhos. O livro lembra um moleskine e temos a impressão de estar lendo os manuscritos pessoais de uma jovem sonhadora, criativa e sensível, dividido em quatro partes, representando as fases da lua.

A autora apresenta vários pensamentos, utilizando jogos de palavras (que eu adorei) na forma de versos, poemas e desenhos. Cada página traz a sensação de palavras fundidas a ilustração, como se fossem uma coisa só. O desenho também é poesia e a poesia também é imagem, fazendo a leveza e a graça que caracterizam a obra.

site: Leia mais em: https://papoliterarioblog.wordpress.com/2018/11/20/po-de-lua/

Gi 06/11/2014

Pó de Lua - Clarice Freire
Livro: Pó de Lua
Autor (a): Clarice Freire
Editora: Intrínseca
Páginas: 192

Quando vi o livro pela primeira vez na internet fiquei louca pra compra-lo, mas quando o vi na prateleira da livraria não me senti tão empolgada para tê-lo.
Após algum tempo me deparei novamente com o livro e dessa vez meu coração sentiu a necessidade de possuí-lo.
Quando cheguei em casa não perdi tempo e comecei logo a devorá-lo, e após alguns minutos terminei a leitura.
Criativo, delicado e charmoso, tem o formato de um dos caderno moleskine, com o efeito de "diminuir a gravidade das coisas".
Fiquei encantada com o livro, com a forma com que ela brinca com as palavras e com isso mostra a felicidade de uma forma mágica cheia simplicidade e uma porção de sentimentos em cada escrita e em cada desenho, capazes de deixar qualquer pessoa com um sorriso no rosto após a leitura.
O livro conta com quatro as fases da lua, a lua minguante, crescente, nova e a lua cheia. Com uma capa super fofa, e com uma escrita que cativa o leitor e torna a leitura mais gostosa e divertida, com o poder de fazer você se enxergar nas frases.

site: http://apenaslivreando.blogspot.com.br/

Cris 12/11/2014

Lindo, lindo!
Uma das coisas mais lindas que já li! O livro é muito fofo, as imagens são lindas e as poesias encantadoras. Amei!