Garoto Encontra Garoto

Garoto Encontra Garoto David Levithan

Resenhas - Garoto Encontra Garoto

Rickelmy3 27/07/2020

Leitura leve.
um livro leve, suave e pra ler entre leituras densas. Acho muito fraco muitos pontos na escrita como o desenrolar de certos personagens e também serem jogados na história sem apresentação o que causa uma leve confusão no começo, mas logo a pessoa se situa.

Carol D. Torre 12/09/2014

O que me levou a ler Garoto Encontra Garoto foram as experiências incríveis que tive com o autor em Todo Dia e Will & Will. Ambos são livros cheio de significados, que por simples que possam parecer trazer reflexões sutis de conflitos importante, porém cotidianos. Além de serem completamente apaixonantes. Garoto Encontra Garoto é o primeiro livro publicado do autor e por mais que não seja um cinco estrelas como os outros, é igualmente simples e bonito.

Paul tem o privilégio de estudar em uma escola onde todos assumem as suas diferenças e são aceitos por elas. Mas isso não quer dizer que sua vida seja livre de problemas. Ele tem que ajudar o amigo que sofre a negação dos pais religiosos pelo fato de ser gay, tem que ver sua melhor amiga mudar completamente por um cara e lidar com a sua complicada vida amorosa.
Um dia Paul encontra Noah, e eles imediatamente sentem uma conexão. E é nesse exato momento que seu ex, Kyle, resolve pedir desculpas e dizer que está arrependido. De repente Paul se vê preste a perder Noah e precisa de toda a ajuda possível para não perder o garoto mais especial que já conheceu.

Se tem algo que logo de cara chama a atenção nos livros do David Levithan é a sua narrativa. É difícil explicar o que, mas o seu jeito de escrever é diferente, único. Especial, sabe? É até mesmo surpreendente perceber como ele pode dizer tanta coisa e de uma forma tão bonita em tão poucas palavras. Ele enche seus livros de passagens lindas, de sacadas ótimas e com uma intimidade gigante com os pensamentos e os diálogos dos adolescentes. Se fosse para dar um único motivo para se ler David Levithan seria esse: a sua escrita.

Preciso confessar que o Paul não tem nada de realmente atrativo ou envolvente. Apesar de não desgostar do personagem, também não me senti realmente conectada com ele. Mas aí entram os outros personagens e tudo muda. Tony, Infinite Darlene, Noah, Kyle e até mesmo o Ted. Todos eles são únicos, especiais, cativantes de sua própria maneira. Não tem como não se interessar por eles, não simpatizar com eles e querer saber mais deles e da relação de cada um com o Paul.
O Noah é foi o que mais me chamou a atenção, seja por causa da sua sensibilidade ou principalmente por causa do seu romance com o Paul. É tão gostoso acompanhar os dois se apaixonando e o que se tornam quando estão juntos. E é ainda melhor perceber que o romance não é o foco, ele é bem dosado e não sobrepõe nenhum dos outros conflitos, assim como o Noah não se sobrepõe sobre nenhum dos outros personagens.
Mas o Tony também tem um espacinho especial no meu coração, toda a sua estória é interessante, mas, principalmente, a forma como ele resolve encarar o mundo e seus problema é o mais especial.

O fato é que o livro não tem um grande conflito, um ponto definido de partida e outro de chegada. Ele fala simplesmente de problemas, sentimentos, dúvidas comuns da vida e principalmente dos adolescentes, fala muito sobre se descobrir, sobre ter coragem e sobre como ela é conquistada através de pequenas coisas e fala muito sobre amor. E uma das coisas que me deixaram mais feliz foi que o final não foi perfeito, ele não acabou com tudo exatamente como se esperava, afinal nunca na vida tudo fica bem ao mesmo tempo. Mas é sim possível ter um breve momento onde tudo parece estar no cominho correto.

Garoto Encontra Garoto foi tudo o que eu esperava, apaixonante, leve, reflexivo e simples. Um livro sem grandes pretensões e que consegue significar muito para muita gente. Acho que o mais incrível é ver um livro publicado há mais de dez anos que já mostrava ser possível viver em um mundo onde todo mundo pode encontrar um jeito de ser quem quiser ser sem medo, onde tudo é aceito e cada um pode ser livre.

"Eu quero flutuar, porque é tão simples assim. Ele está feliz que eu o encontrei. Eu estou feliz que eu o encontrei. Não temos medo de dizer isso. Estou tão acostumado a pistas e mensagens confusas, dizendo coisas que podem significar o que elas parecem significar. Jogos e debates, papéis e rituais, falando em doze línguas ao mesmo tempo porque assim as palavras verdadeiras não vai ser tão óbvias. Eu não estou acostumado a honesta e sincera verdade."

"Parte de amar é deixar a pessoa ser quem ela quer ser."

"Achei a minha maior força em querer ser forte. Achei a minha maior coragem na decisão de ser corajoso. Eu não sei se eu já percebi isso antes, e eu não sei se Tony já percebeu isso antes, mas eu acho que nós dois percebemos isso agora. Se não há nenhuma sensação de medo, então não há nenhuma necessidade para a coragem."

"É assim que uma pequena vitória se parece: se parece com um pouco surpresa e um monte de alívio. Faz o passado parecer mais leve e o futuro parecer ainda mais leve do que isso, mesmo que somente por um momento. Se parece como uma vitória apertada. Se parece como uma possibilidade."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

tiagoodesouza 09/10/2014

Garoto encontra garoto | @blogocapitulo
Quando eu comecei a leitura de Garoto encontra garoto, eu não sabia muito bem o que esperar. Eu já li outros livros do autor, como Todo dia e Invisível. Mas com a temática homossexual não, apesar de ter Will & Will.

David nos apresenta um mundo em que gays e héteros vivem em bastante harmonia; um mundo como deveria ser. Porém, não é uma realidade utópica em que a intolerância não está presente. Ela é mínima e mostrada através de pais religiosos que sabem, provavelmente não tão lá no fundo, que o filho é gay mas não possuem um diálogo aberto pra entender toda a necessidade do garoto para que eles o entendam e aceitem que não há escolha a ser feita.

Todos nós precisamos de um lugar. Eu tenho o meu, essa coleção maluca de amigos, músicas, atividades pós-escolares e sonhos. Quero que ele também tenha um lugar. Quando ele diz "Eu gosto daqui", não quero que seja com tom triste. Quero poder dizer: Então fique.
Página 15.

Mas esse é só um amigo de Paul, nosso personagem-narrador que, durante um show conhece um garoto novo que estuda na sua escola. Noah chama a atenção de Paul de várias formas e os dois se aproximam bastante em pouco tempo. No entanto, Paul vacila da pior forma possível e não vai ser fácil recuperar a confiança de Noah.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Paul. Através dele, conhecemos esse ambiente escolar bem incomum, em que a rainha do baile da escola também é o quaterback do time de futebol americano. E um homem é o líder de torcida. E que provavelmente os dois podem ficar juntos. A rainha é Infinite Darlene e suas passagens são as mais engraçadas do livro. Há um conto no final que nos revela muito mais dela, inclusive a origem de seu nome e nos revela mais de sua humanidade.

Recentemente, participei de um debate literário na livraria em que trabalho sobre a temática LGBT, abordada no livro A menina submersa. Uma das meninas que compareceu perguntou ao militante da causa se ele não achava que estava havendo uma "imposição" do gay na mídia. Eu entendi a colocação dela, mas quando a gente pensa no discurso de ódio propagado por um político em rede nacional e nada ser feito nos questionamos que imposição é essa que não consegue esclarecer as pessoas a entender que o fato de alguém ser gay não vai interferir em absolutamente nada na vida delas. Parem e pensem: o que alguém ser gay vai mudar ou afetar algo em sua vida?
Eu acredito que Garoto encontra garoto é uma pedida muito boa pra quem quiser ver uma história bonita de amor e amizade, recheado de humor e esclarecimentos.

(...) Simplesmente supus que garotos se sentiam atraídos por outros garotos. Por que outro motivo passariam todo o tempo juntos, jogando em times e rindo das garotas? Eu achava que era porque todos nós gostávamos uns dos outros. Ainda não sabia direito onde as garotas se encaixavam na história, mas achava que sabia que a coisa entre meninos era normal.
Página 17.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2014/10/resenha-garoto-encontra-garoto.html
Marcos 10/10/2014minha estante
Oi, Tiago!

Nem preciso dizer o quão estou ansiosamente querendo ler esse livro. Levithan é um dos meus autores favoritos da atualidade e tratando da temática lgbt, pfvr, necessito pra vida! Quero muito ler a relação de Noah e Paul.

Abraços!!

Sueli 10/10/2014minha estante
Primeira resenha que leio desse livro e gostei muito. Achei o tema interessante.
Como gosto muito de comédia romântica, acho que vou amar o livro.
Adicionando à minha lista de desejados (enormeeeee).

LariGaigher 22/10/2014minha estante
Confesso que morria de curiosidade de ler esse livro apenas por se tratar de um livro do David, mas nunca soube exatamente do que se tratava, e agora que sei que é um tema sobre os gays e um mundo onde são aceitos, fiquei morrendo de vontade de ler! Até porque se tem uma coisa que me irrita é a intolerância e o desrespeito, acho que realmente, não influencia em nada a nossa vida se tal pessoa é ou não homossexual. Enfim, acho que vou amar ler esse livro!

JAN 7 01/11/2014minha estante
Nunca li nada desse autor, mas já vi vários comentários positivos sobre sua escrita, a temática neste livro é algo que realmente deve ser discutido, debatido e respeitado, pensar em um ambiente em que gays e héteros convivem perfeitamente bem, com respeito mútuo é algo que eu realmente gostaria que acontecesse, penso que toda forma de amore é válida, e o amor entre duas pessoas do mesmo sexo não é menor do que o amor entre pessoas de sexos diferentes, este livro deveria ser lido por todo mundo...

@jan_araujo7

Lavínia 21/06/2020

Podemos ser infinitos, apesar de sermos finitos
É um livro encantador. Acho que essa palavra descreve bem essa obra. Não posso afirmar que é fantástico, mas é um bom livro. Narrado em primeira pessoa, a história flui bem - apesar de algumas vezes você possa precisar ir ao Google captar a referência a alguma personalidade que não saiba quem é -, a história te prende e o final subtendido deixa um toque legal. Não é um subtendido irritante, que nos deixa chateado com a falta explícita de explicação do que vai acontecer posteriormente. O livro acaba na hora exata e de alguma forma, já sabemos o que acontecerá adiante. A história após o final do livro em si, é muito encantadora também, e saberemos mais um pouco sobre uma personagem tão infinita.

Lelly 12/09/2020

eu amei tanto que nn queria acabar
e por isso fiquei demorando e postergando pra terminar de ler pq eu nn queria sair daquele mundinho lindo e faciante que David Levithan criou...
aproveitei cada página como se fosse a última... Ri, chorei, enfim um livro completo :$)

Vitória Paesi 05/07/2021

Aquele água com açúcar viado que aquece o coraçãozinho
Um garoto, Paul, encontra outro garoto, Noah. Paul tem a vida tranquila, certa, estável, desde pequeno soube que era gay e o mundo decidiu ser gentil com ele, a orientação sexual dele nunca foi um problema. Noah é novo na cidade, novo na escola, não tem muitos amigos e a única certeza que tem é que Paul lhe chamou atenção.
A história é pela perspectiva de Paul, que como todo adolescente vive seus piores dramas aos 15 anos. Ele autosabota seu relacionamento, vê sua melhor amiga se afastar por causa de macho, sofre pelo seu melhor amigo não poder ser feliz sendo gay assumido, se vê em um triângulo amoroso, e faz uma ou outra escolha errada. Mas como eu disse, o mundo decidiu ser gentil com ele. Paul [spoiler] consegue resolver tudo com a ajuda dos amigos, e de bônus acaba ajudando os amigos nesse processo.[/spoiler]

Nas últimas páginas do livro tem uma breve história de amor de Infinite Darlene, uma das amigas de Paul. Até esse momento achei o livro apenas fofinho, mas nesse capítulo eu me emocionei. Infinite Darlene é quarterback do time da escola e é uma menina transgênero. Nesta parte do livro conta o romance dela, as dúvidas, incertezas e ao mesmo autoconfiança que ela precisou criar pra sobreviver no mundo. Mas o mais bonito é ver como isso foi narrado de forma sutil e esperançosa, além de mostrar que sempre vai ter alguém feliz e nos apoiando a sermos quem somos no nosso íntimo de verdade.

Evellyn.Silva 01/07/2020

Infinitos..
Essa foi uma das leituras mais leves que concluí até agora. A escrita do David continua me cativando desde Todo dia, ela é leve e fluída.
Eu tinha decidido ler só alguns capítulos hoje, comecei às 2h e simplesmente não consegui parar até chegar no final.. Eu realmente amei os personagens, mas dessa vez meus preferidos foram os secundários, Tony e Infinite Darlene. Fiquei muito tocada com a história do Tony e queria saber mais sobre a Darlene, a felicidade foi descobrir um capítulo só pra ela no final.

line! 14/01/2022

esperança
eu acho que um bom resumo do sentimento que tive desse livro foi de esperança de um mundo 1% assim, me fazendo lembrar de ?Dois garotos se beijando?

Um livro super divertido de romance,talvez um pouco clichê, e com pautas bem importantes, mostrando basicamente o adolescente evoluindo e aprendendo a se encaixar no mundo, com todos os problemas que tem em volta deles.

gostei muito do livro, principalmente do final e vale a pena ler, bom pra passar o tempo e talvez pra sair de uma ressaca?

Patricia.Oliveira 27/03/2020

Fofo ligeiramente irritante
Uma história bem tranquila, facil de ler, mas tem horas que vc pensa não faz isso porq vai dar errado.

Duda Mendes 21/04/2021

👉Garoto encontra Garoto é uma leitura leve e divertida, que te deixa com o coração quentinho. Temos vários personagens carismáticos, a Infinite Darlene é incrível, eu morria de rir quando ela aparecia. 😁 ⁠

✏️A leitura é fluida e gostosa de ler, escrito em primeira pessoa, narrado pelo Paul descobrimos uma cidade onde todas as coisas se misturam, quando vi já tinha terminado o livro. O livro traz vários temas importantes de serem falas, como amizade, amor, e o respeito, a tolerância, temos o arco do Tony, tentando conseguir a aceitação dos pais religiosos. E o Paul e o Noah construindo um romance. A amizade bonita entre Paul, Tony e Joni. ⁠

💬Só achei o final um tanto atropelado, acho que poderiam ter mais algumas páginas para finalizar mais os personagens, mas eu gostei muito da leitura. ✨⁠

Confira tudo no meu IG Literário @dudamendesleituras
Link abaixo:

site: https://www.instagram.com/p/CNsAGRfp5TJ/

Humberto 20/04/2021

BOM
O universo que o autor cria nesse livro, é fantástico. Bem fora do padrão, isso que me fez apaixonar tanto pela história. Algumas coisas ficam a desejar, não teve um desfecho para cada personagem, ficou tudo muito aberto. Esperava mais do final.

is_raels 29/05/2021

Profundo e sensível
Pensei que fosse uma distopia, uma sociedade errada e diferente demais, mas não, é um universo onde as pessoas se respeitam e se aceitam, algo que não vivemos no mundo real e já estamos acostumados a aceitar que é o normal. Todos os personagens do livro são profundos, me fazendo querer ler mais mil páginas dessa história na tentativa de conhecer o máximo possível de cada um.