Garoto Encontra Garoto

Garoto Encontra Garoto David Levithan

Resenhas - Garoto Encontra Garoto

ACarolinneUs5 27/02/2020

Uma delícia
Adoro a escrita leve do David Levithan. A estória flui muito bem, sempre com muitos acontecimentos, não dá vontade de parar.
Os personagens são adoráveis e é muito legal observar a situação que cada um enfrenta em casa e saber que muitas destas são realidades até hoje.
Recomendo pra quem quer se distrair com uma leitura suave e gostosa.
Nath 28/02/2020minha estante
Já quero ler! hIOhiOHOI Adicionei na minha meta de leitura! ?

ACarolinneUs5 28/02/2020minha estante
Hehehe

@azevedo.augusto 20/06/2021

Clichê importado
Em mais uma de suas obras, David Levittan consegue brincar com os clichês já tão batidos no mundo hétero e traze-los para a realidade LGBT que é sua grande especialidade. A história em si parece não ter muito conteúdo, desenvolvendo uma narrativa com poucos plot twist, mas que consegue se fazer interessante pelo cenário diferente em que é apresentado. Os personagens criados nessa história parecem ser muito comuns e ao mesmo tempo muito únicos. A própria Drag Queen/Quarterback que é apresentada é uma mistura de “Está tudo bem” com “O que está acontecendo aqui?”. Essa foi uma personagem que me intrigou bastante por realmente não conseguir definir bem como era. De qualquer forma, a história é desenvolvida em volta do casal principal. Caso essa narrativa amorosa girasse em torno de um casal hétero, eu diria ser extremamente chata, mas por ser algo pouco visto como um romance Gay as nuances se tornam diferentes. Consegui entender o final como uma espécie de desabafo do autor, uma forma de dizer ao mundo que as diferenças existem e as pessoas conseguem ser felizes com elas. Apesar disso eu ainda esperava um pouco mais, não apenas desse final como do livro inteiro. Não será uma das obras de Levittan que me lembrarei de cada detalhe, mas que valeu a leitura.

Brubs 16/04/2021

Esse livro me deixou feliz, é bem levinho e rápido de ler, eu gostei muito, indico demais!

Jenickson 30/06/2020

Garoto Encontra Garoto (nota: 7/10)
Uma das minhas metas deste mês era ler um livro com temática LGBT, coisa que ainda não tinha feito neste ano. Acabei escolhendo Garoto Encontra Garoto por ser um dos livros mais conhecidos e bem avaliados deste gênero.

A primeira coisa que já pude observar é que o livro conta uma história de romance beeem clichê (bonitinha até, mas vem clichê). É daqueles romances que você lê em um ou dois dias, super rápido, mas tá longe de ser uma obra prima.

Paul é um garoto gay muito bem resolvido desde pequeno. Tem muitos amigos, incluindo Infinite Darlene, a Drag Queen da escola (gostei bastante dela), Tony (também um jovem gay, porém sobre para aceitar sua própria identidade por conta de pais super preconceituosos) e Noah, garoto por quem Paul conhece e se apaixona.

Uma coisa interessante e bem legal que pude observar é que na escola, e até na cidade onde se passa a trama, não parece haver muito preconceito (homofobia), dando a impressão que eles não sofrem muito com isto, com excessão de Tony, que tem pais um tanto conservadores.

Eu dei três estrelas para a história, mas como gostei muito do último capítulo, que é sobre Infinite Darlene, eu dei mais uma hahaha. No mais, recomendo sim a história, é bem leve, comum, e rápida de ler.

LeonardoVicent 17/07/2014

Um novo mundo
Confesso que me surpreendi muito com esse livro em diversas vezes ao longo da leitura. E nossa que mundo maravilhoso esse que o Levithan criou, um livro que foi escrito a 10 anos e que provavelmente ele não pensou que estivesse tão próximo de chegar. Não podia deixar de mencionar o livro Will & Will antes de começar a resenha até por que foi o primeiro livro que li, com a temática gay. E também tenho que admitir que gostei mais do Will do Levithan do que do próprio Will do John Green, e muitos amigos acharam o mesmo. Mas foi dai que me veio a vontade de conhecer mais sobre os livros do David Levithan e foi esse que me veio logo de cara, Boy Meets Boy e amei.

A história é contada em primeira pessoa pelo Paul e nossa! que garoto especial, me apeguei a ele desdo inicio. É um mundo mais moderno onde Homosexuais e Heterosexuais vivem em harmonia. Claro que vemos no livro a abordagem dos pais que não aceitam de tão boa maneira, mas que não discriminam como vemos hoje em dia. O Paul logo no incio do livro se depara com um carainha por qual fica meio que posso dizer apaixonado, e descobre que esse garoto estuda no mesmo colégio que ele. E é ai que o livro fica fofo e perfeito. Vemos o casal se aproximar um do outro da maneira mais simples, Noah por sua vez é novo na cidade e se entrega de cara a companhia e seu dia dia ao Paul e vemos ai que o amor entre os dois é recíproco. Como gestos pequenos que é de dá inveja. Mas nem tudo é as mil maravilhas como pensei haha, sim temos um triângulo amoroso ai que nos deixa confusos e irritados, por que por incrível que pareça, quando o Paul decide se entregar ao novo romance, o seu Ex. Kyle aparece querendo o garoto de volta, e então o que posso lhe dizer é que é uma tortura. Ao mesmo tempo o Paul tem que lidar com sua amiga Jobi que está em meio a um envolvimento com um cara que possa ser que que esteja com ela apenas para se vingar e faze-la sofrer. Coisas do dia a dia do colegial, fins de semana movimentados e famílias com culturas diferentes é isso que vemos em Garoto encontra Garoto e o que eu digo: Leiam o mais rápido que puderem o livro é moderno no modo de se dizer então... mantenha a mente aberta e se você não tem, não leia, por que criticar um livro como esse é pecado! haha Boa leitura ^^

Yara Prado 24/01/2021

Menos instigante do que eu imaginava, mas ainda assim uma história legal.

O personagem principal não é nem de longe o mais interessante do livro e sua história pessoal é meio sem sal, porém seu grupo de amigos faz tudo valer a pena.

Tony foi meu personagem favorito e amei o desenvolvimento dele, assim como a relação dele com o Paul, que amizade fofa!

No geral é um livro bem adolescente, clichê e comum, com personagens únicos e divertidos.

Lavi 17/06/2020

Revigorante
"Garoto encontra garoto" é um livro tão real e utópico ao mesmo tempo, que é até difícil entender onde um começa o o outro termina. É real, pois as questões apresentadas, principalmente os dilemas e acontecimentos na vida dos personagens, são extremamente convincentes. Utópico porque a aceitação e a dinâmica na cidade e na escola é algo que ainda não é uma realidade no mundo. Foi uma leitura cansativa e eu não estava tão pronta para ler no momento que li, por isso as 3 estrelas. E o personagem principal era irritante as vezes. Mas, recomendo muito. E o final é extremamente fofo.
Millena 17/06/2020minha estante
3 estrelas, recomendo

Lavi 18/06/2020minha estante
Nesse nível

Lívia 04/06/2021

Amor, amizade, brigas e reconciliações!
Amei, tantas narrativas diferentes com histórias tão distintas e tão similares ao mesmo tempo. Temos amor, carinho, amizade, intrigas, brigas e reconciliação. A representatividade nesse livro é tremenda e extremamente bonita e real. Cada personagem, apesar de ser uma história rápida e sem tanta profundidade, são adoráveis e nos trazem reflexões importantes, cada um tem sua vivência em casa e com seus amigos e relacionamentos e com cada um pude aprender alguma coisa.

Dear.Manoel.Neto 27/06/2022

Romance encontra representatividade
Um romance focado em dois garotos que começam a se conhecer melhor na escola em que estudam, e não temos só os protagonistas com características individuais e interessantes, desde o descobrimento de sua sexualidade, até a forma como escuta uma música e pinta, mas uma histórias com conflitos reais e personagens secundários tão interessantes quanto, um destaque para o Tony e toda a situação religiosa tóxica de seus pais, e a minha personagem favorita Infinity Darlene uma drag queen, quarterback do time, maravilhosa e orgulhosa de si, nunca errou.

Senti que o livro deixou algumas questões em aberto que gostaria e até esperava que fossem resolvidas nas páginas finais, ao contrário disso nos presenteia com outra narrativa igualmente interessante e sempre nos deixando com um gostinho de quero mais.

Simon 25/12/2021

Gostei
Estou lendo outros livros do gênero e esse me surpreendeu, começou devagar mas aí a história engrenou e achei muito interessante, principalmente as reflexões do protagonista. É uma leitura muito fácil da pra ler em poucas horas.

Tai 01/05/2024

Garoto encontra garoto
Garoto enrola garoto. Não me levem a mal, o livro é bom.
Vamos aos tópicos: esse livro nos apresenta o universo de Paul, um garoto no ensino médio que está lidando com suas questões quando conhece o menino novo na cidade, Noah. Paul tem muitos amigos, é assumido e seus pais lidam bem com isso. Vamos acompanhar esse desenvolvimento.

Essa resenha contém pequenos spoilers mas que não irão prejudicar a história pois não fala de maneira explícita o acontecimento de fato.

O primeiro tópico para não classificar esse livro como ?muito bom? foi que quem fez a arte da contracapa com certeza não teve acesso ao material e foi extremamente pejorativo na descrição dos personagens. Isso me deixou irritada.
Segundo o ponto: as escolhas do Paul ao longo da história. Teve momentos em que meu nível de empatia era quase zero. Não vou dar o spoiler do spoiler mas ele ja havia conversado com Noah, que deixou clara a insegurança dele adquirida no último relacionamento e, bom, não foi uma decisão inteligente quando o Paul foi ?acalmar? o Kyle. Era óbvio que isso culminaria em um dos principais dilemas do livro.
Como bons leitores sabemos que na maioria dos livros os casais só ficam juntos no final então ficamos nessa enrolação de com quem Paul vai ficar. Sinto que o autor tentou passar as decisões que um adolescente tomaria mas igual fiquei impaciente.
Pontos positivos da história: a história do Tony e como ele conseguiu achar uma ?solução? para o momento de vida dele. A realidade dele é algo comum de presenciarmos e a solução encontrada pelo autor não foi um milagre. O conto final com a personagem Infinite Darlene também foi muito fofo.
Outros Pontos negativos com spoilers:
alguns personagens ficaram de escanteio enquanto outros eram colocados razamente. Tipo, Joni e o relacionamento com o Chuck ficou ??? e achei que haveria espaço para trabalhar a relação de Noah com os pais. A relação de amizade de Paul e Joni ???, o plano de Chuck para se vingar ???
Minha classificação é de 3 estrelas porque talvez eu esteja comparando um livro escrito em 2014/2015 com nossa realidade de hoje e esteja sendo injusta. Vejam: vale a pena ler porque tem lições boas dos personagens secundários e até mesmo do Paul. Toda leitura é válida. É isso ???

Vinicius.Novo 18/05/2020

Garoto encontra garoto
Então não sei bem o que dizer, eu tinha muitas expectativas com esse livro, provavelmente porque amo a escrita do David Levithan. O livro não é ruim, mas não me instigou tanto, não teve momentos tão emocionantes apesar de ser um história de amor. Ainda sim, gostei dos personagens, sempre me encanto como o David Levithan apresenta personagens cativantes, e como o autor tem uma visão tão verdadeira da comunidade LGBT, gosto como consigo me ver representado nos personagens. Em resumo o livro foi bem fofo, bem clichê (o que eu amo), meio lento. Mas ainda sim uma leitura que teve momentos bem agradáveis.

easter.ariegg 16/12/2021

Livro mediano.
Escrita bem feita mas meio chata, personagens desenvolvidos e muito bem colocados nas histórias.
O protagonista te conquista no início, para de repente, ele virar um cara babaca (???) no meio do livro em diante. Atitudes que para mim não tem explicação ter feito tal coisa, mas o autor fez questão de ter justificativa.
O parceiro romântico bem desenvolvido, um dos melhores personagens.
Achei o relacionamento entre alguns personagens muito em aberto, Noah e a irmã e os pais, Juni e Chuck e o desfecho de tudo, o Ted em si.
Mas é bom em alguns pontos.

biblio.livy 07/12/2021

amorzinho de livro
Que saudades que eu tava de um romance lgbt jovem e fofo. O colégio desse livro, é o colégio dos meus sonhos. Passei raiva com alguns personagens, e outros entraram no meu coraçãozinho, inclusive Tony, meu anjinho protegido. Um romance bem adolescente, que eu amo demais. Acho que a forma confusa que alguns personagens são apresentados foi o motivo de eu tirar uma estrela, mas isso não atrapalhou a leitura, que foi bem fluida e leve. Recomendo muito