Garoto Encontra Garoto

Garoto Encontra Garoto David Levithan

Resenhas - Garoto Encontra Garoto

Dommie 14/06/2021

boy meets boy
o livro segue bem a proposta de ser um grande clichê só que aquileano, e eu gostei exatamente por isso. o livro não é denso e foi ótimo pra me tirar da ressaca
a única coisa que me incomoda é a construção da infinite darlene que foi bem mal feita, mas o último capítulo até melhora um pouquinho

biblio.livy 07/12/2021

amorzinho de livro
Que saudades que eu tava de um romance lgbt jovem e fofo. O colégio desse livro, é o colégio dos meus sonhos. Passei raiva com alguns personagens, e outros entraram no meu coraçãozinho, inclusive Tony, meu anjinho protegido. Um romance bem adolescente, que eu amo demais. Acho que a forma confusa que alguns personagens são apresentados foi o motivo de eu tirar uma estrela, mas isso não atrapalhou a leitura, que foi bem fluida e leve. Recomendo muito

Thawany.Marcelly 06/04/2021

Gostei desse livro, por ele ser escrito em terceira pessoa me senti parte da da história.

Milk 28/12/2020

É uma história legal, com uma trama que te envolve porque de fora você consegue ver claramente o que vai dar errado, e quando tudo se ajeita é reconfortante.

Iasmim 10/05/2021

Garoto Encontra Garoto
Livro leve e fácil de ler. Romance fofo e enredo interessante. Gostei dessa leitura, me prendeu chegando na metade, a partir daí o livro acabou num instante. Ótimo livro pra ler quando se está entediada(o).

Recomendo!

Pedro Schabarum 23/03/2021

Garoto encontra garoto
Achei o livro muito bom, uma leitura descontraída e suave. Só achei o último capítulo mais difícil de ler, mas o resto tava bacana.

Grailson 10/04/2022

Um pouco decepcionante
Não sei como começar resenhar este livro, mas sinceramente esperava muito mais pela sinopse. Eu li algum outro livro escrito por este autor há muitos anos, e lembro de na época ter gostado, mas este aqui, na maior parte do tempo me frustrou.
O livro tem uma ideia muito boa, que acredito eu, foi mal trabalhada e poderia ter sido explorada de um modo melhor.
A escrita do autor compõe-se de uma linguagem simples e de fácil entendimento neste livro, porém, ainda assim, muitas coisas deixam a desejar.
A história tem potencial para ser boa, ao tratar de um jovem gay crescendo em uma família fanática religiosa, ao mesmo tempo que aborda diversos assuntos com as personagens, inclusive as descobertas do protagonista ao longo do desenvolvimento de seu romance.
O livro tem intenção de ser um romance/drama adolescente e em muitos pontos, consegue proporcionar isso, mas trata de muitos assuntos ao mesmo tempo, alguns deles ficando vagos e sem uma devida conclusão, dando a sensação que todas as outras personagens servem somente de apoio ao protagonista, não sendo assim. bem desenvolvidas
Confesso, que mesmo com todas críticas, achei o final do livro fofo e por isso consegui aumentar um pouco a nota. O capítulo extra da Infinity Darlene é incrível e com toda certeza ela é uma das melhores personagens da história, mesmo não tendo o desenvolvimento merecido.
Não me arrependo da leitura, mas também não recomendaria a alguém, vida que segue.

Ana Pereira 16/01/2021

Leve e divertido
Garoto encontra garoto é um bom livro, me diverti e me emocionei, em vários momentos durante a leitura.
Conta a história de Paul, um adolescente gay e muito bem resolvido quanto a isso, que encontra o grande amor da sua vida, o novo estudante da sua escola. Eles começam um relacionamento, porém acontecem algumas coisas e paul acaba estragando tudo com o boy, mas, logo corre atrás para tentar resolver o estrago... Um romance leve, delicado e divertido. Recomendo bastante para sair de uma ressaca literária.

beattrrzz 09/11/2020

Bem sessão da tarde
É bem previsível e chega a ser um pouco entediante em algumas partes, mas é um bom livro.

Sergio 12/02/2015

Postado originalmente no blog De Cara Nas Letras
Nesta mais nova comédia romântica de David Levithan, Paul estuda em uma escola nada convencional. O melhor quarterback do time de futebol é uma dragqueen chamada Infinity Darlene, que costumava atender por Daryl. As líderes de torcida andam de moto e a amizade entre homo e heterossexuais ajudou estes a aprender a dançar.

Joni e Tony, melhores amigos de Paul, o convidam para ir a um show de um conhecido que aconteceria em uma livraria da cidade. Lá, por acaso, ele acaba encontrando Noah, um garoto que desperta seu interesse... Mas o caso deles está fadado ao fracasso, já que Paul consegue estragar tudo de forma espetacular. Diferentemente de Tony, Paul desde sua infância se assumiu homossexual, o que fez com que nunca tivesse nenhum problema pela sua orientação sexual, quer seja por parte da família, quer seja por parte dos amigos. É nesse cenário complexo que o protagonista terá que encontrar meios para recuperar o tão desejado garoto dos seus sonhos, ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais altamente religiosos que consideram sua sexualidade uma abominação e lidar com o fato de que sua melhor amiga está namorando o garoto mais idiota de todo o colégio. Você seria capaz?

O livro aborda diversas vezes a relação entre os homo e heterossexuais, embora que de forma utópica demais. Essa foi um dos pontos que tachei como negativo, já que distancia o leitor da realidade palpável dos fatos cotidianos. Há também várias passagens que nos mostra como foi a auto-descoberta do protagonista, que nos faz perceber que desde muito novos já possuímos nossa sexualidade formada, embora sempre ou quase sempre haja dúvidas, curiosidades e questionamentos sobre o tema em questão.

O triângulo amoroso formado na obra é breve. Trata-se de Paul, seu ex-namorado Kyle e Noah, o garoto que ele conheceu na livraria. Entretanto, não temos um daqueles tipos de triângulo onde o protagonista se encontra indeciso e fica de mimimi durante todo o enredo. Paul sabe o que quer, o que deixa a obra muito mais fluida e menos melodramática.

Em toda a extensão do enredo conseguimos captar a crítica sutil ao posicionamento da igreja (e de seus fiéis) com relação à homossexualidade. Todavia, o autor não condena a forma de agir dos cristãos, o que creio que seja um ponto positivo. Percebemos que a origem do preconceito vem da desinformação, do medo do desconhecido. David Levithan consegue frisar que há uma boa intenção por parte dos fiéis, mas que muitas vezes a forma de agir é o que deixa a desejar, fazendo o homossexual se sentir rejeitado, totalmente não aceito e até mesmo excluído.

Como já dito anteriormente, Tony (melhor amigo de Paul) também é gay, mas por medo de represálias da família cristã, resolve ficar "no armário". Os problemas familiares acarretados pela exposição da sexualidade são totalmente visíveis em seu caso. Esse foi um dos pontos que me fez ficar mais tenso durante todo o enredo, já que milhares de pessoas, de fato, se encontram na mesma situação. Contudo, no decorrer da narrativa, enxergamos que o amor incondicional é capaz de superar até mesmo os maiores paradigmas da sociedade, basta querermos.

Como todos (ou a maioria) dos livros da Galera Record, a edição de Garoto encontra Garoto está impecável. A capa, além de possuir uma arte gráfica excelente, contém em alguns pontos verniz localizado e alto relevo, dando ao exemplar uma aparência luxuosa e de destaque. Não consegui encontrar nenhum erro gramatical ou de ortografia.

Embora apresente algumas brechas no enredo e situações não resolvidas, o mais recente livro de David Levithan publicado no Brasil é fantástico. Com um enredo inspirador e personagens muito bem construídos, Garoto Encontra Garoto consegue ser sutil ao abordar temas tabu da sociedade.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

let 21/07/2021

Garoto encontra garoto | David Levithan
Esse livro é bem clichê,leve e ótimo pra sair de uma ressaca literária. A escrita do autor é ótima e bem envolvente.
Eu fiquei meio confusa em relação a Infinite Darlene pq não tava entendendo se ela era drag ou trans mas no final pelo oque entendi ela é trans,mas fora isso tudo é incrível!!

Daniela742 25/04/2021

Me fez pensar muito sobre o quão é necessário ser exposto a vivências de pessoas LGBTQI+ para quebrar alguns esteriótipos, fora o preconceito.
Um tipo romance adolescente, porém com um olhar um pouco mais maduro. Leitura super leve.

Ryan 10/07/2021

Eu nem terminei mas vou reclamar mesmo assim
Esse livro é tão chato pelo amor de Deus, o protagonista parece que não tem personalidade alguma. O resto dos personagens são insuportáveis (menos o Noah e o Tony, eles são só sem graça mesmo). O tempo todo eu fiquei me perguntando "esse povo é adolescente?" Porque eles falam de um jeito que absolutamente NINGUÉM fala.
E agora vem a coisa que mais me incomodou, Infinite Darlene. Apesar de nessa sinopse em português falar que ela é uma Drag Queen, sempre que eu pesquisava nenhum outro site ou outra sinopse se referia ela assim, um site disse que ela é trans, e todas as outras sinopses dizem que ela "costumava ser um cara", sendo assim eu vou assumir que ela é trans.
Primeiro que isso dê "costumava ser um cara" é problemático em tantos níveis. Mulheres trans não são Homens que viraram mulheres, mulheres trans são mulheres e sempre foram, elas se descobriram mulheres DEPOIS. (Aliás se a Infinite for mesmo Drag isso também não ajuda, porque Drag é uma forma de Arte, não gênero, não faz sentido isso de "costumava ser um homem").
Depois falam o Deadname dela, isso é tão errado, não falem o nome morto de nenhuma pessoa trans, pelo amor de Deus, nem se for personagem de ficção.
(Se ela for Drag mesmo, então o autor cometeu um erro enorme em fazer disso a única personalidade dela)
Aliás se ela for Drag esse autor deve ter confundido muito as duas coisas, e não conseguiu acertar em nenhuma.
Tirando a problemática a personagem em si é IN SU POR TA VEL, ela é intrometida, não respeita os limites do protagonista, acha que o mundo gira em torno dela e tem uma briguinha idiota com outra personagem irrelevante, além de encher a cabeça do protagonista com surtos que ela tirou da cabeça dela.
Me incomodou muito a forma como eles falavam do namoro da Joni, e eu não sei como essa história termina, e nem quero saber, porque sei que vai ser alguma coisa problemática ou sem sentido que vai passar uma mensagem ruim pro público alvo desse livro (que eu chuto ser jovem impressionável que rouba personalidade de personagem, acha John Green algum tipo de gênio e só lêem livros dele e que nunca teve nenhum contato com pessoas da comunidade LGBTQ além de personagens esteriótipados da globo)

Podem falar mil maravilhas desse autor, depois desse livro eu passo longe de qualquer outra coisa que ele fez.

pedropdr 05/12/2020

garoto encontra garoto - minha opiniao
eu amei o livro, recomendo bastante principalmente pela leitura ser rapida e ser curto, nao te ocupa muito tempo e nao te cansa, muito pelo contrario, ele eh bem leve, te tira algumas risadas e te faz refletir sobre alguns assuntos
me identifiquei bastante com os personagens em alguns aspectos, me conectei muito com eles, torci e sofri tambem :(
foi meu primeiro livro do autor mas eu gostei bastante e pretendo ler outros do mesmo