Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Lavi 19/06/2024

Nós não somos nada nesta vida.
Sou apaixonada pela escrita do lima barreto. desde seus temas beirando ao autobiográfico até seus personagens com grande consciência racial, lima consegue envolver seus leitores com histórias simples e reais. talvez clara do anjos tenha sido o livro do lima que eu tenha menos simpatizado com os personagens. clara é muito ingênua e cassi muito desprezível. claro, era exatamente isso que o autor gostaria que o leitor pensasse. enfim, foi im leitura gratificante, porém me frustrou um pouco pelo caminhar dos acontecimentos.

DessaC 14/06/2024

Embora eu tenha gostado muito das críticas feitas e do ponto central que traz, as descrições geográficas tão detalhadas me cansaram muito, quase abandonei a leitura por isso!
Nos mostra a desigualdade social, o racismo, a vulnerabilidade, a covardia, o patriarcado, a falha da superproteção - nunca é benéfico, você apenas priva, ao invés de ensinar seu filho a se proteger de fato -, e o quão necessário era o casamento para a sobrevivência e status da mulher.

Leticia 13/06/2024

Apesar de já ler sabendo o final já que está na sinopse é bem legal de ler e acompanhar não só a clara mas a histórias dos outros personagens, apesar de ser um clássico brasileiro a leitura é bem fácil.

le.menini 05/06/2024

Meu primeiro contato com Lima Barreto e eu gostei bastante!

Antes de saber sobre fatos pessoais da vida do autor eu havia achado uma leitura ok, depois desses fatos eu vi o livro com outros olhos, não que seja uma obra autobiográfica e etc mas eu consegui entender melhor onde o escritor queria chegar com a obra.

Não achei nada muito extraordinário, não me prendeu tanto mas foi uma leitura legal!

Torie. 09/05/2024

Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Lima Barreto e a experiência foi muito boa. Clara é uma moça muito ingênua, não consegue enxergar o racismo e misoginia que a afeta. Durante o livro, fiquei bem agoniada com suas decisões, já sabendo que não teria um bom resultado no final.

rafar 05/05/2024minha estante
A Clara sendo do team "I can fix him"

Giovana917 01/05/2024

Foi uma leitura péssima que se não fosse pela escola eu teria abandonado, a história é muito melosa que considerem uma chatice e só o final que eu gostei

marielensantanna 27/04/2024

Resenha Clara dos Anjos
Excelente clássico da literatura brasileira! Mas dá uma tristeza perceber que rumo as coisas vão seguir para Clara e eles não conseguir enxergar na sua inocência. Além disso, o livro retrata bem o preconceito que existia e ainda existe

legolas_ 24/04/2024

Ai meu deus tadinha... esse romance é puro sofrimento, pura humilhação.
Lima Barreta foi meio mitoso aqui
banana20 26/04/2024minha estante
vc leneo todos os livros q eu queria ler engual no meu sonho to mar

banana20 26/04/2024minha estante
E NEM ME DISSE NADA

Marcos774 03/04/2024

Nossa esse livro é muito bom, no início as coisas demoram um pouco pra acontecer, mas quando acontecem é uma montanha russa de acontecimentos, esse livro mostra a injustiça vivida pela mulher negra brasileira, Lima Barreto era um gênio a frente de seu tempo

Millena 25/03/2024

Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Lima Barreto e a experiência foi ótima. Clara é uma moça muito ingênua, não consegue enxergar o racismo e misoginia que a afeta. Durante o livro, fiquei bem agoniada com suas decisões, já sabendo que não teria um bom resultado.

booksdalaus 25/03/2024

Clara dos Anjos
"Em Clara dos Anjos relata-se a estória de uma pobre mulata, filha de um carteiro de subúrbio, que apesar das cautelas excessivas da família, é iludida, seduzida e, como tantas outras, desprezada, enfim, por um rapaz de condição social menos humilde do que a sua. É uma estória onde se tenta pintar em cores ásperas o drama de tantas outras raparigas da mesma cor e do mesmo ambiente. O romancista procurou fazer de sua personagem uma figura apagada, de natureza "amorfa e pastosa", como se nela quisesse resumir a fatalidade que persegue tantas criaturas de sua casta: "A priori", diz, "estão condenadas, e tudo e todos parecem condenar os seus esforços e os dos seus para elevar a sua condição moral e social." É claro que os traços singulares, capazes de formar um verdadeiro "caráter" romanesco, dando-lhe relevo próprio e nitidez hão de esbater-se aqui para melhor se ajustarem à regra genérica. E Clara dos Anjos torna-se, assim, menos uma personagem do que um argumento vivo e um elemento para a denúncia."

Sammy.xz 15/03/2024

Clara dos anjos (minha opinião)
Eu não nunca li um livro clássico então achei a leitura um pouco cansativa e complexa, mas a história é muito boa, ainda mais a forma que Lima Barreto trás a questão do preconceito racial naquele século.

Little Mary 14/03/2024

Naturalismo + moral
Possuí muita descrição geografica e detalhamentos profundos sobre a vida de personagens que não são muito relevantes. Isso deixou a narrativa arrastada e chata, principalmente no começo.
Ficou claro pra mim o porquê o livro foi escrito, no desfecho final o autor faz uma crítica a situação, aponta e propõe de forma indireta, a causa e o efeito que levaram a Clara aquela lástima e outras jovens como ela.
É um livro que foi escrito apenas com o objetivo de avisar, mostrar a sociedade situações feias da realidade.

Rebeca1286 13/03/2024

Eu tive que ler esse livro por conta da escola porem eu me surpreendi, a escrita é descritiva e um pouco chatinha no entanto a historia é muito boa, um poço de repertório kkkk gostei de como o autor retratou os fatos e a inocência e ingenuidade da clara dos anjos , confesso que compensa muito ler esse livro