Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

yagho 24/06/2021

que livro bom!! me surpreendeu em todos os aspectos, me revoltou e, acima de tudo, me fez pensar muito. incrível!

Bia 23/06/2021

Livro da escola que só tô marcando aqui para aumentar os livros da minha meta de leitura.

gigizinha08 21/06/2021

Caça ao Cassi
Olha, o Cassi conseguiu invocar tanta raiva em mim que me surpreende eu não ter abandonado o livro por não querer mais me irritar com ele.
(Na verdade, essa raiva que me fez ler mais rápido ainda. Esperto, Lima Barreto)
Além disso, deixo aqui uma dica para os leitores: pesquise a história de vida do autor e depois pense sobre a personagem Leonardo Flores...;)

Beto | @beto_anderson 19/06/2021

Encantado com a escrita de Lima Barreto
depois de alguns contos, esse é o primeiro romance do autor que leio e estou completamente encantado pela forma que ele escreve e vai narrando a história de Clara dos Anjos, que é de fato uma personagem coadjuvante nesse romance, apesar do título. Lima Barreto consegue dar vez e voz a todas as personagens que cruzam a narrativa, dando importância aos feitos e não feitos de cada uma delas para mostrar as nuances de uma miserável sociedade brasileira. Um texto maravilhoso, o qual recomendo muito a leitura.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

LeiturandoSC 18/06/2021

Cassi um homem sedutor ou um canalha ? Ou os dois ?
Primeiro livro que li do Lima Barreto, gostei da forma como é apresentado o ambiente, me fez sentir como se estivesse no Rio a mais de 100 anos atrás. Sobre os personagens, senti falta de uma conexão a mais entre Clara dos Anjos, por ela carregar o título do livro. Foi uma leitura leve, a história aborda pontos importantes como o racismo, patriarcal, o preconceito...

De todo modo, vale a leitura, alguns personagens cruéis, mas acredito ser propositais para o autor, a fim de passar o sentimento de perversidade diante de seus preconceitos e crenças. Esperava mais pelo final da história, ficou um pouco vago, mesmo gostando do diálogo final, creio que se tivesse uma outra atitude de uma personagem em específico, a história tomaria outros ares.

Lopes 15/06/2021

Muito bom!
Um livro pequeno, com uma história interessantíssima e muito gostoso de ler. Pretendo conhecer mais obras de Lima Barreto.

Laís Gonçalves 02/06/2021

Clara dos Anjos
Cassi Jones é o responsável por seduzir jovens e abandoná-las com filhos e reputações arruinadas.
Ninguém consegue o colocar na justiça, por conta do tanto de protetores, encabeçados pela mãe do "menino" de quase 30 anos, que não aceita que o filhinho tenha responsabilidades.

A sensação de ler o livro é de ver um acidente inevitável se aproximando e não conseguir parar de olhar.

Gente... Eduquem os seus filhos. A falta de limites de Cassi criou um monstro, e a superproteção de Clara criou uma vítima perfeita.

----- é uma sensação ruim ver as únicas pessoas sensatas do livro (Marramaque, D. Margarida, Nair e Vicencio) serem ignoradas. O cara literalmente tem um caderno detalhado com cada uma das vítimas do outro cara (a primeira delas, inclusive, tem um dos melhores momentos do livro). E ninguém dá atenção?

----

Anna.Beatriz 27/05/2021

Vale a pena ler
Gostei muito. A história é carregada de humor e críticas. O livro retrata muito bem a dura e triste realidade dos subúrbios. Os personagens são bem interessantes e engraçados. Oq me incomodou foi a necessidade que autor tinha de contar a origem de literalmente todos os personagens, ficou muito maçante a leitura. Além disso, senti falta da protagonista, ela me pareceu apagada em meio a tantos personagens cheios de personalidade e carisma.

gabs 21/05/2021

Aquela que ainda não foi terminada
Li antecipadamente como obra de vestibular, então ainda não tive minha aula de análises sobre. Mas assim né kk Lima Barreto... só ai o livro já ganha mil pontos.
Não sei se era pq minhas expectativas estavam baixas, mas eu tive uma experiência maravilhosa lendo, me diverti e surtei muito lendo com raiva do Cassi Jones e da Clara.

Volto quando eu tiver analisado certinho =)
gabs 21/05/2021minha estante
Tô fazendo só pra organizar a estante, dá trabalho...

Davi.Lima 18/05/2021

Outro clássico pra minha prateleira
Eu nao gostei muito do começo, mas quando eu fui percebendo toda a carga de preconceito, machismo e tudo mais q era normal na quela época o livro ficou mais interessante

Clara 17/05/2021

Todos nós já fomos "Clara" nessa vida!
Com várias críticas sociais e sucintas, Lima Barreto conduz um romance muito criativo e empolgante de ser lido. A escrita é espetacular e de fácil entendimento. Um aspecto que me "incomodou" um pouco porque nunca tinha lido nada assim, foi a apresentação de cada personagem de forma muito demorada (muitas vezes entediante) ou seja, toda vez que citar um personagem ele vai falar inúmeras coisas sobre essa pessoa. No mais, o livro melhora MUITO depois de 50%, porque essas descrições vão diminuindo e a ação da trama vai ficando em evidência.

Ana Claudia 15/05/2021

Cassi, o "pobre menino de 30 anos" que não sabe o que faz
Damos de cara com os maiores erros cometidos na educação dos filhos. Pais que usam o trabalho como desculpa para jogar toda a educação dos filhos nas mãos das mães, e mães que de um lado, dão toda a liberdade e mimam demais, do outro, que prendem totalmente os filhos, tirando a autonomia e isolando da realidade, julgando estar protegendo. São os extremos, que existem ainda hoje. Não só por isso as críticas de Lima Barreto são tão atuais. Clara teve que passar pelo pior para entender a sua posição na sociedade e que como mulher negra e pobre não iria possuir o mesmo apoio e respeito das moças brancas de classe média ou ricas.
Ainda, Lima Barreto diferencia a mulher branca burguesa, da mulher branca pobre, da mulher negra pobre, discussões que só foram levantadas muito depois por feministas como Lélia Gonzalez e Angela Davis. Ainda existem muitas Claras por aí (mesmo que hoje a virgindade não seja o tesouro das mulheres) e até mesmo na Literatura, como Neném, filha de Machona, de O Cortiço.
Mas de todas as críticas de Lima Barreto, Cassi é a mais forte. Não é coincidência que Lima Barreto é da mesma época de Nina Rodrigues, médico que defendia que os crimes são involuntários em certas raças inferiores e, portanto, deviam ser julgados com códigos diferentes de "povos civilizados". Em tese isso não aconteceu, mas na prática muitos Cassis cometem crimes e saem impunes, por causa da sua classe e cor. O sistema judiciário que não trás justiça pro negro e desresponsabiliza o pobre menino branco de 30 anos.