Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Mila 18/01/2022

Clara dos Anjos
Esse romance de Lima Barreto foi escrito no início do século XX mas tem uma história muito atual, cheia de críticas sociais a respeito do racismo, machismo, desigualdade social, hipocrisia e outros.
Um livro excelente com escrita fácil, considerando a época em que foi escrito, e realmente muito importante pra nossa percepção de mundo.

Kaio.Oliveira 16/01/2022

Clara dos Anjos - E o trágico fim de uma mãe negra
A história é boa um violeiro branco que seduzia mulheres negras e consequentemente as largava, em uma época que fazer sexo antes do casamento era quase que um crime, assim a história se passa de Clara dos Anjos apaixonada pelo Cassi enquanto a família da mesma tenta protege la do rapaz, o rapaz porém utiliza suas artimanhas ate que consegue corromper a própria menina, que recebe um fim trágico, sofrendo muita humilhação, machismo e racismo escancarado.

Nena24 13/01/2022

Mta descrição e pouca história
É compreensível todavia pelo fato de ter sido escrito faz tempo. Porém nn é apaixonante, nem nada do tipo. Você não se apaixona pelos personagens, você só assiste? a dor

Daughter Of Hermes 12/01/2022

Casos de família
Gosto muito da literatura de Lima Barreto, da representatividade do subúrbio brasileiro nesse livro também. É um ótimo escrito e o livro é uma leitura simples. Recomendo.

Ronan 11/01/2022

Temas muito atuais e necessários como gênero, raça e discriminação social são as bases dessa obra. Novamente, como em outras obras, tudo se passa nos subúrbios do Rio de Janeiro de início do séc. XX. Com minucia ele descreve os tipos humanos e mesmo a geografia dessa área da cidade em que ele o autor habitou, e pela qual nutria uma relação de amor e ódio. O núcleo familiar em torno do qual se desenvolve a história é composto por um carteiro, sua esposa e sua filha mestiça e os melhores amigos do carteiro, o padrinho da garota (Marramaque) e o português Lafões, todos com duas personalidades e modo de vida suburbanos descritos pelo autor.
Ocorre que a jovem filha do casal acaba por se interessar por Cassi, um malandro branco deflorador de garotas e escroque dos subúrbios. Ele fora chamado para tocar em sua festa de anos. A obra gira em torno de como esse malandro vai se aproximando de Clara através de várias artimanhas e da intervenção do Meneses, um “dentista” que frequenta a casa da garota a título de lhe tratar dos dentes mas que, a serviço de Cassi, lhe entrega cartas e leva cartas as suas a ele. Marramaque, que se opõe a Cassi ferrenhamente acaba por ele assassinado. Essa relação entre uma jovem mestiça, suburbana, de família simples, criada pelos pais de maneira despreocupada e superprotegida, influenciada pelas letras das modinhas românticas e um malandro branco, vindo de uma família suburbana que se pretendia melhor que as outras dá o tom.
Cassi acaba por deflorar Clara como já tinha feito tantas outras vezes, já que protegido pela mãe e passando impunemente pelas autoridades. Ela engravida e quando vai à família dele exigir casamento é zombada pela mãe dele, que não aceita o casamento de seu filho, malandro, vadio (pois não trabalhava e sem grandes instruções) com Clara pelo fato de ela ser mestiça e por, em tese, ser de uma classe social inferior, embora todos sejam do subúrbio.
Clivagens de raça, gênero e condição social ficam muito evidentes na obra que possui notas autobiográficas do autor em seu bojo.

Lu :) 06/01/2022

Clara dos Anjos
Clara dos anjos é um romance clássico escrito por Lima Barreto, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, no século 19.
O livro conta sobre a vida de clara, uma garota negra moradora do subúrbio filha do carteiro Joaquim. Vivendo uma vida simples, e sempre dando orgulho a sua família, Clara almejada com o romance dos sonhos, do qual ambos seus pais a privavam.
No dia de sua festa de aniversário Clara é presentada a Cassi Jones, um homem mal carácter, mal visto por toda cidade, conhecido como "violador de mulheres".
Clara então se apaixona por Cassi e eles começam a trocar cartas, e ter que aguentar as consequências desse amor proibido.

lu 05/01/2022

não aguento mais os clássicos da literatura brasileira
gostei do livro? sinceramente não sei pq eu não entendi nada antes dos 70% kkkkk
mas achei legal a mensagem a pobre coitada da clara assim como todas nós se apaixonou por um merda e se ferrou enfim gente como a gente

Giu 02/01/2022

2019 - 2022
Comecei esse livro no segundo ano do ensino médio, em 2019, para uma prova de literatura que eu teria. Não deu tempo de terminar antes da prova e eu acabei deixando ele de lado. Um dia desses resolvi terminar de ler e, apesar de ter dado umas bocejadas por conta da escrita, foi uma leitura legal e bem interessante.
Super recomendo, te leva a refletir.

Elisabete Bastos @betebooks 31/12/2021

Apaixonada pela escrita de Lima Barreto
Lima Barreto
Eu li pela Editora Penguim & Companhia das Letras e quanta diferença para a compreensão do texto. Existe um cuidado por parte da equipe para apresentar a obra, Introdução, Prefácio e Notas de rodapé. As notas foram elaboradas Lilia Moritz e Pedro Galdino. As notas permeiam o texto todo servindo de embasar com a História da Corte, os logradouros, os sinônimos de palavras em desuso na nossa língua. O Lima Barreto tinha uma formação culta e demonstra em seu livro. Portanto, com este auxílio de ouro pude me envolver e me cativar pelo escritor carioca, mulato, que morou muitos anos no subúrbio, principalmente, em Todos os Santos.
Quero salientar que sou carioca e suburbana, portanto, acresceu o meu atrativo pela obra. Ele comenta da cidade do Rio e as estações férreas e suas populações locais, do início do séc. XX.
Ele afirma em sua obra que o subúrbio é lugar dos infelizes. Aqueles pobres, maioria, que nada tinha e procurava alguma coisa para fazer indo de trem ao centro da cidade para arranjar algum trabalho.Em muitos locais, sequer havia uma bica de água comunitária. O Prefeito Pereira Passos revitalizou o centro da cidade; retirando os pobres para os lugares distantes e a ferrovia trazia, a cada estação inaugurada, um local próximo para morar e se ter meios de estudos e lazer. Méier era a capital do subúrbio. Caros leitores, fiquei abismada com a gama de informações trazidas por este livro. Mas, voltando ao cerne do enredo: Clara, mulata, tem 17 anos, filha única, tem estudo, filha de mulatos. O pai é carteiro e dá uma boa condição a família. Não se tem luxos, mas se vive de forma digna. Há uma intromissão nesta vida tranquila: Cassi Jones, branco, cínico, cantor de modinhas, um egoísta, não apreciador do trabalho, mas de meios de jogos ou rinha de galos. Além de ser avesso ao trabalho gosta de se aproveitar de jovens e até de mulheres casadas.
O autor demonstra o preconceito enraizado na sociedade e neste caso, vamos atentar uma leitura que nos fará refletir como o tema é atual e como a pobreza dificulta ascender socialmente. Uma lição sociológica e histórica.

CAcera3 30/12/2021

A história de um homem sem nenhuma índole que não sabe outra na vida que não seja enganar e a crítica ferrenha do Lima aos tratos para com os pobres, negros e desprotegidos.
Clara é uma moça simples moradora de um subúrbio no Rio de Janeiro, filha de pais de bom caráter, cercada de cuidados e amor. Uma presa ideal para Cassi Jones, um jovem de família abastada cuja mãe o defende de toda acusação, o pai morre de desgosto por suas atitudes e suas irmãs sentem vergonha de sua reputação.
O deflorador de moças de origem humilde e conquistador de mulheres casadas escolhe sua nova vítima. Será que Clara terá sua vida manchada por esse ser ignóbil?
A escrita do Lima Barreto nessa novela é carregada de críticas ácidas impregnadas em descrições de ambientes, pessoas e na concepção de ações e personalidades.
Não achei uma escrita tão fluida pois ele divaga bastante e estende sua narrativa para a identificação de personagens coadjuvantes também. Se fosse apenas a história direta, acredito que seria apenas um conto. Mas essa construção narrativa é importante para os objetivos didáticos do autor no livro.
Mesmo assim é uma leitura rápida, impactante e com um final que me deixou desconcertada, incomodada. E acredito que era uma das intenções da história.

Laura.Julia 27/12/2021

Clara dos Anjos
Clara dos Anjos é uma história que se passa no início do século XX, no Rio de Janeiro. Nela, um homem chamado Cassi se aproveita de Clara, uma jovem humilde, e depois a abandona grávida. Esse livro retrata um acontecimento cotidiano muito triste, recorrente não só na época em que foi escrito, mas também nos dias atuais.

Marcos Ogre 26/12/2021

Breve comentário sobre "Clara dos Anjos"
"Clara dos Anjos" é um impressionante e muito eficaz retrato do subúrbio carioca em seu começo de século XX, e cria um maravilhoso senso de comunidade, com seus diversos pontos de vista e histórias interligadas. Contudo, embora curto, é um pouco difícil de acompanhar, por vezes pouco divertido e essa miríade de personagens pode dificultar a compreensão do rumo da história. Não se pode negar, todavia, a qualidade literária presente na obra, que tem uma beleza narrativa ímpar no que diz respeito à prosa. É desses clássicos que acabam se justificando enquanto tais (tanto positiva quando negativamente).

Jackson 20/12/2021

Lima Barreto Grande visionário
Evidente o olhar crítico do papel da mulher numa sociedade machista, hipócrita, que vive de aparência. Já nos primeiros capítulos Lima Barreto demonstra sua insatisfação com o lugar que era destinado às mulheres principalmente as pretas e mulatas. É uma história triste e que até hoje em determinadas regiões e circunstâncias acontece. Que história! Que empatia.