Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

maria clara 06/06/2022

resenha crítica de "Clara dos Anjos"
?Clara dos Anjos? é um livro escrito por Lima Barreto no ano de 1922 e publicado em 1948. A obra conta a história de uma menina de dezessete anos que é negra, pobre e vive no Rio de Janeiro durante o início do século XX. Aqui vamos ver como Clara é atraída para as mãos de Cassi Jones, um homem que tem má fama por namorar mulheres solteiras e casadas e depois abandoná-las grávidas. Por isso, os pais da menina não gostam desse rapaz e querem a filha longe dele.

A estrutura do livro geralmente é a mesma em todos os capítulos. Um ou mais personagens são apresentados, mostrando a sua história e ligação com a família de Clara ou de Cassi. E depois da exibição dos personagens e a sua narração, temos diálogos para finalizar os capítulos.

Nessa obra é retratado o machismo e o racismo que as vítimas de Cassi sofriam. Por falta de educação sexual e de como se defender, também é mostrado que a maioria das mulheres só trabalham em casa e não são tão presentes na sociedade.Entretanto, do ano que o livro foi escrito até hoje tivemos muitos avanços em relação ao machismo, como: mulheres tendo direito ao voto, poder praticar futebol, a delegacia da mulher ser criada, a aprovação da Lei do Feminicídio e a importunação sexual feminina passar a ser crime.

Na história o racismo também é bem visível, em alguns trechos da obra ele é citado, ?se ele quisesse casar não escolheria Clara, uma mulatinha pobre, filha de um pobre carteiro?. A própria Clara sabia que provavelmente não seria a 1ª nem a 2ª opção para um casamento com alguém da classe social de Cassi Jones, mas por ter sido iludida pelo galanteador acabou criando esperanças. A temática sobre Clara não ser uma opção de casamento acontece até os dias atuais, e ela recebe o nome de ?solidão da mulher negra? assim como muitas mulheres negras expressam na arte a dor que essa solidão causa na sua vida, em ?The Other Woman? de Nina Simone no ano de 1959 e em ?Normal Girl? de SZA do ano de 2017.

Além do racismo o autor denuncia o descaso em que o subúrbio do Rio de Janeiro é deixado pelas autoridades, ?é assim o subúrbio, na sua pobreza e no abandono que os poderes públicos o deixam?. Hoje em dia pouquíssimas coisas mudaram, não só no Rio de Janeiro, mas sim no Brasil todo; segundo o site G1, 47,6% (100 milhões de pessoas) da população não tem sequer coleta de esgotos, mesmo pagando impostos como o IPTU. Esses impostos não são pagos de agora, desde o passado eles são cobrados, e essa cobrança é citada no livro, ?[...]cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos [...] nem lhe facilita a morte, isto é, o acesso aos cemitérios locais? e é assustador pensar que quase nada mudou.

Lima Barreto foi muito a frente do seu tempo quando escreveu essa obra, ela serve como uma denuncia sobre as desigualdades e fala sobre muitos assuntos em poucas páginas. Provavelmente esse livro foi um lançamento muito polêmico para época em que foi escrito e faz muito sentido em ser uma leitura obrigatória, já que fala sobre temas tão antigos e atuais ao mesmo tempo.

Juh 03/06/2022

Um clássico... talvez se não fosse, eu não teria lido. A narrativa é pouco elaborada e as personagens são rasas, mas compreendo que essa pode ser uma avaliação anacrônica.

Sushizinha 01/06/2022

Não somos nada nessa vida
Tive um trabalho da escola sobre esse livro e, por isso, precisei lê-lo. É uma história que trata de assuntos importantes, mas que não me prendeu, embora nos deixe reflexões valiosas. Admito que dei umas boas cochiladas enquanto lia e, infelizmente, acabei não retendo muito do conteúdo. Mas, se você gosta de clássicos que retratam de forma crítica a realidade, vai fundo.

oieamare 11/05/2022

meu clássico favorito ?
Li a primeira vez na época da escola e lembro que me emocionei muito. Relendo agora, não deixo de me emocionar novamente com a história vivida por Clara e descrita por Barreto.
Clara dos Anjos é uma história dura e sincera sobre a realidade do povo brasileiro, em vários momentos sendo bem brutal a existência.

É uma leitura que te faz pensar sobre posição social, de gênero, raça e cor. Difícil não sair mudado depois da leitura.
É um daqueles livros que muda a gente pelo resto da vida...

manula 07/05/2022

clara dos anjos
não é ruim mas é um romance de clichê é interessante umas coisas abordadas mas não me surpreendeu ainda mais como acabou é bom pra passar o tempo

Prissy021 05/05/2022

11. Clara dos Anjos - Lima Barreto (2022 - Abril)
* [Romance]
- ? Cada um de nós, por mais humilde que seja, tem que meditar, durante sua vida, sobre o angustioso mistério da morte, para poder responder cabalmente, se o tivermos que o fazer, sobre o emprego que demos a nossa existência?
Avaliação: ? ? ?
Me estressei a cada capítulo com a Clara e principalmente com o Cassi; A semelhança com o Brasil atual chega a assustar; Linguagem formal ? pode dificultar um pouquinho a leitura; Desfecho previsível e sem desenvolvimento ? prefiro livros que surpreendem; Interessante; Curtinho

Bê. 04/05/2022

Sobreracismo,misoginiaeoutrastantasmazelassociaisbrasileiras
A história da Clara dos Anjos traduz bem a veia naturalista do autor.
Essa obra expõe de forma muito crua as opiniões e preconceitos de Lima Barreto, vez que o autor incorpora ao texto vários elementos autobiográficos, com temas acerca da dependência alcoólica, demência, bem como de desigualdade racial e social.
O subúrbio é elevado quase à personagem pela relevância que ele tem no desenvolvimento da história.
Merece destaque também a forma como o autor, de certa forma, consegue ser a frente do seu tempo ao debater temas como o colorismo racial, tão em voga nas discussões atuais.
É um livro difícil de engolir, é impossível passar neutro por essa leitura. É capaz de despertar no leitor tristeza, compaixão, frustração, asco e muita reflexão.
Só não dei cinco estrelas em razão do livro, justamente por ter incorporado tantos traços autobiográficos do autor, traz também alguns de seus preconceitos naturalizados.

A respeito dessa edição, ela também contém textos introdutórios muuuito interessantes que contextualizam muito a época e a biografia do autor. Entretanto todo são cheios de spoilers a ponto de revelar toda a história sem guardar nenhum detalhe. Na minha opinião, essas leituras complementares deveriam constar ao final do livro, pra não comprometer a experiência literária.

arthur_arrais 30/04/2022

Um clássico necessário!
Um livro de fácil leitura, que nos expõe o que
havia de pior no Rio de Janeiro do século XX (e
que se faz presente ainda nos dias atuais do
país): segregação social, racial e econômica da
população negra.

LottysMaffhaus 28/04/2022

Um clássico dos clássicos
Feito cinema, existem filmes obrigatórios para entender a 7° arte, aqui vós aplico a mesma lógica para explicar a história do Brasil e literatura nacional num todo.
Lima Barreto escreve nesta obra uma fotografia em palavras sobre cada parte do Rio (eu sendo de Pernambuco, me perco um pouco, mas sempre deixando em excelentíssimo detalhes.) focando no âmbito de denúncia tanto religioso, quanto machista ou social. No decorrer da obra vemos a mescla do naturalismo,realismo e algumas pitadas de romantismo quando vemos a visão de Clara, por exemplo.
O modo em que a condição, a vida, o seu natural naquele ambiente (no caso a pobreza) parece que move a história por passos, como cito também o Meneses ou "O poeta". A criação de uma "espécie de antagonista" como Cassie, onde aumenta o drama e demostra como a lei ou a justiça era perante a burguesia branca no Brasil/Rio.
Os esteriótipos, as ofensas ou mesmo as rodas de modinhas e poemas jogados pelos mínimos alfabetizados na região, é uma película da realidade, do povo pobre e angustiado, que não pode fugir (diferente da elite), uns lidam com a morte ou suicídio. Está ficção é real, pois quando ajoelham-se implorando aos choro por justiça, lembro-os aqui no dia 2 de junho de 2020 no estado de Pernambuco a aplicação deste mesmo Brasil pelos simples de baixos. aos iguais perante a vida, a morte ou lei.

Knupp 12/04/2022

Clássico para quem quer começar
Clara dos anjos não foi o primeiro livro de Lima Barreto que li, mas foi o primeiro que gostei.
O enredo da história é bom, é interessante acompanhar o desenvolvimento da relação de clara com Cassi (odeio com todas as forças) pelas cartas.
O livro tem uma fortes críticas sociais, o final é o mais surpreendente de certa forma (para mim leitora de romances ?felizes para sempre?), mas retrata bem uma situação que várias moças passam e já passaram.

Giu :) 06/04/2022

Clara dos Anjos
Gostei bastante do livro, age como uma denuncia da sociedade, que ainda não teve muitas mudanças. Uma coisa que me agradou bastante foi a maneira de narrativa e como os personagens são bem escritos.
As mortes mexeram comigo de verdade =( o final também...
No mais foi uma leitura boa, recomendo.

Rayane166 02/04/2022

Uma leitura interessante
Mesmo tendo dado três estrelas e meia Clara dos anjos foi uma leitura boa, tive que ler para uma prova de escola e nunca pensei que iria prender tanto, o livro fala muito sobre racismo, discriminação e preconceito.

Escrito por Lima Barreto uma leitura que todos deveriam uma dia realizar, Clara criada por pais protetores se tornou muito ingênua com as pessoas a sua volta, não vendo a maldade humana, já Cassi Jones um completo pilantra viu a oportunidade de desonrrar a garota.

Confesso que fiquei com bastante raiva de alguns personagens, principalmente o Cassi, mas esta leitura me mostrou como o racismo mesmo depois de anos da publicação ainda não diminuiu.

Uma leitura que todos deveriam realizar.

Dani 01/04/2022

Um livro importante que traz diversas reflexões. Lima Barreto explora situações que até hoje são pertinentes, retratando uma mulher negra cheia de projetos e esperanças perdendo tudo. No geral, é uma leitura fluída e bem emocionante com diversas críticas sociais e posicionamentos por parte de Lima.

Gilberto.Junior 31/03/2022

Uma escrita muito boa de Lima Barreto sobre o preconceito racial no Brasil do início do século XX, mas que ainda é visível na realidade atual.

Larissa1260 19/03/2022

Leitura para escola
Um livro muito fluído, que conta a vida nos subúrbios do Rio de Janeiro em 1922.
O protagonista Cassi Jones é um cafageste conhecido por desonrar as moças negras e pobres. Clara a protagonista feminina do livro se apaixona por ele, e assim acontece o desenrolar da história.