Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

lu 01/03/2021

Clara dos anjos
Achei o livro muito entediante, as descrições dos personagens eram maçantes e longas demais. Porém entendi a mensagem do livro, sobre o preconceito racial e o lugar que a mulher ocupa na sociedade.

Ramalho 20/02/2021

A forma certa de abordar um abuso!
É a minha primeira experiencia com o autor. Antes de todas as leituras de qualquer autor clássico, eu busco fazer uma pesquisa cronológica sobre suas obras e biografica de sua vida para saber um pouco como estava sua idade quando produziu tal e assim...o que acontece foi que pelo que vi, a obra foi publicada postumamente e nisso muitas coisas vem a minha cabeça, como se a obra está incompleta ou nao, o que ainda faz dessa obra ser melhor. A critica por tras é muito concreta, vissivel, e o melhor, os personagens não são romantizados como acontecem nos dias de hoje. Um predador sexual é um homem perigoso, ele não se importa com voce, e nisso, sumir o personagem no final fez com que só pudessemos ver melhor quem ele realmente é, afinal nao falar, é o que faz dele ser ele. Ainda mais temos a escrita de Lima Barreto, que é simples, mas que eu confesso que senti dificuldade de inicio graças a sua explicaçao atemporal da vida das personagens, ele conta sobre quem elas sao até o final, nao poupa tempo; se um deles nao foi apresentado, ele ainda será. Isso me confundiu deveras pouco, mas, nao tirá o merito da obra. Ele é um classico pois sao assuntos que existem, infelizmente, até hoje...

Olivia.Paulo 14/02/2021

Clássico da literatura brasileira
Em geral eu gostei do livro apesar de ser bem diferente do que estou acostumada a ler, Lima Barreto em sua obra conseguiu explicitar diversas mazelas sociais brasileiras.

Monique 03/02/2021

Eu simplesmente amo esse livro. É uma leitura tranquila e fácil, apesar de ter algumas descrições um pouco pesadas. O final é triste e eu gostaria que fosse mais longo, mas não deixa de ser bom.

Júlia 03/02/2021

- Mamãe! Mamãe!
- Que é minha filha filha?
- Nós não somos nada nesta vida.

Lima Barreto trata de assuntos pesados nesse livro. Expõe muitas hipocrisias enraízadas na nossa sociedade.

Lu 02/02/2021

Muito boa
A obra aborda muitas questões sociais e mesmo sendo do século XX ainda faz-se presente

bobbie 02/02/2021

Clássicos brasileiros. Leia, conheça a nossa literatura
Durante muitos anos, escondido atrás do véu da minha formação acadêmica em literaturas de língua inglesa, me "desculpei" por não ler os nossos clássicos. Agora estou começando a corrigir esse erro. Lima Barreto é o mais recente a entrar na minha lista de débito com a riquíssima literatura tupiniquim. Neste livro vemos o retrato da "malandragem carioca" na figura do jovem boêmio, bonito, galanteador, que se aproveita de seus dotes físicos, juventude e seu ofício mal executado (a música) para conquistar as mais variadas moças da sociedade carioca, desde as casadas e de boa situação econômica, às mais pobres, passando pelas solteiras, usá-las e descartá-las em meio à infâmia e à humilhação pública, sempre se safando de seus "crimes", por ser homem. A vítima da vez é a donzela do título, Clara dos Anjos, filha de um carteiro pobre, de família honrada, mas que se vê rebaixada quando cai nas graças do galanteador, engravida e se perde. Pobre, mulata, menina nova, desonrada, Clara é mais uma a engrossar o rastro de perdição e tragédia que o machismo social da sociedade carioca do século dezenove lhe reserva (mudamos muito de lá pra cá?). Com uma linguagem de fácil assimilação, apesar do linguajar típico à época, obviamente, Clara dos Anjos nos mostra os danos seriíssimos que uma sociedade machista e patriarcal pode causar, danos estes que vão muito além de um filho bastardo e uma honra manchada para a vida.

Barbara 29/01/2021

Romance ou tragédia?
Cassi Jones tem a fama de seduzir e desonrar garotas e depois abandona-las, se eximindo de qualquer responsabilidade. Clara dos Anjos é uma jovem ingênua que ignora o histórico do rapaz.
Narrativa de facil compreensão e dinâmica, que consegue contar uma história passando pelo ponto de vista de diversos personagens.

saralupion 27/01/2021

Dolorido, real e angustiante
A história é toda marcada por uma série de dores, presentes nas trajetórias pessoais de praticamente todos os personagens.

Embora Clara, a protagonista, passe por ?maior sofrimento?, todos os outros possuem passados dolorosos e pensamentos que despertam agonia ao se ler. Gostei da forma como o autor deu espaço para a apresentação e desenvoltura de cada um dos seus personagens.

Senti o peito apertar em diversos momentos, mesmo conhecendo o enredo previamente, Lima Barreto me surpreendeu! Clara dos Anjos é uma ótima aposta de leitura.

Yuririn 23/01/2021

A história que se passa em meio a sociedade do RJ no século XX trata de assuntos como preconceito, superproteção dos pais e como a mulher era vista nesse período. O tipo de restrição vivida por Clara e as decisões que ela toma com seu conhecimento de mundo limitado, somadas aos acontecimentos causados/sofridos por outros personagens (principalmente com Marramaque!!), instigam você a querer saber o que vai acontecer. Particularmente, gostaria que o que aconteceu com Cassi no fim fosse mais severo ou diferente, mas entendo a escolha que o autor faz em relação a essa personagem, pois desse modo consegue passar uma mensagem pesarosa, mas real, no final.

Luiza 19/01/2021

Achei o livro bem fácil de acompanhar e bem acessível, mesmo sendo uma obra de quase 100 anos atrás. A mensagem principal busca criticar o desprezo e descuido que toda a sociedade, inclusive autoridades, tem para com as meninas e mulheres pobres mestiças e negras, ao passo que também serve como um alerta para essas mulheres não se deixarem enganar por homens que querem se aproveitar delas e também alerta para os pais não criarem suas filhas pobres, negras e mestiças, com proteção em demasia e isolamento da sociedade, uma vez que a ingenuidade fruto desse tipo de criação pode acabar com a vida e o futuro delas. É uma mensagem difícil de digerir, mas entendo que foi escolhida por Lima Barreto justamente por ter sido ele um homem negro que sofreu o racismo na pele e, portanto, penso que escreveu o livro de um lugar de preocupação com as mulheres negras e mestiças como ele, e não em um tom moralista. A intenção cuidadosa do autor ficou ainda mais clara pra mim pela forma com que ele trata a história, evidentemente criticando e condenando o preconceito com o qual as personagens pobres e negras são tratadas. As críticas sociais foram o que eu mais gostei no livro, desde a crítica principal, até as críticas sobre o descaso governamental com as partes mais pobres da cidade, a arrogância da classe média com pretensa origem europeia, a falta de perspectiva gerada pela pobreza e o alcoolismo vinculado à ela. Achei ótima a parte em que o autor faz Clara desconfiar da má-fama do cafajeste Cassi sob a justificativa de que ele não poderia ser tão ruim quando frequentava casas de doutores, coronéis e políticos. Essa parte explicita a ordem social na qual os homens que ferem mulheres pobres, negras e mestiças não só não são punidos, como continuam sendo acolhidos em todos os círculos sociais, enquanto a mulher é a única desonrada aos olhos de todos e excluída. Gostei também das descrições das vizinhanças do Rio de Janeiro, que proporcionou uma boa ambientação do local na época. Não achei fácil me conectar com as personagens, apesar de achá-los interessantes. Também houveram alguns pontos da trama que foram usados apenas para críticas circunstanciais, mas que não tiveram nenhum papel real para a história, como a mansão que abrigava uma igreja evangélica americana, que é apresentada no início mas nunca mais voltou a ser mencionada depois. Com certeza é um livro que continua atual, pois até hoje pode-se dizer que a sociedade brasileira se comove com a dor da mulher branca rica e ignora o sofrimento da mulher negra pobre, o que acaba sendo outra forma de vulnerabilizar esta mulher. [Livro lido em janeiro de 2021]

Fernanda.Isabely 13/01/2021

Bem bom!
O livro faz uma denúncia racial e social da vida no subúrbio contando a história de Clara, uma menina ingênua, pobre e negra que é seduzida por Cassi. Apesar de ser bem curto e rápido, Lima Barreto consegue fazer você se envolver no drama dos personagens, eu gostei!!

Matheus.Augusto 12/01/2021

Meh
Nada mais que um episódio de novela dos anos 90, tem alguns momentos muito bons, mas achei meio enrolado

anaruiz 05/01/2021

Resenha Clara dos Anjos
“Clara dos Anjos”, foi o último livro escrito por Lima Barreto, em 1922, mesmo ano de sua morte; entretanto, a obra foi publicada somente em 1948.

Conta a história de Clara (dos Anjos), uma menina de 17 anos, negra e pobre, que vive no subúrbio do Rio de Janeiro com seus pais, Joaquim dos Anjos e Dona Engrácia. A vida da personagem muda de forma drástica quando é apresentada no dia de seu aniversário a Cassi Jones, um rapaz de pouco menos de 30 anos, branco e que possuía grande histórico de defloramentos e sedução, incluindo mulheres casadas.

Cassi se aproxima de Clara, que iludida com a promessa de amor eterno, se entrega a ele, mesmo com a reprovação de todos ao seu redor. Após um tempo, Clara descobre que está grávida e, ao saber disso, Cassi desaparece.

Clara, desesperada, acaba procurando sua vizinha, Dona Margarida Weber, para lhe pedir um remédio abortivo, mas a vizinha acaba encorajando a moça a contar para seus pais que está grávida. Clara, junto de Dona Margarida decide ir à casa dos pais de Cassi, onde foi recebida pela sua mãe com um discurso extremamente preconceituoso.

O livro conta com um final impactante, quando Clara volta para casa desolada pelo diálogo com a mãe de Cassi e diz a sua mãe "nós não somos nada nesta vida!" percebendo sua ingenuidade.

A obra aborda temas como o preconceito racial, a obrigação social do casamento e o papel das mulheres na sociedade fluminense durante o século XX, além do mau caratismo dos homens, a malandragem e o descaso com o subúrbio.

O romance é narrado em terceira pessoa, com um narrador onisciente. Faz parte do Pré-Modernismo, período de transição entre o Realismo e o Modernismo; mas também apresenta um nacionalismo exagerado e utópico, características do Romantismo.

Assim como outros autores do pré-modernismo, como Monteiro Lobato e Euclides da Cunha, Lima Barreto escreveu essa obra com um tom de denúncia, uma visão mais crítica do país.

Há quem diga que a obra é um tanto autobiográfica, por contar com personagens com vidas que podem ser facilmente associados com a vida do autor.

site: https://www.instagram.com/p/CDZxruKlmks/